Plano de Aula

Plano de aula: A derivação no processo de formação de palavras

Plano 1 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Formação de palavras pelo processo de derivação, e sufixos mais produtivos português

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é apresentar o processo de formação de palavras por derivação, de forma que os estudantes sejam capazes de reconhecer as regularidades que permeiam este processo de formação de palavras, bem como inferir significados a partir de prefixos e sufixos utilizados.

Materiais necessários: Computador e projetor de slides. Na ausência desses equipamentos, fotocópia dos trechos de textos que serão utilizados. Além disso, dicionários. Se a sala tiver wi-fi disponível, pode-se utilizar o dicionário on-line sugerido nos slides, nas orientações ao professor.

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem ter dificuldade para inferir o significado de algumas palavras que não estão dicionarizadas e/ou não são de uso comum para eles.

Referências sobre o assunto:

ALVES, Luana. 15 poemas de Manuel Bandeira. Escola Educação. Disponível em: <https://escolaeducacao.com.br/melhores-poemas-de-manuel-bandeira/>. Acesso em: 21 out. 2018.

ANDRADE, Carlos Drummond. Amar. In: Claro Enigma. Revista Prosa Verso e Arte . Disponível em: <https://www.revistaprosaversoearte.com/amar-carlos-drummond-de-andrade/>. Acesso em: 06 set. 2018.

BANDEIRA, Manuel. Cartas de meu avô. In: Estrela da Vida Inteira. 20 ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1993. PP. 52-53.

FERRAREZI, Celso Jr. Semântica para a educação básica. São Paulo: Parábola Editorial, 2008. p. 54.

ILARI, Rodolfo. Introdução ao estudo do léxico - brincando com as palavras. São Paulo: Contexto, 2012. PP. 95 - 102.

MEDEIROS, Martha. Diminutivos. Disponível em:

<http://frases.art.br/martha-medeiros/page:27>. Acesso em: 19 out.2018.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Apresente o tema da aula aos alunos, informando-os que nesta aula eles deverão observar a formação das palavras por um processo chamado derivação.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO