Plano de Aula

Plano de aula: Jogo não é sinônimo de esporte!

mais ações

Descrição

Neste plano, será retomado junto aos estudantes, a partir de vivências e reflexões, os conceitos, as diferenças e as semelhanças existentes entre as manifestações corporais do jogo e do esporte.

Habilidades BNCC:

Objeto de conhecimento

Esporte de invasão

Objetivos de aprendizagem

  • Relembrar o conceito de jogo e esporte.
  • Experimentar atividades caracterizadas como jogo e esporte.
  • Comparar as atividades vivenciadas com as características do jogo e do esporte.
  • Discutir como o jogo (em situações comunitárias e de lazer) e do esporte (profissional) se manifestam em nossa sociedade.

Competências gerais

1. Conhecimento

2. Pensamento crítico, criativo e científico

6. Trabalho e projeto de vida

Aula

Materiais sugeridos
  • Equipamento de áudio.
  • Equipamento de vídeo.
  • Imagens impressas.
  • Fita adesiva.
  • Bambolê.
  • Balde.
  • Arco.
  • Giz.
  • Cordão ou barbante.
  • Bola de diferentes pesos e tamanhos.
  • Bola de basquete.
  • Caderno de registro.

Aqui trazemos algumas sugestões de materiais. De acordo com a sua realidade, utilize materiais similares, alternativos ou adaptados para a prática.  

Conversa inicial

Com os estudantes em roda de conversa, apresente os objetivos de aprendizagens previstos para esta aula. Aproveite para discutir e relembrá-los sobre as semelhanças e diferenças existentes entre jogo e esporte. Para isso, questione-os sobre os conceitos dessas manifestações.

Com o intuito de estimular a discussão/debate sobre o tema, realize um levantamento acerca do conhecimento prévio dos estudantes. Para isso, reproduza por meio de um equipamento de vídeo algumas imagens previamente selecionadas e indague os estudantes sobre quais delas se referem a jogos e quais a esportes. Peça-lhes para justificar suas respostas. Caso não haja equipamento disponível, apresente-as impressas e afixe-as no quadro ou utilize outro dispositivo disponível em sua escola.

Questione os estudantes que uma das manifestações corporais (jogo ou esporte) precisa possuir regras fixas e institucionalizadas, como o número oficial de participantes em cada equipe, o local de realização, o tempo de duração, o modo de pontuação, a arbitragem profissional, por exemplo, enquanto a outra não. Esclareça aos estudantes que é bastante comum as pessoas confundirem a prática de algum tipo de jogo a de esporte.

Oriente-os a formarem duplas para a realização da primeira atividade da aula. Com as duplas formadas, reproduza no quadro as imagens indicadas para subsidiar a reflexão e realize os seguintes questionamentos:

Jogo e esporte são as mesmas atividades? Justifique.

No seu cotidiano você costuma praticar jogo e/ou esporte? Qual(is)?

Quais imagens podem representar um jogo e quais podem representar um esporte? Por quê?

Como o jogo (em situações comunitárias e de lazer) e o esporte (profissional) se manifestam em nossa sociedade?

Após esse momento de diálogo entre os estudantes em suas respectivas duplas, solicite-lhes que socializem suas considerações. Garanta que todos possam se expressar e também ouvir os colegas. Essas práticas são importantes para o desenvolvimento da oralidade e da escuta. A partir do levantamento prévio obtido com as falas dos estudantes, relembre-os sobre os conceitos de jogo e de esporte.

Imagens para reprodução e reflexão:

  • Futebol (pelada):

EDF3_03ESP01-IMAGEM1

  • Futebol de campo:

EDF3_03ESP01-IMAGEM2

  • Queimada:

EDF3_03ESP01-IMAGEM3

  • Handebol:

EDF3_03ESP01-IMAGEM4

Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma

Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos

ACESSAR AGORA