Materiais sugeridos
- Bola de borracha de diferentes pesos e tamanhos.
- Taco (bastão de madeira).
- Garrafas de plástico (pet).
- Equipamento de vídeo.
- Imagens impressas.
- Fita adesiva.
- Giz.
- Bambolês.
- Caderno de registro.
Aqui trazemos algumas sugestões de materiais. De acordo com a sua realidade, utilize materiais similares, alternativos ou adaptados para a prática.
Conversa inicial
Com os estudantes em roda de conversa, apresente os objetivos de aprendizagens previstos para esta aula, aproveite para discutir e relembrar com eles a definição de capacidades físicas e a diferença entre jogos e esportes.
Com o intuito de estimular a discussão/debate sobre o tema, realize um levantamento acerca do conhecimento prévio dos estudantes, para isso reproduza, por meio de um equipamento de vídeo, algumas imagens (imagem 1, 2, 3, 4 e 5) previamente selecionadas e pergunte-lhes quais dos esportes demonstrados eles conhecem/identificam. Nos casos afirmativos, peça-lhes para que falem o que conhecem acerca da modalidade. Caso não haja a possibilidade da reprodução em equipamento de vídeo, apresente-as de maneira impressa ou pelo celular.
Questione os estudantes se acreditam que as modalidades apresentadas têm sua origem em nosso país. Se não, qual país seria? Questione quais são as possíveis características em comum e distintas existentes entre elas. Peça-lhes para analisar desde vestimentas, recursos materiais, espaço físico utilizados. Como sugestão, proponha as seguintes indagações: Em quais das modalidades os jogadores usam um bastão (taco) para rebater a bola? Quem já praticou algum desses esportes? Sabem como é feita a contagem dos pontos em cada um deles? O que as equipes precisam fazer para evitar que o adversário marque pontos?
Durante esse momento de questionamentos realizado junto aos estudantes, escreva no quadro as palavras/expressões/termos que mais se repetem a partir das respostas apresentadas. Depois, explore as palavras-chave consignadas no quadro.
É importante garantir que todos possam se expressar e também ouvir os colegas. Essas práticas são importantes para o desenvolvimento da oralidade e da escuta.
Imagens para reprodução e reflexão:
Basebol:
Campo de softbol:
Hóquei sobre a grama:
Golf:
Críquete:
Atividade
Atividade 1 - Jogo de taco (bets)
Distribua a turma em grupos com quatro estudantes cada. Dois deles atuarão como rebatedores e os outros dois como lançadores. Entregue para cada um dos grupos uma bola pequena, duas garrafas de plástico (pet), que servirão de alvo, e ainda dois tacos de madeira ou de outro material resistente.
Marque no chão dois círculos com uma média de 50 cm de diâmetro em lados contrários da área do jogo e posicione o alvo no centro de cada círculo. Por questão de segurança, marque também uma linha a 2 metros de distância do centro de cada círculo para que os lançadores se posicionem.
Os estudantes (dupla) rebatedores precisam rebater a bola o mais longe possível da garrafa, protegendo-a dos lançamentos da dupla de lançadores, cujo objetivo é evitar que os rebatedores marquem pontos e “conquistem o taco” (o direito de rebater).
Sempre que a bola for rebatida para frente, a dupla rebatedora deve trocar de lado, marcando assim um ponto a cada troca. Torna-se vencedor do jogo a dupla que marcar 12 pontos.
Para os lançadores se tornarem rebatedores, eles precisam acertar a bola na garrafa pet, o que pode ser feito por meio de um arremesso direto ou quando os rebatedores estiverem correndo. Os lançadores também se tornam rebatedores se a bola for rebatida para trás em duas ocasiões ou se ela for pega por eles antes de cair no chão.
É importante salientar que essas regras e modos de prática podem ser reajustados de acordo com a região em que esse jogo é praticado ou alterados a partir das características dos estudantes.
Proponha intervalos entre as práticas, solicitando aos estudantes que percebam os elementos comuns dos esportes de campo e taco. Além disso, devem se reunir coletivamente para propor estratégias coletivas da equipe e verificar se precisam adaptar as práticas para que incluam todos.
Outro ponto é identificar as capacidades físicas e habilidades motoras requeridas pela modalidade.
Permita aos estudantes explorar os jogos e faça adaptações e reflexões no sentido de evidenciar os objetivos de aprendizagem para a aula. Eles devem perceber, também, que, por ser um jogo, o taco permite a flexibilização e a adaptação das regras, ao contrário dos esportes.
