Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Retomada
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Fale para os alunos que eles vão relembrar uma propriedade importante dos triângulos. Entregue uma folha de atividade para cada aluno e espere que resolvam.
Propósito: Levar os alunos a relembrar uma propriedade dos triângulos já estudada.
Discuta com a turma:
- Qual foi a soma encontrada para cada triângulo?
- Alguém já sabia o resultado antes de realizar a soma? Como?
- Qual é a propriedade dos triângulos tratada aqui?
Materiais complementares para impressão:
Retomada
Resolução da Retomada
Retomada
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientação: Leia o slide para a turma e peça que registrem a propriedade no caderno.
Propósito: Enunciar o Teorema da soma das medidas dos ângulos internos de um triângulo qualquer.
- É possível saber a soma das medidas dos ângulos internos de um triângulo sem efetuar esta soma? O que nos permite fazer isto?
- Podemos afirmar que a soma das medidas dos ângulos internos de um triângulo do qual não conhecemos as medidas de seus ângulos é 180º? O que nos permite fazer esta afirmação?
Atividade principal
Tempo sugerido: 17 minutos (slides 5 a 8)
Orientação: Leia o slide para a classe e incentive os alunos a prosseguirem na resolução dos próximos slides. Diga-lhes que você irá passar observando a estratégia de cada um na resolução e você vai pedir para que alguns venham para a lousa apresentar o que fez para os colegas. Diga que você irá chamar também alunos que erraram, pois seus erros poderão contribuir muito para a aprendizagem da classe. Peça que não se envergonhem ou fiquem ressentidos por seus erros, pois o erro faz parte da aprendizagem e do crescimento pessoal.
Propósito: Mostrar aos alunos a importância da tentativa e do erro na resolução de um problema.
Discuta com a turma:
- Quem não gosta de resolver problemas?
- O que é um problema?
- Por quê?
- Qual a sensação em pensar sobre um problema e conseguir chegar à resposta correta na sua resolução?
- Qual a sensação de errar?
- Errar é bom? Errar é importante? Por quê?
- Qual a importância de pensarmos sobre um problema?
Materiais complementares para impressão:
Atividade Principal
Resolução da Atividade Principal
Guia de intervenção
Atividade principal
Tempo sugerido: 17 minutos (slides 5 a 8)
Orientação: Entregue uma folha com os problemas para cada aluno. Dê um tempo para que eles leiam e pensem sobre o primeiro problema. Caminhe pela classe observando o raciocínio de cada um. Questione os alunos que não estão conseguindo resolver o problema, a fim de que percebam o que estão errando e o que estão deixando de observar. Tente identificar resoluções que possam contribuir para a aprendizagem da classe, corretas ou não, e convide estes alunos para mostrar para a classe seus erros e acertos e as formas diferentes de resolver a questão. Peça aos outros alunos que verifiquem se fizeram erros semelhantes aos apresentados e incentive-os a opinar. Incentive os alunos que foram até a lousa, pedindo que coloquem seus nomes abaixo das suas resoluções. Peça aos outros que corrijam suas respostas e que coloquem em seu caderno o nome do aluno responsável pela resposta correta.
Propósito: Resolver problemas utilizando conhecimento adquirido sobre a soma das medidas dos ângulos internos de um triângulo qualquer.
Discuta com a turma:
- O que o problema quer saber?
- Quais foram os dados fornecidos?
- Que argumento matemático pode ser usado na resolução do problema?
- Como os dados apresentados poderão contribuir para a sua resolução?
- Como podemos representar esta resolução usando uma única expressão?
Atividade principal
Tempo sugerido: 17 minutos (slides 5 a 8)
Orientação: Dê um tempo para que os alunos leiam e pensem sobre o segundo problema. Caminhe pela classe observando o raciocínio de cada um. Questione os alunos que não estão conseguindo resolver o problema, a fim de que percebam o que estão errando e o que estão deixando de observar. Tente identificar resoluções que possam contribuir para a aprendizagem da classe, corretas ou não, e convide estes alunos para mostrar para a classe seus erros e acertos e as formas diferentes de resolver a questão. Peça aos outros alunos que verifiquem se fizeram erros semelhantes aos apresentados e incentive-os a opinar. Incentive os alunos que foram até a lousa, pedindo que coloquem seus nomes abaixo das suas resoluções. Peça aos outros que corrijam suas respostas e que coloquem em seu caderno o nome do aluno responsável pela resposta correta.
Propósito: Resolver problemas utilizando conhecimento adquirido sobre a soma das medidas dos ângulos internos de um triângulo qualquer.
Discuta com a turma:
- O que o problema quer saber?
- Quais foram os dados fornecidos?
- O que é um triângulo isósceles? Que propriedades do triângulo isósceles ajudará a resolver este problema?
