Plano de Aula

Plano de aula: Concordância verbal e as relações de sentido em contos

Plano 1 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Concordância verbal

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é identificar a relação de concordância estabelecida entre o verbo e os pronomes pessoais/nomes sujeitos da oração.

Materiais necessários: Texto impresso “Furos no céu”, de Lenice Gomes, pilão, folha na cor preta e recortes de estrelas.

Dificuldades antecipadas: Desconhecer concordância verbal.

Referências sobre o assunto:

BECHARA, Evanildo. Gramática escolar da Língua Portuguesa. 2ª. edição. RJ: Nova Fronteira, 2010.

BORTONI-RICARDO, Stella Maris (Org.). Por que a escola não ensina gramática assim? São Paulo: Parábola Editorial, 2014.

FERRAREZI JUNIOR, Celso. Sintaxe para a educação básica. São Paulo: Contexto, 2018.

GOMES, Lenice ;HOLANDA, Arlene; GOMES, Clayson. Furos no céu. In: ______________ et al. Nina África: Contos de uma África menina para ninar gente de todas as idades. São Paulo: Elementar, 2010, pp. 6-10.

SANTOS, Leonor Werneck. Análise e produção de textos. 1ª. edição, 2ª. reimpressão. São Paulo: Contexto, 2015.

SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Recuperação Língua Portuguesa – Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo : unidade IV – Você sabia? – Livro do professor / Secretaria Municipal de Educação. – São Paulo : SME/ DOT, 2011. - 56p. Disponível em: http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16469.pdf

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Questione a turma sobre o tema da aula.
  • O que significa “concordar”? Espera-se que os alunos respondam que seria combinar, entrar em acordo.
  • Qual relação existe entre a palavra “concordar” e a aula de português? Espera-se que os alunos respondam que as palavras precisam “combinar” entre si para haver harmonia entre as palavras causando o efeito de sentido desejado. ( Muitas outras respostas podem surgir.)
  • Anote as respostas, resumidamente, em um lado do quadro branco para as constatações ao final da aula.