17838
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Repensando o pacto colonial: as colônias eram dependentes das metrópoles europeias?

Plano de aula de História com atividades para 7º ano do EF sobre Repensando o pacto colonial: as colônias eram dependentes das metrópoles europeias?

Plano 04 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Paulo Henrique Silva Pacheco

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF07HI17, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários:

Material complementar:

Notícia I

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/gjYZC6mQBMaE5mcNscJrrEjWN7YjWJHb4d8hAgQJpHH2Zu4rymXEhySU9fMB/his7-17und04-noticia-i.pdf

Notícia que trata da possibilidade de o homem povoar a Lua no futuro. Pode ser relacionada com o processo de colonização nas Américas, uma terra “descoberta” por uma sociedade com necessidades políticas e econômicas.

Notícia II

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/sBGFeppacHatxnFYUYsCW6j986dcCQd7HwJCjYRMZWY2dreJGA7uBx8Xk5C7/his7-17und04-noticia-ii.pdf

Manchete que mostra o interesse exploratório em um território acessível, neste caso, a Lua, o que pode se relacionar às colônias espanholas e portuguesas.

Diagrama

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/yn5NTtxNepk6w6cmYkjTSFNqxnkz8dAKG5DbfYYVk4F4WfAaQqCVtZR8cuSU/his7-17und04-diagrama-i.pdf

Representação do Pacto Colonial, na qual é possível identificar o lugar da colônia no sistema econômico imposto pela metrópole.

Para você saber mais:

VILLELA, André Arruda. Exclusivo metropolitano, “superlucros” e acumulação primitiva na Europa pré-industrial. In: Topoi. v. 12, n. 23, jul.-dez. 2011, p. 4-29. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/topoi/v12n23/1518-3319-topoi-12-23-00004.pdf. Acesso em: 21 abr. 2019.

FAUSTO, Boris. História do Brasil. Editora EDUSP. 1995, São Paulo.

MONASTERIO, Leonardo; EHRL, Philipp. Colônias de povoamento versus colônia de exploração: de Heeren a Acemoglu. In: Texto para discussão/ Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada.- Brasília : Rio de Janeiro: Ipea , 1990.

NOVAIS, Fernando. Portugal e Brasil na crise do antigo sistema colonial (1777-1808). São Paulo: Hucitec, 1979.

PRADO JUNIOR, Caio. Formação do Brasil contemporâneo: colônia. 7. ed. São Paulo: Brasiliense, 1963.

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para a turma. É muito importante começar com a apresentação do objetivo para que os estudantes entendam o que farão e compreendam aonde se quer chegar no fim da aula. Contudo, tome cuidado para, ao fazer isso, não antecipar respostas desde o começo. É necessário sempre garantir que os alunos construam o raciocínio por conta própria.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Organize a sala em grupos e informe para a turma que esta organização será mantida até o fim da aula.

Projete o print da reportagem e peça para um aluno ler a manchete. Na falta do recurso, imprima o mapa e faça-o circular entre a turma.

O arquivo da Notícia I para impressão está disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/gjYZC6mQBMaE5mcNscJrrEjWN7YjWJHb4d8hAgQJpHH2Zu4rymXEhySU9fMB/his7-17und04-noticia-i.pdf

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete a notícia e peça para outro aluno ler a manchete. Na falta do recurso, imprima a Notícia II e faça-a circular entre a turma.

O arquivo Notícia II está disponível para impressão aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/sBGFeppacHatxnFYUYsCW6j986dcCQd7HwJCjYRMZWY2dreJGA7uBx8Xk5C7/his7-17und04-noticia-ii.pdf

Como adequar à sua realidade:

Você pode apresentar um mapa político da Europa e fazer a comparação, pedindo para a turma identificar o que mudou e criar hipóteses referentes às razões das mudanças.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Projete, ou escreva no quadro, as três perguntas e peça que cada grupo responda com base nas informações contidas nas manchetes das reportagens.

Espera-se que os alunos identifiquem que as duas reportagens tratam da ocupação da Lua por dois aspectos diferentes. A Notícia I trata do assunto com base na ideia de povoamento, habitação, moradia, enquanto a Notícia II propõe a exploração da Lua por meio da mineração. Em relação à última questão, os alunos poderão relacionar a referida notícia com a forma de ocupação das colônias de exploração na América.

No caso de algum aluno não conseguir identificar e fazer as relações propostas, retome as notícias e faça perguntas mais assertivas que possibilitem iluminar pontos que ajudarão a elucidar as dúvidas dos alunos.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete, escreva no quadro e leia o problema que condicionará as próximas atividades.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos.

Orientações: Projete o diagrama. Na falta do recurso, imprima a quantidade necessária para distribuir um para cada grupo.

O arquivo para a impressão do Diagrama está disponível aqui:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/yn5NTtxNepk6w6cmYkjTSFNqxnkz8dAKG5DbfYYVk4F4WfAaQqCVtZR8cuSU/his7-17und04-diagrama-i.pdf

Dê um tempo para que cada grupo converse e tente entender o diagrama. É sugerido que não ultrapasse mais do que 4 minutos. Neste momento, evite esclarecer qualquer dúvida que se refira ao conteúdo. Informe que qualquer registro deve ser feito no caderno.

Para saber mais:

VILLELA, André Arruda. Exclusivo metropolitano, “superlucros” e acumulação primitiva na Europa pré-industrial. In: Topoi. v. 12, n. 23, jul.-dez. 2011, p. 4-29. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/topoi/v12n23/1518-3319-topoi-12-23-00004.pdf. Acesso em: 21 abr. 2019.

FAUSTO, Boris. História do Brasil. Editora EDUSP. 1995, São Paulo.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos.

Orientações: Projete o texto ou escreva-o no quadro. Escolha um aluno para ler o texto e proponha para a turma que eles relacionem as informações levantadas no diagrama com o texto. Informe aos alunos que esta é uma oportunidade para que os grupos também revisem, ou repensem, as considerações feitas até o momento.

Feita a relação, sugira que os grupos apresentem rapidamente a relação feita. Espera-se que as respostas consigam identificar no diagrama a situação da colônia no sistema econômico colonial. Nesta perspectiva, a colônia produzia exclusivamente para a metrópole, que retornava os produtos manufaturados impondo aos territórios colonizados que estivessem sempre abaixo da metrópole. Relacionando estas considerações com o texto, devem chamar a atenção para a situação de dominação que caracterizou o Pacto Colonial, que controlava política e economicamente as colônias com base na exploração de seus produtos, tendo o objetivo de atender única e exclusivamente os interesses da metrópole.

Caso identifique dificuldades nas relações apresentadas, volte ao diagrama e pergunte qual era a função da colônia em relação à metrópole e vice-versa. Em relação às determinações, pergunte a quem elas eram aplicadas e depois quem saía em desvantagem e quem lucrava. Retomando o texto, pergunte como o autor caracteriza a relação que Portugal estabelecia com as suas colônias e peça para que os alunos localizem a informação

no diagrama.

Para saber mais:

NOVAIS, Fernando. Portugal e Brasil na crise do antigo sistema colonial (1777-1808). São Paulo: Hucitec, 1979.

PRADO JUNIOR, Caio. Formação do Brasil contemporâneo: colônia. 7. ed. São Paulo: Brasiliense, 1963.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Mantendo a formação dos grupos informe que, com base em todas as considerações feitas, eles deverão responder a pergunta, que deverá ser projetada e escrita no quadro, em uma folha à parte que deverá ser entregue a você.

A proposta é estimular a capacidade de síntese dos alunos e a relação entre os conteúdos trabalhados em aulas anteriores. Desta forma, é importante que os textos tratem de assuntos como: as colônias constituídas em um instrumento de poder das metrópoles e a necessidade de acumulação de capital dos territórios europeus. Desta forma, ao tentarem responder a pergunta, o objetivo é que atentem, ou concluam, que, sem os gêneros explorados nas colônias, a economia de acumulação de capital não seria possível, o que comprometeria a economia das metrópoles.

Recolha as respostas e corrija a produção textual dos alunos, considerando a aplicação de noções e conhecimentos históricos e a relação entre os acontecimentos. Caso tenha tempo, peça para exporem uns para os outros.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF07HI17, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários:

Material complementar:

Notícia I

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/gjYZC6mQBMaE5mcNscJrrEjWN7YjWJHb4d8hAgQJpHH2Zu4rymXEhySU9fMB/his7-17und04-noticia-i.pdf

Notícia que trata da possibilidade de o homem povoar a Lua no futuro. Pode ser relacionada com o processo de colonização nas Américas, uma terra “descoberta” por uma sociedade com necessidades políticas e econômicas.

Notícia II

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/sBGFeppacHatxnFYUYsCW6j986dcCQd7HwJCjYRMZWY2dreJGA7uBx8Xk5C7/his7-17und04-noticia-ii.pdf

Manchete que mostra o interesse exploratório em um território acessível, neste caso, a Lua, o que pode se relacionar às colônias espanholas e portuguesas.

Diagrama

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/yn5NTtxNepk6w6cmYkjTSFNqxnkz8dAKG5DbfYYVk4F4WfAaQqCVtZR8cuSU/his7-17und04-diagrama-i.pdf

Representação do Pacto Colonial, na qual é possível identificar o lugar da colônia no sistema econômico imposto pela metrópole.

Para você saber mais:

VILLELA, André Arruda. Exclusivo metropolitano, “superlucros” e acumulação primitiva na Europa pré-industrial. In: Topoi. v. 12, n. 23, jul.-dez. 2011, p. 4-29. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/topoi/v12n23/1518-3319-topoi-12-23-00004.pdf. Acesso em: 21 abr. 2019.

FAUSTO, Boris. História do Brasil. Editora EDUSP. 1995, São Paulo.

MONASTERIO, Leonardo; EHRL, Philipp. Colônias de povoamento versus colônia de exploração: de Heeren a Acemoglu. In: Texto para discussão/ Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada.- Brasília : Rio de Janeiro: Ipea , 1990.

NOVAIS, Fernando. Portugal e Brasil na crise do antigo sistema colonial (1777-1808). São Paulo: Hucitec, 1979.

PRADO JUNIOR, Caio. Formação do Brasil contemporâneo: colônia. 7. ed. São Paulo: Brasiliense, 1963.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para a turma. É muito importante começar com a apresentação do objetivo para que os estudantes entendam o que farão e compreendam aonde se quer chegar no fim da aula. Contudo, tome cuidado para, ao fazer isso, não antecipar respostas desde o começo. É necessário sempre garantir que os alunos construam o raciocínio por conta própria.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Organize a sala em grupos e informe para a turma que esta organização será mantida até o fim da aula.

Projete o print da reportagem e peça para um aluno ler a manchete. Na falta do recurso, imprima o mapa e faça-o circular entre a turma.

O arquivo da Notícia I para impressão está disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/gjYZC6mQBMaE5mcNscJrrEjWN7YjWJHb4d8hAgQJpHH2Zu4rymXEhySU9fMB/his7-17und04-noticia-i.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete a notícia e peça para outro aluno ler a manchete. Na falta do recurso, imprima a Notícia II e faça-a circular entre a turma.

O arquivo Notícia II está disponível para impressão aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/sBGFeppacHatxnFYUYsCW6j986dcCQd7HwJCjYRMZWY2dreJGA7uBx8Xk5C7/his7-17und04-noticia-ii.pdf

Como adequar à sua realidade:

Você pode apresentar um mapa político da Europa e fazer a comparação, pedindo para a turma identificar o que mudou e criar hipóteses referentes às razões das mudanças.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Projete, ou escreva no quadro, as três perguntas e peça que cada grupo responda com base nas informações contidas nas manchetes das reportagens.

Espera-se que os alunos identifiquem que as duas reportagens tratam da ocupação da Lua por dois aspectos diferentes. A Notícia I trata do assunto com base na ideia de povoamento, habitação, moradia, enquanto a Notícia II propõe a exploração da Lua por meio da mineração. Em relação à última questão, os alunos poderão relacionar a referida notícia com a forma de ocupação das colônias de exploração na América.

No caso de algum aluno não conseguir identificar e fazer as relações propostas, retome as notícias e faça perguntas mais assertivas que possibilitem iluminar pontos que ajudarão a elucidar as dúvidas dos alunos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete, escreva no quadro e leia o problema que condicionará as próximas atividades.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos.

Orientações: Projete o diagrama. Na falta do recurso, imprima a quantidade necessária para distribuir um para cada grupo.

O arquivo para a impressão do Diagrama está disponível aqui:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/yn5NTtxNepk6w6cmYkjTSFNqxnkz8dAKG5DbfYYVk4F4WfAaQqCVtZR8cuSU/his7-17und04-diagrama-i.pdf

Dê um tempo para que cada grupo converse e tente entender o diagrama. É sugerido que não ultrapasse mais do que 4 minutos. Neste momento, evite esclarecer qualquer dúvida que se refira ao conteúdo. Informe que qualquer registro deve ser feito no caderno.

Para saber mais:

VILLELA, André Arruda. Exclusivo metropolitano, “superlucros” e acumulação primitiva na Europa pré-industrial. In: Topoi. v. 12, n. 23, jul.-dez. 2011, p. 4-29. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/topoi/v12n23/1518-3319-topoi-12-23-00004.pdf. Acesso em: 21 abr. 2019.

FAUSTO, Boris. História do Brasil. Editora EDUSP. 1995, São Paulo.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos.

Orientações: Projete o texto ou escreva-o no quadro. Escolha um aluno para ler o texto e proponha para a turma que eles relacionem as informações levantadas no diagrama com o texto. Informe aos alunos que esta é uma oportunidade para que os grupos também revisem, ou repensem, as considerações feitas até o momento.

Feita a relação, sugira que os grupos apresentem rapidamente a relação feita. Espera-se que as respostas consigam identificar no diagrama a situação da colônia no sistema econômico colonial. Nesta perspectiva, a colônia produzia exclusivamente para a metrópole, que retornava os produtos manufaturados impondo aos territórios colonizados que estivessem sempre abaixo da metrópole. Relacionando estas considerações com o texto, devem chamar a atenção para a situação de dominação que caracterizou o Pacto Colonial, que controlava política e economicamente as colônias com base na exploração de seus produtos, tendo o objetivo de atender única e exclusivamente os interesses da metrópole.

Caso identifique dificuldades nas relações apresentadas, volte ao diagrama e pergunte qual era a função da colônia em relação à metrópole e vice-versa. Em relação às determinações, pergunte a quem elas eram aplicadas e depois quem saía em desvantagem e quem lucrava. Retomando o texto, pergunte como o autor caracteriza a relação que Portugal estabelecia com as suas colônias e peça para que os alunos localizem a informação

no diagrama.

Para saber mais:

NOVAIS, Fernando. Portugal e Brasil na crise do antigo sistema colonial (1777-1808). São Paulo: Hucitec, 1979.

PRADO JUNIOR, Caio. Formação do Brasil contemporâneo: colônia. 7. ed. São Paulo: Brasiliense, 1963.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Mantendo a formação dos grupos informe que, com base em todas as considerações feitas, eles deverão responder a pergunta, que deverá ser projetada e escrita no quadro, em uma folha à parte que deverá ser entregue a você.

A proposta é estimular a capacidade de síntese dos alunos e a relação entre os conteúdos trabalhados em aulas anteriores. Desta forma, é importante que os textos tratem de assuntos como: as colônias constituídas em um instrumento de poder das metrópoles e a necessidade de acumulação de capital dos territórios europeus. Desta forma, ao tentarem responder a pergunta, o objetivo é que atentem, ou concluam, que, sem os gêneros explorados nas colônias, a economia de acumulação de capital não seria possível, o que comprometeria a economia das metrópoles.

Recolha as respostas e corrija a produção textual dos alunos, considerando a aplicação de noções e conhecimentos históricos e a relação entre os acontecimentos. Caso tenha tempo, peça para exporem uns para os outros.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Lógicas comerciais e mercantis da modernidade do 7º ano :

MAIS AULAS DE História do 7º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF07HI17 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano