GEO7_07UND04 - Mapa Político do Brasil
Plano de Aula
Plano de aula: Multimodalidade dos transportes
Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Redes e integração territorial
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF07GE07) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Este plano aborda a temática da multimodalidade de transportes, e pretende estimular as reflexões sobre esse tema por meio das conexões entre os modais. O transporte aéreo será utilizado como exemplo de modal dependente de outros modais.
Materiais necessários:
- Folhas de papel sulfite
- Tesoura
- Mapa do rodoviário do Brasil.
- Mapa político do Brasil
Material complementar:
https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ap7Qg6E2gchrRG6dm7NtHUFxDXyZFTCNGR8q2D7JuQpAHYV3nsCpXqteecff/geo7-07und04-contextualizacao.pdf - Contextualização - Imagens para impressão
https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/qa29tDrajQqrvbSzpyY66Ed47x658KGpV2gCPZHvJpkUpuVj3fgXsZP9NnkD/geo7-07und04-acao-propositiva.pdf - Ação Propositiva - Exemplos de localidades, distâncias e tempo.
https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/5B3xwu8Q36tpWmy4GqkWmVr4grHeC6KpPX4M3GXXuJrftvGM8wBua8weMjSn/geo7-07und04-sistematizacao.pdf - Sistematização
Link para os mapas:
Redes de Transporte - 2014: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ggSvrG7zsjsy8JNJwTAxmAePnmEv5SsCVq79642gP9WYKsgHHM3DqQ3h522p/geo7-07und04-mapa-redes-de-transporte-2014.pdf
Mapa Político do Brasil: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/MzNVwAHu97eM4knBKfDq8CeQbdRHUpWQbTs7HkM93crsJj8ctrfURzh8mTP6/geo7-07und04-mapa-politico-do-brasil.pdf
Para você saber mais:
O desenvolvimento econômico e dos meios de transporte estão intrinsecamente ligados. Os lugares precisam estar conectados por vias e infraestrutura de transporte para poderem participar dos fluxos relacionados ao mundo globalizado. Regiões que são privilegiadas com acesso a todo tipo de redes de transportes oferecem maior fluidez e menores custos na realização do comércio.
O acesso às vias de transportes modernas, como as aéreas, permite a resolução ágil de outras questões, como a doação de órgãos. A desigualdade nas densidades dessas redes no território nacional, atrapalha a ligação entre potenciais doadores e doentes que precisam de transplantes para sobreviver.
No entanto, o transporte aéreo depende do abastecimento de combustíveis, que por sua vez, são extremamente dependentes do modal rodoviário brasileiro.
Altas do transporte. CNT. Disponível em: <http://www.cnt.org.br/paginas/atlas-do-transporte>. Acesso em: 09 jan. 2019.
BRASIL. Ministério da saúde. Saiba quais são os critérios da lista de espera por transplantes. Disponível em: <http://www.brasil.gov.br/noticias/saude/2016/09/saiba-quais-sao-os-criterios-da-lista-de-espera-por-transplantes>. Acesso em: 12 jan. 2019.
BRASIL, Ministério da Saúde. Doação de órgãos. Disponível em: <http://portalms.saude.gov.br/saude-de-a-z/doacao-de-orgaos#lista-espera>. Acesso em: 09 jan. 2019.
Conheças as principais cargas transportadas pelo modal aéreo. Pacer Logística [blog]. Disponível em: http://www.pacer.com.br/conheca-as-principais-cargas-transportadas-pelo-modal-aereo/>. Acesso em: 09 jan. 2019.
Estudo Transporte e Economia: Transporte Aéreo de Passageiros. CNT. Disponível em: <http://www.cnt.org.br/estudo/estudo-transporte-economia-trasporte-aereo-passageiros-cnt>. Acesso em: 09 jan. 2019.
Por que os aeroportos de Guarulhos e do Galeão não foram afetados com a greve? Disponível em: https://todosabordo.blogosfera.uol.com.br/2018/05/28/por-que-os-aeroportos-de-guarulhos-e-galeao-nao-foram-afetados-com-a-greve/>. Acesso em: 09 jan. 2019.
VENTURA, Manoel. Em todo o Brasil, 101 voos são cancelados por falta de combustível nos aeroportos. Disponível em: <https://oglobo.globo.com/economia/em-todo-brasil-101-voos-sao-cancelados-por-falta-de-combustivel-nos-aeroportos-22721073>. Acesso em: 09 jan. 2019.
