Plano de Aula

Plano de aula: Educação financeira em prol da comunidade

Descrição

Este plano contempla uma aula de 50 minutos e pode ser explorado de forma única, interdisciplinar ou transdisciplinar. Nele serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com as habilidades de 3º ano e os componentes curriculares História e Geografia. O plano trata da temática de planejamento e com ele pretende-se que os estudantes reflitam sobre como a Educação Financeira está relacionada com ações que beneficiam direta ou indiretamente a comunidade em que vivemos, a partir de propostas coletivas ou individuais que promovam a consciência e a reflexão sobre a comunidade

Habilidades BNCC:

Objeto de conhecimento

  • Ações individuais e coletivas que beneficiam a comunidade.
  • Planejamento de ações
  • Planejamento financeiro para a realização de ações.

Objetivos de aprendizagem

  • Realizar um levantamento das necessidades  coletivas e individuais da comunidade em que vive.
  • Identificar ações individuais e coletivas que beneficiam a sociedade.
  • Planejar, a partir das necessidades da comunidade, ações que resolvam essas necessidades.  
  • Elaborar um planejamento financeiro para realizar uma ação na comunidade em que vive.

Competências gerais

1. Conhecimento

2. Pensamento científico, crítico e criativo

4. Comunicação

6. Trabalho e projeto de vida

7. Argumentação

9. Empatia e cooperação

10. Responsabilidade e cidadania

Aula

Para começar

Sobre os planos de educação financeira

A Educação Financeira integra a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como um dos temas transversais que deve ser explorado e trabalhado concomitante aos demais componentes curriculares. De acordo com a Base, a Educação Financeira não deve se restringir ao ensino cru da Matemática. “Essa unidade temática favorece um estudo interdisciplinar envolvendo as dimensões culturais, sociais, políticas e psicológicas, além da econômica, sobre as questões do consumo, trabalho e dinheiro”. Pretende-se, com os planos de Educação Financeira, fazer os estudantes refletirem sobre ações individuais e coletivas que podem impactar sua vida e a da sociedade.

As orientações deste plano não devem ser apresentadas aos estudantes, pois elas detalham as ações e trazem mais subsídios para que você, professor, se organize melhor para a realização da aula.

Os planos de Educação Financeira têm como objetivo promover um trabalho inter e transdisciplinar, já que as habilidades destacadas para cada componente curricular se correlacionam com o tema transversal.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018a.

Ação prévia

Neste plano de aula, os estudantes irão fazer um levantamento das necessidades da comunidade em que vivem, escolher uma dessas necessidades e planejar uma ação coletiva para saná-la. Os estudantes, portanto, devem ter um conhecimento sobre possíveis problemas que uma comunidade pode apresentar, como, por exemplo, coleta de lixo, alimentação, eletricidade, consumismo. Caso esses assuntos ainda não tenham sido trabalhados com a turma, leve reportagens, imagens, fotografias da própria comunidade para discussão prévia.

No plano Planejamento financeiro para a escola: em busca de melhorias, os estudantes começam a trabalhar o planejamento financeiro com ações que beneficiam a comunidade escolar. Recomendamos que ele seja realizado antes deste para que iniciem o planejamento em um universo menor, a escola, e partam neste para um universo maior, a comunidade em que vivem.

Para se aprofundar

  • Para saber mais sobre ações individuais e coletivas em prol da comunidade, acesse:

Conheça 6 exemplos de projetos sociais que transformam vidas. Disponível em: https://www.childfundbrasil.org.br/blog/conheca-6-exemplos-de-projetos-sociais-que-transformam-vidas/ . Acesso em 30 Nov. 2021.

Qual a importância de um projeto social para uma comunidade? Disponível em: https://institutobhfuturo.com.br/qual-a-importancia-de-um-projeto-social-para-uma-comunidade/. Acesso em 30 Nov. 2021.

  • Para saber mais sobre planejamento de ações individuais e coletivas em prol da comunidade, acesse:

Poupança para projeto coletivo. Disponível em: https://www.cenpec.org.br/oficinas/uma-poupanca-para-um-projeto-coletivo. Acesso em 30 Nov. 2021.

Orientações iniciais para o professor

Tempo sugerido

50 minutos de aula.

Para o desenvolvimento deste plano de aula, indicamos o uso dos seguintes materiais

  • História: Sopa de pedra impressa para a leitura do professor.
  • Tira de papel com a frase escrita: "Acredito que somos uma comunidade e que devemos cuidar uns dos outros", Malala Yousafzai.
  • Uma cópia da Notícia para cada grupo.
  • Cópias da atividade Tabela de planejamento para cada grupo.
  • Uma folha de papel pardo com a tabela sugerida no documento Tabela para os grupos.
  • Canetas hidrográficas.

Aqui trazemos algumas sugestões de materiais. De acordo com a sua realidade, utilize materiais similares, alternativos ou adaptados para a prática.  

Curso sobre Educação Antirracista

Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP

COMEÇAR AGORA