Ficha avaliativa – Esportes de campo e taco.pdf
Plano de Aula
Plano de aula: Rebater e correr
Descrição
No desenvolvimento deste plano, procuramos ampliar as aprendizagens sobre os esportes de campo e taco. Os estudantes irão pesquisar, analisar e recriar modalidades de esportes de campo e taco com regras e exigências motoras complexas em relação àquelas praticadas em anos anteriores, retomando seus elementos comuns. As atividades são pontuadas por reflexões e análises dos estudantes, em um ambiente de descoberta e participação coletiva.
Habilidades BNCC:
Objeto de conhecimento
- Esportes de campo e taco.
Objetivos de aprendizagem
- Discutir acerca das características das modalidades de campo e taco, enquanto jogo e esporte.
- Reconhecer os materiais e adaptações necessárias à prática dos esportes de campo e taco.
- Comparar esportes de campo e taco com outras modalidades.
- Reconhecer o ambiente físico onde as modalidades de campo e taco são praticadas.
- Respeitar as diferenças de desempenho e gosto pessoal na prática dos esportes de campo e taco.
- Elaborar formas de prática nas quais todos exerçam funções para atingir os objetivos da modalidade.
Competências gerais
1. Conhecimento
2. Pensamento científico, crítico e criativo
6. Trabalho e projeto de vida
9. Empatia e cooperação
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Materiais sugeridos
- Bolas de borracha.
- Cones ou garrafas pet.
- Bastões ou ripas de madeira.
- Giz.
- Balde ou caixa de papelão.
- Folhas de papel A4.
Aqui trazemos algumas sugestões de materiais. De acordo com a sua realidade, utilize materiais similares, alternativos ou adaptados para a prática.
Conversa inicial
Inicie a atividade com uma conversa com os estudantes acerca do que sabem sobre o tema. Explicite os objetivos da aula e resgate o conceito e as características dos esportes de campo e taco experimentados em anos anteriores. Para isso, sugere-se a elaboração de um cartaz com imagens das modalidades beisebol, críquete e betis. Se for necessário, use imagens ampliadas, vídeos legendados ou outro tipo de material adequado às necessidades dos estudantes.
A seguir, peça aos estudantes que analisem as imagens e amplie a discussão: Quem se recorda destes esportes? Como se marcam pontos neles? Há características em comum entre os espaços onde acontecem esses jogos? É possível identificar nas imagens os papéis e funções de cada jogador? Quais movimentos realizados vocês conseguem identificar? São movimentos simples? Complexos? Como vocês acreditam que um jogador se sente ao experimentar diferentes papéis durante o jogo? Ao arremessar? Ao rebater? Quando acerta a rebatida? Ou quando erra a rebatida? Como um jogador pode ajudar a sua equipe a marcar um ponto? Quais atitudes uma equipe espera do seu jogador? Quais materiais disponíveis na escola podemos utilizar para a prática destas modalidades? Em quais espaços podemos jogar? Pensam que será preciso realizar alguma adaptação de materiais e espaços?
Observe atentamente a participação dos estudantes, principalmente aqueles que você já conhece e que podem apresentar alguma dificuldade de compreensão. Na sequência, explique que irão experimentar o softbol. Para isso, sugere-se a exibição do vídeo.
Neste plano optou-se por tematizar o softbol, mas você pode escolher a modalidade que julgar apropriada.