Atividade para impressão
Plano de Aula
Plano de aula: Equilíbrio Termodinâmico
Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Equilíbrio termodinâmico e vida na Terra
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?
Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Este plano faz parte de uma sequência de aulas que trabalham conceitos relacionados com máquinas térmicas e termodinâmica. Em especial, neste momento será tratada da Lei de Newton para resfriamento de corpos, essa lei é usada como uma das justificativas para rendimento de máquinas térmicas serem inferiores a 1, como enunciado no plano CIE07ME04_02.
Tendo em vista que o aquecimento de corpos ocorre de maneira linear, é de se esperar que o resfriamento também ocorra de forma linear. Contudo, o resfriamento ocorre com comportamento não linear, proporcional entre a diferença de temperatura do corpo e do ambiente, semelhante a uma função exponencial, cuja base seja 0
A seguir, algumas referências que podem auxiliar na melhor compreensão do assunto:
- “Dedução da Fórmula de Resfriamento de Newton”, UFRGS, disponível em <http://www.if.ufrgs.br/tex/fis01043/20011/Adriano/intro.html>, acesso 31 ago 2018.
- “ Aplicação da Lei de Resfriamento para o Caso Presente”, UFRGS, disponível em <http://www.if.ufrgs.br/tex/fis01043/20011/Adriano/aplic.html>, acesso 31 ago 2018.
Materiais necessários para a aula: bacia de água quente, bacia de água fria, 100ml líquido (água ou óleo), copo plástico ou béquer, termômetro e folha quadriculada.
Título da aula
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Leia o título da aula para a classe e em seguida pergunte o que eles lembram sobre esse tema, de aulas anteriores. Por exemplo:
“O que acontece quando aproximamos dois corpos com temperaturas diferentes?”
“Como ocorre o fluxo de calor entre dois corpos?”
Para auxiliar melhor, o professor poderá executar o plano de aula CIE7_02ME02, que auxiliará nas respostas para essas questões.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO