15158
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 7º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Coesão referencial

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 7º ano do Ensino Fundamental sobre reconhecer recursos básicos de coesão referencial: as substituições lexicais e as pronominais.

Plano 01 de 3 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Rosana Salvini Conrado

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a 1ª aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é reconhecer recursos de coesão referencial e os efeitos que se criam a partir de seu uso.

Materiais necessários: Será preciso ter acesso a um projetor de slides (data-show). Os textos podem ser impressos, caso esse recurso não esteja disponível. O quadro será usado para registro da reescrita coletiva, mas também é possível que cada aluno faça em seu próprio caderno, com o auxílio do professor.

Se for possível, leve para a sala algumas piadas e leia para os alunos. Essa leitura antecipada pode facilitar a compreensão da configuração desse gênero, como um texto que pretende provocar humor com poucas palavras.

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem ter dificuldade para fazer as associações entre o substantivo e o pronome reflexivo “se”, já que ele aparece no texto associado apenas ao verbo.

Referências sobre o assunto:

ABREU, A.S. Gramática integral da língua portuguesa - uma visão prática e funcional. Cotia-SP: Ateliê Editorial, 2018.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. In: DIONISIO, Ângela Paiva; MACHADO, Anna Rachel; BEZERRA, Maria Auxiliadora (Orgs.). Gêneros textuais e ensino. 2. ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 2002.

TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Gramática e interação: uma proposta para o ensino de gramática. 11 ed. São Paulo: Cortez, 2006.

__________. A sistematização do ensino de gramática em atividades de gramática reflexiva e outras. In: BASTOS, Neusa Barbosa (Org.). Discutindo a prática docente em Língua Portuguesa. São Paulo: IP – PUC/SP, 2000. pp. 59-70.

TRAVAGLIA, Luiz Carlos; ARAÚJO, Maria Helena Santos; PINTO, Maria Teonila de Faria Alvim (1984). Metodologia e prática de ensino da Língua Portuguesa. Uberlândia: EDUFU, 1995 (3ª ed).

VILELA, Mário; KOCH, Ingedore Villaça. Gramática da Língua Portuguesa (Gramática da palavra. Gramática da frase. Gramática do texto/discurso). Coimbra: Almedina, 2001.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

1- Apresente aos alunos o tema da aula: “A coesão referencial é responsável por criar um sistema de relações entre as palavras e expressões dentro de um texto, permitindo que o leitor identifique os termos aos quais se referem.” Ex: Maria é uma aluna estudiosa. Ela sempre tem boas notas. Quem é “ela”? Maria.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Apresente o slide para os alunos e oriente-os a fazer uma leitura silenciosa;
  • Pergunte sobre as palavras desconhecidas, investigue se há alguma que não conseguiram identificar o significado;
  • Peça que eles identifiquem as palavras que são utilizadas para referir-se aos dois personagens: a cobra e o vagalume;
  • Oriente-os a localizar os substantivos e os pronomes;
  • Pergunte se, antes da leitura, eles conheciam o significado da palavra “ofídio”;
  • Pergunte como foi possível compreender esse significado;
  • Faça-os perceber que nesse texto a repetição de alguns termos é necessária para mostrar a insistência da cobra em perseguir o vagalume. Esse efeito foi criado a partir da repetição, que nesse caso é um recurso;
  • Diga que a repetição também pode ser uma falha, e que os pronomes e substantivos são usados para evitá-la, sendo, portanto, elementos coesivos.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações:

  • Apresente o slide para os alunos e pergunte se eles já assistiram a uma peça de teatro. Aproveite para levantar conhecimentos prévios a respeito dessa manifestação artística, já que isso será importante para a compreensão do texto e também para a identificação dos elementos coesivos;
  • Direcione a leitura para a turma toda e peça que se atente às palavras em destaque no texto;
  • Pergunte a quem elas se referem;
  • Peça que eles associem as palavras ao seu referente, por meio do preenchimento da tabela anexa;
  • Pergunte aos alunos qual a função dessas palavras e se elas significam a mesma coisa em qualquer texto;
  • Explique que essas palavras têm a função de recuperar os sentidos e de evitar a repetição, por isso podem ocupar o lugar de outras que já apareceram no texto.

