Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Essenciais: Youtube; WhatsApp ou e-mail; celular, tablet ou computador com câmera para gravar vídeos e áudios.
- Optativas: Google Meet.
Valor trabalhado
- Respeito ao ambiente e a própria coletividade
- Cidadania
- Protagonismo
Apresentação do tema da aula
O objetivo deste plano de aula é fazer com que as crianças reflitam sobre como são feitos os brinquedos, dando foco nas técnicas e materiais utilizados. As atividades propostas serão realizadas de forma assíncrona. Para apresentar o tema da aula, grave um vídeo ou tire uma foto do slide que consta na proposta original para esta etapa e envie à turma. É importante providenciar antecipadamente materiais diversos, como: caixas de remédio, garrafas plásticas etc., para os vídeos que deverão ser gravados. Caso prefira, a aula pode ser realizada pelo Google Meet.
Contextualização (20 minutos)
Encaminhe a imagem do plano original aos alunos e pergunte: com quais brinquedos as crianças estão brincando? Deixe que eles se manifestem e continue questionando:
- Como são essas brincadeiras?
- A forma de brincar com cada um desses brinquedos é igual ou diferente?
- Como você acha que eles são fabricados?
- Você já brincou com esse tipo de brinquedo?
O importante nesta etapa é resgatar os conhecimentos prévios dos alunos. O contato com eles deverá ser feito pelo Google Meet ou por vídeo. É essencial a aproximação visual com eles neste momento. Caso a aula esteja sendo realizada pelo Google Meet, as respostas podem ser feitas por áudio ou chat. Se você optar pelo envio em vídeo por WhatsApp ou e-mail, eles devem retornar pela mesma ferramenta usada.
Problematização (60 minutos)
Envie a imagem do plano original para os alunos e grave um áudio com os questionamentos propostos. Permita que eles respondam e continue fazendo outras perguntas norteadoras:
- Que diferença vocês observam entre os dois brinquedos?
- Os materiais utilizados para fabricá-los são os mesmos?
- Quais dos brinquedos você acredita que tenham sido feitos manualmente?
- Quais dos brinquedos são considerados tecnológicos? Eles são feitos manualmente ou em fábricas?
É importante aproveitar este momento para trabalhar o conceito de artesanal/industrializado. Para isso, explique aos alunos que brinquedos artesanais são aqueles confeccionados com as mãos, utilizando poucos recursos. Já os industrializados requerem mais recursos e técnicas específicas para serem feitos.
Ação propositiva (dois dias)
Esta etapa será realizada de forma assíncrona. Proponha aos alunos uma atividade prática onde eles irão experimentar como é fazer um brinquedo manualmente. Para isso, oriente que um adulto da família os acompanhe nas produções. Você pode fazer algumas sugestões: foguete, carrinho, boneca, animais etc.
Durante o processo é importante que você retome o conceito de brinquedo manual. Aproveite para questioná-los: é possível fazer com que esse brinquedo que foi construído seja capaz de se locomover automaticamente? Que possa tocar música? Ou acender luzes? Este é um momento importante para que os alunos entendam que algumas funções só são possíveis graças ao uso de tecnologias específicas.
Grave um vídeo ou oriente pelo Google Meet as famílias para que auxiliem nas produções. Abaixo, seguem dois links para ajudá-los na confecção dos brinquedos.
- “9 brinquedos fáceis e divertidos que você pode fazer em casa”, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=gdrMwkFo6Ao, acesso em: 31/05/2020.
- “10 brinquedos fáceis de fazer com material reciclável”, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=v0hgGAuWetc, acesso em: 31/05/2020.
Sistematização (60 minutos)
Após a ação propositiva, promova uma discussão para retomar os aspectos abordados. Peça que enviem vídeos e áudios contando como foi a experiência e o que fizeram de brinquedos em casa. As famílias podem ter participação. O vídeo ou áudio deve ser curto, com no máximo três minutos, dando oportunidade para que todos participem.
Convite às famílias
Professor, neste plano de aula, a família será imprescindível na confecção do brinquedo. Oriente sobre a importância de um adulto acompanhar a criança na ação propositiva.