GEO7_07UND03 - Contextualização
Plano de Aula
Plano de aula: A integração rodoviária nacional
Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Redes e integração territorial
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Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Sobre este plano: Está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF07GE07 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
A habilidade em questão estabelece a análise da influência das redes de transporte e comunicação na configuração do território brasileiro. É importante compreender como a distribuição da infraestrutura de transportes influencia as trocas comerciais internas e externas, a configuração das redes urbanas e a fluidez do território.
Neste plano, é importante que os alunos compreendam a influência da rede rodoviária nas políticas de integração territorial brasileiras. A cadeia de elementos econômicos, em especial a indústria automobilística e petrolífera, ligadas ao transporte rodoviário também serão analisados.
Materiais necessários:
Folhas de papel sulfite A4 – distribuir de duas a três folhas por grupo.
Lápis de cor
Lápis grafite
Canetas hidrográficas coloridas
Material complementar:
Livro didático
Atlas escolar do IBGE
https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/YG4TEXZYDDZEPFsffeBpKhFJcwD8Vc3rC9pMggtMwEwfeGWUCmZA5EQw3kJT/geo7-07und03-contextualizacao.pdf - Contextualização
https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/TKm4kvNRZRCn5M6Gdsf9FRdu8X2WHQjEV8UXdWJaGxeHr9SSR76vn3vFQxQM/geo7-07und03-problematizacao.pdf - Problematização
Link para os mapas:
Mapa ferroviário e rodoviário 2013 https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/YG4TEXZYDDZEPFsffeBpKhFJcwD8Vc3rC9pMggtMwEwfeGWUCmZA5EQw3kJT/geo7-07und03-contextualizacao.pdf - Contextualização
Para você saber mais:
A implantação e expansão da malha rodoviária no Brasil simbolizou uma série de transformações econômicas, territoriais e políticas durante o século XX.
A priorização do modelo baseado no caminhão, em detrimento e abandono dos trens, afeta uma cadeia produtiva que extrapola o campo econômico dos serviços de transporte e atinge (e é atingido) a indústria energética e automobilística. Atualmente, ainda estamos suscetíveis aos abalos e variações que ocorrem com os agentes envolvidos nesses campos tão interdependentes, vide as causas e o desfecho da Greve dos Caminhoneiros de 2018.
A abertura de estradas no interior do país também representou a intenção de acelerar a ocupação dos sertões brasileiros. A construção e transferência da capital do país para Brasília, nas décadas de 1950 e 1960, estimulou essa interiorização, com o lema “Integrar para não entregar”, abrindo rodovias paralelas ao traçado das fronteiras terrestres nas regiões Centro-Oeste e Norte.
Não devemos esquecer que o transporte rodoviário é responsável por quase 70% de toda carga deslocada pelo país. Como todo o modal de transporte, apresenta vantagens (rapidez e entrega “porta a porta”) e desvantagens (emissão de gases poluentes elevada, capacidade de transporte limitada, custo de manutenção das rodovias pavimentadas e outros).
Mais informações sobre o transporte rodoviário no Brasil:
Théry, Hervé. Atlas do Brasil: Disparidades e Dinâmicas do Território/ Hervé Théry, Neli Aparecida de Mello. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2008.
IBGE. Portal de Mapas do IBGE “Evolução da rede rodoviária”. Disponível em: https://portaldemapas.ibge.gov.br/portal.php#mapa993 , acessado em 10 de dez. de 2018
Confederação Nacional dos Transportes. Modal rodoviário. Disponível em: http://www.cnt.org.br/Modal/modal-rodoviario-cnt , acessado em 10 de dez. de 2018
Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil. Banco de Informações sobre Transportes. Disponível em: http://www.transportes.gov.br/bit.html , acessado em 10 de dez. de 2018
Portal de notícias G1. Economia - A greve dos caminhoneiros. Disponível em: https://g1.globo.com/economia/ao-vivo/greve-de-caminhoneiros-maio-de-2018.ghtml , acessado em 10 de dez. de 2018
A “chuva ou tempestade de ideias” (brainstorm) é uma técnica de aprendizagem que permite a inserção de informações e reflexões trazidas pelos estudantes. A partir da problematização ou questão motivadora, os estudantes devem escrever tudo que pensam sobre determinado assunto, no nosso caso, transporte rodoviário.