Fonte: https://guia.folha.uol.com.br/crianca/2018/11/peca-sem-dialogos-utiliza-elementos-circenses-para-abordar-temas-ambientais.shtml

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Apresente a atividade para os alunos e peça que eles selecionem as palavras do texto para preencher a tabela, cujo modelo de impressão está anexo.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Apresente o slide com a tabela preenchida e corrija com os alunos a atividade;
  • Verifique se houve divergências e se foi possível associar todas as palavras em destaque;
  • Pergunte aos alunos sobre a utilidade dessa tabela na produção de um novo texto: ela pode ser um recurso para a construção de um texto?
  • Verifique se eles compreenderam a importância de evitar a repetição de palavras e, mais ainda, de garantir a progressão temática do texto, por meio dos vínculos que são criados.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 19 minutos

Orientações:

  • Apresente o slide e peça que os alunos façam uma leitura em voz alta do texto;
  • Pergunte ao grupo o que foi possível notar durante a leitura. O objetivo é que eles identifiquem a repetição desnecessária de algumas palavras, o que torna a leitura truncada;
  • Oriente os alunos a circular as palavras que poderiam ser substituídas por outras (substantivos ou pronomes), sem perder o sentido;
  • Leve-os a perceber que as palavras que aparecem com maior frequência são “a tartaruguinha” e “árvore” e elabore uma lista de palavras que possa ser útil para substituí-las: Ex: o animal, ela, o bichinho, o réptil, a jabota, filhinha… para árvore: galho, tronco, copa, frondosa, ipê roxo, mangueira...
  • Proponha uma reescrita coletiva a partir das contribuições dos alunos;
  • Oriente-os a registrar no caderno o resultado da reescrita. O mesmo deverá ser feito no quadro por você. Se não houver tempo para esse registro, privilegie a participação dos alunos no momento da reconstrução oral do texto. Nesse momento o mais importante é fazê-los compreender a importância da coesão para a fluidez do texto.

Obs.: É importante que os alunos já tenham conhecimentos sobre os substantivos e os pronomes, classes de palavras que são elementos essenciais para a coesão referencial.

Sugestão de reescrita:

A tartaruguinha

A tartaruguinha faz um grande esforço e começa a subir numa árvore.

Depois de horas de muito trabalho, ela consegue alcançar um galho, mas o bichinho escorrega e despenca no chão.

O réptil não desiste. Depois de se recuperar, se arrasta até a frondosa e faz mais tentativas. A jabota sobe uns três centímetros do tronco e... pá! Cai no chão, onde fica agitando as patinhas, desesperada. Enquanto isso, no topo da mangueira um casal de pombos conversa:

- Querido - diz a fêmea com os olhos cheios de lágrimas - será que não está na hora de contarmos a nossa filhinha que ela é adotada?

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a 1ª aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é reconhecer recursos de coesão referencial e os efeitos que se criam a partir de seu uso.

Materiais necessários: Será preciso ter acesso a um projetor de slides (data-show). Os textos podem ser impressos, caso esse recurso não esteja disponível. O quadro será usado para registro da reescrita coletiva, mas também é possível que cada aluno faça em seu próprio caderno, com o auxílio do professor.

Se for possível, leve para a sala algumas piadas e leia para os alunos. Essa leitura antecipada pode facilitar a compreensão da configuração desse gênero, como um texto que pretende provocar humor com poucas palavras.

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem ter dificuldade para fazer as associações entre o substantivo e o pronome reflexivo “se”, já que ele aparece no texto associado apenas ao verbo.

Referências sobre o assunto:

ABREU, A.S. Gramática integral da língua portuguesa - uma visão prática e funcional. Cotia-SP: Ateliê Editorial, 2018.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. In: DIONISIO, Ângela Paiva; MACHADO, Anna Rachel; BEZERRA, Maria Auxiliadora (Orgs.). Gêneros textuais e ensino. 2. ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 2002.

TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Gramática e interação: uma proposta para o ensino de gramática. 11 ed. São Paulo: Cortez, 2006.

__________. A sistematização do ensino de gramática em atividades de gramática reflexiva e outras. In: BASTOS, Neusa Barbosa (Org.). Discutindo a prática docente em Língua Portuguesa. São Paulo: IP – PUC/SP, 2000. pp. 59-70.

TRAVAGLIA, Luiz Carlos; ARAÚJO, Maria Helena Santos; PINTO, Maria Teonila de Faria Alvim (1984). Metodologia e prática de ensino da Língua Portuguesa. Uberlândia: EDUFU, 1995 (3ª ed).

