Plano de Aula

Plano de aula: Gráfico mais adequado para comunicar dados estatísticos e sua construção a partir de uma planilha eletrônica

Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Trabalhando com estatística

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Descrição

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Gislaine Beatriz Teixeira Santos

Mentora: Eunice Maria Figueira Cajango

Especialista de área: Rita de Cássia Batista da Silva

Habilidade da BNCC

EF06MA29) Identificar as variáveis e suas frequências e os elementos constitutivos (título, eixos, legendas, fontes e datas) em diferentes tipos de gráfico.

(EF06MA30) Interpretar e resolver situações que envolvam dados de pesquisas sobre contextos ambientais, sustentabilidade, trânsito, entre outros, apresentadas pela mídia em tabelas e em diferentes tipos de gráficos e redigir textos escritos com o objetivo de sintetizar conclusões.

Objetivos específicos

Analisar o conjunto de dados de uma situação problema e definir qual será o gráfico mais adequado e construí-lo em planilhas eletrônicas.

Conhecimentos prévios

  • Fluência com fatos fundamentais da adição e subtração (2º ano, Números, EF02MA05)
  • Fluência com fatos fundamentais da multiplicação e divisão (4º ano, EF04MA03,EF04MA04, EF04MA05)
  • -Compreensão das relações entre as representações fracionárias, decimal e percentual (6º ano; EF06MA12)

Conceito-chave

Construção de gráficos com tecnologia.

Recursos necessários

  • Atividades principal e de Raio X impressas
  • Sala de informática com máquinas que possuam algum software de planilha (excel, google planilha ou BrOffice) disponível. (Se não tiver pode-se utilizar o plano com construção manual com transferidor, compasso e régua).

Habilidades BNCC:

Objetivos de aprendizagem

Analisar o conjunto de dados de uma situação problema e definir qual será o gráfico mais adequado e construí-lo em planilhas eletrônicas.

Chatbot

Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?

Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.

Aula

Resumo da aula
Resumo da aula Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma para comunicar o objetivo da aula.

Propósito: Compartilhar com a turma o objetivo da aula.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO