13235
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - Identificando o assunto do texto

POR: Manuella Lisboa Gomes da Silva 11/11/2018
Código: ING6_08UND05

6º ano / Inglês

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF06LI08) Identificar o assunto de um texto, reconhecendo sua organização textual e palavras cognatas.

Plano de aula de Inglês com atividades para 6o ano do EF sobre Identificando o assunto do texto

 

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos. Ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Este plano é parte de uma sequência (quinto de 5 planos) abordando a competência leitora e estratégias de leitura (reconhecimento de palavras cognatas, skimming e scanning). A escolha é sua: você pode usá-los articulados ou individualmente, pois cada um apresenta alternativas para uso sem os outros.

Preparação para a aula: Nesta aula, você precisará de cópias do texto (Disponível em: http://www.teenink.com/opinion/all/article/9950/Family-Time/ Acesso em: 14/06/2018), das folhas de atividades (veja Atividades para impressão - Input e Atividades para impressão - Output) e de um projetor multimídia (datashow) ou de uma smart TV com entrada USB. Se não tiver um datashow (nem uma smart TV) disponível em sua escola, não tem problema! Imprima as imagens dos slides (em tamanho grande de modo que toda a turma consiga enxergar) para mostrar para os alunos (veja Atividades para impressão - Context, Atividades para impressão - Input e Atividades para impressão - Output).

Leia todas as orientações para o professor e boa aula! ;-)

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Professor, nesta aula as estratégias de leitura skimming e scanning serão usadas para facilitar a compreensão geral e a localização de informações específicas no texto. Mostre ou leia o objetivo desta aula para a turma e diga: Today you will read a text to understand its main topic.

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Nesta etapa, iremos revisar vocabulário e preparar os alunos para o tema do texto que é família. Mostre a eles a imagem (no datashow ou imprima uma cópia em tamanho grande de modo que toda a turma consiga enxergar) (veja Atividades para impressão - Context) e pergunte:

  • What are these words related to? (Os alunos provavelmente responderão: They are related to family.)
  • Who is in a family? A medida que os alunos forem respondendo, vá circulando (se estiver usando um quadro interativo ou um quadro branco) ou escrevendo as palavra no quadro. As respostas dos alunos irão variar muito dependendo da composição e do tamanho da família de cada um.

Tempo sugerido: Continuação.

Orientações: Mostre as imagens aos alunos (no datashow ou imprima uma cópia em tamanho grande de modo que toda a turma consiga enxergar) (veja Atividades para impressão - Context) e pergunte:

  • Who are these people? (Os alunos provavelmente responderão: They are a family; I don’t know.)
  • What is a family? (Os alunos provavelmente responderão algo parecido com: They are people that take care of you; people who are related to you; people that you live with; people that make you feel safe; people that you love.)
  • What are they doing? (Os alunos provavelmente responderão: They are spending time together; They are having fun; The family on the first picture is in a park; The family on the second picture is at home.)
  • In your opinion, which family is enjoying each other’s company the most? (Os alunos provavelmente responderão: The family in the first picture.) Why do you think so? (Os alunos provavelmente responderão algo parecido com: Because they are interacting with each other.)

Fonte:

Family sitting on the grass - https://www.pexels.com/photo/family-sitting-on-grass-near-building-1128316/

Family using tech - Banco de imagens

Tempo sugerido: 20 minutos.

Propósito: Usar estratégias de leitura (skimming e scanning) para facilitar a compreensão geral do texto.

Expectativa: Que os alunos observem a estrutura e busquem palavras-chave (keywords) no texto que os levem a identificar o assunto em questão.

Orientações:

Professor, é importante que os alunos compreendam que para ler um texto em língua estrangeira, eles não precisam conhecer o significado de todas as palavras. Para prepará-los para a leitura do texto desta aula e tranquilizá-los, você pode explicar que lemos com diferentes objetivos: para estudar, para nos informar ou para nos entreter. Dependendo do nosso objetivo (nossa intenção) ao ler um texto, nosso modo de olhar esse texto muda! De acordo com Koch e Elias (2015, p.19), “São, pois, os objetivos do leitor que nortearão o modo de leitura, em mais tempo ou em menos tempo; com mais atenção ou com menos atenção; com maior interação ou com menor interação, enfim.” Como o objetivo da aula de hoje é identificar o assunto principal do texto, serão trabalhadas duas estratégias de leitura rápida: skimming e scanning. O skimming visa identificar a ideia geral do texto no primeiro passar de olhos. Já o scanning complementa essa primeira leitura e, com um olhar mais atento, busca localizar informações específicas (nomes, datas, números, etc.) no texto.

