Notícia
Plano de Aula
Plano de aula: As consequências das práticas mercantilistas: do século XVII ao século XXI
Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Do mercantilismo ao capitalismo
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF07HI17, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Pedaços de papel (aproximadamente 10x15).
Material complementar:
Notícia
Reportagem sobre medidas econômicas tomadas pelo então presidente dos Estados Unidos, Donald Trump que remetem a práticas mercantilistas do século XVII. A reportagem pode ser consultada na íntegra pelo link: https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2018/05/trump-pensa-como-um-mercantilista-do-seculo-17-diz-banco.shtml
Texto I
Trechos de uma matéria onde são tratadas as principais características do mercantilismo do século XVII e os seus significados.
Texto II
Reportagem referente à política econômica de Donald Trump que estabelece sentido direto com noções da prática mercantilista do século XVII.
Para você saber mais:PORTAL Educação. Principais características da política mercantilista. Disponível em: https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/administracao/principais-caracteristicas-da-politica-mercantilista/37289. Acesso em: 15 abr. 2019.
FOLHA de S. Paulo. Trump pensa como um mercantilista do século 17, diz banco. 9 mai 2018. Disponível: https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2018/05/trump-pensa-como-um-mercantilista-do-seculo-17-diz-banco.shtml. Acesso em: 15 abr. 2019.
GUROVITZ, Helio. As tarifas de Trump e o novo mercantilismo. In: Época. 8 mar. 2018. Disponível em: https://epoca.globo.com/cultura/helio-gurovitz/noticia/2018/03/tarifas-de-trump-e-o-novo-mercantilismo.html. Acessado em: 15 abr 2019.
HOBSBAWM, Eric. A era das revoluções. São Paulo, Paz e Terra, 1982.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para a turma. É muito importante começar com a apresentação do objetivo para que os estudantes entendam o que farão e compreendam aonde se quer chegar no fim da aula. Contudo, tome cuidado para, ao fazer isso, não antecipar respostas desde o começo. É necessário sempre garantir que os alunos construam o raciocínio por conta própria.
Contexto
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Será sugerido ao professor organizar a turma em grupos e projetar, ou imprimir, o print da manchete do site publicada no site
da Folha de S.Paulo.
O arquivo com a imagem da reportagem para impressão está disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/KndzJdcXTjY7r4mjuxdjYzrvDSnsGEY6t4rrYpPeZzSKYjXAS25H5X8uURM3/his7-17und01-noticia.pdf
Pergunte para a turma se algum aluno se voluntaria a ler o título da reportagem. Oriente-o a ler em voz alta e, em seguida, peça para os grupos responderem as perguntas.
Estabelecendo um diálogo com a turma, peça para que os grupos, aleatoriamente respondam. Cuide para que os alunos não falem todos de uma só vez e garanta que eles escutaram as respostas um do outro.
Espera-se que os alunos, ao comparar o título da aula com o título da reportagem, identifiquem o termo “mercantilista do século XVII”, o que remete ao período mercantilista, e que esta política econômica tem como base o fortalecimento da economia e do Estado por meio da balança comercial favorável. Contudo, se algum aluno não alcançar o objetivo, pergunte qual é a palavra semelhança entre os dois títulos. Respondida, leia o seguinte trecho da reportagem: “O dólar americano poderia ficar mais forte. O mundo é estruturado de forma que a economia americana, apesar de ter se aberto muito nos últimos anos, ainda é relativamente [independente] em comparação com o mundo. Ela se afeta, mas não tanto quanto outros mercados".
Pergunte: A política econômica que os Estados Unidos exercem fortalece e enfraquece o país?
Para mais informações:
FOLHA de S.Paulo. Trump pensa como um mercantilista do século 17, diz banco. 9 mai 2018. Disponível: https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2018/05/trump-pensa-como-um-mercantilista-do-seculo-17-diz-banco.shtml. Acesso em: 15 abr. 2019.
