Plano de Aula

Plano de aula: Esportes de rede: ampliando conhecimentos

Descrição

Este plano amplia as aprendizagens sobre os esportes de rede. Nele se propõe que os estudantes pesquisem e experimentem as modalidades para compreender a lógica do jogo, as principais habilidades motoras e capacidades físicas requeridas e as estratégias individuais e coletivas para a sua prática. As atividades são pontuadas por reflexões e análises dos estudantes, em um ambiente de descoberta e participação coletiva.

Habilidades BNCC:

Objeto de conhecimento

Esportes de rede.

Objetivos de aprendizagem

  • Explorar modalidades de rede com regras e movimentos simples.
  • Adaptar modalidades de rede à realidade da escola.
  • Experimentar as modalidades de rede na perspectiva do jogo.
  • Discutir sobre adaptações de regras e materiais para a prática das modalidades de rede.

Competências gerais

1.       Conhecimento

9.       Empatia e cooperação

Aula

Materiais sugeridos
  • Bolas de vôlei ou borracha.
  • Bola grande e leve (que flutue por mais tempo).
  • Bexigas.
  • Elástico, corda ou barbante.
  • Giz.
  • Cones.
  • Folhas de papel A4.

Aqui trazemos algumas sugestões de materiais. De acordo com a sua realidade, utilize materiais similares, alternativos ou adaptados para a prática.  

Conversa inicial

Em sala comente os objetivos da aula com os estudantes e resgate o conceito de esportes de rede. Para isso, sugere-se a utilização de uma imagem da modalidade voleibol e tênis. Se for preciso, use imagens ampliadas, vídeos legendados ou outro tipo de material adequado às necessidades dos estudantes.

EDF4_05ESP01-IMAGEM1

EDF4_05ESP01-IMAGEM2

Peça aos estudantes que analisem as características das modalidades: Quem se recorda destes esportes? Como se marca pontos nele? Lembram-se dos esportes de rede? Quem poderia dizer algumas características desses esportes? Quais os principais movimentos que fazemos nesses esportes? É necessário algum equipamento específico para jogar? Não é necessário anotar as respostas. O propósito da análise das imagens e questionamentos é verificar aquilo que os estudantes já sabem, o que é preciso revisar ou mesmo apresentar. É importante ajudá-los a recordar, por exemplo, a lógica de funcionamento dos esportes de rede, isto é, derrubar a bola ou peteca nos espaços vazios da quadra oposta ou fazer com que o jogador adversário cometa um erro.

Observe atentamente a participação dos estudantes, principalmente aqueles que você já conhece e que podem apresentar alguma dificuldade de compreensão.

Na sequência, explique aos estudantes que irão ampliar os seus conhecimentos acerca dos esportes de rede.