Diga aos alunos: Today you will read a text to identify the main topic of it. You don’t need to understand every single word, but the general idea of the text.

1) (5’) Mostre a imagem aos alunos (no datashow ou imprima uma cópia em tamanho grande de modo que toda a turma consiga enxergar) (veja Atividades para impressão - Input) e pergunte:

  • What is the title of the text? (Os alunos provavelmente responderão: Family Time.)
  • What do you think the text is about? (Os alunos provavelmente responderão: about families; about time; about the time people spend with their families)
  • Is it a text from a book? (Os alunos provavelmente responderão: No.) It is a text from… (Os alunos provavelmente responderão: the internet; a website) How do you know that? (Os alunos provavelmente responderão algo parecido com: Because of the structure; You can see the “Menu” and the “Search bar”; You can see the icons of the website “sections” to the left.) ?Nota cultural: Explique aos alunos que o Teen Ink (em português “Tinta Adolescente”) é um site voltado para o público adolescente. Pessoas entre 13 e 19 anos podem enviar seus textos (de ficção e não-ficção) para serem publicados (na revista impressa, na série de livros e/ou no site).
  • Who is the author of the text? (Os alunos provavelmente responderão: Madeleine D.)
  • What else do we know about the author? (Espera-se que os alunos respondam: We know where the person lives - Tenafly, NJ.) Se os alunos não conseguirem localizar a informação sozinhos, mostre a eles no texto (Tenafly, NJ) e pergunte: What does this information relate to? Is this her address or the name of the city where she lives? (Os alunos provavelmente responderão: It’s the name of the city where she lives.) ?Nota cultural: É interessante explicar aos alunos que Tenafly é um distrito localizado no estado norte-americano de Nova Jérsei (New Jersey ou NJ). Para saber mais sobre o estado de New Jersey, visite: https://www.visitnj.org/.

Material complementar:

Fonte:

Imagem do slide- http://www.teenink.com/opinion/all/article/9950/Family-Time/ Acesso em: 14/06/2018

Citação - KOCH, I. V.; ELIAS, V. M. Ler e compreender: os sentidos do texto. 3. Ed. São Paulo: Contexto, 2015.

Tempo sugerido: Continuação do slide anterior.

Propósito: Usar estratégias de leitura (skimming e scanning) para facilitar a compreensão geral do texto.

Expectativa: Que os alunos observem a estrutura e busquem palavras-chave (keywords) no texto que os levem a identificar o assunto em questão.

Orientações: Entregue uma cópia do texto a cada aluno (veja Atividades para impressão - Input). Explique que este é um excerto do texto de Madeleine. Se você imprimir o texto inteiro, deixe claro para os alunos que apenas o primeiro, o segundo e o último parágrafos do texto serão utilizados nesta aula.

2) (8’) Peça a eles que façam uma leitura rápida em busca de palavras-chave (keywords). As palavras-chave resumem o(s) tema(s) principal(ais) e são fáceis de localizar, pois costumam se repetir várias vezes ao longo do texto. Instrua os alunos a localizarem a(s) palavra(s) que se repete(m) três vezes ou mais no texto de Madeleine. Eles devem destacar essas palavras-chave (sugira que circulem ou sublinhem).

? Enquanto os alunos leem, caminhe pela sala e verifique se todos entenderam a proposta. Também ofereça ajuda a quem estiver com dificuldades.

Após 5 minutos (o suficiente para que a maior parte da turma consiga ler o texto e destacar as palavras-chave), volte ao quadro e faça a correção coletiva com a turma. Pergunte: What words repeat in the first paragraph? (Os alunos provavelmente responderão: family; time) Em seguida, passe para o próximo slide.

Tempo sugerido: Continuação do slide anterior.

Propósito: Usar estratégias de leitura (skimming e scanning) para facilitar a compreensão geral do texto.

Expectativa: Que os alunos observem a estrutura e busquem palavras-chave (keywords) no texto que os levem a identificar o assunto em questão.

Orientações:

Mostre as palavras-chave destacadas no primeiro parágrafo, para que os alunos possam confirmar e/ou corrigir suas anotações. Pergunte: What words repeat in the second paragraph? (Os alunos provavelmente responderão: family; time; together) Em seguida, passe para o próximo slide.

Tempo sugerido: Continuação do slide anterior.

Propósito: Usar estratégias de leitura (skimming e scanning) para facilitar a compreensão geral do texto.

Expectativa: Que os alunos observem a estrutura e busquem palavras-chave (keywords) no texto que os levem a identificar o assunto em questão.

Orientações:

Mostre as palavras-chave destacadas no segundo parágrafo, para que os alunos possam confirmar e/ou corrigir suas anotações. Pergunte: What words repeat in the last paragraph? (Os alunos provavelmente responderão: none; together) Em seguida, passe para o próximo slide.

Tempo sugerido: Continuação do slide anterior.

Propósito: Usar estratégias de leitura (skimming e scanning) para facilitar a compreensão geral do texto.

Expectativa: Que os alunos observem a estrutura e busquem palavras-chave (keywords) no texto que os levem a identificar o assunto em questão.

Orientações: Mostre as palavras-chave destacadas no último parágrafo, para que os alunos possam confirmar e/ou corrigir suas anotações. Em seguida, passe para o próximo slide.

Tempo sugerido: Continuação do slide anterior.

Propósito: Usar estratégias de leitura (skimming e scanning) para facilitar a compreensão geral do texto.

Expectativa: Que os alunos observem a estrutura e busquem palavras-chave (keywords) no texto que os levem a identificar o assunto em questão.

Orientações:

3) (4’) Diga aos alunos que agora eles irão analisar sobre o quê a autora fala ao longo do texto. Pergunte:

  • What is the author talking about in the first paragraph? (Espera-se que os alunos respondam: about family time; that family time is important)
  • What is the author talking about in the second paragraph? (Espera-se que os alunos respondam: about the time she spends with her family)
  • What is the author talking about in the last paragraph? (Espera-se que os alunos respondam: about families having dinner together)

À medida que os alunos forem respondendo, anote as respostas deles no quadro e peça que anotem no caderno também.

4) (3’) Após destacar a ideia abordada em cada parágrafo, eles irão analisar o assunto principal do texto como um todo. Pergunte: When we put these ideas together, what is the main topic of the text? (Espera-se que os alunos respondam: time families spend together) A medida que os alunos forem respondendo, anote as respostas deles no quadro e peça que eles anotem no caderno também.

Material complementar:

Tempo sugerido: 18 minutos.

Propósito: Usar estratégias de leitura (skimming e scanning) para facilitar a compreensão geral e a localização de informações específicas no texto.

Expectativa: Que os alunos observem a estrutura e busquem palavras-chave (keywords) no texto que os levem a identificar o assunto em questão.

Orientações:

5) (5’) Mostre a imagem aos alunos (no datashow ou imprima uma cópia em tamanho grande de modo que toda a turma consiga enxergar) (veja Atividades para impressão - Output) e pergunte:

  • Do you usually spend time with your family? (Os alunos provavelmente responderão: Yes; No)
  • How much time do you usually spend with your family? (Os alunos provavelmente responderão: Just a little; A lot of time; X hours a day)
  • Do you like to spend time with your family? (Os alunos provavelmente responderão: Yes; No)
  • Do you agree with the author when she says it is important to a child to spend time with family? (Os alunos provavelmente responderão: Yes; No) Why (not)? (Os alunos provavelmente responderão: because it’s fun; because we learn more about each other; because we interact)
  • What kind of activities can families do together? (Os alunos provavelmente responderão algo parecido com: have meals; watch TV; play games; go to the mall; eat out; travel)

Diga aos alunos que, em duplas, eles irão ler o texto de Madeleine novamente, desta vez para localizar informações específicas e responder as questões.

6) (3’) Diga a eles: Read the text and circle five cognate words. (Espera-se que eles localizem e circulem as palavras: family, important - no primeiro parágrafo; family, including, discuss, television, necessary - no segundo parágrafo; e sports, minutes - no último parágrafo) Se algum deles circular a palavra parents (no segundo parágrafo), explique que trata-se de um falso cognato, pois parents significa “pais” e não “parentes” como eles podem imaginar à primeira vista. A palavra “parentes” em inglês é relatives.

7) (10’) Explique: Now, mark (X) the correct answers according to the text.

  • Who does Madeleine live with?

( ) She lives with her mom and her dad.

( ) She lives with her mom, her dad and her brother.

( ) She lives with her mom, her dad and her sister.

  • How much time do Madeleine and her family spend together?

( ) They spend just a little time together.

( ) They spend a lot of time together.

( ) They spend no time together.

  • What do they do together every day?

( ) They watch TV.

( ) They talk on the phone.

( ) They have meals.

  • What do her parents talk about at the table?

( ) They talk about their work and their day.

( ) They ask about her day at school.

( ) They talk about the news.

  • The author thinks we should take some time every day to…

( ) go out with family.

( ) have dinner with family.

( ) go to sports games with family.

  • Which American TV show does she mention?

( ) Modern Family

( ) Full House

( ) Leave it to Beaver

? Encoraje-os a localizar no texto palavras parecidas com o português (cognatas).

? O ideal é que nenhuma dupla seja muito heterogênea. É preciso que eles tenham algum grau de troca, ou seja, que um não desconsidere o outro e acabe fazendo sozinho. Por isso, a sugestão é fazer as duplas com alunos de saberes parecidos.

? Enquanto as duplas respondem a atividade, caminhe pela sala e verifique se todos entenderam a proposta. Também ofereça ajuda a quem estiver com dificuldades.

Após 8 minutos (o suficiente para que a maior parte da turma consiga analisar o texto e marcas as respostas na folha), volte ao quadro e faça a correção coletiva com a turma. Leia as perguntas e solicite aos alunos que compartilhem (uma dupla por vez) o que responderam. Aproveite para tirar as dúvidas que possam impedir a compreensão do texto. Confira a resolução da atividade aqui.

?Nota cultural: É interessante explicar aos alunos que Leave it to Beaver é uma série cômica de TV norte-americana, popular entre os anos 1950 e 1960. No texto, Madeleine cita a série para falar do modo como as famílias costumavam se reunir à mesa para as refeições antigamente. Para saber mais sobre Leave it to Beaver, acesse: https://archive.org/details/leave.it.to.beaver.complete.series.

Fonte: https://www.pexels.com/photo/a-man-and-a-woman-assisting-a-girl-while-jumping-1128317/

Tempo sugerido: 2 minutos.

Propósito: Organizar os saberes ativados durante essa aula.

Expectativa: Que os alunos saiam da aula com a sensação de terem aprendido algo. Eles devem perceber que conseguem identificar o assunto principal e localizar informações específicas em um texto em inglês mesmo sem conhecer o significado de todas as palavras.

Orientações: Encerre a aula com uma sistematização do conteúdo trabalhado. Você pode fazer essa sistematização em uma conversa coletiva (os alunos vão falando e você registra) ou, então, apresentar esse slide final já com as respostas.

O importante é que os alunos saiam da aula conscientes do que aprenderam e de que foram capazes de identificar o assunto principal e localizar informações específicas em um texto em língua inglesa em um contexto real!

Contents

  1. INPUT: Opinion text about time spent with family
  2. OUTPUT: Reading comprehension questions

Habilidade da Base Nacional Comum Curricular

(EF06LI08) Identificar o assunto de um texto, reconhecendo sua organização textual e palavras cognatas.

Este plano foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Professor-autor: Manuella Lisboa Gomes da Silva

Mentor: Isabel Callejas

Especialista: Celina Fernandes


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

AULAS DESSA UNIDADE:

AULA 05

Identificando o assunto do texto

VOCÊ ESTÁ AQUI

AULAS DESSA DISCIPLINA:

AULAS RELACIONADAS:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes