Ficha avaliativa – Esportes de invasão.pdf
Plano de Aula
Plano de aula: Esportes de invasão: ampliando conhecimentos
Descrição
No desenvolvimento deste plano, procuramos ampliar as aprendizagens sobre os esportes de invasão. Para isso, os estudantes irão pesquisar e experimentar essas modalidades compreendendo a lógica do jogo, as principais habilidades motoras e capacidades físicas requeridas e as estratégias individuais e coletivas para a sua prática. As atividades são pontuadas por reflexões e análises dos estudantes, em um ambiente de descoberta e participação coletiva.
Habilidades BNCC:
Objeto de conhecimento
Esportes de invasão.
Objetivos de aprendizagem
- Explorar modalidades de invasão com regras e movimentos simples.
- Adaptar modalidades de invasão à realidade da escola.
- Experimentar as modalidades de invasão na perspectiva do jogo.
- Experimentar as modalidades de invasão na perspectiva do esporte.
- Discutir sobre adaptações de regras e materiais para a prática das modalidades de invasão.
Competências gerais
1. Conhecimento
2. Pensamento crítico, criativo e científico
6. Trabalho e projeto de vida
9. Empatia e cooperação
10. Responsabilidade e cidadania
Jogo e esporte: distinguindo conceitos
Comumente, o jogo e o esporte são tratados como sinônimos, mas, na verdade, não são. Huizinga (2007, p. 24) aponta o jogo como
[...] uma atividade ou ocupação voluntária, exercida dentro de certos e determinados limites de tempo e de espaço, segundo regras livremente consentidas, mas absolutamente obrigatórias, dotado de um fim em si mesmo, acompanhado de um sentimento de tensão e de alegria e de uma consciência de ser diferente da “vida quotidiana”.
A BNCC (2017, p. 215) define que o esporte
caracteriza-se por ser orientado pela comparação de um determinado desempenho entre indivíduos ou grupos (adversários), regido por um conjunto de regras formais, institucionalizadas por organizações
(associações, federações e confederações esportivas), as quais definem as normas de disputa e promovem o desenvolvimento das modalidades em todos os níveis de competição.
Esportes de invasão: apresentando conceitos
A categoria de esportes de invasão ou territoriais é constituída por modalidades cujo objetivo é invadir o espaço defendido pelo adversário para marcar pontos e, simultaneamente, proteger sua própria meta (GONZÁLEZ, 2006). Como exemplo de esportes de invasão pode-se citar modalidades bastante conhecidas, como o futebol, o futsal, o handebol, o basquetebol, e modalidades menos conhecidas, como o ultimate frisbee, o rugby, o futebol americano, o hóquei e o lacrosse.
Nestas modalidades as disputas acontecem em campos ou quadras retangulares com as metas localizadas nas linhas de fundo. Para realizar o ataque uma equipe deve, obrigatoriamente, ter a posse da bola (ou outro objeto) para poder avançar em direção ao campo adversário. Essa progressão normalmente acontece por meio da troca de passes. Os pontos são obtidos mediante lançamentos, chutes e arremessos da bola na meta adversária. A equipe sem a posse de bola, por outro lado, tenta, a todo custo, proteger a sua meta, diminuir os espaços de jogo da equipe adversária, recuperar a posse da bola e construir o seu ataque.
Esportes de invasão: princípios operacionais
Os esportes de invasão possuem princípios operacionais que têm a função de organizar as ações dentro do jogo. São regras de ação que orientam o cumprimento do objetivo do jogo ou partida e a organização da equipe (BAYER, 1994; GARGANTA, 1998). Existem ao todo seis princípios operacionais, divididos em três princípios de ataque e três princípios de defesa. Os princípios de ataque são: manutenção da posse de bola, progressão da bola ao campo adversário e finalização ao alvo. Os princípios de defesa são: recuperação da posse de bola, impedir a progressão da bola/adversário e proteção da meta. Perceba que estes princípios ajudam a responder perguntas como: O que uma equipe deve fazer imediatamente após perder a posse da bola? O que uma equipe deve fazer imediatamente após recuperar a posse da bola?
É preciso salientar que, durante as aulas, há situações em que os estudantes têm dificuldades para perceber o seu papel dentro do jogo ou quais ações realizar em determinado momento. Compreender os princípios operacionais é fundamental para pensar a organização e proposição de jogos e atividades para o ensino dos esportes de invasão, bem como ajudar os estudantes no entendimento da lógica de funcionamento dessas modalidades.
Bibliografia
BAYER, C. O ensino dos desportos colectivos. Lisboa: Dinalivro, 1994.
GARGANTA, J. M. O ensino dos jogos desportivos colectivos: perspectivas e tendências.
Movimento, Porto Alegre, v. 1, n. 8, p. 19-27, 1998.
GONZÁLEZ, F. J. Sistema de classificação dos esportes. In: REZER, R. (Org.). O fenômeno esportivo: ensaios crítico-reflexivos. Chapecó: Argos, 2006.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2017.
HUIZINGA, J. Homo ludens: o jogo como elemento da cultura. São Paulo. Perspectiva: 2007.
Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?
Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.