Ficha avaliativa – Esportes de invasão.pdf
Plano de Aula
Plano de aula: Invadir territórios
Descrição
No desenvolvimento deste plano, procuramos ampliar as aprendizagens sobre os esportes de invasão. Propomos aos estudantes pesquisar, analisar e recriar modalidades de invasão com regras e exigências motoras complexas em relação àquelas praticadas em anos anteriores, retomando seus elementos comuns. As atividades são pontuadas por reflexões e análises dos estudantes, em um ambiente de descoberta e participação coletiva.
Habilidades BNCC:
Objeto de conhecimento
Esportes de invasão.
Objetivos de aprendizagem
- Discutir acerca das características das modalidades de invasão, enquanto jogo e esporte.
- Reconhecer os materiais e adaptações necessárias à prática dos esportes de invasão.
- Reconhecer o ambiente físico onde as modalidades de invasão são praticadas.
- Comparar esportes de invasão com outras modalidades.
- Respeitar as diferenças de desempenho na prática dos esportes de invasão.
- Elaborar formas de prática nas quais todos exerçam funções para atingir os objetivos da modalidade.
Competências gerais
1. Conhecimento
2. Pensamento científico, crítico e criativo
6. Trabalho e projeto de vida
9. Empatia e cooperação
10. Responsabilidade e cidadania
Esportes de invasão: apresentando conceitos
Os esportes de invasão ou territoriais são modalidades cujo objetivo é chutar, lançar, arremessar ou carregar um objeto (bola ou disco) até o alvo adversário. Para cumprir tal objetivo, a equipe que tem a posse do objeto deve invadir o espaço da quadra ou campo da equipe contrária (GONZÁLEZ, 2006). Inúmeras modalidades podem ser assim classificadas e se orientam por características semelhantes. Como exemplos de esportes de invasão, podemos citar modalidades como futebol, futsal, handebol, basquetebol, rugby e ultimate frisbee. Vale ressaltar que nas modalidades futebol, futsal, handebol e basquetebol, para avançar em direção à meta adversária os jogadores realizam passes aos companheiros e devem manter sempre o contato da bola com o solo, seja por meio de condução com os pés, no caso do futebol e futsal, ou de dribles, no caso do basquetebol e handebol. Já no rugby, é permitida a troca de passes entre os jogadores, bem como carregar a bola até a linha de fundo. Por último, no ultimate frisbee, para alcançar a meta adversária, os jogadores podem apenas trocar passes, não sendo permitido ao jogador com posse do disco nenhum tipo de deslocamento.
Esportes de invasão: características do esporte e do jogo
Os esportes e os jogos são produtos culturais, isto é, se transformaram ao longo do tempo de acordo com as necessidades e os interesses dos praticantes. Entretanto, há de se destacar as diferenças existentes entre ambos. Os esportes são regidos por regras comuns válidas em todo o mundo, estabelecidas por meio de convenção, com o objetivo de organizar a comparação de resultados ligados ao rendimento. Os jogos, por outro lado, podem ter suas regras alteradas numa determinada localidade, conforme a conveniência de um grupo (BOOG; URIZZI, 2017). Assim surgem diferentes formas de se praticar uma mesma modalidade. O jogo um, dois, três, corte, popularmente jogado nas ruas ou campinhos de bairros, pode ser considerado um jogo, pois, ainda que se assemelhe ao voleibol, não obedece todas as regras, incluindo número de jogadores, dimensões do campo ou equipamentos. Na escola, as práticas esportivas também podem ser consideradas jogos, uma vez que as regras são adaptadas de modo a favorecer a participação de todos os estudantes.
Ultimate frisbee: conhecendo a modalidade
O ultimate frisbee, ou apenas ultimate, é uma modalidade esportiva e de lazer que consiste no uso de um disco plástico para a realização de passes de longa distância.
De acordo com Borges et al. (2017), o disco frisbee surgiu durante o século XX nos Estados Unidos, quando estudantes de uma universidade do estado da Pensilvânia começaram a brincar com uma forma de torta, lançando-a pelo ar entre eles. Conta a história que essa forma era de uma fábrica chamada Frisbie’s Pies. Daí a denominação do artefato: frisbee. Anos mais tarde, por volta de 1960, foi criado o ultimate frisbee.
O esporte chegou ao Brasil somente no final da década de 1980 e hoje é um esporte federado, praticado, sobretudo, no estado de São Paulo.
A aceitação da modalidade se deve principalmente à sua simplicidade. São necessários poucos materiais para sua prática (um disco e cones ou fitas para a marcação da end zone) e pode ser jogado nos mais variados espaços, como campos gramados, campos de areia ou quadras.
Uma característica dessa modalidade que merece destaque é a ausência de árbitros. Há um código de conduta e respeito mútuo entre os praticantes. O respeito aos princípios do jogo e a prática do fair play (jogo limpo) são amplamente estimulados entre os jogadores. Dessa forma, o ultimate frisbee estimula a atitude ética dos praticantes, o diálogo e o protagonismo na tomada de decisões e no responsabilizar-se pelas ações durante o jogo.
Bibliografia
BOOG, A. C. Práticas corporais e a Educação Física Escolar: 3º ao 5º anos. São Paulo: Boreal Edições, 2017.
BORGES, R. et al. Ultimate frisbee. In: GONZÁLEZ, F. J.; DARIDO, S. C.; OLIVEIRA, A. A. B. Esportes de invasão: basquetebol, futebol, futsal, handebol, ultimate frisbee. Maringá: Eduem, 2017.
GONZÁLEZ, F. J. Sistema de classificação dos esportes. In: REZER, R. (Org.). O fenômeno esportivo: ensaios crítico-reflexivos. Chapecó: Argos, 2006.
Materiais sugeridos
- Bolas de borracha.
- Bolas de tênis.
- Cones ou latas.
- Elástico, corda ou barbante.
- Papelão.
- Jornal.
- Cola.
- Tesoura.
- Fita crepe.
Aqui trazemos algumas sugestões de materiais. De acordo com a sua realidade, utilize materiais similares, alternativos ou adaptados para a prática.
Conversa inicial
Inicie a atividade explicitando os objetivos da aula e retome o conceito e as características dos esportes de invasão experimentados em anos anteriores. Para isso, sugere-se a elaboração de um cartaz com imagens das modalidades futebol, basquetebol e rugby. Se for necessário, use imagens ampliadas, vídeos legendados ou outro tipo de material adequado às necessidades dos estudantes.
A seguir, peça aos estudantes que analisem as imagens e amplie a discussão: Quem se recorda destes esportes? Como se marcam pontos neles? Há características em comum entre os espaços onde acontecem esses jogos? É possível identificar nas imagens os papéis e funções de cada jogador? Quais movimentos realizados vocês conseguem identificar? São movimentos simples? Complexos? Quais materiais disponíveis na escola podemos utilizar para a prática destas modalidades? Em quais espaços podemos jogar? Será preciso realizar alguma adaptação de materiais e espaços?
Observe atentamente a participação dos estudantes, principalmente aqueles que você já conhece e que podem apresentar alguma dificuldade de compreensão. Neste plano, optou-se por tematizar o ultimate frisbee, mas você pode escolher a modalidade que julgar apropriada.
Explique que irão experimentar o ultimate frisbee. Para isso, sugere-se a exibição do vídeo a seguir.
Atividade
Construindo o frisbee
Agora é o momento dos estudantes construírem o frisbee para, em seguida, experimentarem a modalidade. Sugere-se a utilização dos vídeos que mostram duas maneiras diferentes de construir um frisbee com material reciclado.
