Ficha avaliativa – Esportes de invasão.pdf
Plano de Aula
Plano de aula: Esportes de invasão: ampliando conhecimentos
Descrição
No desenvolvimento deste plano, procuramos ampliar as aprendizagens sobre os esportes de invasão. Para isso, os estudantes irão pesquisar e experimentar essas modalidades compreendendo a lógica do jogo, as principais habilidades motoras e capacidades físicas requeridas e as estratégias individuais e coletivas para a sua prática. As atividades são pontuadas por reflexões e análises dos estudantes, em um ambiente de descoberta e participação coletiva.
Habilidades BNCC:
Objeto de conhecimento
Esportes de invasão.
Objetivos de aprendizagem
- Explorar modalidades de invasão com regras e movimentos simples.
- Adaptar modalidades de invasão à realidade da escola.
- Experimentar as modalidades de invasão na perspectiva do jogo.
- Experimentar as modalidades de invasão na perspectiva do esporte.
- Discutir sobre adaptações de regras e materiais para a prática das modalidades de invasão.
Competências gerais
1. Conhecimento
2. Pensamento crítico, criativo e científico
6. Trabalho e projeto de vida
9. Empatia e cooperação
10. Responsabilidade e cidadania
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Materiais sugeridos
- Bolas de borracha.
- Bolas de basquete.
- Cones.
- Giz ou fita crepe.
- Caixas de papelão, baldes ou pneus.
Aqui trazemos algumas sugestões de materiais. De acordo com a sua realidade, utilize materiais similares, alternativos ou adaptados para a prática.
Conversa inicial
Em sala, comente os objetivos da aula com os estudantes e resgate o conceito de esportes de invasão. Para isso, sugere-se a utilização de imagens das modalidades de basquetebol e futebol. Se for preciso, use imagens ampliadas, vídeos legendados ou outro tipo de material adequado às necessidades dos estudantes.
Peça aos estudantes para analisar as características das modalidades: Quem se recorda desses esportes? Como se marcam pontos neles? Lembram-se dos esportes de invasão? Quem poderia dizer algumas características desses esportes? Quais os principais movimentos que fazemos nesses esportes? É necessário algum equipamento específico para jogar? É importante ajudá-los a lembrar de conceitos, regras e características de jogos e atividades relacionados aos esportes de invasão experimentados em anos anteriores.
Observe atentamente a participação dos estudantes, principalmente aqueles que você já conhece e que podem apresentar alguma dificuldade de compreensão.
A seguir, proponha uma atividade na qual os estudantes deverão vivenciar uma modalidade de esportes de invasão e aprofundar os seus conhecimentos. Aqui, sugere-se a modalidade basquetebol. Entretanto, você pode optar por outra que julgar mais adequada a sua turma e escola.