Para começar
Sobre os planos de Educação Financeira
A Educação Financeira integra a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como um dos temas transversais que deve ser explorado e trabalhado concomitante aos demais componentes curriculares. De acordo com a Base, a Educação Financeira não deve se restringir ao ensino cru da Matemática. “Essa unidade temática favorece um estudo interdisciplinar envolvendo as dimensões culturais, sociais, políticas e psicológicas, além da econômica, sobre as questões do consumo, trabalho e dinheiro”. Pretende-se, com os planos de Educação Financeira, fazer os estudantes refletirem sobre ações individuais e coletivas que podem impactar sua vida e a da sociedade.
As orientações deste plano não devem ser apresentadas aos estudantes, pois elas detalham as ações e trazem mais subsídios para que você, professor, se organize melhor para a realização da aula.
Os planos de Educação Financeira têm como objetivo promover um trabalho inter e transdisciplinar, já que as habilidades destacadas para cada componente curricular se correlacionam com o tema transversal.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018a.
Ação prévia
Para desenvolver esta aula, sugere-se que a turma já tenha vivenciado alguns temas relacionados aos objetos de conhecimento aqui abordados, entre eles as diferentes formas de trabalho. Será necessário solicitar aos estudantes que tragam à escola uma imagem que represente um objeto de seu interesse (um brinquedo, um jogo, uma roupa etc). Também será importante que você combine previamente com o professor de outra turma um momento destinado à visita à sua sala de aula para a compra fictícia de mercadorias estipuladas no bazar, para que assim os estudantes possam vivenciar e analisar os impactos financeiros desse empreendimento, tanto positivos quanto negativos (importância do planejamento, da organização, da captação de recursos, das vendas e da análise dos resultados). Os estudantes da turma visitante deverão ter recebido uma cópia da Folha 2 (fichas com vales representando valores em reais) e recortado os vales, para participar do momento da problematização.
Para se aprofundar
Para saber mais sobre a relação entre empreendedorismo e educação acesse:
Sobre as diferentes formas de trabalho, se desejar retomar esse tema, acesse os planos disponíveis em:
Orientações iniciais para o professor
Tempo sugerido
50 minutos de aula.
Para o desenvolvimento deste plano de aula, indicamos o uso dos seguintes materiais
Aqui trazemos algumas sugestões de materiais. De acordo com a sua realidade, utilize materiais similares, alternativos ou adaptados para a prática.
Contexto
Tempo sugerido
5 minutos.
Orientações
Organize a turma em quartetos, pois essa disposição facilitará a troca de ideias entre os estudantes e a conclusão das etapas finais da aula. Apresente de maneira impressa ou projete a [Imagem 1] Tirinha “Novas Metas” da turma da Mônica e, em seguida, realize os questionamentos que os farão iniciar as reflexões sobre a temática.

O que propor?
Projete ou apresente de forma impressa a tirinha “Novas Metas” da turma da Mônica aos estudantes. Solicite que façam uma leitura silenciosa e, em seguida, proponha que três estudantes se voluntariem para realizar a leitura em voz alta da história, sendo que cada um representará um dos personagens (Cascão, Cebolinha e Mônica). Após esse momento, questione:
- Qual era o desejo de Cebolinha?
- Para realizar esse desejo, o que ele decidiu fazer?
- Quais ações você acredita que o Cebolinha pode realizar para alcançar esse sonho?
- Além de poupar a mesada, o que mais é possível fazer?
Permita que os estudantes se manifestem livremente, porém combine com a turma estratégias de escuta ativa, solicitando que se atentem às respostas dos colegas e respeitem uns aos outros no momento das falas. Esclareça o conceito de meta, caso os estudantes desconheçam o significado dessa palavra, e leve-os a refletirem sobre a importância do planejamento financeiro para realizarem as próprias metas. Não antecipe respostas, pois a ideia de empreendedorismo como uma possível solução para a realização de sonhos e metas será construída no decorrer da aula. No momento dos questionamentos sobre a tirinha, você poderá lançar outras perguntas relacionadas à interpretação textual, como, por exemplo, quem são os personagens envolvidos, onde se passa a história, quais as dificuldades ortográficas observadas na fala do Cebolinha e como resolvê-las.
Sugestões de adequação
Caso não possua computador ou projetor imprima uma tirinha por grupo para que os estudantes acompanhem a leitura e observem as cenas.
Problematização
Tempo sugerido
30 minutos.
Orientações:
Neste momento, cada grupo receberá a folha 1 (“Planejando um bazar”), disponível nos materiais complementares deste plano, contendo as instruções para a atividade, que está dividida em duas etapas.
Na primeira etapa (15 minutos), os estudantes serão convidados a refletir sobre uma contextualização que os instigará a criar um bazar, definir quais produtos desejam comercializar, realizar a compra e posteriormente a venda de produtos, visando a investir em melhorias na escola. Essas melhorias estão estipuladas previamente na atividade, e cada uma já contará com um valor fixo para realização, que deverá ser assinalado pelo grupo. Para compor o bazar, os estudantes receberão um crédito financeiro fictício e deverão administrá-lo no decorrer da atividade. Como você terá recebido previamente as imagens, é necessário que estipule um valor a cada uma e organize, nesse momento, uma exposição, em que você se passará por um fornecedor externo, permitindo que os grupos realizem a compra dos produtos e se reúnam para dar andamento à próxima etapa.
Na segunda etapa (15 minutos), os grupos definirão os valores de revenda dos produtos que adquiriram, realizando a venda das mercadorias aos estudantes da outra turma. Em seguida, analisarão os pontos positivos e negativos desse empreendimento.
O que propor?
Entregue a cada grupo uma cópia da folha 1. Explique como ocorrerão os próximos momentos da aula e esclareça possíveis dúvidas que surjam nesse ato.
Etapa 1 (15 minutos): Leia com os estudantes a etapa 1 exposta na folha e informe-os de que deverão pensar na criação de um bazar destinado à venda de produtos visando a alcançar uma meta de melhoria na escola, que deverá ser assinalada por eles entre as indicações já propostas na folha de atividade). Explique que você será um fornecedor externo de mercadorias e que, utilizando o crédito que possuem, deverão realizar a compra dos produtos que desejarão vender no bazar. Feito isso, permita que retornem aos grupos, realizem os cálculos e definam o valor pelo qual irão revender as mercadorias aos estudantes da turma convidada, visando a alcançar suas metas (item 6 da folha 1).
É importante que você percorra os grupos no momento do preenchimento das informações na tabela, orientando os estudantes em possíveis dificuldades relacionadas aos cálculos e à organização das informações que possuem. Vale explicar aos estudantes que vários fatores incidem sobre o valor dos produtos e serviços de qualquer segmento, como impostos, gastos com deslocamentos, embalagens, armazenamento etc.
Etapa 2 (15 minutos): Os integrantes de cada grupo devem definir o papel de cada um (por exemplo: anunciante, atendente, caixa, conferente, contador) para que o bazar ocorra de forma mais organizada no tempo e no espaço, e que os estudantes consigam fazer o registro das respostas constantes na folha 1. Os colegas da turma convidada deverão adentrar a sala de aula, percorrer os grupos e adquirir pelo menos um produto (imagens) pelo qual possuam interesse. Para isso, receberão previamente vales com valores em reais, disponíveis nos materiais complementares deste plano, que deverão ser entregues aos grupos para realizar pagamento. Os grupos deverão adotar estratégias de convencimento e divulgação dos seus produtos, visando atrair mais compradores. Destine um momento breve para isso (10 minutos, no máximo), a fim de que, ao final desta etapa, tenham tempo para se organizar e registrar por escrito, no espaço destinado à etapa 2 na folha 1, as respostas às seguintes questões:
1. Qual valor possuem em caixa?
2. Essa quantia será necessária para o investimento que gostariam de fazer na escola? Por quê?
3. Se pudessem pensar em estratégias para melhorar as vendas de todos os produtos do bazar que criaram, o que proporiam?
4. Suponhamos que conseguissem realizar as vendas de todos os produtos e pudessem investir em algo mais, além da meta de melhoria da escola. Nesse caso, o que fariam?
Os questionamentos de 1 a 3 relacionam-se a uma meta estipulada previamente por você, que visou a observar como ocorreria o planejamento entre os estudantes para alcançar tal objetivo. Já o questionamento 4 possibilitará que relacionem os conceitos aprendidos na aula às suas metas pessoais de vida, compreendendo que, para além do sonho de conquistar algo, o atingimento de um objetivo demanda necessário planejamento e análise das possibilidades e dificuldades, assim como fez Cebolinha, que estava traçando as suas estratégias para comprar o videogame.
Sugestões de adequação
Você poderá adaptar os questionamentos voltados à sua realidade e, por exemplo, ao invés de melhorias na escola, propor melhorias no entorno da comunidade. Caso já tenha abordado com os estudantes as habilidades necessárias ao entendimento de cálculos com o sistema monetário brasileiro, poderá utilizar, cédulas e moedas fictícias, em vez das fichas que representam um valor em dinheiro (vales), empregando recursos didáticos que já possuem ou criando previamente com os estudantes esse material. Os valores que você, como fornecedor externo, indicará às mercadorias também poderão ser ajustados conforme a realidade local. Neste plano, sugere-se apenas o trabalho com reais inteiros, mas, caso deseje, poderá inserir valores decimais dos centavos. Sugira que o professor da turma convidada a participar desse breve momento aproveite a oportunidade e trabalhe com os estudantes alguma temática relacionada à Educação Financeira, como planejamento, dinheiro, consumo consciente, entre outras.
Sistematização
Tempo sugerido
10 minutos.
Orientações
Solicite que os integrantes de cada grupo escolham um orador, que irá partilhar as respostas aos questionamentos da etapa 2 da seção anterior. Com isso espera-se perceber se os grupos, ao vivenciar este processo, conseguiram identificar-se como empreendedores, além do modo como avaliam seus planejamentos, se os impactos das escolhas foram positivos ou negativos e se nesse processo o trabalho em equipe (necessário ao empreendimento coletivo) garantiu ou não os resultados almejados.
O que propor?
Explique que o orador de cada grupo relatará as conclusões a que chegaram sobre os questionamentos da etapa 2. Você poderá realizar os questionamentos e dar a oportunidade para que o orador responda. Os demais grupos apenas escutam atentamente às respostas nesse momento. Não antecipe conclusões. Anote no quadro, com palavras-chave, as respostas dos grupos, de modo que na próxima seção da aula consiga realizar uma síntese, demonstrando o processo percorrido por todos.
O que aprendemos?
Tempo sugerido
5 minutos.
Orientações
Inicie essa etapa realizando uma síntese das respostas de todos os grupos, focando as diferenças e semelhanças nos empreendimentos (bazares) criados e seus resultados. Depois, oriente-os a responder a um questionamento, que deverá culminará em uma nuvem de palavras com o entendimento da turma sobre o processo de empreendedorismo, seus pontos positivos e negativos.
O que propor?
Realize uma explanação oral, relembrando o processo e as experiências observadas nos grupos (quem atingiu a meta, quais os possíveis motivos para esse resultado; quem superou a meta e os possíveis motivos; quem não atingiu a meta e os possíveis motivos). Em seguida, solicite que cada grupo escolha três palavras e justifique-as oralmente, para relatar o que compreendem ser importante nesse processo de empreendedorismo partindo da seguinte reflexão:
- Para ser um bom empreendedor é preciso…
Permita que partilhem as respostas oralmente, anote no quadro as palavras que apareceram e observe se os estudantes conseguiram compreender as relações necessárias a um empreendimento de sucesso: planejamento, gestão de recursos e de tempo, habilidade de contornar possíveis desafios, entre outras. Explicite que, para um empreendimento dar certo, é preciso ter metas e criar estratégias a partir da análise de vários fatores, bem como ter um planejamento financeiro para atingir o objetivo. Enfatize que isso seria necessário para o Cebolinha, ao querer comprar o videogame, para a melhoria pretendida na escola e aquelas outras pensadas pelos grupos com o valor excedente do bazar.