Plano de Aula

Plano de aula: Educação financeira em prol da comunidade

mais ações

Descrição

Este plano contempla uma aula de 50 minutos e pode ser explorado de forma única, interdisciplinar ou transdisciplinar. Nele serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com as habilidades de 3º ano e os componentes curriculares História e Geografia. O plano trata da temática de planejamento e com ele pretende-se que os estudantes reflitam sobre como a Educação Financeira está relacionada com ações que beneficiam direta ou indiretamente a comunidade em que vivemos, a partir de propostas coletivas ou individuais que promovam a consciência e a reflexão sobre a comunidade

Habilidades BNCC:

Objeto de conhecimento

  • Ações individuais e coletivas que beneficiam a comunidade.
  • Planejamento de ações
  • Planejamento financeiro para a realização de ações.

Objetivos de aprendizagem

  • Realizar um levantamento das necessidades  coletivas e individuais da comunidade em que vive.
  • Identificar ações individuais e coletivas que beneficiam a sociedade.
  • Planejar, a partir das necessidades da comunidade, ações que resolvam essas necessidades.  
  • Elaborar um planejamento financeiro para realizar uma ação na comunidade em que vive.

Competências gerais

1. Conhecimento

2. Pensamento científico, crítico e criativo

4. Comunicação

6. Trabalho e projeto de vida

7. Argumentação

9. Empatia e cooperação

10. Responsabilidade e cidadania

Chatbot

Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?

Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.

Aula

Para começar

Sobre os planos de educação financeira

A Educação Financeira integra a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como um dos temas transversais que deve ser explorado e trabalhado concomitante aos demais componentes curriculares. De acordo com a Base, a Educação Financeira não deve se restringir ao ensino cru da Matemática. “Essa unidade temática favorece um estudo interdisciplinar envolvendo as dimensões culturais, sociais, políticas e psicológicas, além da econômica, sobre as questões do consumo, trabalho e dinheiro”. Pretende-se, com os planos de Educação Financeira, fazer os estudantes refletirem sobre ações individuais e coletivas que podem impactar sua vida e a da sociedade.

As orientações deste plano não devem ser apresentadas aos estudantes, pois elas detalham as ações e trazem mais subsídios para que você, professor, se organize melhor para a realização da aula.

Os planos de Educação Financeira têm como objetivo promover um trabalho inter e transdisciplinar, já que as habilidades destacadas para cada componente curricular se correlacionam com o tema transversal.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018a.

Ação prévia

Neste plano de aula, os estudantes irão fazer um levantamento das necessidades da comunidade em que vivem, escolher uma dessas necessidades e planejar uma ação coletiva para saná-la. Os estudantes, portanto, devem ter um conhecimento sobre possíveis problemas que uma comunidade pode apresentar, como, por exemplo, coleta de lixo, alimentação, eletricidade, consumismo. Caso esses assuntos ainda não tenham sido trabalhados com a turma, leve reportagens, imagens, fotografias da própria comunidade para discussão prévia.

No plano Planejamento financeiro para a escola: em busca de melhorias, os estudantes começam a trabalhar o planejamento financeiro com ações que beneficiam a comunidade escolar. Recomendamos que ele seja realizado antes deste para que iniciem o planejamento em um universo menor, a escola, e partam neste para um universo maior, a comunidade em que vivem.

Para se aprofundar

  • Para saber mais sobre ações individuais e coletivas em prol da comunidade, acesse:

Conheça 6 exemplos de projetos sociais que transformam vidas. Disponível em: https://www.childfundbrasil.org.br/blog/conheca-6-exemplos-de-projetos-sociais-que-transformam-vidas/ . Acesso em 30 Nov. 2021.

Qual a importância de um projeto social para uma comunidade? Disponível em: https://institutobhfuturo.com.br/qual-a-importancia-de-um-projeto-social-para-uma-comunidade/. Acesso em 30 Nov. 2021.

  • Para saber mais sobre planejamento de ações individuais e coletivas em prol da comunidade, acesse:

Poupança para projeto coletivo. Disponível em: https://www.cenpec.org.br/oficinas/uma-poupanca-para-um-projeto-coletivo. Acesso em 30 Nov. 2021.

Orientações iniciais para o professor

Tempo sugerido

50 minutos de aula.

Para o desenvolvimento deste plano de aula, indicamos o uso dos seguintes materiais

  • História: Sopa de pedra impressa para a leitura do professor.
  • Tira de papel com a frase escrita: "Acredito que somos uma comunidade e que devemos cuidar uns dos outros", Malala Yousafzai.
  • Uma cópia da Notícia para cada grupo.
  • Cópias da atividade Tabela de planejamento para cada grupo.
  • Uma folha de papel pardo com a tabela sugerida no documento Tabela para os grupos.
  • Canetas hidrográficas.

Aqui trazemos algumas sugestões de materiais. De acordo com a sua realidade, utilize materiais similares, alternativos ou adaptados para a prática.  

Um novo aliado para Professores Alfabetizadores

Acompanhe o progresso dos alunos durante o ano e otimize seu planejamento

ACESSAR AGORA