Plano de Aula

Plano de aula: Invadir e defender

mais ações

Descrição

Este plano introduz as aprendizagens sobre os esportes de invasão. Os estudantes irão experimentar modalidades de invasão, identificando seus elementos comuns, principais habilidades motoras e capacidades físicas requeridas, e as estratégias individuais e coletivas para a sua prática. As atividades são pontuadas por reflexões e análises dos estudantes, em um ambiente de descoberta e participação coletivas.  

Habilidades BNCC:

Objeto de conhecimento

Esportes de invasão.

Objetivos de aprendizagem

  • Experimentar movimentos dos esportes de invasão.
  • Identificar os elementos comuns nas vivências dos esportes de invasão.
  • Criar estratégias individuais e coletivas básicas para a realização dos esportes de invasão.
  • Identificar as habilidades motoras necessárias para a realização dos esportes de invasão.
  • Diferenciar os conceitos de jogo e esporte.
  • Identificar as características do esporte de rendimento e o esporte de participação.
  • Reconhecer características do ambiente físico (espaço, tempo de duração, condições do clima) onde as modalidades de invasão podem ser praticadas.

Competências gerais

1. Conhecimento

2. Pensamento científico, crítico e criativo

6. Trabalho e projeto de vida

9. Empatia e cooperação

10. Responsabilidade e cidadania

Jogo e esporte: distinguindo conceitos

Comumente o jogo e o esporte são tratados como sinônimos, mas na verdade não são. Huizinga (2007) aponta o jogo como uma atividade voluntária exercida dentro de certos limites de tempo e espaço e que se caracteriza pela criação e alteração de regras pelos próprios participantes, obediência de cada participante ao que foi estabelecido previamente e apreciação do ato de jogar sem qualquer interesse em um resultado final. O esporte, por sua vez, é uma manifestação da cultura corporal de movimento elaborada a partir da comparação de resultados de um determinado desempenho entre indivíduos ou grupo de indivíduos, orientada por um conjunto de regras institucionalizadas por organizações (ligas, federações, confederações) as quais definem as normas de disputa e promovem o desenvolvimento da modalidade em todos os níveis de competição (GONZÁLEZ; FRAGA, 2009).

Esportes de invasão: apresentando conceitos

A categoria de esportes de invasão ou territoriais é constituída por modalidades cujo objetivo é invadir o espaço defendido pelo adversário para marcar pontos e, simultaneamente, proteger sua própria meta (GONZÁLEZ, 2006). Como exemplo de esportes de invasão, pode-se citar modalidades bastante conhecidas como o futebol, o futsal, o handebol, o basquetebol, e modalidades menos conhecidas, como o ultimate frisbee, o rugby, o futebol americano, o hóquei e o lacrosse.

Nessas modalidades, as disputas acontecem em campos ou quadras retangulares com as metas localizadas nas linhas de fundo. Para realizar o ataque, uma equipe deve, obrigatoriamente, possuir a posse da bola (ou outro objeto) para poder avançar em direção ao campo adversário. Essa progressão normalmente acontece por meio da troca de passes. Os pontos são obtidos mediante lançamentos, chutes e arremessos da bola na meta adversária. A equipe sem a posse de bola, por outro lado, tenta, a todo custo, proteger a sua meta, diminuir os espaços de jogo da equipe adversária, recuperar a posse da bola e construir o seu ataque.

Bibliografia

DARIDO, S. C. et al. Práticas corporais: educação física 3º a 5º anos. São Paulo: Moderna, 2017.

GONZÁLEZ, F. J. Sistema de classificação dos esportes. In: REZER, R. (Org.). O fenômeno esportivo: ensaios crítico-reflexivos. Chapecó: Argos, 2006.

GONZÁLEZ, F. J.; DARIDO, S. C,; BÁSSOLI, A. A. Esportes de invasão: basquetebol, futebol, futsal, handebol, ultimate frisbee. Maringá: Eduem, 2017.

GONZÁLEZ, F. J; FRAGA, A. B. Referencial Curricular de Educação Física. In: RIO GRANDE DO SUL. Secretaria de Estado da Educação. Departamento Pedagógico. (Org.). Referenciais Curriculares do Estado do Rio Grande do Sul: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. 1 ed. Porto Alegre: SE/DP, 2009, v. 2, p. 112-181.

HUIZINGA, J. Homo ludens: o jogo como elemento da cultura. São Paulo: Perspectiva, 2007.

Chatbot

Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?

Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.

Um novo aliado para Professores Alfabetizadores

Acompanhe o progresso dos alunos durante o ano e otimize seu planejamento

ACESSAR AGORA