Plano de aula: Desenho com interferência

Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Desenhos

O que fazer antes?

Contextos prévios:

O preparo dos materiais precisa ser realizado com antecedência. Se deseja ampliar seus conhecimentossobre a interferência gráfica nos desenhos das crianças, segue abaixo sugestões enriquecedoras sobre o tema.

Materiais:

Para esta propostaas crianças precisam ter algumas alternativas para suas escolhas. Ofereça três opções de suporte (cartolina, papel cartão ou sulfite, branco ou colorido) e três opções de interferências (caixas de fósforo, figura geométrica e imagem recortada de revistas) e cola.

As possibilidades expressivas ficarão mais ricas com algumadiversidade de giz, lápis de cor e canetinhas hidrocor, conforme o material que você tenha disponível.

Espaços:

Na organização, disponha os materiais de forma atrativa e caprichosa, fazendo bancadas ao redor ou no meio da sala, como em um ateliê de artes. Coloque os suportes com as interferências em caixas, organizadas por tipos e os elementos riscantes (giz, lápis e canetinhas) em potes.Cuide para que todo material esteja acessível a todos da turma e com boa visibilidade no momento da escolha.

Tempo sugerido:

Aproximadamente uma hora.

Perguntas para guiar suas observações:

1. As crianças observam atentamente os suportes e, durante a escolha, manifestam planos para o desenho a partir da interferência?

2. Durante a produção, elas solicitam auxílio dos colegas ou do professor, ouvem as ideias, trocam impressões ou mesmo alteram suas criações movidas por percepções diferentes das suas?

3. No desenho é possível perceber riqueza de detalhes, intencionalidade dos traços, ampliação do pensamento imaginativo e percepção do contexto, devido à interferência oferecida?

Para incluir todos:

Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender às necessidades e às diferenças de cada criança.

A oferta de alternativas para o desenho com interferênciaassegura a liberdade de expressão das crianças e suas preferências também são respeitadas quando elas escolhem pessoalmente os suportes e materiais de desenho para suas produções.

O que fazer durante?

1

Convide as crianças para se reunirem em volta da mesa de materiais (grande grupo) com você, para que observem o que há disponível para realizar a atividade. Compartilhe a proposta de criar um desenho com interferência, individualmente.

Conversem sobre os materiais que você deixou previamente organizados e comunique às crianças que terão um tempo para analisarem os três suportes e as três interferências oferecidas, para que escolham um de cada e criem seus desenhos.

Mostre que, além desses, há vários elementos riscantes disponíveis para selecionarem e utilizarem conforme desejam.

Diga que depois que finalizarem suas produções, poderão compartilhar o que fizeram aos seus amigos.

2

Proponha o início da atividade convidando o grupo a selecionar os materiais. Promova o momento da escolha, em pequenos grupos, para favorecer o contato, a exploração e definição do suporte e da interferência mais atrativos para cada criança.

Ofereça orientações sobre a colagem da interferência no suporte, para posicionar da melhor maneira a figura antes de colar (centralizada, lateralizada, em cima), deixando espaços suficientes para as possibilidades de criação.

Lembre-as de que, caso precisem de algo mais durante o desenho, podem buscar na mesa e ou trocar os materiais entre os colegas da turma.

3

Neste momento individual de produção, proponha que as crianças planejem e criem seus desenhos a partir do objeto (interferência) escolhido. Avise que terão 30 minutos para elaborar sua produção, e que quando estiver faltando 5 minutos para acabar o tempo você irá avisá-las.

Durante a produção das crianças, atente-se às narrativas que emergirem do processo, à observação, à escuta e ao envolvimento delas. Ao observar esse elementos, você poderá perceber as implicâncias da interferência no planejamento do desenho, e como as crianças norteiam seu pensamento criativo favorecendo a ampliação e a intencionalidade dos traços.

Interaja naturalmente com o grupo a partir de suas narrativas, fazendo comentários cuidadosos e pontuais, que respeitem as produções e sejam convites para que elas comentem sobre o que estão produzindo.

4

Comunique o tempo para a finalização da atividade. Conforme as crianças forem terminando as criações, o que ocorrerá em tempos diferentes, proponha que se juntem a outras que escolheram materiais diferentes dos dela, formando pequenos grupos e conversem sobre suas produções. Auxilie nessa organização, para que todos tenham oportunidade de partilhar ideias, a não ser que alguém não deseje.Se isso ocorrer, respeite o momento da criança, ela pode estar se sentindo insegura para expor ou falar sobre a produção. Dialogue com ela sobre o desenho que ela realizou e diga que, se desejar, ela pode apenas ir conhecer o trabalho dos colegas. Durante essa troca, pontue algumas observações colhidas no decorrer do processo, de modo a valorizar a produção de cada criança.

Para finalizar:

Convide as crianças para colaborar com a organização do espaço, guardando os materiais e limpando alguma coisa que necessitar. Em seguida, defina com elas se preferem levar os desenhos para casa para contar aos familiares sobre o processo de criação deles ou se desejam organizá-los no mural, no hall de entrada da escola, para que as produções sejam expostas.