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Projete ou escreva o tema da aula no quadro. Questione os alunos sobre o significado do tema. O que eles acreditam que seja a multimodalidade dos transportes. Permita que eles façam suposições ou compartilhem suas experiências a respeito do tema. Por não se tratar de um termo familiar aos estudantes, é possível que tenham dificuldades de encontrar um significado para a palavra multimodalidade. É possível que ao lerem a conexão entre a palavra multimodalidade e transportes, alguns consigam fazer deduções a respeito dos tipos de meios de transporte.
Podemos definir a multimodalidade como a conexão ou articulação entre os vários meios de transportes, durante o deslocamento de uma carga. Um exemplo é o container (“caixas” de aço) que chegam de navio até os portos, são transferidos para caminhões ou trens que deslocam essa carga para o interior do país, nesse caso mais de um meio de transporte foi envolvido, o que exemplifica a multimodalidade.
Fale ou escreva no quadro os termos relacionados aos modais de transporte:
-Rodovias
-Ferrovias
-Aerovias
-Hidrovias e transporte marítimo
-Dutovias
Durante a contextualização, serão feitos comentários e breves explicações sobre cada meio de transporte. Ainda nessa etapa, será apresentado o mapa das redes de transporte onde será feito uma breve análise do mapa, estimulando a alfabetização cartográfica.
Já na ação propositiva, os alunos devem escolher um meio de transporte para a realização do transporte de um órgão a ser transplantado.
Na finalização, os alunos vão oferecer soluções de transportes para diminuir a dependência do modal rodoviário pelos aeroportos brasileiros.
Como adequar à sua realidade:
Dada a complexidade do território brasileiro, cada porção do país apresenta condições específicas em relação aos meios de transportes. O professor deve partir da experiência local, nesse caso, os meios de transporte conhecidos pelos alunos no cotidiano, logo após, cite os meios de transporte que estão mais distantes da realidade em que se encontra.
Para você saber mais:
O desenvolvimento econômico e dos meios de transporte estão intrinsecamente ligados. Os lugares precisam estar conectados por vias e infraestrutura de transporte para poderem participar dos fluxos relacionados ao mundo globalizado. Regiões que são privilegiadas com acesso a todo tipo de redes de transportes oferecem maior fluidez e menores custos na realização do comércio.
O acesso às vias de transportes modernas, como as aéreas, permite a resolução ágil de outras questões, como a doação de órgãos. A desigualdade nas densidades dessas redes no território nacional, atrapalha a ligação entre potenciais doadores e doentes que precisam de transplantes para sobreviver.
No entanto, o transporte aéreo depende do abastecimento de combustíveis, que por sua vez, são extremamente dependentes do modal rodoviário brasileiro.
Altas do transporte. CNT. Disponível em: <http://www.cnt.org.br/paginas/atlas-do-transporte>. Acesso em: 09 jan. 2019.
BRASIL. Ministério da saúde. Saiba quais são os critérios da lista de espera por transplantes. Disponível em: <http://www.brasil.gov.br/noticias/saude/2016/09/saiba-quais-sao-os-criterios-da-lista-de-espera-por-transplantes>. Acesso em: 12 jan. 2019.
BRASIL, Ministério da Saúde. Doação de órgãos. Disponível em: <http://portalms.saude.gov.br/saude-de-a-z/doacao-de-orgaos#lista-espera>. Acesso em: 09 jan. 2019.
Conheças as principais cargas transportadas pelo modal aéreo. Pacer Logística [blog]. Disponível em: http://www.pacer.com.br/conheca-as-principais-cargas-transportadas-pelo-modal-aereo/>. Acesso em: 09 jan. 2019.
Estudo Transporte e Economia: Transporte Aéreo de Passageiros. CNT. Disponível em: <http://www.cnt.org.br/estudo/estudo-transporte-economia-trasporte-aereo-passageiros-cnt>. Acesso em: 09 jan. 2019.
Por que os aeroportos de Guarulhos e do Galeão não foram afetados com a greve? Disponível em: https://todosabordo.blogosfera.uol.com.br/2018/05/28/por-que-os-aeroportos-de-guarulhos-e-galeao-nao-foram-afetados-com-a-greve/>. Acesso em: 09 jan. 2019.
VENTURA, Manoel. Em todo o Brasil, 101 voos são cancelados por falta de combustível nos aeroportos. Disponível em: <https://oglobo.globo.com/economia/em-todo-brasil-101-voos-sao-cancelados-por-falta-de-combustivel-nos-aeroportos-22721073>. Acesso em: 09 jan. 2019.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO