Atividades para impressão - Input
Plano de Aula
Plano de aula: Meus favoritos
Plano 2 de uma sequência de 7 planos. Veja todos os planos sobre English Sounds
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos. Ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Preparação para a aula: Nesta aula, você precisará de cópias do texto e das folhas de atividades (veja Atividades para impressão - Input) e de um projetor multimídia (datashow) ou smart TV com entrada USB. Se não tiver um datashow (nem uma smart TV) disponível em sua escola, não tem problema! Imprima as imagens dos slides (em tamanho grande de modo que toda a turma consiga enxergar) para mostrar para os alunos (veja Atividades para impressão - Context, Atividades para impressão - Input e Atividades para impressão - Output).
Leia todas as orientações para o professor e boa aula! ;-)
Objective
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Nesta aula os alunos serão expostos a vocabulário relacionado a: cores, animais, alimentos, matérias escolares e esportes. Mostre ou leia o objetivo desta aula para a turma e diga: Today you will learn how to write about your favorite things.
Context
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Nesta etapa, iremos ativar o conhecimento prévio dos alunos sobre: cores, animais, alimentos e matérias escolares em inglês. Mostre a eles a imagem (no datashow ou imprima uma cópia em tamanho grande de modo que toda a turma consiga enxergar) (veja Atividades para impressão - Context) e pergunte:
- What can you see in the picture? (Os alunos provavelmente responderão algo parecido com: a boy lying down; a boy writing; a boy thinking; a drop of ink; a dog; a hamburger; a calculator)
Explique a eles: This is Tom. He is writing a list of his favorite things.
- Aponte para o primeiro balão e pergunte: What is this? (Espera-se que os alunos respondam: green) Is green a color or a food? (Espera-se que os alunos respondam: It is a color.) Diga: Tom’s favorite color is green.
- Aponte para o segundo balão e pergunte: What is this? (Espera-se que os alunos respondam: It is a dog.) Is a dog an object or an animal? (Espera-se que os alunos respondam: It is an animal.) Diga: Tom’s favorite animal is a dog.
- Aponte para o terceiro balão e pergunte: What is this? (Espera-se que os alunos respondam: It is a hamburger.) Is a hamburger a food or a drink? (Espera-se que os alunos respondam: It is a food.) Diga: Tom’s favorite food is hamburger.
- Aponte para o quarto balão e pergunte: What is this? (Espera-se que os alunos respondam: It is a calculator) What does it represent? A sport or a school subject? (Espera-se que os alunos respondam: It represents a school subject.) Diga: Tom’s favorite school subject at school is Math.
Context
Tempo sugerido: Continuação do Context.
Orientações:
- Aponte para o primeiro balão e pergunte aos alunos: Can you name other colors? (Espera-se que os alunos respondam algo parecido com: blue, yellow, red, black) Escreva as palavras no quadro à medida que os alunos forem respondendo. Se eles não conseguirem nomear outras cores em inglês, não tem problema. Apresentaremos esse vocabulário na próxima parte da aula.
- Aponte para o segundo balão e pergunte: Can you name other animals? (Espera-se que os alunos respondam algo parecido com: cat, fish, elephant, lion) Escreva as palavras no quadro à medida que os alunos forem respondendo. Se eles não conseguirem nomear outros animais em inglês, não tem problema. Apresentaremos esse vocabulário na próxima parte da aula.
- Aponte para o terceiro balão e pergunte: Can you name other food? (Espera-se que os alunos respondam algo parecido com: pizza, vegetables, cake, steak) Escreva as palavras no quadro à medida que os alunos forem respondendo. Se eles não conseguirem nomear outros alimentos em inglês, não tem problema. Apresentaremos esse vocabulário na próxima parte da aula.
- Aponte para o quarto balão e pergunte: Can you name other school subjects? (Espera-se que os alunos respondam algo parecido com: art, P. E., science, history) Escreva as palavras no quadro à medida que os alunos forem respondendo. Se eles não conseguirem nomear outras matérias escolares em inglês, não tem problema. Apresentaremos esse vocabulário na próxima parte da aula.
Input
Tempo sugerido: 25 minutos.
Propósito: Apresentar vocabulário em inglês relacionado a: cores, animais, esportes, alimentos e matérias escolares.
Expectativa: Que os alunos consigam identificar os interesses e atividades favoritas do personagem descrito no texto.
Orientações:
1) (5’) Mostre a imagem aos alunos (no datashow ou imprima uma cópia em tamanho grande de modo que toda a turma consiga enxergar) (veja Atividades para impressão - Input) e pergunte:
- Who is this boy? (Os alunos provavelmente localizarão o nome do garoto no título e na primeira linha do texto e responderão: He is Auggie.)
- What is the text about? (Os alunos provavelmente responderão algo parecido com: It is about the boy; It is about Auggie.)
- Where was the text taken from? (Os alunos provavelmente observarão o layout da página e responderão: from the internet; from a website)
Aponte para a barra de endereço e diga: This is the official website of the book Wonder. It contains information on the book, the characters, the author, the movie, etc.
- Do you think people read this text before or after reading the book? (Os alunos provavelmente responderão algo parecido com: Before reading the book; I don’t know.)
- What does a person read a character profile like this for? (Os alunos provavelmente responderão algo parecido com: to learn more about the book; to get to know the characters better)
- What is Auggie’s last name?
- How old is Auggie? (Os alunos provavelmente responderão: He is ten years old.)
- What are some of the things he likes the most? (Os alunos provavelmente responderão: Xbox; his dog; Star Wars) A medida em que os alunos forem respondendo, escreva essas informações no quadro.
- What is his favorite Star Wars character? (Os alunos provavelmente responderão algo parecido com: It is Jango Fett; His favorite character is Jango Fett.) Conforme os alunos forem respondendo, escreva essas informações no quadro.
( ! ) Nota cultural: Se os alunos não souberem, é interessante dizer a eles que Star Wars (“Guerra nas Estrelas”) é uma franquia de filmes de ficção científica criada pelo cineasta George Lucas. Para saber mais sobre o universo Star Wars, acesse: https://www.omelete.com.br/star-wars e https://www.starwars.com/.
- What are his favorite festive days? (Os alunos provavelmente responderão: Halloween and his birthday). Conforme os alunos forem respondendo, escreva essas informações no quadro.
Mostre as informações que você escreveu no quadro e ressalte: These are the things Auggie likes the most. These are his favorite things.
Input
Tempo sugerido: Continuação do Input.
Propósito: Apresentar vocabulário em inglês relacionado a: cores, animais, esportes, alimentos e matérias escolares..
Expectativa: Que os alunos consigam categorizar vocabulário em inglês relacionado a cores, animais, esportes, alimentos e matérias escolares.
Orientações:
3) (2’) Mostre a imagem aos alunos (no datashow ou imprima uma cópia em tamanho grande de modo que toda a turma consiga enxergar) (veja Atividades para impressão - Input) e diga: This is Whitney. Let’s check some of her favorite things.
- Aponte para o primeiro balão e pergunte aos alunos: What is this? (Espera-se que os alunos respondam: It is a color; a blue drop.) Reforce: This is Whitney’s favorite color.
- Aponte para o segundo balão e pergunte aos alunos: What is this? (Espera-se que os alunos respondam: It is an animal; a turtle.) Reforce: This is Whitney’s favorite animal.
- Aponte para o terceiro balão e pergunte aos alunos: What is this? (Espera-se que os alunos respondam: It is a food; french fries.) Reforce: This is Whitney’s favorite food.
- Aponte para o quarto balão e pergunte aos alunos: What is this? (Espera-se que os alunos respondam: It is a sport; basketball.) Reforce: This is Whitney’s favorite sport.