Experimentando passes
Pergunte aos estudantes se conhecem o ultimate frisbee. É possível que conheçam o disco, mas nunca tenham visto ou ouvido sobre a modalidade até aqui. Explique que se trata de um esporte de invasão e que irão experimentá-lo. Peça que se organizem em pequenos grupos, com três, quatro ou cinco integrantes. Cada grupo deve ter um disco. A tarefa é realizar passes entre os colegas. Permita que explorem os movimentos e façam os mais variados tipos de passes: longos, curtos, com a palma da mão voltada para frente, com o dorso da mão voltado para frente. Peça que tentem não deixar o disco cair.
Solicite que observem quais passes são mais fáceis, quais são mais difíceis, quais são mais precisos, em qual passe o disco vai mais longe ou mais rápido. Oriente-os para que observem as ações de recepção do disco: qual passe é mais fácil de receber, como é mais fácil receber (com uma mão ou com as duas mãos). Peça aos estudantes que verifiquem a necessidade de sinalizar os discos com cores contrastantes para facilitar a visualização e participação de todos.
Oriente os estudantes para que durante a experimentação estejam atentos aos movimentos e deslocamentos realizados durante a atividade e tentem comparar com os movimentos e deslocamentos realizados em outras atividades, bem como possíveis ajustes necessários para que os colegas possam participar da atividade.
Jogo dos passes
Solicite aos estudantes que se organizem em grupos para um jogo 3x3 ou 4x4 (dependendo do número de estudantes). Usando giz, delimite o espaço de jogo. Se possível, use cores contrastantes, cones ou outros objetos para facilitar a visualização das linhas demarcatórias. Explique que durante um jogo de ultimate frisbee, para cumprir o objetivo, uma equipe deve realizar vários passes sem deixar o disco cair, enquanto a outra equipe tenta interceptar e reiniciar a troca de passes.
Esclareça que devem realizar um determinado número de passes entre os integrantes da equipe. Como fariam isso? Sugere-se um número entre cinco e dez passes. Proponha que as equipes decidam quantos passes devem ser realizados. Possibilite que os estudantes pensem em estratégias para cumprir a tarefa: Quais tipos de passes devem ser realizados para cumprir a tarefa? Passes longos? Passes curtos?
Estimule-os a pensar e organizar as regras básicas para o jogo: Quais passes serão permitidos? Em quais situações uma equipe recupera a posse do disco? Quais ações serão permitidas para recuperar a posse do disco? O que acontece quando uma equipe completa o número de passes estipulado? E quando o disco for lançado para fora do espaço de jogo? É importante ajudar os estudantes a estruturar um conjunto de regras que possibilite a realização do jogo.
Novamente, oriente-os para que estejam atentos aos movimentos e deslocamentos realizados durante o jogo e tentem comparar com os movimentos e deslocamentos realizados em outras modalidades, bem como possíveis ajustes necessários para que os colegas possam participar da atividade.
Após a experimentação, proponha uma nova discussão para que os estudantes compartilhem as suas sensações a respeito do jogo. Questione-os sobre o que foi preciso para manter a posse do disco, quais passes foram mais efetivos, o que tiveram de fazer para recuperar a posse do disco e como fizeram para adaptar as atividades de modo que todos participassem.
Ultimate frisbee: experimentando o jogo
Peça aos estudantes para que se organizem em equipes para um jogo 3x3, 4x4 ou 5x5. Usando as linhas laterais da quadra de futsal como linhas de fundo (ou outra marcação no espaço onde as aulas de Educação Física acontecem), solicite que construam mini quadras fazendo as marcações das linhas laterais. Oriente os estudantes para que nas linhas de fundo façam o desenho de um retângulo de 4x1,5m aproximadamente. Explique que o retângulo será a endzone e que uma equipe, para marcar um ponto, deve receber um passe dentro da endzone da equipe adversária. Na sequência, ajude os estudantes a resgatar as informações apresentadas no vídeo e estabelecer as regras de funcionamento do jogo: É permitido ao jogador com a posse do disco se deslocar? Quais ações são permitidas para se conseguir um passe dentro da endzone? O que acontece quando o disco cai no chão? E quando é interceptado? Em que situações uma equipe consegue recuperar a posse do disco? O contato físico é permitido? É permitido ficar parado dentro da endzone? Resgate o conceito de que o ultimate frisbee é uma modalidade onde a arbitragem é realizada pelos próprios jogadores, não há um juiz. Assim, é importante que o estabelecimento das regras, bem como seu cumprimento, sejam um acordo coletivo.
Deixe que explorem o jogo por algum tempo, depois faça uma breve pausa e, como sugestão, pergunte: Qual é o objetivo do jogo? (Receber um passe dentro da endzone adversária). O que é preciso fazer quando se recebe o disco? (É preciso parar, observar o jogo e encontrar um companheiro bem posicionado). O que se deve fazer para evitar o contato físico? (Dar liberdade e espaço para o jogador lançar o disco). De que maneira um jogador pode contribuir para que sua equipe tenha sucesso? (Estar atento para perceber quando é possível passar o disco, se desvencilhar da marcação, se deslocar para receber o passe).
Permita que as equipes pensem em estratégias para cumprir o objetivo e experimentem o jogo novamente.
Esportes de invasão: criando um jogo
Solicite que os estudantes se organizem em três ou quatro grupos e que dividam a quadra, pátio ou outro espaço disponível para as aulas, em quadrantes, de modo que cada grupo ocupe um desses quadrantes. Na sequência, peça para que cada grupo crie ou adapte um jogo contendo as características dos esportes de invasão. Para isso, deverão se apoiar nas experiências da aula e de anos anteriores, isto é, naquilo que já conhecem acerca dessas modalidades. É fundamental orientar os estudantes para que estejam atentos aos seguintes aspectos: a) estabelecer os objetivos do jogo; b) estabelecer formas de manter a posse do objeto (bola, disco ou outro de sua escolha); c) estabelecer formas de invadir e progredir com a bola (ou outro objeto) em direção à meta adversária; d) estabelecer formas de se defender e recuperar a posse da bola (ou outro objeto); e) pensar em adaptações que permitam a participação de todos os colegas; f) pensar em estratégias que evidenciem o potencial de cada um; g) o foco não deve ser ganhar e perder, mas sim a participação e experimentação; h) organização, decisões e adaptações devem ser sempre ações coletivas, ninguém pode ficar de fora.
Pode ser que os estudantes tenham dificuldades em cumprir essa tarefa. Neste caso, dê dicas e orientações que os ajudem a organizar as ideias, cumprir a atividade e garantir a participação efetiva de todos, tanto na criação quanto na experimentação dos jogos.
Momento da reflexao
Converse com os estudantes sobre as atividades. Para isso, é importante que todos participem desse momento. De acordo com a característica da turma, verifique se há a necessidade de utilizar outros recursos além da conversa, como um cartaz com imagens e/ou textos para que os estudantes observem, leiam as perguntas ou façam inferências sobre o que vivenciaram.
Recorde o jogo inicial para a experimentação de passes e, como sugestão, pergunte: Qual era o objetivo do jogo? Em que este jogo se assemelha aos esportes de invasão? Quais foram as dificuldades encontradas? Utilizaram alguma estratégia para terem êxito nos passes? Espera-se que percebam que, no ultimate frisbee (assim como em outras modalidades de invasão), os passes são fundamentais para avançar até a meta adversária.
Na sequência, proponha uma análise acerca do jogo dos passes: Qual era o objetivo do jogo? O que foi preciso fazer para marcar o ponto? E para evitar que o adversário marcasse um ponto? Qual ação foi mais eficiente para dificultar o jogo do adversário? Foi necessário fazer adaptações para que todos os colegas participassem? Elas foram adequadas? O que poderia ter sido feito ou melhorado?
Resgate o terceiro jogo, ultimate frisbee, e pergunte aos estudantes: Qual era o objetivo do ultimate frisbee? Quais dificuldades vocês enfrentaram no jogo? O que a equipe atacante tinha de fazer? E a equipe defensiva? Perceberam semelhanças entre os jogos realizados? E as diferenças? Havia alguma? Como o ambiente físico pode influenciar uma partida? Quais capacidades físicas e habilidades motoras vocês usaram durante o jogo? Vocês conhecem algum outro esporte em que também seja necessária a realização de passes e deslocamentos em direção à meta adversária? E sobre a arbitragem, conhecem alguma outra modalidade em que a arbitragem seja feita pelos próprios jogadores? Conseguiram resolver os conflitos do jogo de maneira adequada? Acreditam que existem diferenças de habilidade entre as pessoas? Como vocês acham que é possível lidar com essas diferenças de maneira que todos participem do jogo? Será que o ultimate frisbee das competições oficiais é o mesmo ultimate frisbee que experimentamos na aula? Quais eram as diferenças? Por que era diferente? E sobre os materiais utilizados no jogo? Eles eram apropriados? Facilitaram ou dificultaram o desenvolvimento do jogo? Quais outras adaptações vocês imaginam que sejam necessárias para jogar ultimate frisbee ou outro esporte de invasão? Em cada equipe, o que cada jogador fez de modo a contribuir com o resultado do jogo? E o que mais poderia ter feito?
Incentive a turma a verbalizar suas impressões e sensações, explorando a oralidade. Se for necessário, ajude-os a organizar suas ideias. Ouça e observe com atenção as falas e, se julgar necessário, faça anotações sobre a compreensão deles para compor a avaliação. Retome também pontos considerados importantes e registros realizados durante a atividade prática, bem como situações onde houve conflitos e/ou condutas positivas dos estudantes.
Sistematizacao do conhecimento
Procure evidenciar as aprendizagens dos estudantes por meio de uma conversa, organizando o que fizeram e discutiram até aqui. Considere a necessidade de utilizar estratégias adicionais para que todos compreendam seus avanços e necessidades.
Recupere as características que aproximam as modalidades de invasão. Nelas, a equipe atacante deve sempre avançar com a posse da bola (ou outro objeto) pelo campo (ou quadra) da equipe contrária, para arremessar, lançar ou chutar (ou outro objeto) na meta adversária. Já a equipe defensiva deve proteger a sua meta, impedir a progressão adversária e, consequentemente, recuperar a posse da bola (ou outro objeto). Apresente os elementos dos esportes de invasão e os elementos de outras categorias, de modo que os estudantes consigam construir conceitos e perceber as semelhanças e diferenças entre as modalidades de invasão e as demais modalidades esportivas.
Retome os conceitos sobre as principais capacidades físicas (força, velocidade, equilíbrio, agilidade) e habilidades motoras (passes, recepções, coordenação visomotora) requeridas nas atividades e necessárias à prática dos esportes de invasão. Converse com os estudantes sobre como exercitar essas habilidades e capacidades é importante para outras situações da vida deles, como as atividades diárias ou a prática de atividades físicas para a manutenção da saúde e do lazer.
Explore aspectos relacionados às diferenças individuais de desempenho. Por exemplo: há estudantes que são mais fortes, mais velozes, mais ágeis, mais altos. Procure evidenciar como essas capacidades podem ser utilizadas no jogo. Converse com os estudantes sobre as sensações obtidas nos jogos experimentados. Fale sobre as diferenças individuais de desempenho e das adaptações de materiais e organização dos jogos que construíram e que permitiram que todos jogassem. Aproveite e retome os conceitos de jogo e esporte. No esporte formal, o objetivo é a valorização do mais forte, mais rápido ou mais hábil e a exclusão dos menos aptos. O jogo, por sua vez, tem características que permitem adaptação de regras, materiais, espaços visando a participação e experimentação de todos. Enfatize que nas aulas de Educação Física o objetivo é que todos avancem, cada um com o seu potencial. Assim, nas atividades propostas, valorizou-se o processo, a experimentação, e não o resultado.
Explore as habilidades da BNCC e explique aos estudantes os conceitos de protagonismo e trabalho coletivo numa perspectiva inclusiva, a partir das atividades desenvolvidas na aula. Nos jogos experimentados houve situações nas quais os jogadores precisavam pensar em estratégias e adaptações para garantir a participação de todos. Especificamente no caso do ultimate frisbee, ser uma modalidade que não possui árbitro torna o trabalho coletivo, mesmo que entre equipes adversárias, fundamental. Ademais, o trabalho coletivo foi fundamental para determinar o desempenho e a participação de todos durante as atividades.
Evidencie que, tanto na sala de aula quanto na Educação Física, o protagonismo e o trabalho coletivo são muito importantes. Ao exercitá-los, os estudantes podem desenvolver competências importantes para a vida, como valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais, posicionamento ético em relação ao cuidado com os outros, exercitar a empatia, o diálogo e a cooperação na resolução de conflitos.
Finalmente, enfatize que a escola é um local onde todos têm os mesmos direitos de aprender, experimentar e conhecer. Dessa forma, as atividades, jogos e práticas esportivas devem ser experimentadas e apreciadas por todos, de acordo com suas potencialidades e interesses.
Registro e avaliacao
Proponha aos estudantes que façam um breve relato sobre as suas aprendizagens. Observe se compreenderam a sua solicitação. Se for necessário, apresente um relato a eles. O relato pode ser feito por múltiplas linguagens, em áudio, em texto, em vídeo, oralmente, por desenho, de acordo com a escolha deles. Posteriormente, essas informações podem ser resgatadas para orientar os momentos de reflexão, dar seguimento ao plano e também compor a avaliação.
Para a avaliação do que foi realizado até aqui, sugere-se a elaboração de um diário de campo. O diário de campo é um instrumento que permite registrar/anotar todos os dados, acontecimentos, observações, ou seja, todas as ocorrências que você julgar importantes.
Uma sugestão, para melhor organizar as informações no diário de campo, é estabelecer alguns critérios pelos quais você irá orientar suas observações, como no exemplo a seguir.
Esportes de invasão | ||||
Compreende/ realiza ações em situação de ataque? | Compreende/ realiza ações em situação de defesa? | Participa das discussões/ formula hipóteses? | Formula estratégias para o jogo respeitando o professor/colega? | |
Estudante 1 | Sim | Às vezes | Sim | Sim |
Estudante 2 | Não | Às vezes | Sim | Sim |
Estudante 3 | Sim | Sim | Sim | Não |
Para verificar as aprendizagens, sugere-se o uso de uma ficha avaliativa individual, elaborada a partir da proposta de Sadi (2010), a ser preenchida pelos estudantes. Essa ficha pode ser enviada como lição de casa ou ser completada em aula com o auxílio do professor. Caso seja necessário, você pode ler os enunciados e o estudante pode responder oralmente.
Dê feedbacks sobre o que responderam, possibilitando aos estudantes refletir sobre o seu preenchimento. Você poderá também inserir outras linhas e colunas de acordo com o que julgar necessário.
Barreiras
Barreiras
- Limitar a participação de estudantes em determinadas práticas.
- Exigir somente textos escritos como forma de registro.
- Deixar de priorizar movimentações simples na participação nos jogos.
Sugestões para eliminar ou reduzir as barreiras
- Solicitar aos estudantes que incluam todos, ajustando as práticas às suas capacidades.
- Flexibilizar a utilização de registro, de acordo com as possibilidades dos estudantes.
- Propor experimentações de acordo com as características dos estudantes, aumentando a dificuldade à medida que conseguem realizar os movimentos.
Desdobramentos
Nas aulas subsequentes, prossiga com as aprendizagens. Sempre que necessário retome com os estudantes as características, ações táticas e motoras dos esportes de invasão.
Organize os estudantes em grupos e solicite uma pesquisa acerca dos aspectos relacionados à lógica externa das modalidades de invasão. A pesquisa deve conter informações sobre o local de surgimento, por quem e quando estas modalidades foram criadas e quem são os maiores praticantes dessas modalidades na atualidade. Além disso, devem apresentar informações acerca das ações individuais e do trabalho coletivo necessários para essas modalidades.