GUROVITZ, Helio. As tarifas de Trump e o novo mercantilismo. In: Época. 8 mar. 2018. Disponível em: https://epoca.globo.com/cultura/helio-gurovitz/noticia/2018/03/tarifas-de-trump-e-o-novo-mercantilismo.html. Acesso em: 15 abr 2019.
Problematização
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Projete, escreva no quadro e leia o problema que condicionará as próximas atividades.
Problematização
Tempo sugerido: 21 minutos.
Orientações: Mantendo os grupos, escolha dois alunos para que leiam um dos textos para a turma.
Trecho da reportagem “Principais características da política mercantilista” - Texto I:
Trecho da reportagem “Trump pensa como um mercantilista do século 17, diz banco”:
Caberá a você dar mais atenção às palavras e ao termos sublinhados no Texto I. A princípio, eles já foram apresentados aos alunos em conteúdos anteriores, principalmente os temas referentes à unidade HIS7_13UND, mas aproveite para reforçar o sentido das noções às práticas econômicas na atualidade. À medida em que o aluno concluir o parágrafo, pergunte o significado dos termos. Caso não saibam, relembre-os.
Projete, ou escreva no quadro, a pergunta. Distribua os pedaços de papel em branco para que eles respondam a pergunta. Oriente os alunos que eles deverão escolher um número para identificar sem que os demais grupos consigam identificar. Não ultrapassando mais do que 10 minutos, recolha os papéis e redistribua-os, cuidando para que cada grupo pegue um papel que não seja o seu.
Os grupos deverão ler a resposta e conversar entre si e sobre o que há de semelhante, diferente e se acrescentariam algo. Crie uma ordem e peça para eles compartilharem com a turma as suas considerações. A expectativa é que respondam para a classe que o termo “mercantilista” foi utilizado para definir a política de proteção econômica dos EUA em relação aos outros países.
Caso algum aluno não chegue à resposta esperada, peça para que releiam os dois trechos e pergunte como o Texto I define uma economia forte e, para o segundo texto, como o presidente Trump praticou esta política. Se não chegarem perto da resposta, dê mais uma dica: informe que os textos se complementam e ambos tratam da noção de balança comercial favorável.
Para saber mais:
PORTAL Educação. Principais características da política mercantilista. Disponível em: https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/administracao/principais-caracteristicas-da-politica-mercantilista/37289. Acesso em: 15 abr. 2019.
FOLHA de S.Paulo. Trump pensa como um mercantilista do século 17, diz banco. 9 mai 2018. Disponível: https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2018/05/trump-pensa-como-um-mercantilista-do-seculo-17-diz-banco.shtml. Acesso em: 15 abr 2019.
Sistematização
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: Projete ou escreva no quadro a atividade. Leia a atividade para os alunos e explique que, com base no que foi trabalhado anteriormente, cada grupo deverá produzir uma narrativa aplicando cinco das oito palavras e termos destacados.
Espera-se que os alunos se façam um resumo da aula se apropriando dos termos referentes à política mercantilista. Esta é uma oportunidade para observar a capacidade de síntese e apreensão do conteúdo pelos alunos, ou seja, como entenderam os textos e os articularam com os conteúdos trabalhados em outras aulas e o modo como aplicam as noções históricas e os termos.
Com base nesta perspectiva, não se pode esperar um padrão nas dissertações, mas diferentes possibilidades que deverão tratar da relação comercial entre países, seja no século XVII e no XXI.
Caso alguns alunos mostrem dificuldades, oriente-os a voltar ao Texto I e ver como as palavras e os termos foram aplicados na matéria. Peça que eles lembrem das considerações que feitas pelos grupos na atividade anterior e explicá-las por escrito. Se a dúvida persistir, torne a atividade mais clara pedindo que releiam o problema e respondam com as suas palavras.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: fontes históricas (em PDF, print ou link), Whatsapp, E-mail ou Google sala de aula.
- Optativas: Hangouts, Mentimeter.
Contexto
O objetivo desta aula é relacionar algumas práticas mercantilistas do século XVII à economia capitalista norte-americana do século XXI, com base na noção de “balança comercial favorável”.
Para desenvolvê-la com os seus alunos, você poderá trabalhar de forma:
- Assíncrona, disponibilizando por meio do Whatsapp, e-mail ou Google sala de aula (veja como usá-lo aqui), os materiais e orientações necessários. As devolutivas dos alunos podem ocorrer da mesma forma ou com agendamento de um momento síncrono.
- Síncrona, apresentando os materiais (projetando-os na tela) e orientações enquanto realiza uma videoconferência por meio do Hangouts (veja aqui como criar uma reunião online).
Inicie a aula, incentivando uma dinâmica entre os alunos e familiares: “Eu vou fazer um país, o que você me dá para sua economia?”.
Espera-se que, com isso, os alunos levantem percepções de como impulsionar a economia de uma determinada sociedade. Disponibilize a manchete, eles devem refletir:
- O que a matéria menciona como um tipo de economia? De quando ela é?
- Segundo a matéria, qual o resultado da política econômica dos EUA?
- No país que você imaginou, que fatores considera importantes para uma boa economia?
Caso necessário, indique o verbete economia (disponível aqui) Acesso em: 22/06/2020. Peça que anotem as percepções iniciais, que deverão ser revisitadas e aprofundadas conforme as atividades seguintes.
Problematização
Nesta etapa, o objetivo é a compreensão do conceito de mercantilismo e a associação dele com a política econômica dos Estados Unidos na atualidade.
Disponibilize, primeiramente, o Documento Texto I e proponha que respondam:
- Quais as características comuns do Mercantilismo?
- De acordo com estas características, como é a visão mercantilista em relação às negociações econômicas com outros países?
- O metalismo era movimentado a partir de qual relação de exploração?
Para que compreendam sobre o metalismo e as relações de colonialidade, indique: SILVA, Daniel Neves. "O que é mercantilismo?"; Brasil Escola. Disponível aqui. Acesso em 24 de junho de 2020.
Disponibilize o Texto II, com a reportagem sobre o presidente Trump. Eles devem analisar:
- Quais atitudes de Trump podem ser relacionadas com o conceito de Mercantilismo do século XVII?
Incentive a interação entre os colegas via Whatsapp, enquete (pode ser feita com o Mentimeter, veja como aqui - ative a tradução) ou em videoconferência.
Sistematização
Peça que retomem as anotações a respeito dos países imaginários. Eles deverão elaborar um plano para impulsionar as economias utilizando os conceitos estudados ao longo da aula e de modo crítico. Para isso, oriente-os a considerar pontos favoráveis e negativos, refletindo se existem limites para defender a economia de um país ou se tudo é válido, como promover relações de exploração e desfavoráveis para outros países. Peça para que gravem áudios ou vídeos curtos anunciando os planos econômicos. Eles poderão compor murais virtuais no Anchor.fm (veja como usar) ou Flipgrid (veja como usar).
Convite às famílias
O tema economia é relevante para Educação de crianças em idade escolar. Refletir sobre economia doméstica é um dos meios de se organizar para a vida pessoal, bem como de dar estímulos para que compreendam sobre contextos econômicos mais amplos. Para referência, indique: Com formação adequada, os jovens podem entender como se controla o orçamento doméstico. Nova Escola. Disponível aqui. Acesso em: 22/06/2020.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Paulo Henrique Pacheco
Mentor: Andrea Kamensky
Especialista: Guilherme Moerbeck
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 7º ano do Ensino Fundamental.
Unidade temática: Lógicas comerciais e mercantis da modernidade.
Objeto(s) de conhecimento: A emergência do capitalismo.
Habilidade(s) da BNCC: EF07HI17 Discutir as razões da passagem do mercantilismo para o capitalismo.
Palavras-chave: Mercantilismo, capitalismo, política, economia, modernidade, século XVII. EUA.