Plano de Aula

Plano de aula: Bola para o outro lado

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Descrição

No desenvolvimento deste plano, procuramos ampliar as aprendizagens sobre os esportes de rede e parede. Os estudantes irão pesquisar, analisar e recriar modalidades de rede e parede com regras e exigências motoras complexas em relação àquelas praticadas em anos anteriores, retomando seus elementos comuns. As atividades são pontuadas por reflexões e análises dos estudantes, em um ambiente de descoberta e participação coletiva.

Habilidades BNCC:

Objeto de conhecimento

Esportes de rede.

Objetivos de aprendizagem

  • Discutir acerca das características das modalidades de rede, enquanto jogo e esporte.
  • Reconhecer os materiais e as adaptações necessárias à prática dos esportes de rede.
  • Comparar esportes de rede com outras modalidades.
  • Reconhecer o ambiente físico onde as modalidades de rede são praticadas.
  • Respeitar as diferenças de desempenho e gosto pessoal na prática dos esportes de rede.
  • Elaborar formas de prática nas quais todos exerçam funções para atingir os objetivos da modalidade.

Competências gerais

1. Conhecimento

2. Pensamento científico, crítico e criativo

9. Empatia e cooperação

10. Responsabilidade e cidadania

Esportes de rede/quadra dividida ou parede de rebote: apresentando conceitos

Os esportes de rede/quadra dividida ou parede de rebote são modalidades cujo objetivo é lançar, arremessar ou rebater um objeto (bola ou peteca) em direção à quadra adversária, sobre uma rede ou contra uma parede, de maneira que o adversário seja incapaz de devolvê-lo (GONZÁLEZ, 2006). Inúmeras modalidades podem ser assim classificadas e se orientam por características semelhantes. Como exemplos de esportes de rede/quadra dividida, podemos citar as modalidades: voleibol, vôlei de praia, tênis, tênis de mesa, badminton, peteca, futevôlei e o beach tennis. Como exemplos de esportes de parede de rebote, temos squash, raquetebol e pelota basca. Importante destacar que em algumas modalidades, como tênis, tênis de mesa e badminton, a trajetória da bola ou peteca sobre a rede é direta. Em modalidades como voleibol e futevôlei, por exemplo, há a possibilidade de passar a bola para os companheiros de equipe antes de enviá-la para a quadra adversária.

Esportes de rede e parede: características do esporte e do jogo

Os esportes e os jogos são produtos culturais, isto é, se transformaram ao longo do tempo, de acordo com as necessidades e interesses dos praticantes. Entretanto, há de se destacar as diferenças existentes entre eles. Os esportes são regidos por regras comuns válidas em todo o mundo, estabelecidas por meio de convenção, com o objetivo de organizar a comparação de resultados ligados ao rendimento. Os jogos, por outro lado, podem ter suas regras alteradas numa determinada localidade, conforme a conveniência de um grupo (BOOG; URIZZI, 2017). Assim, surgem diferentes formas de se praticar uma mesma modalidade. O jogo um, dois, três, corte, popularmente jogado nas ruas ou campinhos de bairros, pode ser considerado um jogo, pois, ainda que se assemelhe ao voleibol, não obedece todas as regras, incluindo número de jogadores, dimensões do campo ou equipamentos. Na escola, as práticas esportivas também podem ser consideradas jogos, uma vez que as regras são adaptadas de modo a favorecer a participação de todos os estudantes.

Bibliografia

BOOG, A. C. Práticas corporais e a Educação Física Escolar: 3º ao 5º anos. São Paulo: Boreal Edições, 2017.

DARIDO, S. C. et al. Práticas corporais: Educação Física 3º a 5º anos. São Paulo: Moderna, 2017.

GONZÁLEZ, F. J. Sistema de classificação dos esportes. In: REZER, R. (Org.). O fenômeno esportivo: ensaios crítico-reflexivos. Chapecó: Argos, 2006.

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