Plano de aula: O uso do pronome pessoal oblíquo como complemento verbal

Plano 3 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Estrutura da oração: sujeito, verbo, objeto

Sobre esta aula: Esta é a primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em morfossintaxe. A finalidade desse conjunto de planos é fazer com que os alunos reflitam sobre o papel do complemento verbal para a atribuição de sentidos nos textos.

Materiais necessários: Cópias do texto trabalhado, projetor e computador.

Dificuldades antecipadas: Dificuldade de identificação do verbo e seus complementos. É necessário que os alunos tenham conhecimento prévio de classes de palavras e das funções e categorias gramaticais associadas a cada uma delas, sobretudo do uso dos pronomes oblíquos com função de complemento verbal. Não se trata de uma aula que introduz ao estudante a questão da transitividade verbal: é importante que eles já tenham esse conhecimento.

Referências sobre o assunto:

BAGNO, M. Gramática pedagógica do português brasileiro. São Paulo: Parábola Editorial, 2011.

BECHARA, E. Moderna gramática portuguesa. 37.ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009

CEGALLA, D. P. Novíssima gramática da língua portuguesa. 48.ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2008.

FARACO, C. A. Norma culta brasileira: desatando alguns nós. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.

Tema da Aula

Orientações:

• Organize a sala em grupos de no máximo quatro alunos possibilitando a discussão e a troca de ideias.
  • Retome a importância do complemento verbal, sobretudo do pronome oblíquo, e seu papel na atribuição de sentidos no texto: além de completar o sentido de um verbo, ele está sempre relacionado ao todo do texto e, muitas vezes, é mecanismo de coesão.
  • Comunique à turma que esta aula será dedicada à leitura de um conto e à verificação do papel do complemento verbal para a sua leitura.