Plano de Aula

Plano de aula: O complemento verbal e seu papel para a atribuição de sentidos nos textos

Plano 1 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Estrutura da oração: sujeito, verbo, objeto

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Chatbot

Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?

Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em morfossintaxe. A finalidade desse conjunto de planos é fazer com que os alunos reflitam sobre o papel do complemento verbal para a atribuição de sentidos nos textos.

Materiais necessários: Cópias dos textos trabalhados, projetor e computador.

Dificuldades antecipadas: Dificuldade de identificação do verbo e seus complementos. É necessário que os alunos tenham conhecimento prévio de classes de palavras e das funções e categorias gramaticais associadas a cada uma delas. Não se trata de uma aula que introduz ao estudante a questão da transitividade verbal: é importante que eles já tenham esse conhecimento.

Referências sobre o assunto:

BAGNO, M. Gramática pedagógica do português brasileiro. São Paulo: Parábola Editorial, 2011.

BECHARA, E. Moderna gramática portuguesa. 37.ed. revista, ampliada e atualizada conforme o novo Acordo Ortográfico. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009

CEGALLA, D. P. Novíssima gramática da língua portuguesa. 48.ed. revisada. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2008.

FARACO, C. A. Norma culta brasileira: desatando alguns nós. São Paulo, SP: Parábola Editorial, 2008.

Tema da Aula
Tema da Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações:

  • Organize a turma em quatro ou oito grupos, conforme a quantidade de estudantes. Essa organização será necessária para que eles discutam a respeito dos textos trabalhados nesta aula e realizem as atividades propostas de forma mais próxima, facilitando a participação de todos.
  • Relembre com a turma a as classes de palavras (dê atenção especial às classes do verbo, substantivo e pronome) e a estrutura básica da oração (sujeito+verbo+complemento), bem como a relação entre esses conteúdos.
  • Explique que nesta aula os estudantes descobrirão como o complemento verbal é importante enquanto elemento que atribui sentido aos textos.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO