Plano de Aula

Plano de aula: Características dos esportes de campo e taco

mais ações

Descrição

Este plano introduz aprendizagens sobre os esportes de campo e taco. Iremos abordar os seus elementos comuns, os materiais, o ambiente físico no qual é praticado, bem como as habilidades motoras e as capacidades físicas requeridas para a sua prática.

Habilidades BNCC:

Objeto de conhecimento

Esportes de campo e taco.

Objetivos de aprendizagem

  • Conhecer os elementos comuns dos esportes de campo e taco.
  • Experimentar os movimentos envolvidos nas modalidades dos esportes de campo e taco.
  • Identificar as capacidades físicas e habilidades motoras presentes nos esportes de campo e taco.
  • Reconhecer os recursos materiais utilizados para a prática dos esportes de campo e taco.
  • Compreender quais são os espaços físicos onde os esportes de campo e taco são praticados.

Competências gerais

2. Pensamento científico, crítico e criativo

6. Trabalho e projeto de vida

9. Empatia e cooperação

10. Responsabilidade e cidadania

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Materiais sugeridos
  • Bola de borracha de diferentes pesos e tamanhos.
  • Taco (bastão de madeira).
  • Garrafas de plástico (pet).
  • Equipamento de vídeo.
  • Imagens impressas.
  • Fita adesiva.
  • Giz.
  • Bambolês.
  • Caderno de registro.

Aqui trazemos algumas sugestões de materiais. De acordo com a sua realidade, utilize materiais similares, alternativos ou adaptados para a prática.  

Conversa inicial

Com os estudantes em roda de conversa, apresente os objetivos de aprendizagens previstos para esta aula, aproveite para discutir e relembrar com eles a definição de capacidades físicas e a diferença entre jogos e esportes.

Com o intuito de estimular a discussão/debate sobre o tema, realize um levantamento acerca do conhecimento prévio dos estudantes, para isso reproduza, por meio de um equipamento de vídeo, algumas imagens (imagem 1, 2, 3, 4 e 5) previamente selecionadas e pergunte-lhes quais dos esportes demonstrados eles conhecem/identificam. Nos casos afirmativos, peça-lhes para que falem o que conhecem acerca da modalidade. Caso não haja a possibilidade da reprodução em equipamento de vídeo, apresente-as de maneira impressa ou pelo celular.

Questione os estudantes se acreditam que as modalidades apresentadas têm sua origem em nosso país. Se não, qual país seria? Questione quais são as possíveis características em comum e distintas existentes entre elas. Peça-lhes para analisar desde vestimentas, recursos materiais, espaço físico utilizados. Como sugestão, proponha as seguintes indagações: Em quais das modalidades os jogadores usam um bastão (taco) para rebater a bola? Quem já praticou algum desses esportes? Sabem como é feita a contagem dos pontos em cada um deles? O que as equipes precisam fazer para evitar que o adversário marque pontos?

Durante esse momento de questionamentos realizado junto aos estudantes, escreva no quadro as palavras/expressões/termos que mais se repetem a partir das respostas apresentadas. Depois, explore as palavras-chave consignadas no quadro.

É importante garantir que todos possam se expressar e também ouvir os colegas. Essas práticas são importantes para o desenvolvimento da oralidade e da escuta.

Imagens para reprodução e reflexão:

Basebol:

EDF3_04ESP01-IMAGEM1

Campo de softbol:

EDF3_04ESP01-IMAGEM2

Hóquei sobre a grama:

EDF3_04ESP01-IMAGEM3

Golf:

EDF3_04ESP01-IMAGEM4

Críquete:

EDF3_04ESP01-IMAGEM5

Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma

Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos

ACESSAR AGORA