Ficha avaliativa - Esportes de rede e parede.pdf
Plano de Aula
Plano de aula: Bola para o outro lado
Descrição
No desenvolvimento deste plano, procuramos ampliar as aprendizagens sobre os esportes de rede e parede. Os estudantes irão pesquisar, analisar e recriar modalidades de rede e parede com regras e exigências motoras complexas em relação àquelas praticadas em anos anteriores, retomando seus elementos comuns. As atividades são pontuadas por reflexões e análises dos estudantes, em um ambiente de descoberta e participação coletiva.
Habilidades BNCC:
Objeto de conhecimento
Esportes de rede.
Objetivos de aprendizagem
- Discutir acerca das características das modalidades de rede, enquanto jogo e esporte.
- Reconhecer os materiais e as adaptações necessárias à prática dos esportes de rede.
- Comparar esportes de rede com outras modalidades.
- Reconhecer o ambiente físico onde as modalidades de rede são praticadas.
- Respeitar as diferenças de desempenho e gosto pessoal na prática dos esportes de rede.
- Elaborar formas de prática nas quais todos exerçam funções para atingir os objetivos da modalidade.
Competências gerais
1. Conhecimento
2. Pensamento científico, crítico e criativo
9. Empatia e cooperação
10. Responsabilidade e cidadania
Aula
Materiais sugeridos
- Bolas de borracha.
- Bolas de tênis.
- Cones ou latas.
- Elástico, corda ou barbante.
- Papelão.
- Jornal.
- Cola.
- Tesoura.
- Fita crepe.
Aqui trazemos algumas sugestões de materiais. De acordo com a sua realidade, utilize materiais similares, alternativos ou adaptados para a prática.
Conversa inicial
Inicie a atividade com uma conversa com os estudantes acerca do que sabem sobre o tema. Explicite os objetivos da aula e resgate o conceito e as características dos esportes de rede e parede experimentados em anos anteriores. Para isso, sugere-se a elaboração de um cartaz. Aqui, sugerimos imagens das modalidades voleibol, tênis de mesa e tênis. Se for necessário, use imagens ampliadas, vídeos legendados ou outro tipo de material adequado às necessidades dos estudantes.
A seguir, peça aos estudantes que analisem as imagens e amplie a discussão: Quem se recorda destes esportes? Como se marcam pontos neles? Há características em comum entre os espaços onde acontecem esses jogos? É possível identificar nas imagens os papéis e funções de cada jogador? Quais movimentos realizados vocês conseguem identificar? São movimentos simples? Complexos? Em uma modalidade coletiva, como um jogador pode ajudar seu parceiro ou equipe a marcar um ponto? Quais materiais disponíveis na escola podemos utilizar para a prática destas modalidades? Em quais espaços podemos jogar? Pensam que será preciso realizar alguma adaptação de materiais e espaços?
Observe atentamente a participação dos estudantes, principalmente aqueles que você já conhece e que podem apresentar alguma dificuldade de compreensão. Na sequência explique que irão experimentar o tênis. Para isso, sugere-se a exibição do vídeo.
Neste plano, optou-se por tematizar o tênis, mas você pode escolher a modalidade que julgar apropriada.
Consciência Negra o Ano Inteiro
Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro
VER CONTEÚDOS