4) (5’) Entregue a cada aluno uma cópia da folha de atividades (veja Atividades para impressão - Input). Leia as frases para os alunos e diga: Read the sentences about Whitney’s favorite things. Find information in the box to complete the sentences.
| art - basketball - blue - Candy Crush - french fries - Guardians of the Galaxy - New Year - turtle |
- My favorite animal is __________. (turtle)
- My favorite color is __________. (blue)
- My favorite food is __________. (french fries)
- My favorite game is __________. (Candy Crush)
- My favorite holiday is __________. (New Year)
- My favorite movie is __________. (Guardians of the Galaxy)
- My favorite sport is __________. (basketball)
- My favorite subject is __________. (art)
- Enquanto os alunos completam a atividade, caminhe pela sala e verifique se todos entenderam a proposta. Também ofereça ajuda a quem estiver com dificuldades.
- Após 4 minutos (o suficiente para que a maior parte da turma consiga analisar as situações e marcar as respostas na folha), volte ao quadro e faça a correção coletiva com a turma. Leia os tópicos da lista e solicite aos alunos que compartilhem o que completaram. Aproveite para tirar as dúvidas que possam impedir a compreensão do vocabulário e das frases.
Input
Tempo sugerido: Continuação do Input.
Propósito: Apresentar vocabulário em inglês relacionado a: cores, animais, esportes, alimentos e matérias escolares..
Expectativa: Que os alunos consigam categorizar vocabulário em inglês relacionado a cores, animais, esportes, alimentos e matérias escolares.
Orientações:
3) (13’) Mostre a imagem aos alunos (no datashow ou desenhe no quadro em tamanho grande de modo que toda a turma consiga enxergar) (veja Atividades para impressão - Input) e peça que eles desenhem o quadro no caderno. Em seguida, entregue uma cópia da folha de atividades a cada aluno (veja Atividades para impressão - Input) e explique: (apontando para o quadro) We have five categories here: ANIMAL, COLOR, FOOD, SPORT and SUBJECT. Leia as frases contidas na folha de atividades para os alunos. Em seguida, explique: In pairs, you are going to classify the underlined words in the sentences into the categories.
- A triathlon competition involves swimming, cycling and running.
- Dad’s cheese soup is delicious.
- Dolphins are big gray mammals. They eat fish.
- I have English lessons on Tuesdays and Thursdays.
- I play the trumpet in my Music lessons.
- I prefer pizza to pasta.
- In my free time, I like surfing and skateboarding.
- Mom’s favorite flowers are pink roses and purple orchids.
- My brother is very good at Science.
- My cat is black and white.
- My favorite desserts are chocolate cake and fruit salad.
- My new sandals are brown.
- On Mondays we have History, Geography and I. T. lessons.
- The Spanish teacher is from Argentina.
- The scarlet macaw is a large red, yellow, and blue South American parrot.
- There are rabbits, Guinea pigs and monkeys at that pet store.
- There is rice and beans with fried chicken for lunch today.
- We play soccer, volleyball and table tennis in the P. E. lessons.
(_!_) Nota cultural: Explique aos alunos que I. T. é a sigla em inglês de Information Technology (informática) e P. E. é a sigla em inglês de Physical Education (educação física).
- O ideal é que nenhuma dupla seja muito heterogênea. É preciso que eles tenham algum grau de troca, ou seja, que um não desconsidere o outro e acabe fazendo sozinho. Por isso, a sugestão é fazer as duplas com alunos de saberes parecidos.
- Enquanto as duplas realizam a atividade, caminhe pela sala e verifique se todos entenderam a proposta. Também ofereça ajuda a quem estiver com dificuldades.
- Após 8 minutos (o suficiente para que a maior parte da turma consiga organizar as palavras em categorias), volte ao quadro e faça a correção coletiva com a turma. Leia as palavras e solicite aos alunos que compartilhem (uma dupla por vez) o que responderam. Aproveite para tirar as dúvidas que possam impedir a compreensão do vocabulário.
