Plano de Aula

Plano de aula: Atividades para exercitar o uso do pronome oblíquo como complemento verbal

Plano 2 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Estrutura da oração: sujeito, verbo, objeto

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Chatbot

Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?

Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em morfossintaxe. A finalidade desse conjunto de planos é fazer com que os alunos reflitam sobre o papel do complemento verbal para a atribuição de sentidos nos textos.

Materiais necessários: Cópias das atividades, projetor e computador.

Dificuldades antecipadas: Dificuldade de identificação do verbo e seus complementos. É necessário que os alunos tenham conhecimento prévio de classes de palavras e das funções e categorias gramaticais associadas a cada uma delas, sobretudo do uso dos pronomes oblíquos com função de complemento verbal. Não se trata de uma aula que introduz ao estudante a questão da transitividade verbal: é importante que eles já tenham esse conhecimento.

Referências sobre o assunto:

BAGNO, M. Gramática pedagógica do português brasileiro. São Paulo: Parábola Editorial, 2011.

BECHARA, E. Moderna gramática portuguesa. 37.ed. revista, ampliada e atualizada conforme o novo Acordo Ortográfico. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009

CEGALLA, D. P. Novíssima gramática da língua portuguesa. 48.ed. revisada. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2008.

FARACO, C. A. Norma culta brasileira: desatando alguns nós. São Paulo, SP: Parábola Editorial, 2008.

Tema da Aula
Tema da Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações:

  • Relembre com os alunos o que é complemento verbal e sua função na oração. Lembre os que alguns verbos não têm seu sentido completo e que por isso necessitam de termos que auxiliem no preenchimento desse “vazio” de informações nas orações.
  • Questione os alunos sobre a diferença entre os pronomes o/lhe, fazendo com ele um levantamento dos seus conhecimentos prévios a respeito desse assunto, já que esta aula tem como foco o estudo desses pronomes na função de complemento verbal.
  • Comunique a turma que nesta aula serão desafiados a usar adequadamente o complemento verbal para atribuir sentido a frases.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO