Plano de Aula

Plano de aula: Formando palavras por derivação

Plano 2 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Formação de palavras pelo processo de derivação, e sufixos mais produtivos português

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é apresentar o processo de formação de palavras por derivação, de forma que os estudantes sejam capazes de reconhecer as regularidades que permeiam este processo de formação de palavras, bem como inferir significados a partir de prefixos e sufixos utilizados.

Materiais necessários: Imprima o material complementar - de acordo com a quantidade de grupos que serão formados na sala - no qual constam as palavras primitivas e os sufixos e prefixos a serem utilizados; Separe um número de canetinhas e cartolinas de acordo com o número de grupos que haverá em sua classe, e divida as cartolinas, montando a tabela, com as “categorias” que as palavras poderão ocupar (o modelo de tabela também está disponível no material complementar). Providencie fita adesiva para fixar as cartolinas dos grupos. Providencie também dicionários para consulta, caso haja dúvida sobre as palavras formadas. Se houver wi-fi na sala, poderá ser utilizado um dicionário on line, por exemplo: http://www.aulete.com.br ou https://dicionariodoaurelio.com/ ou ainda, o Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa, VOLP - http://www.academia.org.br/nossa-lingua/busca-no-vocabulario

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem ter dificuldades no processo de “criação” das palavras, criando talvez uma palavra inexistente na língua, bem como podem apresentar dificuldade em realizar adaptações ao formar palavras novas (por exemplo, ao acrescentar o sufixo -eiro à palavra pão, é necessário incluir a letra d).

Referências sobre o assunto:

FERRAREZI, Celso Jr. Semântica para a educação básica. São Paulo: Parábola Editorial, 2008. P. 54.

ILARI, Rodolfo. Introdução ao estudo do léxico - brincando com as palavras. São Paulo: Contexto, 2012. PP. 95 - 102.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Explique aos alunos que nesta aula irão brincar de formar palavras, a partir de um jogo em grupo. Esse jogo se chama “Formando palavras por derivação”.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO