Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT1_15GRM10
Ferramentas sugeridas
- Necessários: Papel, lápis, as atividades, em imagens digitais ou impressas, tampinhas coloridas ou outros para marcar o avanço no jogo, dado ou cartões numerados de 1 a 6.
- Opcionais: Celular para gravar mensagens, WhatsApp ou outro recurso para compartilhar a atividade com os alunos e familiares, ou impressão.
Para este plano, a sugestão é que foque na atividade principal e na discussão das soluções lembrando a relevância de visitar todo o plano e selecionar as partes que considerar mais adequadas para a realidade dos seus alunos.
Caso você não tenha comunicação digital com os alunos, escolha atividades de alguns planos, que formem uma sequência. Uma sugestão é que você faça a impressão juntamente com as orientações e um cronograma para realização das atividades, para que as famílias possam retirar na escola. É interessante que estabeleça uma forma de acompanhar as aprendizagens e para tanto pode, por exemplo, solicitar alguns registros de soluções e/ou combinar a confecção de um “Diário de bordo”, onde os alunos farão os registros das suas aprendizagens e as famílias encaminhem à escola, para que possa intervir através das próximas escolhas e enviando alguma devolutiva aos alunos.
Se sua aula for assíncrona é importante contar com a participação de um adulto da família, para que possa ajudar a organizar os materiais e conduzir as propostas.
Retomada
Aula síncrona: Realize a atividade conforme as indicações do plano de aula, mas utilize um calendário do ano atual.
Aula assíncrona: Encaminhe uma imagem de um calendário do ano atual e as questões do Discuta com a turma para que as famílias conversem com as crianças. Envie aos familiares orientações e o que é esperado da atividade. Se achar necessário solicite que te enviem as respostas.
Atividade principal e Discussão das soluções
Em qualquer tipo de aula este jogo poderá ser realizado. Se achar conveniente altere o calendário referência e as cartas do jogo para o ano atual. Se a aula for síncrona, você pode organizar o material para o jogo e proceder como indicado no plano, seria interessante se cada aluno tivesse o seu dado para sortear (ou cartões numerados de 1 a 6) e que pudesse mostrar as cartas do jogo ampliadas, conforme você fizesse o sorteio pelo jogador. Você será o leitor e também fará a marcação no tabuleiro. Use o tabuleiro numerado (conforme imagem abaixo), assim o jogador poderá te dizer para qual casa o marcador da sua equipe deverá andar. Um elemento da equipe deve representá-la na sua vez de jogar e devem revezar-se para que todos participem. Vá realizando a discussão das soluções de cada tarefa durante o jogo, para validar a resposta. No final converse sobre as questões do Discuta com a turma da Discussão das soluções. Se sua aula for assíncrona, mande o material para o jogo, impresso ou imagem digital. Caso não tenham com imprimir podem desenhar uma trilha na mesma quantidade de casa e numerar, assim poderão ir acompanhando as tarefas na trilha original. Por isso, envie um modelo numerado (veja abaixo). As cartas podem ser usadas na ordem que estão, assim não terão problemas com imprimir ou reproduzir, basta abrir a imagem e ver a próxima carta. Caso não tenham dado, poderão utilizar cartões numerados de 1 a 6, para sortearem a quantidade de casas a avançar na trilha. Oriente a família com relação às regras do jogo e que poderão participar de 2 a 4 jogadores. Encaminhe as questões do Discuta com a turma da Discussão das soluções, para que conversem com os alunos e se achar conveniente solicite as respostas.

Encerramento
Aula síncrona: Utilize o slide do Encerramento para fazer o fechamento da aula.
Aula assíncrona: Faça uma devolutiva com alguma intervenção que julgar necessária, caso tenha solicitado as respostas das questões, faça o encerramento enviando aos alunos as aprendizagens sobre o uso do calendário. Veja orientações do slide de encerramento, no plano de aula.
Raio X
A atividade de Raio X é planejada para ser utilizada como instrumento de avaliação processual. Se tiver possibilidade, envie aos alunos para que realizem e discutam com um familiar, se for oportuno, mas é importante que você tenha acesso, de alguma forma, a resolução. Se não for viável, você poderá utilizar essa atividade para uma sondagem presencial.
Convite às famílias
Convide as famílias dos alunos a conversarem e jogarem com eles, colaborando na sua aprendizagem sobre o uso do calendário. Envie orientações bem claras com relação às intervenções que podem realizar e sobre o propósito da aula. Valorize a participação das famílias nos momentos de aprendizagem dos alunos.