Ficha avaliativa – Esportes de invasão.pdf
Plano de Aula
Plano de aula: Invadir territórios
Descrição
No desenvolvimento deste plano, procuramos ampliar as aprendizagens sobre os esportes de invasão. Propomos aos estudantes pesquisar, analisar e recriar modalidades de invasão com regras e exigências motoras complexas em relação àquelas praticadas em anos anteriores, retomando seus elementos comuns. As atividades são pontuadas por reflexões e análises dos estudantes, em um ambiente de descoberta e participação coletiva.
Habilidades BNCC:
Objeto de conhecimento
Esportes de invasão.
Objetivos de aprendizagem
- Discutir acerca das características das modalidades de invasão, enquanto jogo e esporte.
- Reconhecer os materiais e adaptações necessárias à prática dos esportes de invasão.
- Reconhecer o ambiente físico onde as modalidades de invasão são praticadas.
- Comparar esportes de invasão com outras modalidades.
- Respeitar as diferenças de desempenho na prática dos esportes de invasão.
- Elaborar formas de prática nas quais todos exerçam funções para atingir os objetivos da modalidade.
Competências gerais
1. Conhecimento
2. Pensamento científico, crítico e criativo
6. Trabalho e projeto de vida
9. Empatia e cooperação
10. Responsabilidade e cidadania
Aula
Materiais sugeridos
- Bolas de borracha.
- Bolas de tênis.
- Cones ou latas.
- Elástico, corda ou barbante.
- Papelão.
- Jornal.
- Cola.
- Tesoura.
- Fita crepe.
Aqui trazemos algumas sugestões de materiais. De acordo com a sua realidade, utilize materiais similares, alternativos ou adaptados para a prática.
Conversa inicial
Inicie a atividade explicitando os objetivos da aula e retome o conceito e as características dos esportes de invasão experimentados em anos anteriores. Para isso, sugere-se a elaboração de um cartaz com imagens das modalidades futebol, basquetebol e rugby. Se for necessário, use imagens ampliadas, vídeos legendados ou outro tipo de material adequado às necessidades dos estudantes.
A seguir, peça aos estudantes que analisem as imagens e amplie a discussão: Quem se recorda destes esportes? Como se marcam pontos neles? Há características em comum entre os espaços onde acontecem esses jogos? É possível identificar nas imagens os papéis e funções de cada jogador? Quais movimentos realizados vocês conseguem identificar? São movimentos simples? Complexos? Quais materiais disponíveis na escola podemos utilizar para a prática destas modalidades? Em quais espaços podemos jogar? Será preciso realizar alguma adaptação de materiais e espaços?
Observe atentamente a participação dos estudantes, principalmente aqueles que você já conhece e que podem apresentar alguma dificuldade de compreensão. Neste plano, optou-se por tematizar o ultimate frisbee, mas você pode escolher a modalidade que julgar apropriada.
Explique que irão experimentar o ultimate frisbee. Para isso, sugere-se a exibição do vídeo a seguir.
Consciência Negra o Ano Inteiro
Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro
VER CONTEÚDOS