Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT1_15GRM08
Ferramentas sugeridas
- Necessários: Papel, lápis e as atividades, em imagens digitais ou impressas.
- Opcionais: Celular para gravar mensagens, WhatsApp ou outro recurso para compartilhar a atividade com os alunos e familiares, ou impressão.
Para este plano, a sugestão é que foque na atividade principal e na discussão das soluções lembrando a relevância de visitar todo o plano e selecionar as partes que considerar mais adequadas para a realidade dos seus alunos.
Caso você não tenha comunicação digital com os alunos, escolha atividades de alguns planos que formem uma sequência. Uma sugestão é que você faça a impressão juntamente com as orientações e um cronograma para realização das atividades para que as famílias possam retirar na escola. É interessante que estabeleça uma forma de acompanhar as aprendizagens e para tanto pode, por exemplo, solicitar alguns registros de soluções e/ou combinar a confecção de um “Diário de bordo”, onde os alunos farão os registros das suas aprendizagens e as famílias encaminhem à escola, para que possa intervir através das próximas escolhas e enviando alguma devolutiva aos alunos.
No caso de uma aula síncrona, se for viável, faça a aula com grupos menores, pois será melhor para qualificar as participações e realizar as intervenções necessárias.
Se sua aula for assíncrona é importante contar com a participação de um adulto da família, para que possa ajudar a organizar os materiais e conduzir as propostas.
Aquecimento
Aula síncrona: Realize a atividade conforme as indicações do plano de aula.
Aula assíncrona: Encaminhe a imagem do calendário, para que conversem com base nas questões do Discuta com a turma. Dê orientações às famílias para que conversem com as crianças e o que é esperado da conversa.
Atividade principal e Discussão das soluções
Não é possível realizar o jogo proposto no plano de aula. A sugestão é que envie o calendário e as datas (modifique para datas e calendário deste ano) e cada aluno deverá marcá-las e te enviar. Na aula simultânea, você sorteia os grupos e faz com eles a marcação de pontos, validando as respostas. Cada membro do grupo tinha 15 datas (se quiser pode diminuir) para marcar e a cada acerto marca um ponto para a sua equipe. Se quiser pode mandar algumas datas erradas no meio. Discuta com base nas questões do Discuta com a turma.
Se sua aula for assíncrona, envie, da mesma forma, o calendário e as datas (modifique para datas e calendário deste ano) e cada aluno deverá marcá-las e te enviar. Se quiser pode mandar algumas datas erradas no meio. Mas como não conseguirá discutir com eles, envie questões para que respondam e te mandem junto com o calendário:
1. QUE ELEMENTOS FORMAM A DATA?
2. QUE INFORMAÇÕES EU PRECISO CONFERIR PARA LOCALIZAR CORRETAMENTE A DATA NO CALENDÁRIO?
3. QUAL É A ORDEM CORRETA DOS MESES DO ANO?
4. TINHA ALGUMA DATA ERRADA NA LISTA? ESCREVA AQUI E EXPLIQUE OS ERROS.
Sistematização do conceito e Encerramento
Aula síncrona: Utilize os slides para fazer o fechamento da aula.
Aula assíncrona: Faça uma devolutiva com as intervenções que julgar necessárias, fechando com os conceitos aprendidos.
Raio X
A atividade de Raio X é planejada para ser utilizada como instrumento de avaliação processual. Se tiver possibilidade, envie aos alunos para que realizem e discutam com um familiar, se for oportuno, mas é importante que você tenha acesso, de alguma forma, a resolução. Se não for viável, você poderá utilizar essa atividade para uma sondagem presencial.
Convite às famílias
Convide as famílias dos alunos a conversarem com eles e colaborarem na realização da atividade sobre a localização de datas no calendário. Envie orientações bem claras com relação aos materiais necessários e sobre o propósito da aula. Valorize a participação das famílias nos momentos de aprendizagem dos alunos.