Plano de Aula

Plano de aula: As redes de comunicação

Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Redes e integração territorial

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF07GE07 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

A proposta neste plano é estabelecer a relação entre espaço e rede de comunicação, mais especificamente, a internet. Desse modo será feita uma breve introdução sobre redes de comunicação a partir do correio. A leitura dos mapas será importante para a compreensão do acesso à internet.

Materiais necessários: Folhas de papel sulfite, rolo de barbante (ou outro tipo de linha, de preferência grossa) e fita (ou clipes).

Material complementar:

GEO7_07UND05 - Contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/pM5WeGJ2HbWgwqdEu9gFX7T4FGgpYXBbpU8dYssubeGNsWVMpFXJHfYdMcHN/geo7-07und05-contextualizacao.pdf

GEO7_07UND05 - Sistematização:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/pvDh7UubuzwSMH8vJVEVDj5N5bTxmeVwhg2jtZ6Hgyf4rK6737aptkHcRmWQ/geo7-07und05-sistematizacao.pdf

Link para os mapas:

Internet: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/pM5WeGJ2HbWgwqdEu9gFX7T4FGgpYXBbpU8dYssubeGNsWVMpFXJHfYdMcHN/geo7-07und05-contextualizacao.pdf

Distribuição mundial de cabos submarinos e Acesso à internet: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/pvDh7UubuzwSMH8vJVEVDj5N5bTxmeVwhg2jtZ6Hgyf4rK6737aptkHcRmWQ/geo7-07und05-sistematizacao.pdf

Para você saber mais:

As redes de comunicação se assemelham às redes de transportes quando constatamos que ambas precisam de infraestrutura para que os fluxos ocorram. A natureza desses fluxos podem ser distintas quanto a natureza daquilo que se desloca, nas redes de transporte há deslocamento de matéria (mercadorias, objetos, material vivo e outros), já nas redes de comunicação a informação constitui um elemento imaterial, ou seja, não é palpável.

Podemos entender os fluxos

É claro que essas informações estão associadas a objetos palpáveis, como cartas, jornais, livros, telefones, rádios, smartphones e outros. Por tanto, são viabilizadas por redes que envolvem sistemas de transporte (no caso dos materiais impressos), cabos, antenas, satélites e tem uma natureza geográfica, ou seja, estão distribuídas no espaço.

Outra questão é o acesso às informações, e a essas redes de comunicação. Nesse caso, existem questões de natureza econômica, política e, até, barreiras geográficas.

Acesso à internet 2014. Mapas IBGE. Disponível em: <https://atlasescolar.ibge.gov.br/images/atlas/mapas_mundo/mundo_acesso_internet.pdf>. Acesso em: 18 jan 2019.

Cabo que liga Fortaleza a Angola vai melhorar conexão da internet no Brasil. Jornal Hoje, 12/03/2018 (2min). Disponível em: <https://globoplay.globo.com/v/6572510/>. Acessado em: 19 jan 2019.

LOUREIRO, Rodrigo. Tudo o que você precisa saber sobre os cabos submarinos de internet. Disponível em: <https://olhardigital.com.br/noticia/tudo-o-que-voce-precisa-saber-sobre-cabos-submarinos/57006>. Acesso em: 20 jan 2019.

Meios de Comunicação - 2013. Mapas IBGE. Disponível em: <https://atlasescolar.ibge.gov.br/images/atlas/mapas_brasil/brasil_meios_de_comunicacao.pdf>. Acesso em: 18 jan 2019.

THÉRY, Hervé. Atlas do Brasil: Disparidades e Dinâmicas do Território. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2008.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Questione os estudantes a respeito do significado das palavras projetadas (ou escritas no quadro). Permita que se expressem, tentando explicar o significado para eles, provavelmente irão exemplificar com alguns sistemas de comunicação conhecidos: internet, televisão e rádio.

Para você saber mais:

As redes de comunicação se assemelham às redes de transportes quando constatamos que ambas precisam de infraestrutura para que os fluxos ocorram. A natureza desses fluxos podem ser distintas quanto a natureza daquilo que se desloca, nas redes de transporte há deslocamento de matéria (mercadorias, objetos, material vivo e outros), já nas redes de comunicação a informação constitui um elemento imaterial, ou seja, não é palpável.

Podemos entender os fluxos

É claro que essas informações estão associadas a objetos palpáveis, como cartas, jornais, livros, telefones, rádios, smartphones e outros. Por tanto, são viabilizadas por redes que envolvem sistemas de transporte (no caso dos materiais impressos), cabos, antenas, satélites e tem uma natureza geográfica, ou seja, estão distribuídas no espaço.

Outra questão é o acesso às informações, e a essas redes de comunicação. Nesse caso, existem questões de natureza econômica, política e, até, barreiras geográficas.

Acesso à internet 2014. Mapas IBGE. Disponível em: <https://atlasescolar.ibge.gov.br/images/atlas/mapas_mundo/mundo_acesso_internet.pdf>. Acesso em: 18 jan 2019.

Cabo que liga Fortaleza a Angola vai melhorar conexão da internet no Brasil. Jornal Hoje, 12/03/2018 (2min). Disponível em: <https://globoplay.globo.com/v/6572510/>. Acessado em: 19 jan 2019.

LOUREIRO, Rodrigo. Tudo o que você precisa saber sobre os cabos submarinos de internet. Disponível em: <https://olhardigital.com.br/noticia/tudo-o-que-voce-precisa-saber-sobre-cabos-submarinos/57006>. Acesso em: 20 jan 2019.

Meios de Comunicação - 2013. Mapas IBGE. Disponível em: <https://atlasescolar.ibge.gov.br/images/atlas/mapas_brasil/brasil_meios_de_comunicacao.pdf>. Acesso em: 18 jan 2019.

THÉRY, Hervé. Atlas do Brasil: Disparidades e Dinâmicas do Território. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2008.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO

Conteúdos relacionados