Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT1_15GRM01
Ferramentas sugeridas
- Necessários: Papel, lápis e as atividades, em imagens digitais ou impressas.
- Opcionais: Celular para gravar mensagens, WhatsApp ou outro recurso para compartilhar a atividade com os alunos e familiares, ou impressão.
Para este plano, a sugestão é que foque na discussão das soluções e sistematização do conceito lembrando a relevância de visitar todo o plano e selecionar as partes que considerar mais adequadas para a realidade dos seus alunos.
Caso você não tenha comunicação digital com os alunos, escolha atividades de alguns planos, que formem uma sequência. Uma sugestão é que você faça a impressão juntamente com as orientações e um cronograma para realização das atividades, para que as famílias possam retirar na escola. É interessante que estabeleça uma forma de acompanhar as aprendizagens e para tanto pode, por exemplo, solicitar alguns registros de soluções e/ou combinar a confecção de um “Diário de bordo”, onde os alunos farão os registros das suas aprendizagens e as famílias encaminhem à escola, para que possa intervir através das próximas escolhas e enviando alguma devolutiva aos alunos.
No caso de uma aula síncrona, se for viável, faça a aula com grupos menores, pois será melhor para qualificar as participações e realizar as intervenções necessárias.
Se sua aula for assíncrona é importante contar com a participação de um adulto da família, para que possa ajudar a organizar os materiais e conduzir as propostas.
Aquecimento
Aula síncrona: Realize a atividade conforme as indicações do plano de aula ou envie as questões, abaixo para que respondam em casa e te enviem, antecipando a aula e recebendo um diagnóstico sobre os conhecimentos dos alunos.
Aula assíncrona: Encaminhe a imagem dos slides e as questões abaixo, para que os alunos respondam e te enviem, juntamente com a atividade principal, pois poderá saber o que os alunos já conhecem sobre as medidas de tempo e o calendário. Dê orientações às famílias para que possam ajudar a levantar os conhecimentos das crianças. Um adulto pode ser o leitor e o escriba.
Sugestões de questões:
1. O QUE É TEMPO?
2. POR QUE CONTAMOS O TEMPO?
3. EXISTE SOMENTE UMA FORMA DE MEDIR O TEMPO?
4. CONHECEM UM IGUAL OU PARECIDO A ESTE? (CALENDÁRIO)
5. PARA QUE SERVE UM CALENDÁRIO?
6. QUAIS INFORMAÇÕES ELE TRAZ?
7. COMO É A SUA ORGANIZAÇÃO?
Atividade principal
Aula síncrona: Seguem duas sugestões para a realização da sua aula:
1) Você pode realizar a montagem do calendário coletivamente, especialmente se tiver com um número reduzido de alunos. Coloque os pedaços (impressos num tamanho maior) com fita crepe por trás e vá realizando a montagem seguindo as orientações dos alunos.
2) Envie antecipadamente o calendário (de preferência organize o documento que enviar com as partes do calendário destacadas e embaralhadas) e as orientações para que recortem. Oriente para que montem e te enviem.
Aula assíncrona: Envie, juntamente com as imagens e as questões do aquecimento, o calendário (de preferência organize o documento que enviar com as partes do calendário destacadas e embaralhadas) e as orientações para que recortem, montem e te enviem. Oriente as famílias para que acompanhem a montagem, mas não interfiram diretamente, nem deem um modelo para a criança copiar. Podem ir fazendo questões (mandem as questões do Discuta com a turma) para ajudar o aluno a pensar.
Discussão das soluções, Sistematização do conceito e Encerramento
Aula síncrona: Se montar o calendário coletivamente com os alunos, utilize as questões do Discuta com a turma e já promova uma discussão sobre como ficou o calendário, sua organização e informações, conforme as orientações da discussão das soluções. Em seguida faça a sistematização dos conceitos e o encerramento, conforme o plano de aula. Se os alunos montaram seus calendários individualmente e antecipadamente, escolha alguns dos que você recebeu, para compartilhar no momento simultâneo e promover a discussão das soluções. Em seguida, faça a sistematização dos conceitos e o encerramento.
Aula assíncrona: Após receber as questões e o calendário montado, envie a imagem com alguns calendários montados pelos alunos e algumas questões para que reflitam e conversem com as famílias. Peça que verifiquem se em todos os modelos as informações estão completas e organizadas. Para a sistematização dos conceitos e o encerramento, a sugestão é um texto para que completem as lacunas.
ESTAS SÃO AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DO CALENDÁRIO. PREENCHA AS LACUNAS DO TEXTO, UTILIZANDO O BANCO DE PALAVRAS:
- O CALENDÁRIO É UTILIZADO PARA MEDIR O _______________.
- O ______________ COMPREENDE O PERÍODO DE UM ANO.
- ELE INDICA QUANTOS DIAS TEMOS EM UM _____________.
- O ANO TAMBÉM FAZ PARTE DE UMA CONTAGEM E O NÚMERO CORRESPONDENTE A ESSE ANO É INDICADO NO CALENDÁRIO, POR EXEMPLO, ____________.
- NO CALENDÁRIO, OS DIAS SÃO DIVIDIDOS EM 12 ______________.
- CADA _________ TEM UM NOME E UMA QUANTIDADE ESPECÍFICA DE DIAS.
- OS MESES APARECEM NO CALENDÁRIO NUMA ____________ DETERMINADA.
Raio X
A atividade de Raio X é planejada para ser utilizada como instrumento de avaliação processual. Se tiver possibilidade, envie aos alunos para que realizem e discutam com um familiar, se for oportuno, mas é importante que você tenha acesso, de alguma forma, à resolução. Se não for viável, você poderá utilizar essa atividade para uma sondagem presencial.
Convite às famílias
Convide as famílias dos alunos a conversarem com eles sobre medidas de tempo e o calendário, especificamente. Envie orientações bem claras com relação às atividades e sobre o propósito da aula. Valorize a participação das famílias nos momentos de aprendizagem dos alunos.