Plano de Aula

Plano de aula: Rebater e correr

mais ações

Descrição

No desenvolvimento deste plano, procuramos ampliar as aprendizagens sobre os esportes de campo e taco. Os estudantes irão pesquisar, analisar e recriar modalidades de esportes de campo e taco com regras e exigências motoras complexas em relação àquelas praticadas em anos anteriores, retomando seus elementos comuns. As atividades são pontuadas por reflexões e análises dos estudantes, em um ambiente de descoberta e participação coletiva.

Habilidades BNCC:

Objeto de conhecimento

  •  Esportes de campo e taco.

Objetivos de aprendizagem

  • Discutir acerca das características das modalidades de campo e taco, enquanto jogo e esporte.
  • Reconhecer os materiais e adaptações necessárias à prática dos esportes de campo e taco.
  • Comparar esportes de campo e taco com outras modalidades.
  • Reconhecer o ambiente físico onde as modalidades de campo e taco são praticadas.
  • Respeitar as diferenças de desempenho e gosto pessoal na prática dos esportes de campo e taco.
  • Elaborar formas de prática nas quais todos exerçam funções para atingir os objetivos da modalidade.

Competências gerais

1. Conhecimento

2. Pensamento científico, crítico e criativo

6. Trabalho e projeto de vida

9. Empatia e cooperação

Esportes de campo e taco: apresentando conceitos

A categoria de esportes de campo e aço é constituída por modalidades cujo objetivo é rebater a bola o mais longe possível dos adversários a fim de percorrer espaços determinados o maior número de vezes (GONZÁLEZ, 2006).  

Nos esportes de campo e taco, os momentos de ataque e defesa entre as equipes são bem definidos, isto é, cada equipe tem a sua vez de atacar e a sua vez de defender. Ao contrário de outras modalidades, a equipe que está na defesa é a que tem a posse de bola e, consequentemente, a equipe que está no ataque não tem a posse de bola (MARQUES, 2021).

Esportes de campo e taco: características do esporte e do jogo

Os esportes e os jogos são produtos culturais, isto é, se transformaram ao longo do tempo, de acordo com as necessidades e interesses dos praticantes. Entretanto, há de se destacar as diferenças existentes entre ambos. Os esportes são regidos por regras comuns válidas em todo o mundo, estabelecidas por meio de convenção, com o objetivo de organizar a comparação de resultados ligados ao rendimento. Os jogos, por outro lado, podem ter suas regras alteradas numa determinada localidade, conforme a conveniência de um grupo (BOOG; URIZZI, 2017).

Assim, surgem diferentes formas de se praticar uma mesma modalidade. O taco ou bets, popularmente jogado nas ruas ou campinhos de bairros, pode ser considerado um jogo, pois, ainda que se assemelhe ao críquete (modalidade popular em países como Inglaterra, Austrália, Índia e Paquistão), não obedece todas as regras, incluindo número de jogadores, dimensões do campo ou equipamentos. Na escola, as práticas esportivas também podem ser consideradas jogos, levando em conta que as regras são adaptadas de modo a favorecer a participação de todos os estudantes.

Esportes de campo e taco: o ambiente físico (espaço, tempo de duração, condições do clima)

As modalidades de campo e taco são disputadas em campos abertos. Os campos de beisebol e softbol possuem um formato de diamante e quatro bases que devem ser percorridas pelos jogadores. No beisebol, as partidas não têm uma duração média, variando de uma hora e meia, quando uma equipe é superior a outra, até disputas de mais de seis horas, quando há equilíbrio entre os times. O softbol, oriundo do beisebol, além de ter uma bola mais leve, acontece num campo menor e as partidas são mais curtas. O críquete acontece em um campo oval com um corredor no centro. A duração das partidas pode chegar até oito horas, no formato One Day International.

Como são jogados em campos abertos, os esportes de campo e taco estão sujeitos às variações climáticas. Assim, o início de uma partida pode ser adiado ou pode ocorrer a suspensão da partida em virtude de fortes chuvas, por exemplo.

Bibliografia

BOOG, A. C.; URIZZI, E. J. Práticas corporais e a Educação Física Escolar: 3º ao 5º anos. São Paulo: Boreal Edições, 2017.

GONZÁLEZ, F. J. Sistema de classificação dos esportes. In: REZER, R. (Org.). O fenômeno esportivo: ensaios crítico-reflexivos. Chapecó: Argos, 2006.

MARQUES, J. P. Esportes de campo e taco. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/educacao-fisica/esportes-de-campo-e-taco. Acesso em: 8 out. 2021.

Chatbot

Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?

Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.