VILELA, Mário; KOCH, Ingedore Villaça. Gramática da Língua Portuguesa (Gramática da palavra. Gramática da frase. Gramática do texto/discurso). Coimbra: Almedina, 2001.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

1- Apresente aos alunos o tema da aula: “A coesão referencial é responsável por criar um sistema de relações entre as palavras e expressões dentro de um texto, permitindo que o leitor identifique os termos aos quais se referem.” Ex: Maria é uma aluna estudiosa. Ela sempre tem boas notas. Quem é “ela”? Maria.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Apresente o slide para os alunos e oriente-os a fazer uma leitura silenciosa;
  • Pergunte sobre as palavras desconhecidas, investigue se há alguma que não conseguiram identificar o significado;
  • Peça que eles identifiquem as palavras que são utilizadas para referir-se aos dois personagens: a cobra e o vagalume;
  • Oriente-os a localizar os substantivos e os pronomes;
  • Pergunte se, antes da leitura, eles conheciam o significado da palavra “ofídio”;
  • Pergunte como foi possível compreender esse significado;
  • Faça-os perceber que nesse texto a repetição de alguns termos é necessária para mostrar a insistência da cobra em perseguir o vagalume. Esse efeito foi criado a partir da repetição, que nesse caso é um recurso;
  • Diga que a repetição também pode ser uma falha, e que os pronomes e substantivos são usados para evitá-la, sendo, portanto, elementos coesivos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações:

  • Apresente o slide para os alunos e pergunte se eles já assistiram a uma peça de teatro. Aproveite para levantar conhecimentos prévios a respeito dessa manifestação artística, já que isso será importante para a compreensão do texto e também para a identificação dos elementos coesivos;
  • Direcione a leitura para a turma toda e peça que se atente às palavras em destaque no texto;
  • Pergunte a quem elas se referem;
  • Peça que eles associem as palavras ao seu referente, por meio do preenchimento da tabela anexa;
  • Pergunte aos alunos qual a função dessas palavras e se elas significam a mesma coisa em qualquer texto;
  • Explique que essas palavras têm a função de recuperar os sentidos e de evitar a repetição, por isso podem ocupar o lugar de outras que já apareceram no texto.

Fonte: https://guia.folha.uol.com.br/crianca/2018/11/peca-sem-dialogos-utiliza-elementos-circenses-para-abordar-temas-ambientais.shtml

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Apresente a atividade para os alunos e peça que eles selecionem as palavras do texto para preencher a tabela, cujo modelo de impressão está anexo.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Apresente o slide com a tabela preenchida e corrija com os alunos a atividade;
  • Verifique se houve divergências e se foi possível associar todas as palavras em destaque;
  • Pergunte aos alunos sobre a utilidade dessa tabela na produção de um novo texto: ela pode ser um recurso para a construção de um texto?
  • Verifique se eles compreenderam a importância de evitar a repetição de palavras e, mais ainda, de garantir a progressão temática do texto, por meio dos vínculos que são criados.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 19 minutos

Orientações:

  • Apresente o slide e peça que os alunos façam uma leitura em voz alta do texto;
  • Pergunte ao grupo o que foi possível notar durante a leitura. O objetivo é que eles identifiquem a repetição desnecessária de algumas palavras, o que torna a leitura truncada;
  • Oriente os alunos a circular as palavras que poderiam ser substituídas por outras (substantivos ou pronomes), sem perder o sentido;
  • Leve-os a perceber que as palavras que aparecem com maior frequência são “a tartaruguinha” e “árvore” e elabore uma lista de palavras que possa ser útil para substituí-las: Ex: o animal, ela, o bichinho, o réptil, a jabota, filhinha… para árvore: galho, tronco, copa, frondosa, ipê roxo, mangueira...
  • Proponha uma reescrita coletiva a partir das contribuições dos alunos;
  • Oriente-os a registrar no caderno o resultado da reescrita. O mesmo deverá ser feito no quadro por você. Se não houver tempo para esse registro, privilegie a participação dos alunos no momento da reconstrução oral do texto. Nesse momento o mais importante é fazê-los compreender a importância da coesão para a fluidez do texto.

Obs.: É importante que os alunos já tenham conhecimentos sobre os substantivos e os pronomes, classes de palavras que são elementos essenciais para a coesão referencial.

Sugestão de reescrita:

A tartaruguinha

A tartaruguinha faz um grande esforço e começa a subir numa árvore.

Depois de horas de muito trabalho, ela consegue alcançar um galho, mas o bichinho escorrega e despenca no chão.

O réptil não desiste. Depois de se recuperar, se arrasta até a frondosa e faz mais tentativas. A jabota sobe uns três centímetros do tronco e... pá! Cai no chão, onde fica agitando as patinhas, desesperada. Enquanto isso, no topo da mangueira um casal de pombos conversa:

- Querido - diz a fêmea com os olhos cheios de lágrimas - será que não está na hora de contarmos a nossa filhinha que ela é adotada?

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 7º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 7º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF07LP12 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano