Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT1_15GRM09
Ferramentas sugeridas
- Necessários: Papel, lápis e as atividades, em imagens digitais ou impressas.
- Opcionais: Celular para gravar mensagens, WhatsApp ou outro recurso para compartilhar a atividade com os alunos e familiares, ou impressão.
Para este plano, a sugestão é que foque na atividade principal e na discussão das soluções lembrando a relevância de visitar todo o plano e selecionar as partes que considerar mais adequadas para a realidade dos seus alunos.
Caso você não tenha comunicação digital com os alunos, escolha atividades de alguns planos, que formem uma sequência. Uma sugestão é que você faça a impressão juntamente com as orientações e um cronograma para realização das atividades para que as famílias possam retirar na escola. É interessante que estabeleça uma forma de acompanhar as aprendizagens e para tanto pode, por exemplo, solicitar alguns registros de soluções e/ou combinar a confecção de um “Diário de bordo”, onde os alunos farão os registros das suas aprendizagens e as famílias encaminhem à escola, para que possa intervir através das próximas escolhas e enviando alguma devolutiva aos alunos.
No caso de uma aula síncrona, se for viável, faça a aula com grupos menores, pois será melhor para qualificar as participações e realizar as intervenções necessárias.
Se sua aula for assíncrona é importante contar com a participação de um adulto da família, para que possa ajudar a organizar os materiais e conduzir as propostas.
Retomada
Aula síncrona: Realize a atividade conforme as indicações do plano de aula.
Aula assíncrona: Encaminhe uma imagem com o calendário e a situação problema para que resolvam. Mande as questões do Discuta com a turma e dê orientações às famílias para que conversem com as crianças e o que é esperado da atividade. Se achar necessário solicite que te enviem as resoluções.
Atividade principal e Discussão das soluções
Em qualquer tipo de aula, esta atividade poderá ser realizada. A sugestão é que altere os calendários dos problemas para o ano atual. Se a aula for síncrona, você pode solicitar que façam antes do momento simultâneo, para isso envie a imagem ou impressão da atividade. Também pode explicar a comanda no final de uma aula anterior. De qualquer forma é necessário orientar as famílias. Mas se desejar realizar no momento simultâneo, apresente os problemas na aula e leia. Utilize as questões do Discuta com a turma, para trazer mais reflexões. Dê um tempo para que realizem, depois faça a discussão das soluções. Se não tiverem a impressão, peça que escrevam somente as respostas. Se sua aula for assíncrona, mande a retomada e a atividade principal. Oriente a família com relação ao acompanhamento e como devem auxiliar, mas sem fazer pelo aluno. Encaminhe as questões do Discuta com a turma, para que conversem com os alunos. Caso não tenham acesso à impressão podem ver a imagem e escrever as respostas. Mande também a tabela abaixo, para que preencham ajudando a refletir sobre a atividade realizada:

Peça que te encaminhem as respostas dos problemas e a tabela. Se não conseguirem imprimir podem copiar a tabela (se necessário um adulto poderá auxiliar).
Encerramento
Aula síncrona: Utilize o slide do Encerramento para fazer o fechamento da aula.
Aula assíncrona: Faça uma devolutiva com alguma intervenção que julgar necessária e faça o encerramento com o passo a passo para se calcular uma data.
Raio X
A atividade de Raio X é planejada para ser utilizada como instrumento de avaliação processual. Se tiver possibilidade, envie aos alunos para que realizem e discutam com um familiar, se for oportuno, mas é importante que você tenha acesso, de alguma forma, a resolução. Se não for viável, você poderá utilizar essa atividade para uma sondagem presencial.
Convite às famílias
Convide as famílias dos alunos a conversarem com eles e colaborarem na realização da atividade sobre a localização de datas no calendário. Envie orientações bem claras com relação às comandas e sobre o propósito da aula. Valorize a participação das famílias nos momentos de aprendizagem dos alunos.