Plano de Aula

Plano de aula: Equilíbrio Termodinâmico

Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Equilíbrio termodinâmico e vida na Terra

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Este plano faz parte de uma sequência de aulas que trabalham conceitos relacionados com máquinas térmicas e termodinâmica. Em especial, neste momento será tratada da Lei de Newton para resfriamento de corpos, essa lei é usada como uma das justificativas para rendimento de máquinas térmicas serem inferiores a 1, como enunciado no plano CIE07ME04_02.

Tendo em vista que o aquecimento de corpos ocorre de maneira linear, é de se esperar que o resfriamento também ocorra de forma linear. Contudo, o resfriamento ocorre com comportamento não linear, proporcional entre a diferença de temperatura do corpo e do ambiente, semelhante a uma função exponencial, cuja base seja 0

A seguir, algumas referências que podem auxiliar na melhor compreensão do assunto:

Materiais necessários para a aula: bacia de água quente, bacia de água fria, 100ml líquido (água ou óleo), copo plástico ou béquer, termômetro e folha quadriculada.

Título da aula
Título da aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Leia o título da aula para a classe e em seguida pergunte o que eles lembram sobre esse tema, de aulas anteriores. Por exemplo:

O que acontece quando aproximamos dois corpos com temperaturas diferentes?

Como ocorre o fluxo de calor entre dois corpos?

Para auxiliar melhor, o professor poderá executar o plano de aula CIE7_02ME02, que auxiliará nas respostas para essas questões.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO