Resolução da atividade - Furos no Céu
Furos no Céu
Plano de Aula
Plano 1 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Concordância verbal
Qualidade com economia de tempo
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é identificar a relação de concordância estabelecida entre o verbo e os pronomes pessoais/nomes sujeitos da oração.
Materiais necessários: Texto impresso “Furos no céu”, de Lenice Gomes, pilão, folha na cor preta e recortes de estrelas.
Dificuldades antecipadas: Desconhecer concordância verbal.
Referências sobre o assunto:
BECHARA, Evanildo. Gramática escolar da Língua Portuguesa. 2ª. edição. RJ: Nova Fronteira, 2010.
BORTONI-RICARDO, Stella Maris (Org.). Por que a escola não ensina gramática assim? São Paulo: Parábola Editorial, 2014.
FERRAREZI JUNIOR, Celso. Sintaxe para a educação básica. São Paulo: Contexto, 2018.
GOMES, Lenice ;HOLANDA, Arlene; GOMES, Clayson. Furos no céu. In: ______________ et al. Nina África: Contos de uma África menina para ninar gente de todas as idades. São Paulo: Elementar, 2010, pp. 6-10.
SANTOS, Leonor Werneck. Análise e produção de textos. 1ª. edição, 2ª. reimpressão. São Paulo: Contexto, 2015.
SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Recuperação Língua Portuguesa – Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo : unidade IV – Você sabia? – Livro do professor / Secretaria Municipal de Educação. – São Paulo : SME/ DOT, 2011. - 56p. Disponível em: http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16469.pdf
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
Essa funcionalidade ainda não está disponível. Por favor, tente baixar em PDF.
Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF) ou uma apresentação (PPT).