Todos os trechos
Plano de Aula
Plano de aula: A visão cíclica de mundo dos nativo americanos e sua relação na conquista espanhola
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Sobre este plano
Este slide especificamente não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF07HI08, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: É interessante utilizar um projetor, entretanto, não é obrigatório. O projetor é importante para deixar as perguntas sempre presentes enquanto os alunos analisam os documentos, mas você pode imprimir todos os slides e entregar aos grupos ou até escrever no quadro as perguntas. Seria interessante se você levasse lápis de cor e folhas em branco para a atividade final.
Material complementar:
Link com todos os trechos que serão utilizados na aula, em um só documento para que você possa imprimir e recortar a folha, economizando papel. https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ZJJ28eEHuvEVwEqCcHb8S4N4aff9wJWxpEdncP5v5cJsMb7Sb4XcTdzw93jx/his07-08und02-todos-os-trechos.pdf
Trecho Contexto 1 - “Os índios e a conquista espanhola. In História da América Latina” - Vol 1, 2 ed Edusp 2004, p. 196 de Nathan Watchel.
Trecho Contexto 2: “Os índios e a conquista espanhola. In História da América Latina” - Vol 1, 2 ed. Edusp 2004, p. 196 2 de Nathan Watchel.
Trecho Problematização 1: “Os índios e a conquista espanhola. In História da América Latina” - Vol 1, 2 ed. Edusp 2004, p.197 de Nathan Watchel.
Trecho Problematização 2: “Vision de los vencidos”, pp. 34-35, de León Portilla.
Para você saber mais: Um glossário para você saber mais sobre alguns termos e palavras utilizados nas orientações e fontes.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Projete, escreva ou leia o objetivo da aula para os alunos. É extremamente importante os alunos estarem inteirados sobre onde vão chegar na aula. Tome cuidado para não acabar por tirar dúvidas que os alunos poderão ter posteriormente e que vão ajudá-los a criar o raciocínio proposto pela aula. Organize a sala em duplas ou trios. A proposta é compreender que as sociedades nativas tinham suas visões de mundo baseadas em uma mitologia cíclica, onde ciclos de tempo iriam se concluir, começando novos ciclos com seus processos distintos, diferente da visão escatológica europeia, que colocava o mundo com um fim concreto e nada além daquilo.
Também entender como esta visão cíclica do mundo influenciou no contato com os europeus e, posteriormente, nos combates entre as populações, assim como a visão fatalista, baseada no cristianismo europeu, influenciava a forma como os europeus se relacionavam.
Para você saber mais: Um glossário para você saber mais sobre alguns termos e palavras utilizados nas orientações e fontes.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO