Folha de atividade 2- Vale compras em reais.pdf
Plano de Aula
Plano de aula: Empreendedorismo: aprendendo na prática com a criação de um bazar
Descrição
Este plano, previsto para uma aula de 50 minutos, promove reflexões acerca do empreendedorismo e das ações necessárias a esse processo, visando à compreensão do termo e a reflexões sobre a educação financeira, que tão bem se atrela a essa temática. As atividades aqui desenvolvidas abordam habilidades dos componentes curriculares Matemática, Geografia e História, descritas no decorrer do plano.
Habilidades BNCC:
Objeto de conhecimento
- Empreendedorismo.
- Planejamento financeiro.
- Trabalho e vida.
Objetivos de aprendizagem
- Organizar um bazar como uma ação empreendedora.
- Analisar os impactos das diversas escolhas (financeiras e estruturais) no sucesso ou insucesso de um empreendimento.
- Relacionar trabalho, planejamento e resultados.
Competências gerais
1. Conhecimento
2. Pensamento científico, crítico e criativo
4. Comunicação
5. Cultura digital
6. Trabalho e projeto de vida
7. Argumentação
9. Empatia e cooperação
10. Responsabilidade e cidadania
Aula
Para começar
Sobre os planos de Educação Financeira
A Educação Financeira integra a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como um dos temas transversais que deve ser explorado e trabalhado concomitante aos demais componentes curriculares. De acordo com a Base, a Educação Financeira não deve se restringir ao ensino cru da Matemática. “Essa unidade temática favorece um estudo interdisciplinar envolvendo as dimensões culturais, sociais, políticas e psicológicas, além da econômica, sobre as questões do consumo, trabalho e dinheiro”. Pretende-se, com os planos de Educação Financeira, fazer os estudantes refletirem sobre ações individuais e coletivas que podem impactar sua vida e a da sociedade.
As orientações deste plano não devem ser apresentadas aos estudantes, pois elas detalham as ações e trazem mais subsídios para que você, professor, se organize melhor para a realização da aula.
Os planos de Educação Financeira têm como objetivo promover um trabalho inter e transdisciplinar, já que as habilidades destacadas para cada componente curricular se correlacionam com o tema transversal.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018a.
Ação prévia
Para desenvolver esta aula, sugere-se que a turma já tenha vivenciado alguns temas relacionados aos objetos de conhecimento aqui abordados, entre eles as diferentes formas de trabalho. Será necessário solicitar aos estudantes que tragam à escola uma imagem que represente um objeto de seu interesse (um brinquedo, um jogo, uma roupa etc). Também será importante que você combine previamente com o professor de outra turma um momento destinado à visita à sua sala de aula para a compra fictícia de mercadorias estipuladas no bazar, para que assim os estudantes possam vivenciar e analisar os impactos financeiros desse empreendimento, tanto positivos quanto negativos (importância do planejamento, da organização, da captação de recursos, das vendas e da análise dos resultados). Os estudantes da turma visitante deverão ter recebido uma cópia da Folha 2 (fichas com vales representando valores em reais) e recortado os vales, para participar do momento da problematização.
Para se aprofundar
Para saber mais sobre a relação entre empreendedorismo e educação acesse:
- Empreendedorismo e educação: como eles se relacionam? Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/13219/empreendedorismo-e-educacao-como-eles-se-relacionam. Acesso em 17 Nov. 2021.
- O que é empreendedorismo. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/1299/o-que-e-empreendedorismo. Acesso em 17 Nov. 2021.
Sobre as diferentes formas de trabalho, se desejar retomar esse tema, acesse os planos disponíveis em:
Orientações iniciais para o professor
Tempo sugerido
50 minutos de aula.
Para o desenvolvimento deste plano de aula, indicamos o uso dos seguintes materiais
- Tirinha da turma da Mônica.
- Computador e projetor, se possível.
- Folha de atividade 1- Planejando um bazar (uma impressão por grupo).
- Folha de atividade 2- Vale compras em reais Fichas com vales representando valores em reais, que deverão ser recortadas previamente (uma impressão por estudante da turma visitante).
- Lápis, borracha, tesoura com pontas arredondadas.
Aqui trazemos algumas sugestões de materiais. De acordo com a sua realidade, utilize materiais similares, alternativos ou adaptados para a prática.
Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma
Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos
ACESSAR AGORA