Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano MAT2_14GEO01
Recursos:
- Necessários: Um meio de comunicação com os alunos ( whatsApp, Google ClassRoom, ou envio das tarefas impressas pelos responsáveis); material do aluno; folhas de sulfite.
Para este plano, foque nas etapas do Aquecimento, da Atividade principal e Discussão das soluções
Aquecimento
Altere a proposta e peça ao aluno que separe em sua casa quatro caixas de papelão com tamanhos diferentes. Explique que nesta aula de geometria vão aprender a representar objetos por meio de diferentes pontos de vista, a qual chamamos de planta baixa. Para o primeiro momento da aula, solicite que olhem para as caixas, analisem os tamanhos e posições que ocupam.
- As caixas possuem tamanhos iguais?
- Quais as diferenças ou semelhanças entre elas?
- É possível representá-las numa folha de sulfite? Como?
Atividade principal
Solicite que façam os desenhos das caixas numa folha de sulfite. Oriente que os desenhos sejam socializados para que apreciem as produções dos colegas e façam comparações. Eles poderão enviar fotos dos seus desenhos no grupo de whatsApp. Faça questionamentos para que eles analisem juntamente como reproduziram os desenhos. Ou seja, será que usaram perspectivas diferentes, considerando a localização de cada um, ou utilizaram o mesmo ponto de vista? Você pode enviar as perguntas no grupo por mensagem ou gravar áudio:
- Olhem para os desenhos dos colegas, o que mudou?
- Conseguiu ver as caixas da mesma forma que as desenhou? Será que o lugar que cada um ocupa pode mudar a visão dos objetos para fazer o desenho?
Depois explique que cada um deles deverá observar bem as caixas e desenhar apenas conforme a orientação: primeiro de frente, depois de cima, do lado direito e por último do lado esquerdo. Você pode dar as orientações no grupo, ou se não for possível, elabore consignas com as ações que os alunos precisam fazer e entregue impressas aos responsáveis, ou poste na sua sala no Google Classroom. Os alunos podem fazer o registro por escrito ou usando o Google Documentos e compartilhar com você. As demais questões levantadas nesta etapa (incluindo as que estão em “Discuta com a turma”) podem ser respondidas pelos alunos por escrito ou via Google Documentos, com inserções de registros fotográficos desse momento (caso seja possível).
Discussão das soluções
Este momento é de muito aprendizado, onde os alunos demonstram as observações feitas e conseguem aprimorar as noções geométricas. Assim, aproveite as dúvidas ou questionamentos para ampliar o conteúdo sobre mapas, especificamente plantas baixas. Se ainda não perceberam, deve ressaltar que embora não temos o hábito de olhar de cima, é assim que as representações são feitas em mapas ou plantas de casas, apartamentos, ruas, entre outros. Faça-os comparar os desenhos com as caixas, mostre a necessidade do uso de escala nestas representações. Use os questionamentos sugeridos para promover a reflexão na turma:
- O que mudou da vista dos lados direito e esquerdo?
- Como ficou a vista de frente comparando com o seu primeiro desenho?
- O que achou da vista de cima? Costuma desenhar objetos assim?
- Compreendeu a expressão “planta baixa”? Já viu alguns desenhos assim?
Se você não tiver acesso pelo WhatsApp com seus alunos, você pode devolver os desenhos que fizeram com problematizações que os façam pensar sobre a situação, e se for seu caso, via Google Documentos, usando os comentários.
Sistematização e Encerramento
Encerre a atividade fazendo-os perceber que quando representamos objetos em forma de planta baixa é preciso fazê-los como se estivesse vendo-os de cima. Use os textos dos slides 6 e 7. Pode enviar impressos junto à devolutiva da tarefa, ou escrevê-los nos comentários.
Raio X
O objetivo desta atividade é avaliar a aprendizagem da aula, isto é, verificar se os alunos são capazes de interpretar desenhos de plantas baixas simples. Adapte os enunciados substituindo os objetos da sala de aula para o ambiente da casa dos alunos. Encaminhe o documento impresso, poste na sala de aula do Google Classroom, ou ainda envie foto do slide 8 pelo WhatsApp. e peça que os alunos reproduzam em seus cadernos e depois retornem para você.
Convite às famílias
Convide a família a participar junto aos alunos da etapa da Atividade Principal. Você pode enviar um texto junto com a atividade ou um áudio no grupo da turma, solicitando o apoio dos responsáveis.