Ficha avaliativa - Esportes de rede.pdf
Plano de Aula
Plano de aula: Esportes de rede: ampliando conhecimentos
Descrição
Este plano amplia as aprendizagens sobre os esportes de rede. Nele se propõe que os estudantes pesquisem e experimentem as modalidades para compreender a lógica do jogo, as principais habilidades motoras e capacidades físicas requeridas e as estratégias individuais e coletivas para a sua prática. As atividades são pontuadas por reflexões e análises dos estudantes, em um ambiente de descoberta e participação coletiva.
Habilidades BNCC:
Objeto de conhecimento
Esportes de rede.
Objetivos de aprendizagem
- Explorar modalidades de rede com regras e movimentos simples.
- Adaptar modalidades de rede à realidade da escola.
- Experimentar as modalidades de rede na perspectiva do jogo.
- Discutir sobre adaptações de regras e materiais para a prática das modalidades de rede.
Competências gerais
1. Conhecimento
9. Empatia e cooperação
Aula
Materiais sugeridos
- Bolas de vôlei ou borracha.
- Bola grande e leve (que flutue por mais tempo).
- Bexigas.
- Elástico, corda ou barbante.
- Giz.
- Cones.
- Folhas de papel A4.
Aqui trazemos algumas sugestões de materiais. De acordo com a sua realidade, utilize materiais similares, alternativos ou adaptados para a prática.
Conversa inicial
Em sala comente os objetivos da aula com os estudantes e resgate o conceito de esportes de rede. Para isso, sugere-se a utilização de uma imagem da modalidade voleibol e tênis. Se for preciso, use imagens ampliadas, vídeos legendados ou outro tipo de material adequado às necessidades dos estudantes.
Peça aos estudantes que analisem as características das modalidades: Quem se recorda destes esportes? Como se marca pontos nele? Lembram-se dos esportes de rede? Quem poderia dizer algumas características desses esportes? Quais os principais movimentos que fazemos nesses esportes? É necessário algum equipamento específico para jogar? Não é necessário anotar as respostas. O propósito da análise das imagens e questionamentos é verificar aquilo que os estudantes já sabem, o que é preciso revisar ou mesmo apresentar. É importante ajudá-los a recordar, por exemplo, a lógica de funcionamento dos esportes de rede, isto é, derrubar a bola ou peteca nos espaços vazios da quadra oposta ou fazer com que o jogador adversário cometa um erro.
Observe atentamente a participação dos estudantes, principalmente aqueles que você já conhece e que podem apresentar alguma dificuldade de compreensão.
Na sequência, explique aos estudantes que irão ampliar os seus conhecimentos acerca dos esportes de rede.
Consciência Negra o Ano Inteiro
Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro
VER CONTEÚDOS