Material complementar:
- Para oferecer aos alunos mais oportunidades de prática da língua, sugerimos outra atividade que podem ser aplicada nesta aula (caso os alunos terminem rápido) ou na aula seguinte: Animals, numbers and colors game (Disponível em: https://busyteacher.org/25354-animals-numbers-and-colours-worksheetgame.html Acesso em: 10/08/2018)
Output
Tempo sugerido: 16 minutos.
Propósito: Escrever frases sobre suas coisas favoritas (My favorite … is …) para compartilhar informações com os colegas de classe.
Expectativa: Que os alunos escrevam frases sobre suas coisas favoritas utilizando o vocabulário aprendido nesta aula.
Orientações:
Mostre a eles a imagem (no datashow ou imprima uma cópia em tamanho grande de modo que toda a turma consiga enxergar) (veja Atividades para impressão - Output). Diga que eles irão escrever frases sobre suas coisas favoritas utilizando o vocabulário que aprenderam nesta aula.
- Entregue uma folha de sulfite para cada aluno;
- Com uma uma caneta escura, eles irão traçar o contorno de uma mão com os dedos afastados;
- Peça que eles recortem o desenho da mão;
- Em seguida, eles irão escrever em cada dedo desenhado no papel uma de suas coisas favoritas: My favorite animal is __________; My favorite color is __________; My favorite food is __________; My favorite sport is __________; My favorite subject is __________. Incentive-os a usar o vocabulário apresentado na atividade anterior para completar as frases. Dê a eles 6 minutinhos. É importante que eles não escrevam nome na folha;
- Recolha todas as folhas e , logo em seguida, entregue-as aleatoriamente aos alunos;
- Explique que eles terão 5 minutos para andar pela sala e descobrir quem é o dono da “mão” que eles receberam. Incentive-os a perguntar uns aos outros: Is your favorite animal a __________? Is your favorite color __________? Is your favorite food __________? Is your favorite sport __________? Is your favorite subject __________?
- Após o tempo sugerido, peça que eles compartilhem o que descobriram de interessante e/ou curioso sobre os colegas.
Material complementar:
- Se preferir (para que os alunos tenham mais tempo de interagir e compartilhar informações), você pode entregar o desenho do contorno da mão já impresso para os alunos. Eles apenas terão que recortar e escrever suas coisas favoritas em cada dedo. Veja: Atividades para impressão - Output.
Feedback
Tempo sugerido: 2 minutos.
Propósito: Organizar os saberes ativados durante essa aula.
Expectativa: Que os alunos saiam da aula com a sensação de terem aprendido algo. Eles devem perceber que conseguem entender e utilizar vocabulário em inglês relacionado a animais, cores, alimentos, esportes e matérias escolares, e escrever frases sobre suas coisas favoritas.
Orientações: Encerre a aula com uma sistematização do conteúdo trabalhado. Você pode fazer essa sistematização em uma conversa coletiva (os alunos vão falando e você registra) ou, então, apresentar esse slide final já com as respostas.
O importante é que os alunos saiam da aula conscientes do que aprenderam e de que foram capazes de escrever frases em língua inglesa sobre suas coisas favoritas!
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- E-mail, WhatsApp, Google Classroom, Facebook ou Messenger (para envio do documento com as imagens e as atividades escritas que serão utilizadas nesta aula, e recebimento da devolutiva da produção dos alunos);
Optativas:
- Zoom, Google Meet ou Messenger Rooms (para aulas síncronas);
- Gravador de áudio do seu próprio celular (para aulas assíncronas, você pode gravar a explicação das atividades em áudio e enviar aos alunos junto com o documento com as atividades escritas, disponíveis aqui).
Em aulas síncronas, é possível aplicar este plano sem alterar muito a proposta original.
Context
Em aulas assíncronas, explique aos alunos: “Today you will learn how to write about your favorite things.” Você pode criar um post ou enviar uma mensagem na rede social de sua preferência contendo: um breve roteiro de estudos semanal (um passo a passo do que os alunos precisam fazer na atividade) e o documento com as imagens e as atividades escritas (disponível aqui).
Compartilhe com os alunos (pelo Zoom, Google Meet, Facebook ou Whatsapp) a imagem do Context, disponível aqui. Explique que o garoto da imagem está fazendo uma lista das suas coisas favoritas.
Convide-os para jogar “Odd One Out”! Peça que eles observem as palavras da lista do garoto e descartem a que não faz parte de cada grupo:
a) blue / yellow / red / computer
b) cat / fish / robot / lion
c) ice cream / orange / apple / watermelon
d) art / soccer / science / history
Em seguida, peça que expliquem porque descartaram cada palavra. Exemplo: geography / basketball / swimming / tennis → Geography is not a sport.
Input
Envie aos alunos (pelo Zoom, Google Meet, Facebook ou Whatsapp) a imagem do Input, disponível aqui.
Em aulas assíncronas, explique que o garoto da imagem é Auggie Pullman, personagem principal do livro “Wonder” (“Extraordinário”), que inspirou o filme de mesmo nome.
Peça que os alunos observem o texto e identifiquem cinco coisas favoritas de Auggie (e/ou que ele ama!). É importante incentivá-los a tentar compreender o texto por meio das palavras que eles já conhecem, incluindo as cognatas.
Em seguida, eles farão as outras duas atividades propostas no Input (3 e 4), disponíveis aqui. Use a folha de atividades simplificada, disponível aqui, para aulas assíncronas.
Ofereça o link para um dicionário online (disponível aqui), caso eles precisem consultar o significado de alguma palavra.
Output
Os alunos irão escrever um parágrafo curto, em inglês, sobre suas coisas favoritas (o modelo está disponível aqui). Incentive-os a usar o vocabulário apresentado na atividade anterior para completar as frases. Peça que eles compartilhem o texto com você e a turma (por e-mail, Whatsapp, Facebook, Messenger ou Google Classroom).
Nas aulas assíncronas, o ideal é que o professor determine um prazo para entrega das atividades (por e-mail, WhatsApp, Facebook, Messenger ou Google Classroom). A correção pode ser feita individual ou coletivamente, enviando um documento escrito, um áudio ou um vídeo mostrando a correção comentada das atividades.
Feedback
Para aulas síncronas: pergunte aos alunos o que eles aprenderam nesta aula. Você pode abrir um documento em branco, do Microsoft Word ou do Google Docs, compartilhar sua tela e ir escrevendo o feedback deles. Ou pode ainda usar o Mentimeter (disponível aqui): você cria uma apresentação com a pergunta “What have you learnt today?”, seleciona o formato nuvem de palavras ou resposta aberta, e envia o link e o código para que eles respondam.
Para aulas assíncronas: peça aos alunos que, após finalizarem a atividade escrita, escrevam em uma mensagem no WhatsApp ou em um comentário do Facebook duas ou três palavras novas (relacionadas a animais, cores, alimentos, esportes e matérias escolares) que aprenderam nesta semana.
Convite às famílias
Como tarefa de casa, você pode sugerir aos alunos que:
- compartilhem com seus familiares as palavras novas que aprenderam nesta aula. Eles podem ler as palavras em inglês e explicar o significado mostrando figuras e objetos dentro de casa;
- assistam ao filme “Extraordinário” (“Wonder”) para conhecer a história de Auggie Pullman e sua família.
Contents
- INPUT: Read a character profile from the book Wonder
- OUTPUT: Write sentences about one’s favorite things
Habilidade da Base Nacional Comum Curricular
(EF06LI17) Construir repertório lexical relativo a temas familiares (escola, família, rotina diária, atividades de lazer, esportes, entre outros).
Este plano foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Manuella Lisboa Gomes da Silva
Mentor: Isabel Callejas
Especialista: Celina Fernandes