Os resultados podem ser apresentados por escrito, exposição de cartazes, desenhos, produção de vídeos. A partir das informações levantadas com a pesquisa, possibilite que os estudantes continuem a adaptar e experimentem outras modalidades de invasão, compreendendo seus elementos constituintes e aprimorando as capacidades físicas e habilidades motoras envolvidas.
No decorrer das aulas, esteja atento para ajudar a turma, durante os jogos, a observar o jogo antes de agir, de desmarcar, de se movimentar, de se posicionar para receber passes, de finalizar à meta, e a desenvolver diferentes estratégias que possibilitem o cumprimento dos objetivos dos esportes de invasão. Além disso, é importante que as atividades sejam adaptadas de modo que os estudantes continuem experimentando-as como for possível, numa perspectiva que valorize as diferenças de desempenho e a inclusão.
Utilize para na aula remota o mesmo conteúdo e a estratégia da Conversa inicial da atividade. Informe os estudantes quais os objetivos do bloco de aula e que iremos retomar conceitos e características do esporte de invasão, conhecer um pouco mais das modalidades menos familiares. Leve-os a refletir com questões presentes na Conversa inicial.
Pergunte aos estudantes se algum deles conhece a modalidade de esporte de invasão: ultimate frisbee? Se algum estudante conhecer ou já tiver praticado, peça que explique aos demais colegas. Promova a familiarização dos estudantes com a lógica interna do frisbee e a compreensão dos elementos técnico-táticos individuais, combinações táticas, sistemas de jogo e regras dessa modalidade. Inicie mostrando o vídeo: “Construindo um Frisbee com material reciclável”.
Siga a Atividade 1 da aula presencial com as devidas adaptações: Experimentando os movimentos e elementos técnicos do frisbee, solicite aos estudantes que realize os movimentos de lançamentos do frisbee: backhand e forehand. Esses movimentos podem ser realizados sozinhos, agora se tiver alguém que possa fazê-los junto, será muito proveitoso, com a distância de aproximadamente 10 metros um do outro, um lançaria o disco e o outro faria a recepção e vice–versa, assim como também realizar os movimentos de recepção, como a técnica “jacaré”.
Como na Atividade 2, apresente os elementos táticos do frisbee: o ultimate frisbee é um esporte coletivo praticado com um disco. O objetivo do jogo consiste em marcar pontos passando o disco para um companheiro de equipe na área adversária. Ele tem semelhanças com o rugby e o futebol americano.
As regras básicas consistem em: ter sete jogadores de cada lado: as equipes são mistas; não haver árbitro; não ser permitido andar com a posse do disco; fazer um autopasse; agarrar ou arrancar o disco da mão do adversário; o ponto ser marcado, quando uma equipe consegue passar o disco para um colega de equipe dentro dos limites da zona de marcação; cada jogador ter até 10 segundos para executar os passes. Quando houver o toque ou interceptação, o defensor troca de função com o colega que executou o passe.
Na Atividade 3, que consiste na vivência do jogo ultimate frisbee, comunique aos estudantes que, quando as aulas presenciais retornarem, iremos praticar esta modalidade. Para isso, solicite que eles elaborem as adaptações necessárias para podermos jogar dentro do ambiente escolar; e pensem em modificações e criação de regras para que todos possam jogar. Solicite também que eles elaborem situações táticas e técnicas de defesa e ataque. Peça para eles anotarem no caderno todas suas observações, dúvidas e sugestões sobre as possibilidades de se jogar o ultimate frisbee na escola. No momento da exposição, intervenha na solução de alguma dúvida dos estudantes, e em situações que achar pertinente, como, por exemplo, a possibilidade de todos jogarem.
Este plano de atividade foi elaborado pelo time de autores NOVA ESCOLA.
Autor: Tiago Aparecido Nardon
Coautor: Laércio de Moura Jorge
Mentor: Ricardo Yoshio Silveira Ribeiro
Especialista da área: Luiz Henrique Martins Vasquinho