Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT1_15GRM02
Ferramentas sugeridas
- Necessários: Papel, lápis e as atividades, em imagens digitais ou impressas.
- Opcionais: Celular para gravar mensagens, WhatsApp ou outro recurso para compartilhar a atividade com os alunos e familiares, ou impressão.
Para este plano, a sugestão é que foque na atividade principal e na discussão das soluções lembrando a relevância de visitar todo o plano e selecionar as partes que considerar mais adequadas para a realidade dos seus alunos.
Caso você não tenha comunicação digital+e as famílias possam retirar na escola. É interessante que estabeleça uma forma de acompanhar as aprendizagens e para tanto pode, por exemplo, solicitar alguns registros de soluções e/ou combinar a confecção de um “Diário de bordo”, onde os alunos farão os registros das suas aprendizagens e as famílias encaminhem à escola, para que possa intervir através das próximas escolhas e enviando alguma devolutiva aos alunos.
No caso de uma aula síncrona, se for viável, faça a aula com grupos menores, pois será melhor para qualificar as participações e realizar as intervenções necessárias.
Se sua aula for assíncrona é importante contar com a participação de um adulto da família, para que possa ajudar a organizar os materiais e conduzir as propostas.
Retomada
Aula síncrona: Realize a atividade conforme as indicações do plano de aula.
Aula assíncrona: Encaminhe a imagem do slide (do calendário) e as questões do Discuta com a turma. Dê orientações às famílias para que conversem com as crianças e o que se espera da conversa (retomar as características e a função do calendário).
Atividade principal e Discussão das soluções
Em qualquer tipo de aula esta atividade poderá ser realizada. Se a aula for síncrona, você pode solicitar que façam antes do momento simultâneo, para isso envie a imagem ou impressão da atividade. Também pode explicar a comanda no final de uma aula anterior. De qualquer forma é necessário orientar as famílias. Mas se desejar realizar no momento simultâneo, mande a atividade antes da aula e explique a comanda logo após a retomada. Dê um tempo para que realizem, depois faça a discussão das soluções. Se sua aula for assíncrona, mande a retomada e a atividade principal (esta precisa ser impressa, pois será difícil copiar). Oriente a família com relação ao acompanhamento e como devem auxiliar, mas sem fazer pelo aluno. Caso não tenham acesso à impressão envie um calendário, com algumas informações faltando, mas menos do que este proposto no plano e coloque questões para que o aluno responda, por exemplo:
1. QUAIS AS INFORMAÇÕES QUE FALTAM NO CALENDÁRIO DE KARINA?
2. POR QUE A INFORMAÇÃO SOBRE O ANO É IMPORTANTE NO CALENDÁRIO?
3. QUAL É O MÊS QUE VEM APÓS ABRIL? (DEIXE SEM PREENCHER)
4. QUAL É O MÊS COM 28 OU 29 DIAS?
5. QUANTOS DIAS TÊM O MÊS DE JULHO?
6. QUAIS MESES TÊM 30 DIAS?
7. POR QUE É IMPORTANTE SABER EM QUE DIA DA SEMANA SE INICIA O MÊS?
Para a discussão das soluções, se os seus alunos realizaram a atividade de completar o calendário, peça que comparem com um calendário completo (podem utilizar a imagem da retomada) e que respondam às seguintes questões e te enviem:
1. QUAIS AS INFORMAÇÕES QUE FALTAVAM NO CALENDÁRIO DE KARINA?
2. POR QUE A INFORMAÇÃO SOBRE O ANO É IMPORTANTE NO CALENDÁRIO?
3. POR QUE É IMPORTANTE SABER EM QUE DIA DA SEMANA SE INICIA O MÊS?
4. VOCÊ TEVE DIFICULDADES PARA REALIZAR ESSA ATIVIDADE? QUAIS?
Caso seus seus alunos tenham respondido às questões sobre o calendário incompleto, podem enviar as respostas a você.
Encerramento
Aula síncrona: Utilize o slide do Encerramento para fazer o fechamento da aula.
Aula assíncrona: Faça uma devolutiva com alguma intervenção que julgar necessária e com um fechamento listando as características do calendário, com base no encerramento do plano de aula.
Raio X
A atividade de Raio X é planejada para ser utilizada como instrumento de avaliação processual. Se tiver possibilidade, envie aos alunos para que realizem e discutam com um familiar, se for oportuno, mas é importante que você tenha acesso, de alguma forma, à resolução. Se não for viável, você poderá utilizar essa atividade para uma sondagem presencial.
Convite às famílias
Convide as famílias dos alunos a conversarem com eles e colaborarem na realização da atividade sobre calendário. Envie orientações bem claras com relação aos materiais necessários e sobre o propósito da aula. Valorize a participação das famílias nos momentos de aprendizagem dos alunos.