Atividade para impressão - trechos de textos e perguntas
Plano de Aula
Plano de aula: A derivação no processo de formação de palavras
Plano 1 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Formação de palavras pelo processo de derivação, e sufixos mais produtivos português
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?
Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é a primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é apresentar o processo de formação de palavras por derivação, de forma que os estudantes sejam capazes de reconhecer as regularidades que permeiam este processo de formação de palavras, bem como inferir significados a partir de prefixos e sufixos utilizados.
Materiais necessários: Computador e projetor de slides. Na ausência desses equipamentos, fotocópia dos trechos de textos que serão utilizados. Além disso, dicionários. Se a sala tiver wi-fi disponível, pode-se utilizar o dicionário on-line sugerido nos slides, nas orientações ao professor.
Dificuldades antecipadas: Os alunos podem ter dificuldade para inferir o significado de algumas palavras que não estão dicionarizadas e/ou não são de uso comum para eles.
Referências sobre o assunto:
ALVES, Luana. 15 poemas de Manuel Bandeira. Escola Educação. Disponível em: <https://escolaeducacao.com.br/melhores-poemas-de-manuel-bandeira/>. Acesso em: 21 out. 2018.
ANDRADE, Carlos Drummond. Amar. In: Claro Enigma. Revista Prosa Verso e Arte . Disponível em: <https://www.revistaprosaversoearte.com/amar-carlos-drummond-de-andrade/>. Acesso em: 06 set. 2018.
BANDEIRA, Manuel. Cartas de meu avô. In: Estrela da Vida Inteira. 20 ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1993. PP. 52-53.
FERRAREZI, Celso Jr. Semântica para a educação básica. São Paulo: Parábola Editorial, 2008. p. 54.
ILARI, Rodolfo. Introdução ao estudo do léxico - brincando com as palavras. São Paulo: Contexto, 2012. PP. 95 - 102.
MEDEIROS, Martha. Diminutivos. Disponível em:
<http://frases.art.br/martha-medeiros/page:27>. Acesso em: 19 out.2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações: Apresente o tema da aula aos alunos, informando-os que nesta aula eles deverão observar a formação das palavras por um processo chamado derivação.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO