Plano de Aula

Plano de aula: Concordância verbal e as relações de sentido em contos

Plano 1 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Concordância verbal

mais ações

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é identificar a relação de concordância estabelecida entre o verbo e os pronomes pessoais/nomes sujeitos da oração.

Materiais necessários: Texto impresso “Furos no céu”, de Lenice Gomes, pilão, folha na cor preta e recortes de estrelas.

Dificuldades antecipadas: Desconhecer concordância verbal.

Referências sobre o assunto:

BECHARA, Evanildo. Gramática escolar da Língua Portuguesa. 2ª. edição. RJ: Nova Fronteira, 2010.

BORTONI-RICARDO, Stella Maris (Org.). Por que a escola não ensina gramática assim? São Paulo: Parábola Editorial, 2014.

FERRAREZI JUNIOR, Celso. Sintaxe para a educação básica. São Paulo: Contexto, 2018.

GOMES, Lenice ;HOLANDA, Arlene; GOMES, Clayson. Furos no céu. In: ______________ et al. Nina África: Contos de uma África menina para ninar gente de todas as idades. São Paulo: Elementar, 2010, pp. 6-10.

SANTOS, Leonor Werneck. Análise e produção de textos. 1ª. edição, 2ª. reimpressão. São Paulo: Contexto, 2015.

SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Recuperação Língua Portuguesa – Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo : unidade IV – Você sabia? – Livro do professor / Secretaria Municipal de Educação. – São Paulo : SME/ DOT, 2011. - 56p. Disponível em: http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16469.pdf

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Questione a turma sobre o tema da aula.
  • O que significa “concordar”? Espera-se que os alunos respondam que seria combinar, entrar em acordo.
  • Qual relação existe entre a palavra “concordar” e a aula de português? Espera-se que os alunos respondam que as palavras precisam “combinar” entre si para haver harmonia entre as palavras causando o efeito de sentido desejado. ( Muitas outras respostas podem surgir.)
  • Anote as respostas, resumidamente, em um lado do quadro branco para as constatações ao final da aula.