- Que outra propriedade dos triângulos deve ser usada para resolver este problema?
- Como os dados apresentados poderão contribuir para a resolução?
Atividade principal
Tempo sugerido: 17 minutos (slides 5 a 8)
Orientação: Dê um tempo para que os alunos leiam e pensem sobre o terceiro problema. Caminhe pela classe observando o raciocínio de cada um. Questione os alunos que não estão conseguindo resolver o problema, a fim de que percebam o que estão errando e o que estão deixando de observar. Tente identificar resoluções que possam contribuir para a aprendizagem da classe, corretas ou não, e convide estes alunos para mostrar para a classe seus erros e acertos e as formas diferentes de resolver a questão. Peça aos outros alunos que verifiquem se fizeram erros semelhantes aos apresentados e incentive-os a opinar. Incentive os alunos que foram até a lousa, pedindo que coloquem seus nomes abaixo das suas resoluções. Peça aos outros que corrijam suas respostas e que coloquem em seu caderno o nome do aluno responsável pela resposta correta.
Propósito: Resolver problema que gera esforço produtivo, utilizando conhecimento adquirido sobre a soma das medidas dos ângulos internos de um triângulo qualquer.
Discuta com a turma:
- O que o problema quer saber?
- Quais foram os dados fornecidos?
- O fato do triângulo ABC ser isósceles de base BC nos fornece alguma informação a mais?
- Que argumento matemático pode ser usado na resolução do problema? Por onde se pode começar a aplicá-lo?
- Observe que o ângulo C está dividido em duas partes. O que o fato de os pontos A, B e C estarem alinhados nos diz sobre a relação entre as duas partes?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 15 minutos (slides 9 a 12)
Orientação: Depois que os alunos compartilharam suas estratégias de resolução, se for possível exiba os slides 9, 10 e 11, ou passe na lousa para que eles possam comparar suas resoluções com as apresentadas aqui.
Propósito: Verificar outras estratégias de resolução.
Discuta com a turma:
- Quais são as semelhanças entre as duas resoluções?
- Quais são as diferenças entre as duas resoluções?
- Algum de vocês resolveu de forma semelhante a Ana ou a Maria?
- Alguém possui uma resolução diferente das expostas?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 15 minutos (slides 9 a 12)
Orientação: Depois que os alunos compartilharam suas estratégias de resolução, se for possível exiba os slides 9, 10 e 11, ou passe na lousa para que eles possam comparar suas resoluções com as apresentadas aqui.
Propósito: Verificar outras estratégias de resolução.
Discuta com a turma:
- As resoluções de Cauê e de Maria podem ser consideradas iguais?
- Porque Cauê dividiu 140º por 2?
- Existe outra forma de Maria representar esta situação algebricamente?
- Quais são as diferenças entre as estratégias apresentadas e a que vocês fizeram?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 15 minutos (slides 9 a 12)
Orientação: Depois que os alunos compartilharam suas estratégias de resolução, se for possível exiba estes slides ou passe na lousa para que eles possam comparar suas resoluções com a apresentada aqui.
Propósito: Verificar outras estratégias de resolução.
Discuta com a turma:
- Existem outras maneiras de resolver?
- Quais são as diferenças entre as estratégias apresentadas e a que vocês fizeram?
- Vocês concordam com as resoluções apresentadas?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 15 minutos (slides 9 a 12)
Orientação: Depois que os alunos compartilharam suas estratégias de resolução, se for possível exiba estes slides ou passe na lousa para que eles possam comparar suas resoluções com a apresentada aqui.
Propósito: Verificar outras estratégias de resolução.
Discuta com a turma:
- Existem outras maneiras de resolver?
- Quais são as diferenças entre as estratégias apresentadas e a que vocês fizeram?
- Vocês concordam com as resoluções apresentadas?
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientação: Leia o slide para a turma ou passe o texto na lousa. Encerre a atividade retomando com os alunos a relação entre as medidas dos ângulos dadas e a medida do ângulo que falta com a soma das medidas dos ângulos internos de um triângulo.
Propósito: Sistematizar uma estratégia de resolução de problemas que apresentam as medidas de dois de seus ângulos internos e necessita-se descobrir a medida do terceiro ângulo.
Raio X
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Entregue uma folha de atividade para cada aluno e peça que leiam e a realizem individualmente. Circule para verificar como os alunos estão desenvolvendo o que foi proposto. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto. No final, reserve um tempo para o registro das soluções na lousa.
Propósito: Verificar se o aluno consegue aplicar o conhecimento do Teorema da soma dos ângulos dos internos de um triângulo qualquer na resolução de uma situação problema.
Materiais complementares para impressão:
Raio X
Resolução do raio x
Atividade complementar
Resolução da atividade complementar