Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma para compartilhar o objetivo da aula.
Propósito: Informar à turma o objetivo da aula.
Retomada
Tempo sugerido: 6 minutos
Orientação: Comece a aula retomando o conceito de probabilidade frequentista e sua relação com a probabilidade clássica através do exercício proposto. Enquanto os alunos fazem suas observações, tome nota no quadro para posterior discussão coletiva.
Propósito: Retomar o conceito de probabilidade frequentista e sua relação com a probabilidade clássica.
Discuta com a turma:
- Existe diferença entre os valores calculados?
- Se ela estimasse a probabilidade de sortear uma fita verde para 60 dias o que aconteceria com esse valor? Por quê?
- Qual maneira vocês usaram para representar a probabilidade? Pode usar outras?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 min.
Orientação: Organize a sala em duplas e distribua a atividade para a turma, e oriente as duplas para que leiam a atividade com atenção, discutam e tomem nota de todas as observações compartilhadas por eles durante a resolução, enquanto eles resolvem circule pela sala e observe as estratégias que eles estão utilizando para resolução do problema proposto e também as dificuldades que eles apresentam durante a execução da tarefa, para tal você pode fazer perguntas como as do discuta com a turma.
Obs.: Jogos de tabuleiros possuem muitas rodadas e costumam ter casas de prisão onde acaba um ou outro jogador ficando sem jogar alguma rodada por isso o número de vezes que o dado foi jogado para cada participante é diferente.
Propósito: Deduzir possíveis hipóteses para resolução de uma situação problema.
Discuta com a turma:
- Por que você chegou a essa solução? O por quê desse resultado?
- Você pode me explicar com suas palavras o que você entendeu do comando da questão?
- O que Cauê fez para encontrar a probabilidade?
- Onde você vai encontrar os dados necessários para efetuar o cálculo da probabilidade? E como você vai fazer?
- Qual das duas estimativas de probabilidade é mais eficiente para esse caso?
Materiais complementares para impressão:
Atividade Principal
Resolução da Atividade Principal
Guia de Intervenção
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 min.
Orientação: Organize a sala em duplas e distribua a atividade para a turma, e oriente as duplas para que leiam a atividade com atenção, discutam e tomem nota de todas as observações compartilhadas por eles durante a resolução, enquanto eles resolvem circule pela sala e observe as estratégias que eles estão utilizando para resolução do problema proposto e também as dificuldades que eles apresentam durante a execução da tarefa, para tal você pode fazer perguntas como as do discuta com a turma.
Obs.: Jogos de tabuleiros possuem muitas rodadas e costumam ter casas de prisão onde acaba um ou outro jogador ficando sem jogar alguma rodada por isso o número de vezes que o dado foi jogado para cada participante é diferente.
Propósito: Deduzir possíveis hipóteses para resolução de uma situação problema.
Discuta com a turma:
- Por que você chegou a essa solução? O por quê desse resultado?
- Você pode me explicar com suas palavras o que você entendeu do comando da questão?
- O que Cauê fez para encontrar a probabilidade?
- Onde você vai encontrar os dados necessários para efetuar o cálculo da probabilidade? E como você vai fazer?
- Qual das duas estimativas de probabilidade é mais eficiente para esse caso?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 min.
Orientação: Organize a sala em duplas e distribua a atividade para a turma, e oriente as duplas para que leiam a atividade com atenção, discutam e tomem nota de todas as observações compartilhadas por eles durante a resolução, enquanto eles resolvem circule pela sala e observe as estratégias que eles estão utilizando para resolução do problema proposto e também as dificuldades que eles apresentam durante a execução da tarefa, para tal você pode fazer perguntas como as do discuta com a turma.
Obs.: Jogos de tabuleiros possuem muitas rodadas e costumam ter casas de prisão onde acaba um ou outro jogador ficando sem jogar alguma rodada por isso o número de vezes que o dado foi jogado para cada participante é diferente.
