13512
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - Reading for general idea

POR: Josy Crippa Carmo 21/11/2018
Código: ING7_05UND11

7º ano / Inglês

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF07LI08) Relacionar as partes de um texto (parágrafos) para construir seu sentido global.

Plano de aula de Inglês com atividades para 7o ano do EF sobre Reading for general idea

 

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Mostre ou leia para a turma o objetivo desta aula. Explique que a aula terá como objetivo entender a ideia principal de uma artigo e escrever dicas sobre onde comer no lugar onde você mora.

Tempo sugerido: 8 minutos

Propósito: Levantar conhecimento sobre o tema “Eating Abroad”.

Expectativa: Que os alunos digam o que sabem sobre a Islândia e saibam mais sobre o que se come no país.

Orientações:

  • Projete o slide e explore o que os alunos sabem sobre a Islândia. Pergunte: Where is Iceland? (It’s a Nordic island in the North Atlantic). What’s the weather like there? (Icy cold, with strong winds and light rain). Where do people live there? (Stone huts with wooden frames). What do they eat? (Lamb, potatoes, fish and seafood). Após explorar as perguntas, mostre o vídeo:https://www.youtube.com/watch?v=81AFGLVNO4M&t=191s .Legendas em inglês estão disponíveis. Leia as perguntas abaixo do vídeo na tela e peça para que discutam as respostas em pares. Se não puder projetar o slide, anote as perguntas na lousa.
  • Verifique as respostas: 1, 2, 3 - Respostas Pessoais. 4 - amazing, delicious, fresh, unbelievable, smooth, creamy, great.
  • Pergunte: Do you do any kind of research before eating in a place you are visiting for the first time? What should you take into consideration before choosing a place to eat?

Para saber mais sobre a Islândia, veja: https://www.inspiredbyiceland.com/

Tempo sugerido: 25 minutos.

Propósito: Explorar a estrutura do texto e a construir um sentido geral.

Expectativa: Que os alunos criem subtítulos para os parágrafos.

Orientações:

  • Distribua cópias do artigo. Veja a cópia para impressão aqui. Explore o site de onde o artigo foi tirado. Pergunte: What’s in this website? (recipes, videos, tips). Do you normally visit sites like this? What do you expect to find in the article we’re going to read today?
  • Leia as instruções do quadro. Determine cerca de 10 minutos para esta atividade. Peça para que escrevam subtítulos simples como os outros encontrados no texto de acordo com o conteúdo dos parágrafos. Instrua-os: Read the paragraphs very carefully first, discuss the content with a partner and then come up with a headline for the gap. Pontue rapidamente quais são as headlines (subtítulos) do texto e para que servem. Diga: What are headlines? What are they for? (The word in bold in the article. They summarize the content of the paragraph.)
  • Faça a verificação das possíveis respostas. Aceite outras se fizerem sentido.

Gap 1: Learn some basic words.

Gap 5: Make reservations before you go.

Gap 6: It’s important to tip.

Gap 9: Never eat near a tourist attraction.

Gap 13: Do some research.

d. Discuta as seguintes perguntas com a turma:

  • Which are the most relevant tips in your opinion?
  • What is the main message of the article?

Save a lot of money before you go./ Preparation is key./ Always visit places you’ve been previously recommended to.

Tempo sugerido: 10 minutos

Propósito: Escrever dicas de onde comer no local onde moram usando o texto como inspiração.

Expectativa: Que os alunos produzam dicas para um guia turístico.

Orientações:

  • Leia as instruções no quadro. Aloque cerca de 8 minutos para que escrevam as dicas. Os alunos podem trabalhar em duplas ou trios.

b. Peça para que apresentem suas ideias para a turma. Diga: Now let’s share your ideas with the class. Encoraje os alunos a comentar ideias que tiveram em comum com as outras duplas ou trios.

Para ir além: Anote as ideias em comum que foram apresentadas e crie um documento único a ser reproduzido e mostrado pela escola.

Tempo sugerido: 5 minutos.

Propósito: Organizar os saberes ativados durante essa aula.

Expectativa: Reconhecer a importância da leitura como fonte de inspiração para projetos futuros.

Orientações: Feche a aula com uma retomada do que aprenderam. Leia os itens em voz alta para a sala e peça exemplos de atividades desenvolvidas na aula que demonstrem esses pontos.

Contents

  1. INPUT: An article with tips on eating in a foreign country.
  2. OUTPUT: Tips on eating in your local area.

Habilidade da Base Nacional Comum Curricular

EF07LI08 - Relacionar as partes de um texto para construir seu sentido global.

Este plano foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Professor Autor: Josy Crippa Carmo

Mentor: Tatiana Martin

Especialista: Celina Fernandes


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

AULAS DESSA UNIDADE:

AULAS DESSA DISCIPLINA:

AULAS RELACIONADAS:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes