13509
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - Reading for general idea

POR: Josy Crippa Carmo 21/11/2018
Código: ING7_05UND09

7º ano / Inglês

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF07LI23) Reconhecer a variação linguística como manifestação de formas de pensar e expressar o mundo.

(EF07LI08) Relacionar as partes de um texto (parágrafos) para construir seu sentido global.

Plano de aula de Inglês com atividades para 7o ano do EF sobre Reading for general idea

 

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Mostre ou leia para a turma o objetivo desta aula. Explique que a aula terá como objetivo entender a ideia principal em dois poemas e qual mensagem pode ser transmitida através deles.

Tempo sugerido: 8 minutos

Propósito: Levantar conhecimento sobre o gênero a ser explorado.

Expectativa: Que os alunos contribuam com o que sabem sobre poemas.

Orientações:

  • Imprima uma cópia da atividade para impressão com o poema introdutório aqui. Leia o poema para a turma. Você pode tocar uma música para criar uma atmosfera para a leitura. Após a leitura, pergunte: What do you notice when you listen to or read a poem?
  • Verifique as contribuições da turma. Projete o slide e comente sobre o conteúdo. Faça um follow-up sobre o contexto de produção de um poema. Promova uma reflexão com as seguintes perguntas: Who can write poems? Where can they be found? Who reads them? What is the objective of someone who writes poems? Can poetry be found only in poems?

Para saber mais sobre o uso de poemas para ensino de língua inglesa consulte: http://www.edu.gov.on.ca/eng/literacynumeracy/inspire/research/Hughes.pdf

Tempo sugerido: 20 minutos (10 para esta primeira fase do input e 10 para o segunda fase)

Propósito: Determinar o contexto de produção do texto através de informações sobre o seu autor.

Expectativa: Que os alunos identifiquem qual é o autor de cada poema.

Orientações:

  • Distribua cópias dos dois poemas. Projete a primeira pergunta. Se não houver projetor, leia a pergunta. Verifique as respostas: They have a rhythmic structure, short lines. They use imagery and are divided in stanzas.
  • Mostre a pergunta seguinte e as informações sobre os autores. Se não puder projetá-las, peça para que dois alunos voluntários as leiam para a turma. From: www.commonlit.org
  • Verifique as respostas: The rose that grew from concrete by Tupac Shakur - A lonely planet ponders by John P. Curtin. Peça justificativas para a escolha. Diga: Can you tell us why you made this choice? Leve os alunos a refletirem sobre o contexto no qual os autores escreveram seus poemas. Pergunte: Do you think writing is a way of expressing your feelings? What did each of the poems mean to say about the world or the author’s life/ community?

Propósito: Determinar o sentido geral do poema e possíveis interpretações.

Expectativa: Trabalhar com possíveis interpretações do poema.

Orientações:

  • Peça para que leiam mais uma vez os poemas e relacionem as possíveis interpretações aos dois poemas atribuindo números. Diga: Read the poem again and check which poem the sentences on the board refer to. Take notes of the answers in your notebooks, please. As you read, look out for repeated words, the message in each line and how paragraphs begin and end.
  • Verifique as respostas:

1 (2) - Did you hear about the rose that grew from a crack in the concrete?;

2 (2) - As I spin, solitary, As I wend my way through space,

3 (2)- Even unpredictability is governed by principle.;

4 (1) - Proving nature’s laws wrong it;

5 (2)- And there are reasons that Such should happen this way And this should happen in such a way.;

6 (2) I'm unleashed but feel a pull; I'm in orbit. Gravity, my greatest attraction.

Ao verificar as respostas pergunte: Which part of the poem helped you come to this conclusion?

  • Enquanto os alunos tomam notas, circule pela sala e verifique se há dúvidas quanto ao vocabulário.

Tempo sugerido: 15 minutos

Propósito: Interpretar os poemas.

Expectativa: Que os alunos produzam uma interpretação pessoal de um dos poemas através de desenho.

Orientações:

  • Peça para que os alunos leiam mais uma vez os dois poemas e enquanto isso distribua folhas A4 para cada aluno da sala.

Eles deverão fazer uma ilustração de um dos poemas. Ao final devem justificar o desenho produzido com um trecho do poema que deve ser copiado na mesma folha. Diga: Read the poems one more time and draw the first image that comes to your head of one of them. When you finish, copy an extract from the poem that backs your illustration.

b. Recolha as produções dos alunos e organize uma mostra na sala de aula. Convide-os a falarem sobre suas produções se desejarem.

Tempo sugerido: 5 minutos.

Propósito: Organizar os saberes ativados durante essa aula.

Expectativa: Entender como interpretar a mensagem principal de um poema.

Orientações: Feche a aula com uma retomada do que aprenderam. Leia os itens em voz alta para a sala e peça exemplos de atividades desenvolvidas na aula que demonstrem esses pontos.

Contents

  1. INPUT: Two poems.
  2. OUTPUT: An interpretation of a poem through an illustration.

Habilidade da Base Nacional Comum Curricular

EF07LI08 - Relacionar as partes de um texto para construir seu sentido global.

EF07LI23 - Reconhecer a variação linguística como manifestação de formas de pensar e expressar  o mundo.

Este plano foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Professor Autor: Josy Crippa Carmo

Mentor: Tatiana Martin

Especialista: Celina Fernandes


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

AULAS DESSA UNIDADE:

AULAS DESSA DISCIPLINA:

AULAS RELACIONADAS:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes