Plano de aula: Esportes de invasão: ampliando conhecimentos

Descrição

No desenvolvimento deste plano, procuramos ampliar as aprendizagens sobre os esportes de invasão. Para isso, os estudantes irão pesquisar e experimentar essas modalidades compreendendo a lógica do jogo, as principais habilidades motoras e capacidades físicas requeridas e as estratégias individuais e coletivas para a sua prática. As atividades são pontuadas por reflexões e análises dos estudantes, em um ambiente de descoberta e participação coletiva.

Objeto de conhecimento

Esportes de invasão.

Objetivos de aprendizagem

• Explorar modalidades de invasão com regras e movimentos simples.
  • Adaptar modalidades de invasão à realidade da escola.
  • Experimentar as modalidades de invasão na perspectiva do jogo.
  • Experimentar as modalidades de invasão na perspectiva do esporte.
  • Discutir sobre adaptações de regras e materiais para a prática das modalidades de invasão.

Competências gerais

1. Conhecimento

2. Pensamento crítico, criativo e científico

6. Trabalho e projeto de vida

9. Empatia e cooperação

10. Responsabilidade e cidadania

Materiais sugeridos
  • Bolas de borracha.
  • Bolas de basquete.
  • Cones.
  • Giz ou fita crepe.
  • Caixas de papelão, baldes ou pneus.

Aqui trazemos algumas sugestões de materiais. De acordo com a sua realidade, utilize materiais similares, alternativos ou adaptados para a prática.

Conversa inicial

Em sala, comente os objetivos da aula com os estudantes e resgate o conceito de esportes de invasão. Para isso, sugere-se a utilização de imagens das modalidades de basquetebol e futebol. Se for preciso, use imagens ampliadas, vídeos legendados ou outro tipo de material adequado às necessidades dos estudantes.

EDF4_06ESP01-IMAGEM1

EDF4_06ESP01-IMAGEM2

Peça aos estudantes para analisar as características das modalidades: Quem se recorda desses esportes? Como se marcam pontos neles? Lembram-se dos esportes de invasão? Quem poderia dizer algumas características desses esportes? Quais os principais movimentos que fazemos nesses esportes? É necessário algum equipamento específico para jogar? É importante ajudá-los a lembrar de conceitos, regras e características de jogos e atividades relacionados aos esportes de invasão experimentados em anos anteriores.

Observe atentamente a participação dos estudantes, principalmente aqueles que você já conhece e que podem apresentar alguma dificuldade de compreensão.

A seguir, proponha uma atividade na qual os estudantes deverão vivenciar uma modalidade de esportes de invasão e aprofundar os seus conhecimentos. Aqui, sugere-se a modalidade basquetebol. Entretanto, você pode optar por outra que julgar mais adequada a sua turma e escola.