Anexo 01- Reportagens.pdf
Plano de Aula
Plano de aula: Consciência individual e coletiva
Por: Eliane de Siqueira
Descrição
Este plano contempla uma aula de 50 minutos. Nele serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com as habilidades de Geografia e podem ser ampliados, considerando habilidades de Ciências e História.
São apresentadas importantes reflexões sobre atitudes individuais e o quanto podem afetar a coletividade. Explora-se a questão de “o eu, o outro e o nós”, possibilitando aos estudantes se perceberem como agentes de transformação dos espaços, de maneira positiva ou negativa. O trabalho pode ser ampliado com a temática do consumo consciente e a prática dos 3Rs. Você encontra informações sobre o assunto nos planos Consumo Consciente e Caro ou Barato?.
Habilidades BNCC:
Objeto de conhecimento
- Impactos ambientais.
- Recursos naturais.
- Consciência coletiva.
- Resíduos sólidos.
- Legislação ambiental.
Objetivos de aprendizagem
- Identificar os principais impactos ambientais decorrentes da ação humana.
- Discutir propostas de melhoria para mitigar danos identificados no local de vivência.
- Planejar ações para mitigação de danos no entorno da escola.
Competências gerais
- 2. Pensamento científico, crítico e criativo
- 7. Argumentação
- 10. Responsabilidade e cidadania
Aula
Para começar
Sobre os planos de Educação Financeira
A Educação Financeira integra a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como um dos temas transversais que deve ser explorado e trabalhado concomitante aos demais componentes curriculares. De acordo com a Base, a Educação Financeira não deve se restringir ao ensino cru de Matemática. “Essa unidade temática favorece um estudo interdisciplinar envolvendo as dimensões culturais, sociais, políticas e psicológicas, além da econômica, sobre as questões do consumo, trabalho e dinheiro”. Pretende-se, com os planos de Educação Financeira, fazer os estudantes refletirem sobre ações individuais e coletivas que podem impactar sua vida e a da sociedade.
As orientações deste plano não devem ser apresentadas aos estudantes, pois elas detalham as ações e trazem mais subsídios para que você, professor, se organize melhor para a realização da aula.
Os planos de Educação Financeira têm o objetivo de promover um trabalho inter e transdisciplinar, já que as habilidades destacadas para cada componente curricular se correlacionam com o tema transversal.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018a.
Ação prévia
Antes da aula, organize os estudantes em grupos e solicite-lhes estudar as reportagens disponibilizadas nos materiais complementares deste plano (Anexo 01). É importante que você compartilhe os links com os grupos ou leve as reportagens impressas. Você pode também pesquisar situações semelhantes no seu local de vivência, aproximando ainda mais os estudantes da proposta. Oriente os grupos para o estudo da reportagem com base nos questionamentos apresentados no Roteiro 1 (Anexo 02). Esse documento é apenas uma sugestão e você pode adaptá-lo de acordo com as especificidades de sua turma. O importante é que eles percebam a fonte causadora do problema e estejam repertoriados para apresentá-la durante a aula.
Além disso, na semana que antecede a aula, coloque em local acessível à turma a tabela disponível no Anexo 03. Oriente os estudantes para o registro na escola e, quando estiverem em casa, anotarem no caderno e depois transporem as informações para a tabela. A ideia é que, ao longo da semana escolhida, tudo que for consumido pelos estudantes e gere resíduo seja anotado nessa tabela. Os dados quantificados serão usados no momento da Problematização da aula. Por exemplo, se chuparam uma bala, o primeiro que a consumiu escreve na tabela. Os demais que também consumirem o produto apenas marcam um $ na linha correspondente. Observe os produtos, o preenchimento da tabela e contabilize as informações antes da aula. É importante que você consiga determinar o volume de resíduos gerados a partir do consumo da turma, ao longo de uma semana. Junto com a apresentação da tabela, já com tudo contabilizado, escolha algo para fazer uma comparação, como, por exemplo, considerando que todos os papéis dariam para encher um campo de futebol.
Para se aprofundar
Você conhece a Lei de Crimes Ambientais? Há muitos artigos relacionados à degradação dos espaços causada pelas atividades humanas. A própria definição de impacto ambiental traz essa reflexão. Nesse momento, ao falarmos de consciência individual e coletiva, é muito importante que os estudantes percebam o quanto as atitudes individuais, o consumo descontrolado, o descarte de resíduos e outros comportamentos simples, presentes no seu dia a dia, podem se tornar um agravo. Para aprofundar seus conhecimentos sobre o assunto e explorar ainda mais a temática desse plano, acesse a Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605 de 12 de fevereiro de 1998) disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9605.htm.
Será que todos nós sabemos o que pode ser considerado um crime ambiental?
Orientações iniciais para o professor
Tempo sugerido:
50 minutos de aula.
Para o desenvolvimento deste plano de aula, indicamos o uso dos seguintes materiais
Reportagens disponíveis no anexo 01
Roteiro de estudo disponível no anexo 02.
Quantificação das informações da tabela apresentada no anexo 03.
Filipetas para problematização disponível no anexo 04.
Tabela para avaliação disponível no anexo 05.
Trecho da Constituição Federal (Art. 225) a ser projetado, entregue para os grupos ou transcrito no quadro.
Imagem de uma enchente com muitos resíduos (de uso comum) flutuando na água, ou ainda, um local com depósito de resíduos após uma enchente.
Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma
Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos
ACESSAR AGORA