Plano de Aula

Plano de aula: Ferrovias no Brasil

Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Redes e integração territorial

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Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF07GE07) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

A ideia desse plano de aula é compreender o transporte ferroviário para além das tradicionais comparações. Ou seja, o objetivo não é comparar a extensão da rede ferroviária brasileira com a estadunidense por exemplo, nem as características da distribuição de ferrovias em países desenvolvidos e subdesenvolvidos. O foco é conhecer algumas das características dos tipos de transporte ferroviário a fim de permitir que o aluno realize comparações com o transporte rodoviário e verifique a distribuição dessa rede no Brasil.

A história da implantação e desenvolvimento de ferrovias no país apresenta etapas que podem ser comentadas em sala. Sugiro que isso ocorra durante ou após o momento de sistematização, quando uma série de questionamentos devem surgir.

Materiais necessários:

Fita adesiva, tesoura, atividades impressas, Atlas escolar e Livro didático

Material complementar:

Atividade de contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/r3YumFAHyUC6BYUMqRdUZg8esKgzfUGzbEHbPFcdEqkxXR9RDnw5ATQ7pPFE/geo07-07und02-contextualizacao-imagens.pdf

Atividiade da ação propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/6tVQAQKmN94T62tpT8XpkBNDmUERt53nGhRnZqSQydjT4xX3NRr2xVs86SEM/geo07-07und02-acao-propositiva-atividade.pdf

Para você saber mais:

As ferrovias exercem papel importantíssimo sobre o território brasileiro e os fluxos de mercadorias e pessoas. Historicamente, esse meio de transporte influenciou a ocupação e povoamento de porções do interior do Brasil: período da expansão da atividade cafeeira, ocupação da fronteira do Brasil com a Bolívia (Estrada de Ferro Madeira-Mamoré), exploração de minérios (em regiões de Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Pará), a extração de madeira e erva-mate (na região Sul) e o transporte de pessoas no Ceará e Piauí.

A escassez de ferrovias em nosso país (de dimensões continentais) é considerado um ‘gargalo’ econômico, pois o transporte rodoviário (responsável por grande parte do transporte de carga) é mais caro e poluente. A mobilidade urbana também fica comprometida quando o conjunto ferroviário urbano (metrôs, trens de superfície e VLT’s - veículos leves sobre trilhos) é insuficiente ou inexistente, o que gera aumento do tempo gasto para os deslocamentos dentro das cidades. Somado a isso existe o abandono de linhas férreas que apresentam potencial turístico pouco aproveitado, o que configura descaso com a história e natureza presente em várias porções de nosso país.

Mais informações sobre o transporte ferroviário, mobilidade urbana e trens turísticos:

Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil. Síntese - Setor Ferroviário. Disponível em http://www.transportes.gov.br/component/content/article.html?id=5380 , acessado em 17 de nov. de 2018

Jornal Futura. Transporte Ferroviário - Jornal Futura - Canal Futura. 2015. (18m26s) . Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=oYFz60REk6g , acessado em 17 de nov. de 2018

Linha Auxiliar. Entrevista com Antonio Pastori por Pepe Chaves. 2011. Disponível em: http://lauaxiliar.blogspot.com/2011/09/entrevista.html , acessado em 17 de nov. de 2018

Associação Brasileira das Operadoras de Trens Turísticos e Culturais. Disponível em: http://www.abottc.com.br/ , acessado em 17 de nov. de 2018

Confederação Nacional dos Transportes. Atlas do transporte. Disponível em : http://www.cnt.org.br/paginas/atlas-do-transporte , acessado em 17 de nov. de 2018

Mobilize. Trilhos Urbanos no Brasil. Disponível em: https://www.mobilize.org.br/estatisticas/48/trilhos-urbanos-no-brasil.html , acessado em 17 de nov. de 2018

Théry, Hervé. Atlas do Brasil: Disparidades e Dinâmicas do Território/ Hervé Théry, Neli Aparecida de Mello. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2008.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Após escrever o tema da aula e apresentar o objetivo, pergunte se os alunos já usaram um trem (ou metrô), ou viram trilhos e estações ferroviárias.

