Plano de Aula

Plano de aula: Invadir e defender

Descrição

Este plano introduz as aprendizagens sobre os esportes de invasão. Os estudantes irão experimentar modalidades de invasão, identificando seus elementos comuns, principais habilidades motoras e capacidades físicas requeridas, e as estratégias individuais e coletivas para a sua prática. As atividades são pontuadas por reflexões e análises dos estudantes, em um ambiente de descoberta e participação coletivas.  

Habilidades BNCC:

Objeto de conhecimento

Esportes de invasão.

Objetivos de aprendizagem

  • Experimentar movimentos dos esportes de invasão.
  • Identificar os elementos comuns nas vivências dos esportes de invasão.
  • Criar estratégias individuais e coletivas básicas para a realização dos esportes de invasão.
  • Identificar as habilidades motoras necessárias para a realização dos esportes de invasão.
  • Diferenciar os conceitos de jogo e esporte.
  • Identificar as características do esporte de rendimento e o esporte de participação.
  • Reconhecer características do ambiente físico (espaço, tempo de duração, condições do clima) onde as modalidades de invasão podem ser praticadas.

Competências gerais

1. Conhecimento

2. Pensamento científico, crítico e criativo

6. Trabalho e projeto de vida

9. Empatia e cooperação

10. Responsabilidade e cidadania

Aula

Materiais sugeridos
  • Bolas de handebol ou de borracha.
  • Cones ou garrafas pet.
  • Giz.
  • Folhas de papel kraft.
  • Canetas hidrográficas.

Aqui trazemos algumas sugestões de materiais. De acordo com a sua realidade, utilize materiais similares, alternativos ou adaptados para a prática.  

Conversa inicial

Inicie comentando sobre os objetivos da aula e apresente aos estudantes um cartaz previamente construído, usando papel kraft ou folhas de cartolina, com imagens dos esportes de invasão. Se for necessário, use imagens ampliadas, vídeos legendados ou outro tipo de material adequado às necessidades dos estudantes. Sugerem-se imagens das modalidades futebol de campo, basquetebol, handebol e rugby.

EDF3_06ESP01-IMAGEM1

EDF3_06ESP01-IMAGEM2

EDF3_06ESP01-IMAGEM3

EDF3_06ESP01-IMAGEM4

Peça aos estudantes para analisar algumas características em comum destas modalidades: Quais modalidades estão representadas nestas imagens? Conseguem perceber o que os jogadores da equipe A estão fazendo? E os jogadores da equipe B? Por que uma equipe tem de invadir o campo da outra? O que é preciso fazer para marcar pontos nestes esportes? O que uma equipe deve fazer para evitar que o adversário marque um ponto? Como é a movimentação das equipes nestes esportes? É livre ou cada equipe se mantém no seu lado do campo? Estes esportes se parecem em alguma coisa?

Os questionamentos ajudarão os estudantes na elaboração de um conceito sobre os esportes de invasão e as modalidades que compõem esta categoria esportiva. Pensando nos estudantes mais tímidos, uma sugestão é propor que se organizem em grupos para conversar e responder as perguntas. Anote as respostas deles usando papel kraft ou folhas de cartolina.

A seguir, proponha uma atividade na qual os estudantes deverão vivenciar uma modalidade de esportes de invasão e identificar os elementos comuns e outras características dela. Aqui, sugerimos a modalidade de handebol. Mas você pode optar por outra que julgar mais adequada a sua turma e escola.

Alfabetizador, facilite sua Sondagem

Conheça a nova ferramenta para acompanhar a evolução da sua turma

ACESSAR AGORA