Plano de Aula

Plano de aula: Bola para o outro lado

mais ações

Descrição

No desenvolvimento deste plano, procuramos ampliar as aprendizagens sobre os esportes de rede e parede. Os estudantes irão pesquisar, analisar e recriar modalidades de rede e parede com regras e exigências motoras complexas em relação àquelas praticadas em anos anteriores, retomando seus elementos comuns. As atividades são pontuadas por reflexões e análises dos estudantes, em um ambiente de descoberta e participação coletiva.

Habilidades BNCC:

Objeto de conhecimento

Esportes de rede.

Objetivos de aprendizagem

  • Discutir acerca das características das modalidades de rede, enquanto jogo e esporte.
  • Reconhecer os materiais e as adaptações necessárias à prática dos esportes de rede.
  • Comparar esportes de rede com outras modalidades.
  • Reconhecer o ambiente físico onde as modalidades de rede são praticadas.
  • Respeitar as diferenças de desempenho e gosto pessoal na prática dos esportes de rede.
  • Elaborar formas de prática nas quais todos exerçam funções para atingir os objetivos da modalidade.

Competências gerais

1. Conhecimento

2. Pensamento científico, crítico e criativo

9. Empatia e cooperação

10. Responsabilidade e cidadania

Aula

Materiais sugeridos
  • Bolas de borracha.
  • Bolas de tênis.
  • Cones ou latas.
  • Elástico, corda ou barbante.
  • Papelão.
  • Jornal.
  • Cola.
  • Tesoura.
  • Fita crepe.

Aqui trazemos algumas sugestões de materiais. De acordo com a sua realidade, utilize materiais similares, alternativos ou adaptados para a prática.  

Conversa inicial

Inicie a atividade com uma conversa com os estudantes acerca do que sabem sobre o tema. Explicite os objetivos da aula e resgate o conceito e as características dos esportes de rede e parede experimentados em anos anteriores. Para isso, sugere-se a elaboração de um cartaz. Aqui, sugerimos imagens das modalidades voleibol, tênis de mesa e tênis. Se for necessário, use imagens ampliadas, vídeos legendados ou outro tipo de material adequado às necessidades dos estudantes.

EDF5_04ESP01-IMAGEM1

EDF5_04ESP01-IMAGEM2

EDF5_04ESP01-IMAGEM3

A seguir, peça aos estudantes que analisem as imagens e amplie a discussão: Quem se recorda destes esportes? Como se marcam pontos neles? Há características em comum entre os espaços onde acontecem esses jogos? É possível identificar nas imagens os papéis e funções de cada jogador? Quais movimentos realizados vocês conseguem identificar? São movimentos simples? Complexos? Em uma modalidade coletiva, como um jogador pode ajudar seu parceiro ou equipe a marcar um ponto? Quais materiais disponíveis na escola podemos utilizar para a prática destas modalidades? Em quais espaços podemos jogar? Pensam que será preciso realizar alguma adaptação de materiais e espaços?

Observe atentamente a participação dos estudantes, principalmente aqueles que você já conhece e que podem apresentar alguma dificuldade de compreensão. Na sequência explique que irão experimentar o tênis. Para isso, sugere-se a exibição do vídeo.

Neste plano, optou-se por tematizar o tênis, mas você pode escolher a modalidade que julgar apropriada.

Consciência Negra o Ano Inteiro

Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro

VER CONTEÚDOS