Plano de Aula

Plano de aula: Sistemas e Vizinhanças

Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Equilíbrio termodinâmico e vida na Terra

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: este plano de aula faz parte de uma sequência de planos que tratará de transferência de energia e de massa, relacionados às máquinas térmicas. Este plano é o ponto de partida para uma série de planos de aula. Contudo, nada impede que seja usado separadamente para iniciar a discussão sobre um conteúdo correlacionado, que trabalha a importância de diferenciar um sistema aberto de um fechado. Abaixo, colocamos algumas definições importantes para o desenvolvimento deste plano e do conteúdo da unidade.

Sistema aberto é todo aquele que permite que tanto energia quanto massa sejam trocados com a vizinhança. Sistema fechado é todo aquele que permite a transferência apenas de energia para a vizinhança, por meio da fronteira. Temos também o sistema isolado, onde nem massa e nem energia são trocados com a vizinhança, como, por exemplo, uma garrafa térmica.

Chamamos de sistema o ambiente completo em que ocorre, ou não, troca de energia. Por sua vez, vizinhança é tudo aquilo que está fora do sistema. Por sua vez, universo é o conjunto que inclui vizinhança e sistema e fronteira é o material que separa a vizinhança do sistema.

Neste plano de aula, a panela de pressão será usada como instrumento de análise. A válvula de pressão é que determina o comportamento do sistema, que pode ser fechado (enquanto não “pega pressão” ou quando a válvula está entupida) ou aberto (quando “pega” pressão ou enquanto a tampa não fechou o sistema). Enquanto a panela não “pega” pressão, ela troca apenas energia (térmica) e assim se mantém como um sistema fechado. Quando a panela “pega” pressão, ela passa a ser um sistema aberto uma vez que vapor d’água é expelido pela válvula de pressão (também chamada de válvula de alívio ou válvula de controle de pressão da panela, acionada quando a pressão de vapor d’água ultrapassa a pressão suportada pela panela). Nesse segundo exemplo, a panela passa a ser um sistema aberto ao trocar massa e energia com a vizinhança.

A válvula de segurança garante que o sistema se abra e permite que a panela transfira o vapor excedente para o ambiente, garantindo que a ela não exploda.

Entenda melhor o funcionamento de uma panela de pressão:

Este plano trata da elaboração, de forma intuitiva, das definições de sistema aberto e fechado, por meio de observações e análises experimentais. Para auxiliar o professor nesses conceitos, segue uma série de textos e artigos sobre o tema:

Materiais necessários para a aula: 4 garrafas plásticas transparentes de água (500 ml), uma bacia contendo água gelada e outra contendo água fervente, 2 termômetros e uma agulha de costura.

Título da aula
Título da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Leia o tema da aula para a classe e pergunte:

  • Como vocês definiriam o que é vizinhança?

Respostas possíveis:

Vizinhança é aquilo que está ao lado, mas não é seu;

Vizinhança é tudo aquilo que está do outro lado no muro/da cerca;

Aquilo que está depois da sua fronteira, como a Argentina e o Uruguai, que são vizinhos do Brasil.

  • O que vocês entendem por sistema?

Respostas possíveis:
Sistema é um conjunto de coisas que tem uma função, como o sistema respiratório, ou o sistema nervoso;

Sistema é algo que tem uma utilidade específica.

As respostas para essas perguntas podem vir relacionadas a conceitos geográficos-sociais, como para a primeira pergunta. Para a segunda questão, a relação pode vir de aulas relacionada à biologia.

Neste momento não tente corrigi-los, apenas ouça atentamente o que respondem. Anote as respostas que se destacarem no quadro. Ao final da aula, eles deverão ser capazes de responder estas perguntas de acordo com as definições apresentadas no slide inicial.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO

Conteúdos relacionados