Momento da reflexao
Em roda, converse com os estudantes sobre as atividades realizadas, de modo que expressem o que sentiram durante a prática. Questione-os sobre as impressões a partir das atividades, como foi realizar os diferentes tipos de movimentos, as dificuldades vivenciadas.
Pergunte aos estudantes: Quais as características dos esportes de campo e taco? Quais as capacidades físicas mais solicitadas nas modalidades estudadas? O que pode ser utilizado como recurso material adaptado na falta dos instrumentos oficiais para a prática dessas modalidades? Como pode ser adaptada, a prática é um jogo ou um esporte?
É importante incentivar os estudantes a se expressarem, permitindo-lhes o livre apontamento do que experienciaram e não se preocupando com respostas certas e erradas. Realize observações a partir das falas dos estudantes. Mencione possíveis situações em que houve conflitos e exclusões e aquelas em que os estudantes apresentaram condutas positivas e inclusivas.
Observe se todos os estudantes participaram da reflexão. Se necessário, utilize recursos adicionais, como textos escritos, imagens, ou direcione a fala especificamente para estudantes com dificuldade de compreensão.
Sistematizacao do conhecimento
Organize com os estudantes sobre o que eles aprenderam nesta aula. A partir das reflexões trazidas por eles na roda de conversa, reforce os elementos comuns dos esportes de campo e taco.
Confirme as hipóteses das discussões com os estudantes sobre os movimentos envolvidos nas modalidades dos esportes de campo e taco; quais as capacidades físicas mais utilizadas em cada momento de sua prática; quais as adaptações poderiam ser realizadas para a prática dessas modalidades em ambientes sem recursos materiais e condições físicas oficiais. Após esse diálogo, explane junto aos estudantes se já haviam praticado algum jogo que se aproxima de algum desses esportes de campo e taco.
Pontue sobre importantes elementos das competências que puderam ser desenvolvidos na aula, como a resiliência, a cooperação, o diálogo, a criação de soluções diante de desafios, a empatia, a ação pessoal em prol do coletivo, entre outros.
Registro e avaliacao
Para avaliar a aprendizagem dos estudantes, sugerimos que dite ou escreva no quadro as questões a seguir e peça-lhes para responder no seu caderno como tarefa de casa:
Quais são os movimentos que as equipes de defesa realizaram?
Quais são os movimentos que as equipes de ataque realizaram?
Quais são as capacidades físicas requeridas nas situações de defesa?
Quais são as capacidades físicas requeridas nas situações de ataque?
Quais jogos mais se assemelham às modalidades que praticaram? Justifique.
Combine com os estudantes que poderão responder as questões em casa e deverão trazê-las respondidas no próximo encontro. Lembre-se de verificar a necessidade de permitir que os estudantes se expressem por meio de outras linguagens, além do texto escrito.
No próximo encontro, lembre-se de corrigir com eles as questões apresentadas, verificando os acertos e erros e procurando conversar com sobre o modo que os levaram a tais conclusões.
Barreiras
Barreiras
- Utilizar regras rígidas para as práticas dos esportes de campo e taco.
- Deixar de observar se os espaços possibilitam o acesso de todos os estudantes.
- Exigir que os estudantes exerçam funções específicas nas práticas.
Sugestões para eliminar ou reduzir as barreiras
- Observar com cautela os materiais que serão utilizados, de modo que todos os estudantes possam participar da aula plenamente.
- Possibilitar o registro da atividade da forma como o estudante se considera mais à vontade.
- Incentivar os estudantes a incluírem todos os colegas nas atividades.
Desdobramentos
Sugerimos como desdobramentos solicitar aos estudantes que realizem uma pesquisa sobre algumas das modalidades esportivas de campo e taco (beisebol, softbol, críquete, golfe, hóquei sobre grama). Oriente-os sobre as informações que precisam coletar. Distribua para eles cópias das seguintes perguntas (ou escreva-as na lousa).
a) Qual o histórico de cada modalidade esportiva de campo e taco?
b) Quantos jogadores compõem cada modalidade esportiva indicada?
c) Quais as principais regras de cada modalidade esportiva de campo e taco?
d) Como funciona a pontuação dessas modalidades?
A apresentação das pesquisas pode culminar com uma proposta coletiva de prática. Para isso, os estudantes devem observar se existem disponíveis os materiais necessários e fazer as possíveis adaptações, compartilhar as regras e adaptar aos locais disponíveis na escola.