Plano de Aula
Plano de aula: Características dos esportes de campo e taco
Por: Daniel Martins Braga
Descrição
Este plano introduz aprendizagens sobre os esportes de campo e taco. Iremos abordar os seus elementos comuns, os materiais, o ambiente físico no qual é praticado, bem como as habilidades motoras e as capacidades físicas requeridas para a sua prática.
Habilidades BNCC:
Objeto de conhecimento
Esportes de campo e taco.
Objetivos de aprendizagem
- Conhecer os elementos comuns dos esportes de campo e taco.
- Experimentar os movimentos envolvidos nas modalidades dos esportes de campo e taco.
- Identificar as capacidades físicas e habilidades motoras presentes nos esportes de campo e taco.
- Reconhecer os recursos materiais utilizados para a prática dos esportes de campo e taco.
- Compreender quais são os espaços físicos onde os esportes de campo e taco são praticados.
Competências gerais
2. Pensamento científico, crítico e criativo
6. Trabalho e projeto de vida
9. Empatia e cooperação
10. Responsabilidade e cidadania
Esta é uma aula introdutória sobre os esportes de campo e taco. Como é a primeira vez que os estudantes têm contato com esse tema, iremos desenvolver aprendizagens que permitam-lhes reconhecer os elementos comuns a esses esportes. De acordo com a BNCC (2017, p. 216), a categoria de campo e taco tem como definição: modalidades que se caracterizam por rebater a bola lançada pelo adversário o mais longe possível, para tentar percorrer o maior número de vezes as bases ou a maior distância possível entre as bases, enquanto os defensores não recuperam o controle da bola, e, assim, somar pontos (beisebol, críquete, softbol etc.). A sua prática demanda habilidades motoras específicas, como correr, lançar, rebater, andar, recepcionar, entre outras.
Apesar de pouco populares no Brasil em comparação a outras modalidades, alguns jogos de crianças que possuem as mesmas características dos esportes de campo e taco, como o jogo de taco ou bets, são amplamente praticados no país.
Os esportes de campo e taco possuem também como uma de suas principais características a alternância das equipes em ataque e defesa simultâneos entre as equipes. Portanto, cada uma possui sua vez de atacar e defender. Outra característica dessa categoria de esportes é que nela, diferentemente de outras, é sempre a equipe defensiva quem inicia com a posse da bola. Assim, com o início do jogo, os defensores tentam apanhar e transportar a bola rebatida o mais rápido possível para setores do campo com o objetivo de impedir os oponentes de pontuar ou eliminar os corredores da equipe.
Vale considerar ainda que diversas capacidades físicas são solicitadas durante a prática dos esportes de campo e taco. Razão pela qual é importante relembrarmos a sua definição. Segundo Barbanti (2003), elas são definidas como atributos físicos num organismo humano. Ou seja, todas as qualidades físicas motoras passíveis de treinamento. É através delas que conseguimos executar ações motoras desde as mais simples até as mais complexas. As capacidades físicas são comumente classificadas em: agilidade; flexibilidade; força; resistência; velocidade; equilíbrio e coordenação motora.
Alguns conceitos de capacidades físicas requeridas nos esportes de campo e taco:
- Agilidade: capacidade de mudar rápida e eficientemente a direção de um movimento executado com velocidade.
- Flexibilidade: capacidade de realizar movimentos com amplitude adequada, como nos alongamentos.
- Força: capacidade de vencer uma resistência por meio de ações musculares.
- Velocidade: ??capacidade que permite realizar movimentos no menor tempo possível ou reagir rapidamente a um sinal.
- Equilíbrio: qualidade física conseguida por uma combinação de ações musculares com o propósito de assumir e sustentar o corpo sobre uma base, contra a lei da gravidade.
- Potência muscular: capacidade que reúne a força muscular e a velocidade em um único movimento explosivo.
Bibliografia
BARBANTI, V. J. Diciona?rio de educac?a?o fi?sica e esporte. 2. ed. Sa?o Paulo: Manole, 2003.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 22 out. 2021.
Link do site do SESC do Paraná com o modo de jogo do bets. Disponível em https://www.sescpr.com.br/jogoscomerciarios/regulamento/regulamento-tecnico-de-bets/#:~:text=O%20Jogo,base%20de%20derrubar%20este%20alvo. Acesso em: 18 nov. 2021.
Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?
Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.
Um novo aliado para Professores Alfabetizadores
Acompanhe o progresso dos alunos durante o ano e otimize seu planejamento
ACESSAR AGORA