Este plano foi estruturado a partir da ideia que o transporte ferroviário no Brasil é necessário e importante para o deslocamento de cargas e pessoas. Por isso, queremos contemplar as diversas possibilidades que envolvem o transporte ferroviário, então os alunos devem conhecer as características desse meio de transporte. Na ação propositiva os alunos podem organizar as informações de cada tipo de transporte ferroviário e elaborar apontamentos e conclusões. No momento da sistematização, sugerimos a realização da técnica “rotação por estações” na qual os estudantes devem apresentar algumas características do transporte ferroviário que estudou e lançar um desafio aos colegas que passarem pela estação.

Como adequar à sua realidade:

Caso não existam ferrovias ativas ou inativas na localidade onde se encontra, questione os alunos o que eles sabem sobre esse meio de transporte. Peça antecipadamente que façam breve pesquisa de imagens na internet ou nos livros disponíveis na biblioteca da escola.

Questione sobre alguns elementos presentes nas ferrovias, e se tiver habilidades para desenhar, represente os trilhos, locomotivas e vagões no quadro. Peça para que escrevam um parágrafo ou pequeno texto sobre as ferrovias.

Para você saber mais:

As ferrovias exercem papel importantíssimo sobre o território brasileiro e os fluxos de mercadorias e pessoas. Historicamente, esse meio de transporte influenciou a ocupação e povoamento de porções do interior do Brasil: período da expansão da atividade cafeeira, ocupação da fronteira do Brasil com a Bolívia (Estrada de Ferro Madeira-Mamoré), exploração de minérios (em regiões de Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Pará), a extração de madeira e erva-mate (na região Sul) e o transporte de pessoas no Ceará e Piauí.

A escassez de ferrovias em nosso país (de dimensões continentais) é considerado um ‘gargalo’ econômico, pois o transporte rodoviário (responsável por grande parte do transporte de carga) é mais caro e poluente. A mobilidade urbana também fica comprometida quando o conjunto ferroviário urbano (metrôs, trens de superfície e VLT’s - veículos leves sobre trilhos) é insuficiente ou inexistente, o que gera aumento do tempo gasto para os deslocamentos dentro das cidades. Somado a isso existe o abandono de linhas férreas que apresentam potencial turístico pouco aproveitado, o que configura descaso com a história e natureza presente em várias porções de nosso país.

Mais informações sobre o transporte ferroviário, mobilidade urbana e trens turísticos:

Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil. Síntese - Setor Ferroviário. Disponível em http://www.transportes.gov.br/component/content/article.html?id=5380 , acessado em 17 de nov. de 2018

Jornal Futura. Transporte Ferroviário - Jornal Futura - Canal Futura. 2015. (18m26s) . Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=oYFz60REk6g , acessado em 17 de nov. de 2018

Linha Auxiliar. Entrevista com Antonio Pastori por Pepe Chaves. 2011. Disponível em: http://lauaxiliar.blogspot.com/2011/09/entrevista.html , acessado em 17 de nov. de 2018

Associação Brasileira das Operadoras de Trens Turísticos e Culturais. Disponível em: http://www.abottc.com.br/ , acessado em 17 de nov. de 2018

Confederação Nacional dos Transportes. Atlas do transporte. Disponível em : http://www.cnt.org.br/paginas/atlas-do-transporte , acessado em 17 de nov. de 2018

Mobilize. Trilhos Urbanos no Brasil. Disponível em: https://www.mobilize.org.br/estatisticas/48/trilhos-urbanos-no-brasil.html , acessado em 17 de nov. de 2018

Théry, Hervé. Atlas do Brasil: Disparidades e Dinâmicas do Território/ Hervé Théry, Neli Aparecida de Mello. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2008.

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