Propósito: Deduzir possíveis hipóteses para resolução de uma situação problema.
Discuta com a turma:
- Por que você chegou a essa solução? O por quê desse resultado?
- Você pode me explicar com suas palavras o que você entendeu do comando da questão?
- O que Cauê fez para encontrar a probabilidade?
- Onde você vai encontrar os dados necessários para efetuar o cálculo da probabilidade? E como você vai fazer?
- Qual das duas estimativas de probabilidade é mais eficiente para esse caso?
Painel de Soluções
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Esse momento é para que a turma compartilhe as observações e estratégias que encontraram durante a resolução do problema. Solicite que alguns se voluntariem para explicarem como resolveram os questionamentos propostos no problema. Em caso de algum erro solicite que o aluno explique como que ele concluiu tal afirmação passo a passo para a turma e em seguida pergunte se todos concordam com o colega e porquê, para que eles expliquem seus pontos de vista também e assim concluam em conjunto o motivo do erro. Priorize as estratégias dos alunos caso eles apresentem soluções próximas aos slides não apresente os mesmos.
Propósito: Analisar as diferentes estratégias e discuti-las.
Discuta com a turma:
- Alguém pensa diferente? Como? E Por quê?
- Cauê poderia ter resolvido de outra maneira? Qual?
- Você resolveria como? E porque?
- Se houvesse mais jogadas no jogo o que aconteceria?
Painel de Soluções
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Esse momento é para que a turma compartilhe as observações e estratégias que encontraram durante a resolução do problema. Solicite que alguns se voluntariem para explicarem como resolveram os questionamentos propostos no problema. Em caso de algum erro solicite que o aluno explique como que ele concluiu tal afirmação passo a passo para a turma e em seguida pergunte se todos concordam com o colega e porquê, para que eles expliquem seus pontos de vista também e assim concluam em conjunto o motivo do erro. Priorize as estratégias dos alunos caso eles apresentem soluções próximas aos slides não apresente os mesmos.
Propósito: Analisar as diferentes estratégias e discuti-las.
Discuta com a turma:
- Alguém pensa diferente? Como? E Por quê?
- Cauê poderia ter resolvido de outra maneira? Qual?
- Você resolveria como? E porque?
- Se houvesse mais jogadas no jogo o que aconteceria?
Painel de Soluções
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Esse momento é para que a turma compartilhe as observações e estratégias que encontraram durante a resolução do problema. Solicite que alguns se voluntariem para explicarem como resolveram os questionamentos propostos no problema. Em caso de algum erro solicite que o aluno explique como que ele concluiu tal afirmação passo a passo para a turma e em seguida pergunte se todos concordam com o colega e porquê, para que eles expliquem seus pontos de vista também e assim concluam em conjunto o motivo do erro. Priorize as estratégias dos alunos caso eles apresentem soluções próximas aos slides não apresente os mesmos.
Propósito: Analisar as diferentes estratégias e discuti-las.
Discuta com a turma:
- Alguém pensa diferente? Como? E Por quê?
- Cauê poderia ter resolvido de outra maneira? Qual?
- Você resolveria como? E porque?
- Se houvesse mais jogadas no jogo o que aconteceria?
Painel de Soluções
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Esse momento é para que a turma compartilhe as observações e estratégias que encontraram durante a resolução do problema. Solicite que alguns se voluntariem para explicarem como resolveram os questionamentos propostos no problema. Em caso de algum erro solicite que o aluno explique como que ele concluiu tal afirmação passo a passo para a turma e em seguida pergunte se todos concordam com o colega e porquê, para que eles expliquem seus pontos de vista também e assim concluam em conjunto o motivo do erro. Priorize as estratégias dos alunos caso eles apresentem soluções próximas aos slides não apresente os mesmos.
Propósito: Analisar as diferentes estratégias e discuti-las.
Discuta com a turma:
- Alguém pensa diferente? Como? E Por quê?