Sobre a ação propositiva:
SEBRAE. Brainstorm - Tempestade de ideias ou como tirar seu time do cercadinho mental. Disponível em: https://bibliotecas.sebrae.com.br/chronus/ARQUIVOS_CHRONUS/bds/bds.nsf/741A876FE828908203256E7C00614A23/$File/NT00002206.pdf , acessado em 10 de dez. de 2018
Desafios da Educação. Três técnicas efetivas para brainstorming e ideias. Disponível em: https://desafiosdaeducacao.com.br/tres-tecnicas-efetivas-para-brainstorming-ideias/ , acessado em 10 de dez. de 2018
Design Culture. Brainstorming: o guia completo que você sempre quis. Disponível em: https://designculture.com.br/brainstorming-o-guia-completo-que-voce-sempre-quis , acessado em 10 de dez. de 2018
Contextos prévios: Este plano de aula faz parte de um conjunto de planos a respeito das vias de transporte no Brasil. Ao iniciar a aprendizagem sobre o meio rodoviário é interessante que os alunos tenham aprendido sobre o contexto ferroviário (GE07_07UND02).
Tema da aula
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações:
Apresente o tema aos alunos, escreva no quadro, se possível destaque a palavra rodoviária explicando que aula será sobre esse modal de transporte. Questione o significado da palavra integração. Caso os alunos não identifiquem o seu significado, utilize o dicionário e apresente a definição (ou peça para que os alunos façam isso).
A discussão sobre o transporte rodoviário pode desencadear uma série de discussões, trata-se de um tema amplo. Neste plano de aula, sugerimos que tal assunto leve em consideração a presença e densidade da rede rodoviária se comparada a ferroviária (a integração do território baseada na abertura de estradas) e a dependência do setor rodoviário para a realização do transporte de cargas. A proposta é que o aluno reflita sobre as desvantagens relacionadas a essa modalidade de transporte.
Como adequar à sua realidade:
A densidade da malha rodoviária federal diminui das regiões litorâneas para o interior do país. Na região Norte, por exemplo, o predomínio do transporte hidroviário em algumas porções do território talvez distancie o entendimento de transporte rodoviário das experiências dos alunos. Nesse caso, faça uso das imagens disponíveis no material complementar, livros didáticos ou realize uma pesquisa de imagens no laboratório de informática da escola.
Nos estados da região Centro-Oeste e alguns estados da região Norte, é possível relacionar o surgimento e crescimento de algumas cidades justamente à presença das rodovias.
Para você saber mais:
A implantação e expansão da malha rodoviária no Brasil simbolizou uma série de transformações econômicas, territoriais e políticas durante o século XX.
A priorização do modelo baseado no caminhão, em detrimento e abandono dos trens, afeta uma cadeia produtiva que extrapola o campo econômico dos serviços de transporte e atinge (e é atingido) a indústria energética e automobilística. Atualmente, ainda estamos suscetíveis aos abalos e variações que ocorrem com os agentes envolvidos nessas campos tão interdependentes, vide as causas e o desfecho da Greve dos Caminhoneiros de 2018.
A abertura de estradas no interior do país também representou a intenção de acelerar a ocupação dos sertões brasileiros. A construção e transferência da capital do país para Brasília, nas décadas de 1950 e 1960, estimulou essa interiorização, com o lema “Integrar para não entregar”, abrindo rodovias paralelas ao traçado das fronteiras terrestres nas regiões Centro-Oeste e Norte.
Não devemos esquecer que o transporte rodoviário é responsável por quase 70% de toda carga deslocada pelo país. Como todo o modal de transporte, apresenta vantagens (rapidez e entrega “porta a porta”) e desvantagens (emissão de gases poluentes elevada, capacidade de transporte limitada, custo de manutenção das rodovias pavimentadas e outros).
Mais informações sobre o transporte rodoviário no Brasil:
Théry, Hervé. Atlas do Brasil: Disparidades e Dinâmicas do Território/ Hervé Théry, Neli Aparecida de Mello. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2008.
IBGE. Portal de Mapas do IBGE “Evolução da rede rodoviária”. Disponível em: https://portaldemapas.ibge.gov.br/portal.php#mapa993 , acessado em 10 de dez. de 2018
Confederação Nacional dos Transportes. Modal rodoviário. Disponível em: http://www.cnt.org.br/Modal/modal-rodoviario-cnt , acessado em 10 de dez. de 2018
Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil. Banco de Informações sobre Transportes. Disponível em: http://www.transportes.gov.br/bit.html , acessado em 10 de dez. de 2018
Portal de notícias G1. Economia - A greve dos caminhoneiros. Disponível em: https://g1.globo.com/economia/ao-vivo/greve-de-caminhoneiros-maio-de-2018.ghtml , acessado em 10 de dez. de 2018
Contextos prévios: Este plano de aula faz parte de um conjunto de planos a respeito das vias de transporte no Brasil. Ao iniciar a aprendizagem sobre o meio rodoviário é interessante que os alunos tenham aprendido sobre o contexto ferroviário (GE07_07UND02).
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