Plano de Aula
Plano de aula: Jogo não é sinônimo de esporte!
Por: Daniel Martins Braga
Descrição
Neste plano, será retomado junto aos estudantes, a partir de vivências e reflexões, os conceitos, as diferenças e as semelhanças existentes entre as manifestações corporais do jogo e do esporte.
Habilidades BNCC:
Objeto de conhecimento
Esporte de invasão
Objetivos de aprendizagem
- Relembrar o conceito de jogo e esporte.
- Experimentar atividades caracterizadas como jogo e esporte.
- Comparar as atividades vivenciadas com as características do jogo e do esporte.
- Discutir como o jogo (em situações comunitárias e de lazer) e do esporte (profissional) se manifestam em nossa sociedade.
Competências gerais
1. Conhecimento
2. Pensamento crítico, criativo e científico
6. Trabalho e projeto de vida
Aula
Materiais sugeridos
- Equipamento de áudio.
- Equipamento de vídeo.
- Imagens impressas.
- Fita adesiva.
- Bambolê.
- Balde.
- Arco.
- Giz.
- Cordão ou barbante.
- Bola de diferentes pesos e tamanhos.
- Bola de basquete.
- Caderno de registro.
Aqui trazemos algumas sugestões de materiais. De acordo com a sua realidade, utilize materiais similares, alternativos ou adaptados para a prática.
Conversa inicial
Com os estudantes em roda de conversa, apresente os objetivos de aprendizagens previstos para esta aula. Aproveite para discutir e relembrá-los sobre as semelhanças e diferenças existentes entre jogo e esporte. Para isso, questione-os sobre os conceitos dessas manifestações.
Com o intuito de estimular a discussão/debate sobre o tema, realize um levantamento acerca do conhecimento prévio dos estudantes. Para isso, reproduza por meio de um equipamento de vídeo algumas imagens previamente selecionadas e indague os estudantes sobre quais delas se referem a jogos e quais a esportes. Peça-lhes para justificar suas respostas. Caso não haja equipamento disponível, apresente-as impressas e afixe-as no quadro ou utilize outro dispositivo disponível em sua escola.
Questione os estudantes que uma das manifestações corporais (jogo ou esporte) precisa possuir regras fixas e institucionalizadas, como o número oficial de participantes em cada equipe, o local de realização, o tempo de duração, o modo de pontuação, a arbitragem profissional, por exemplo, enquanto a outra não. Esclareça aos estudantes que é bastante comum as pessoas confundirem a prática de algum tipo de jogo a de esporte.
Oriente-os a formarem duplas para a realização da primeira atividade da aula. Com as duplas formadas, reproduza no quadro as imagens indicadas para subsidiar a reflexão e realize os seguintes questionamentos:
Jogo e esporte são as mesmas atividades? Justifique.
No seu cotidiano você costuma praticar jogo e/ou esporte? Qual(is)?
Quais imagens podem representar um jogo e quais podem representar um esporte? Por quê?
Como o jogo (em situações comunitárias e de lazer) e o esporte (profissional) se manifestam em nossa sociedade?
Após esse momento de diálogo entre os estudantes em suas respectivas duplas, solicite-lhes que socializem suas considerações. Garanta que todos possam se expressar e também ouvir os colegas. Essas práticas são importantes para o desenvolvimento da oralidade e da escuta. A partir do levantamento prévio obtido com as falas dos estudantes, relembre-os sobre os conceitos de jogo e de esporte.
Imagens para reprodução e reflexão:
- Futebol (pelada):
- Futebol de campo:
- Queimada:
- Handebol:
Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma
Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos
ACESSAR AGORA