Plano de Aula

Plano de aula: Empreendedorismo: aprendendo na prática com a criação de um bazar

Descrição

Este plano, previsto para uma aula de 50 minutos, promove reflexões acerca do empreendedorismo e das ações necessárias a esse processo, visando à compreensão do termo e a reflexões sobre a educação financeira, que tão bem se atrela a essa temática. As atividades aqui desenvolvidas abordam habilidades dos componentes curriculares Matemática, Geografia e História, descritas no decorrer do plano.

Habilidades BNCC:

Objeto de conhecimento

  • Empreendedorismo.
  • Planejamento financeiro.
  • Trabalho e vida.

Objetivos de aprendizagem

  • Organizar um bazar como uma ação empreendedora.
  • Analisar os impactos das diversas escolhas (financeiras e estruturais) no sucesso ou insucesso de um empreendimento.
  • Relacionar trabalho, planejamento e resultados.

Competências gerais

1. Conhecimento

2. Pensamento científico, crítico e criativo

4. Comunicação

5. Cultura digital

6. Trabalho e projeto de vida

7. Argumentação

9. Empatia e cooperação

10. Responsabilidade e cidadania

Aula

Para começar

Sobre os planos de Educação Financeira

A Educação Financeira integra a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como um dos temas transversais que deve ser explorado e trabalhado concomitante aos demais componentes curriculares. De acordo com a Base, a Educação Financeira não deve se restringir ao ensino cru da Matemática. “Essa unidade temática favorece um estudo interdisciplinar envolvendo as dimensões culturais, sociais, políticas e psicológicas, além da econômica, sobre as questões do consumo, trabalho e dinheiro”. Pretende-se, com os planos de Educação Financeira, fazer os estudantes refletirem sobre ações individuais e coletivas que podem impactar sua vida e a da sociedade.

As orientações deste plano não devem ser apresentadas aos estudantes, pois elas detalham as ações e trazem mais subsídios para que você, professor, se organize melhor para a realização da aula.

Os planos de Educação Financeira têm como objetivo promover um trabalho inter e transdisciplinar, já que as habilidades destacadas para cada componente curricular se correlacionam com o tema transversal.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018a.

Ação prévia

Para desenvolver esta aula, sugere-se que a turma já tenha vivenciado alguns temas relacionados aos objetos de conhecimento aqui abordados, entre eles as diferentes formas de trabalho. Será necessário solicitar aos estudantes que tragam à escola uma imagem que represente um objeto de seu interesse (um brinquedo, um jogo, uma roupa etc). Também será importante que você combine previamente com o professor de outra turma um momento destinado à visita à sua sala de aula para a compra fictícia de mercadorias estipuladas no bazar, para que assim os estudantes possam vivenciar e analisar os impactos financeiros desse empreendimento, tanto positivos quanto negativos (importância do planejamento, da organização, da captação de recursos, das vendas e da análise dos resultados). Os estudantes da turma visitante deverão ter recebido uma cópia da Folha 2 (fichas com vales representando valores em reais) e recortado os vales, para participar do momento da problematização.

Para se aprofundar

Para saber mais sobre a relação entre empreendedorismo e educação acesse:

Sobre as diferentes formas de trabalho, se desejar retomar esse tema, acesse os planos disponíveis em:

Orientações iniciais para o professor

Tempo sugerido

50 minutos de aula.

Para o desenvolvimento deste plano de aula, indicamos o uso dos seguintes materiais

Aqui trazemos algumas sugestões de materiais. De acordo com a sua realidade, utilize materiais similares, alternativos ou adaptados para a prática.  

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