- Cauê poderia ter resolvido de outra maneira? Qual?
- Você resolveria como? E porque?
- Se houvesse mais jogadas no jogo o que aconteceria?
Painel de Soluções
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Esse momento é para que a turma compartilhe as observações e estratégias que encontraram durante a resolução do problema. Solicite que alguns se voluntariem para explicarem como resolveram os questionamentos propostos no problema. Em caso de algum erro solicite que o aluno explique como que ele concluiu tal afirmação passo a passo para a turma e em seguida pergunte se todos concordam com o colega e porquê, para que eles expliquem seus pontos de vista também e assim concluam em conjunto o motivo do erro. Priorize as estratégias dos alunos caso eles apresentem soluções próximas aos slides não apresente os mesmos.
Propósito: Analisar as diferentes estratégias e discuti-las.
Discuta com a turma:
- Alguém pensa diferente? Como? E Por quê?
- Cauê poderia ter resolvido de outra maneira? Qual?
- Você resolveria como? E porque?
Painel de Soluções
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Esse momento é para que a turma compartilhe as observações e estratégias que encontraram durante a resolução do problema. Solicite que alguns se voluntariem para explicarem como resolveram os questionamentos propostos no problema. Em caso de algum erro solicite que o aluno explique como que ele concluiu tal afirmação passo a passo para a turma e em seguida pergunte se todos concordam com o colega e porquê, para que eles expliquem seus pontos de vista também e assim concluam em conjunto o motivo do erro. Priorize as estratégias dos alunos caso eles apresentem soluções próximas aos slides não apresente os mesmos.
Propósito: Analisar as diferentes estratégias e discuti-las.
Discuta com a turma:
- Alguém pensa diferente? Como? E Por quê?
- Cauê poderia ter resolvido de outra maneira? Qual?
- Você resolveria como? E porque?
Painel de Soluções
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Esse momento é para que a turma compartilhe as observações e estratégias que encontraram durante a resolução do problema. Solicite que alguns se voluntariem para explicarem como resolveram os questionamentos propostos no problema. Em caso de algum erro solicite que o aluno explique como que ele concluiu tal afirmação passo a passo para a turma e em seguida pergunte se todos concordam com o colega e porquê, para que eles expliquem seus pontos de vista também e assim concluam em conjunto o motivo do erro. Priorize as estratégias dos alunos caso eles apresentem soluções próximas aos slides não apresente os mesmos.
Propósito: Analisar as diferentes estratégias e discuti-las.
Discuta com a turma:
- Alguém pensa diferente? Como? E Por quê?
- Cauê poderia ter resolvido de outra maneira? Qual?
- Você resolveria como? E porque?
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Encerre a atividade fazendo um breve resumo do que foi trabalhado, sugira aos alunos que tomem nota do mesmo
Propósito: Retomar o conteúdo abordado na aula.
Discuta com a turma:
- O que entenderam da aula de hoje?
- Em quais situações podemos aplicar o conteúdo trabalhado hoje?
Raio X
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Peça para que seus alunos resolvam a atividade sozinhos, e a realizem utilizando a melhor estratégia para eles. Enquanto fazem a atividade ande pela sala observando as estratégias utilizadas por cada um e as dificuldades que estão tendo na resolução, essa atividade é o momento que você tem para avaliar o aprendizado da turma em relação ao conteúdo proposto, por isso é importante que você observe. Termine com uma discussão coletiva sobre a resolução do problema proposto.
Propósito: Verificar como os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos na aula em situações parecidas com com o trabalhado.
Discuta com a turma:
- O que aconteceria se fossem efetuados mais lançamentos?
- E se ela usasse duas moedas, qual seria a estimativa de probabilidade de sair duas caras?
- Onde podemos aplicar os conceitos de probabilidade frequentista?
Materiais complementares para impressão:
Atividade de Raio X
Resolução do Raio X
Atividade Complementar
Resolução da Atividade Complementar