Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Preparação para a aula: Imprimir e cortar os flashcards sobre hobbies sugeridos para esta aula. Alternativamente, você pode procurar outras imagens para projetar ou objetos relacionados a hobbies (livros, filmes, música, bola de futebol etc).
OBJECTIVE
Tempo sugerido: 2 minutos.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula com a turma.
Orientações: Mostre ou leia para a turma o objetivo desta aula. You can say: Today you will be able to express, ask and analyze preferences about hobbies.
CONTEXT
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Esta atividade de warm up tem como objetivo ativar os saberes dos alunos para a lição sobre hobbies. Peça para que os alunos analisem a imagem,que pode ser encontrada aqui e digam o que vêem. Faça perguntas do tipo: “This girl does not know what to do. She likes reading and playing basketball. She has to choose one. Which one do you like best?”. Encoraje os alunos a contarem suas preferências, com perguntas como: “what do you do when you have free time?”. Anote no quadro as sugestões que surgirem.
INPUT
Tempo sugerido: 20 minutos
Propósito: Analisar os gráficos e entender de onde são os jovens participantes desta pesquisa sobre hobbies.
Expectativa: Que os alunos consigam analisar o gráfico para descobrir os hobbies dos estudantes ao redor do mundo. Não é necessário que os alunos entendam todas as informações contidas no gráfico, e sim que entendam quais hobbies são populares no mundo e apreendam o novo vocabulário para expressar seus próprios gostos em relação aos hobbies.
Este é um gráfico de um site chamado Students Of the World, que disponibiliza atividades interativas para estudantes ao redor do mundo se conhecerem e se conectarem. Foi retirado de uma pesquisa que qualquer pessoa pode acessar e responder, e está disponível neste link.
Orientações:
(5 minutos neste slide) Explique aos alunos que a aula de hoje será sobre hobbies, ou seja, atividades que são realizadas nos momentos de lazer. Você pode dizer let’s talk about hobbies today. Mostre o slide e explique que se trata de um survey, ou seja, uma pesquisa para levantamento de dados. Pergunte aos alunos why do we use surveys? Eles provavelmente responderão algo como it’s a research to know people’s opinion. Pergunte aos alunos se já participaram de alguma pesquisa: Have you ever answered one?. Caso algum aluno responda “no”, mostre o primeiro slide e explique que a escolha que fizeram entre as atividades “reading” e “playing basketball” já é um tipo de pesquisa opinativa e, portanto, eles já participaram de pelo menos um survey na vida.
Explique que o website Students of the world realiza esta pesquisa com jovens de todo o mundo para descobrir quais são os hobbies preferidos de cada um. Volte ao slide e pergunte: How are the answers represented?. Os alunos deverão responder algo como “in a graph”. Aponte para as barras coloridas e pergunte: What do these numbers represent?. Os alunos devem responder algo como the number of people who answered. Explique que o site está ativo e que eles também, se quiserem, podem acessá-lo e responder ao questionário.
- MATERIAL COMPLEMENTAR:
-Caso você não possua computador em sua sala de aula, você pode imprimir este slide em tamanho grande para expor no quadro, ou para distribuir entre os alunos. Não é recomendado a impressão em modo preto e branco, pois pode comprometer a leitura dos dados.
-Se tiver tempo, ou os alunos estiverem mais avançados na língua, você pode trabalhar com uma variedade de dados nesta tabela. Pode, por exemplo, utilizar uma segunda aula para trabalhar o conteúdo interdisciplinarmente com Geografia. Você pode explorar o tema fazendo perguntas como which continent has the least participants? (Central America), ou can you list any countries in Europe?, ou which country is Brazil situated in?, etc e, a partir daí, pedir para que os alunos localizem e pintem os continentes em um mapa mundi utilizando corretamente as cores das barras do gráfico, por exemplo.
-Você também pode utilizar o questionário em outras lições, como para ensinar números, por exemplo. Você pode fazer perguntas do tipo: “how many students are from North America?”. Os alunos responderão “139”. Esse pode ser um gancho para ensinar a pronúncia e escrita de números com três casas decimais, como “one hundred and thirty-nine” em inglês, e a regra de números compostos como “thirty-nine”, que precisam de hífen (all compound numbers between 21 and 99 are hyphenized).
INPUT
Propósito: Analisar os gráficos e entender quais hobbies são os preferidos dos alunos ao redor do mundo.
Expectativa: Que os alunos consigam identificar quais os hobbies listados, quais os mais e menos populares em diferentes partes do mundo e responder questões específicas sobre os resultados.
Este é o segundo print do site Students Of the World, que disponibiliza atividades interativas para estudantes ao redor do mundo se conhecerem e se conectarem. O print foi retirado de uma pesquisa que qualquer pessoa no mundo pode acessar e responder, e está disponível neste link.
Orientações:
Explore a pergunta Which of these is your hobbie, que é o foco da aula. Aqui, você deve primeiro se certificar de que todos os alunos entendem os hobbies listados: dancing, soccer, football, rubgy, cheerleading, hockey, tennis, golf, track (corrida), science club, reading, horse riding, musical instrument, drama club, local gym, e outro. Pergunte aos alunos which of these hobbies do you know?.Eles provavelmente reconhecerão as palavras cognatas, como “dancing”, “football”, “hockey”, “tennis”, “musical instrument”, “golf”, “drama club”. Você pode explicar o significado das outras palavras através de mímica ou pode imprimir os flashcards neste link e utilizá-los como apoio ou fazer uma atividade de mix and match.
De posse do vocabulário, entregue o primeiro worksheet (que pode ser encontrado aqui) que contém perguntas simples sobre este gráfico. Peça para que os alunos leiam todas as perguntas e sinalizem caso tenham alguma dúvida (como, por exemplo, o significado de how many [quanto] e which [qual]). Em seguida, explique que as perguntas serão respondidas individualmente ou em pares e que os alunos deverão registrar as respostas por escrito. As respostas podem ser encontradas neste link. Dê aos alunos entre 5 e 8 minutos para completar a tarefa e corrija coletivamente. (Caso alguns alunos terminem mais rápido, podem compartilhar e comparar suas respostas com um colega).
- MATERIAL COMPLEMENTAR: Caso você não possua computador em sua sala de aula, você pode imprimir este slide em tamanho grande para expor no quadro-negro, ou em uma folha de papel para distribuir entre os alunos e anotar as perguntas do worksheet no quadro.
OUTPUT
Tempo sugerido: 20 minutos
Propósito: Expressar suas preferências e hobbies em inglês e sondar as preferências dos colegas de classe.
Expectativa: Que os alunos expressem seus gostos e completem a pesquisa de opinião dos colegas de classe.
Orientações:
Aproveite a última pergunta do worksheet (Which hobbies from the survey are popular in your school?) e volte o tópico para a vida dos alunos. Pergunte a eles what are your hobbies?. Explique que, para expressar algo que gostam de fazer, devem utilizar a expressão “I like ________________” e, para o que não gostam de fazer, devem utilizar a expressão “I don’t like ____________”. Em seguida, escolha alguns alunos para contarem em voz alta qual seu hobby favorito. Caso falem algo diferente das opções mostradas no gráfico, anote no quadro, pois serão úteis para a próxima tarefa.
Output
Propósito: Praticar o target language (perguntar e expressar preferências sobre hobbies).
Expectativa: Que os alunos possam perguntar e responder a quatro colegas (tentando usar frases completas) e escolher diferentes hobbies para cada pergunta. É importante que todos participem (do seu jeito) e interajam bastante para adquirir confiança no uso da língua-alvo.
Orientações:
Diga aos alunos que, agora, cada um vai conduzir seu próprio survey. Imprima o worksheet (só a primeira página) (que pode ser encontrado aqui) e explique que cada um deve escolher quatro hobbies citados durante a aula. Em seguida, as crianças devem encontrar quatro amigos para responder seu questionário, utilizando o vocabulário aprendido: I like __________/ I don’t like______________. Na última pergunta, explique que eles devem escolher um hobby que acham interessante, mas não necessariamente praticam. Peça para que usem o formato “ hobbie + is interesting (Reading is interesting, por exemplo). Os alunos deverão pintar os quadrados de acordo com o hobby escolhido pelos amigos entrevistados.
Ao final, peça que comparem surveys com os colegas, e chequem quais as atividades mais e menos votadas. Também pode fazer um feedback coletivo: What hobbies were popular?, Who likes soccer?, How many students are interested in reading? (raise your hands) etc.
- MATERIAL COMPLEMENTAR:
Caso haja tempo, ou você pretenda explorar o assunto em uma próxima aula, no mesmo worksheet onde se encontra o survey (disponível neste link) há uma tabela para a criação de um gráfico coletivo. De posse das respostas dos questionários dos alunos, explique que agora é a vez de montar um gráfico com os hobbies preferidos deles. Utilize a primeira coluna da tabela para escrever os hobbies mais citados entre a turma nas etapas anteriores. Em seguida, peça que cada aluno verbalize sua preferência em voz alta, seguindo o padrão “I like __________________”. Compute o voto de cada aluno pintando o quadrado na linha correspondente.
Ao final, analise o gráfico com a turma e faça perguntas do tipo:
- Which hobbie is the most liked?
- Which hobbie is the least liked?
- Which hobbies you can do at home?
- Which hobbies can you do outdoors?
- Which hobbies can you do alone?
- Which hobbies need more than one person?
Sinta-se livre para acrescentar perguntas conforme o resultado de sua pesquisa. Encoraje os alunos a descreverem seus hobbies, que horas o praticam, quantas vezes na semana etc.
Feedback
Tempo sugerido: 5 minutos.
Propósito: Organizar os saberes ativados durante a aula.
Orientações: Encerre a aula com a sistematização dos conteúdos trabalhados. Você pode utilizar o slide ou as anotações que já estão no quadro. Utilize os flashcards para relembrar os hobbies aprendidos. Enfatize o uso de “I like/ I don’t like” “Which do you like?” etc. para expressar gostos pessoais.