Educação em tempos de coronavírus
Futura libera conteúdos gratuitos em diferentes plataformas para apoiar professores e alunos a estudarem em casa
Por
18/05/2020
Este conteúdo é gratuito, entre na sua conta para ter acesso completo! Cadastre-se ou faça login
Compartilhe:
Jornalismo
Por
18/05/2020
Com escolas fechadas e milhões de estudantes brasileiros sem aulas presenciais desde o início da pandemia do Covid-19, pensar em soluções para auxiliar ou, pelo menos, facilitar a rotina de famílias e educadores, é mais do que um desafio para governos e instituições e, sim, um compromisso com uma população que se preocupa com a qualidade da educação. Neste cenário, permitir o acesso de diversas crianças, jovens e adultos às plataformas tecnológicas e metodologias educacionais se torna ainda mais desafiador.
Diante disso, o Canal Futura, uma iniciativa da Fundação Roberto Marinho e uma aliança de parceiros estratégicos (Confira lista aqui), acelerou uma série de entregas previstas para 2020 e desenvolveu novos projetos em três eixos: distribuição e compartilhamento de conteúdo, implementação de serviços e metodologias de apoio aos educadores; e apoio às famílias em ambiente doméstico e de isolamento social para ajudar quem quiser estudar em casa. Os conteúdos são distribuídos em diferentes plataformas: na TV, no FuturaPlay.org, no Youtube, no Spotify, no App ou no site do Futura.
Na TV, são 3 faixas de programação customizadas com conteúdo educativo a partir das aulas e metodologias do Telecurso e demais programas do Futura. E você pode assistir de segunda a sexta em horário escolar (às 8h, às 13h e às 18h15). Na internet, você pode assistir todos os programas quando quiser. Todos estão disponíveis de graça no Futura Play.
No Youtube do Canal Futura, estão disponíveis mais de 600 videoaulas com todos os 10 componentes curriculares do Ensino Fundamental 2. Sendo assim, o estudante tem acesso a conteúdos de: Língua Portuguesa, Matemática, História, Ciências, Geografia, Química, Física, Artes, Língua Inglesa e Educação Física. Os videoaulas foram preparadas por professores youtubers.
Já pensou em utilizar recursos de jogos em outros contextos, como na educação? Com o Clube Desafio Futura (CDF), um jogo de perguntas e respostas, é possível! Sucesso entre os jovens, agora os professores podem criar suas próprias salas temáticas e convidar os estudantes para jogar online.
Os educadores podem criar salas sobre conteúdos de Química, Física, Geografia, Matemática etc e convidar seus alunos para testar seus conhecimentos. Outra novidade é que os próprios estudantes também podem desafiar uns aos outros e montar salas sobre os conteúdos vistos nas aulas. As possibilidades são inúmeras! O game CDF está disponível para download de graça na Apple Store ou Google Play.
SAIBA COMO UTILIZAR O CDF NAS SUAS AULAS!
Escola, empreendedorismo, gênero, inovação e juventudes. Estas são algumas das temáticas que o público pode ouvir nos podcasts do Futura. Voltados para educadores e jovens, os 5 programas – “Podtech e muito mais!”, “Chão de Escola”, “N3gócio que eu quero”, “Ela Faz Assim” e “Qual vai ser?” – estão disponíveis no Spotify. Produzidos pela equipe da Fundação Roberto Marinho e Canal Futura, os podcasts contam com a parceria do Festival Mulheres do Mundo e Redes da Maré.
No site do Futura, é possível encontrar Cursos Online gratuitos feito por e para professores. Os cursos, criados em parceria com educadores de todo Brasil, são sobre as 10 competências gerais da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e auxiliam professores a aplicá-las no dia a dia da sala de aula.
CONHEÇA OS CURSO ONLINES DO FUTURA!
A Fundação Roberto Marinho está elaborando matrizes curriculares alinhadas à BNCC (Base Nacional Comum Curricular), um projeto único no país e voltado para a aceleração. As matrizes são organizadas por áreas de conhecimento e etapas para as classes de aceleração e recuperação da aprendizagem de crianças, jovens e adultos que ficaram para trás, seja pela evasão, pelo desajuste idade/série/ano e pelos baixos resultados de aprendizagem em todas as etapas de ensino. Confira mais informações no site da Fundação Roberto Marinho.
Últimas notícias