Plano de Aula

Plano de aula: Brincando com areia

Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Brincadeiras na área externa

Aula

O que fazer antes?

Contextos prévios:

É desejável oportunizar esta proposta em um dia que esteja o clima propício (sem chuva). Podem ou não ser feitas propostas com a areia de forma isolada ou com um outro elemento, a água por exemplo, com os materiais e/ou brinquedos preferidos das crianças.

Materiais:

Deixe disponível pás, colheres, baldinhos, peneiras, bacias ou potes recicláveis e brinquedos.

Espaços:

Organize os materiais no parquede uma forma atraente: com pás, colheres, baldinhos, bacias ou potes recicláveis e brinquedos que possam ser escondidos e encontrados, bacias ou potes para colocar e tirar areia, a fim de ajudar os bebês a serem pesquisadores, por meio da exploração dos materiais. É preciso que os objetos estejam acessíveis a eles e é importante que existam em quantidade suficiente para o número de crianças, de forma que todas tenham algo para manipular e explorar ao mesmo tempo.

Use a criatividade, como sugestão você pode:

dispor alguns brinquedos escondidos dentro de montinhos de areia, outros em cima dos montinhos;

deixar em um outro ponto um conjunto de potes e pás;

oferecer baldinhos com colheres;

montar uma pequeno castelo e colocar, brinquedos como se fossem os habitantes;

deixar peneiras e colheres próximas aos potes.

Tempo sugerido:

Aproximadamente 40 minutos.

Perguntas para guiar suas observações:

1. Como os bebês exploram a areia com os objetos oferecidos? (transbordar, encher, esvaziar, enterrar, remover, mover)

2.Como se realiza a interação entre os bebês e entre entre os adultos ao explorar espaços, materiais, objetos e brinquedos?

3. De que forma exploram o parque por meio do movimento de seu próprio corpo pelo espaço? (como experimentam, arrumam, manipulam...)


Para incluir todos:

Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender às necessidades e às diferenças de cada criança ou do grupo. Convide os bebês para a exploração e incentive a participação de todos. Propicie um espaço seguro para os que ainda não se locomovem com autonomia. Esteja disponível perto deles, para que possam avançar quando bem desejarem. Narre o que está acontecendo e faça com que seu corpo sirva de suporte para os movimentos deles e, também, para acolhê-los quando isso se fizer necessário.

O que fazer durante?
O que fazer durante?

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Compartilhe com os bebês do grupo todo a proposta que será realizada. Vá com eles ao local onde será feita a atividade e convide-os para a exploração dos materiais previamente organizados por você. Deixe-os investigar livremente, para que a vivenciem e façam suas próprias descobertas, a partir de seus próprios interesses. Permita aos bebês ficarem descalços (se assim desejarem) e com roupas confortáveis para uma efetiva estabilidade e uma maior relação corpo, espaço e objeto.

Aproxime-os as bacias ou os potes dos bebês que não andam, para que eles possam fazer as explorações dentro de suas possibilidades motoras, potencializando descobertas, a fim de ampliar o repertório deles. Em momentos oportunos, ofereça alguns modelos de brincadeiras, tais como: cavar buracos, encher o balde e depois virá-lo, colocar velinhas de gravetos no bolo e cantar parabéns, enterrar os pés e mãos etc. Esteja disponível para caso algum bebê queira dividir descobertas e conquistas.

É relevante que todas as ações e situações sejam conversadas com eles previamente. Registre o momento com fotos e vídeos e faça pequenas anotações, para uma reflexão posterior.


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Neste momento, todos os bebês estão brincando ao mesmo tempo, envolvidos de diversas formas em suas exploraçõesindividualmente, em duplas ou em pequenos grupos. Incentive a participação da turma inteira, oferecendo apoio quando necessário, conversando com as crianças, transmitindo segurança e confiança para avançarem em suas pesquisas. No decorrer da exploração, atente-se para os pontos de maior curiosidade delas.

Possíveis ações das crianças neste momento: O bebê chega próximo à areia, coloca suas mãos nela, pega um pouco do material e observa que ele se esvai entre seus dedos. Ele repete a ação algumas vezes e olha ao redor. Após alguns minutos, retoma a atenção e explora a areia com os pés. Arrasta-os de um lado para o outro e se atenta àmarca que está deixando. Com os dedos, explora os primeiros traços ali e percebe que, ao fazer isso, suas mãos também deixam marcas. Sorri e levanta o olhar, fazendo tentativas de compartilhar as descobertas.


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Atente-se a como os bebês em pequenos gruposinteragem, experimentam, manipulam os materiais, exploram-nos e vivem esse momento. Veja quais incentivos relevantes você pode propiciar. Por exemplo: o bebê pega a peneira em suas mãos, primeiro a explora e olha seu entorno por meio desse objeto. Após alguns instantes, pega areia com as mãos e a coloca dentro da peneira. Levanta e observa que a areia colocada sai pelos pequenos buracos do objeto. Repete a ação algumas vezes, depois, volta a explorar a peneira com os dedinhos, mas se interessa em passá-los na aspereza da trama do objeto.

Intervenha, a partir de suas observações, sobre interesses e necessidades das crianças, favorecendo que ampliem explorações e interações usando os novos materiais ofertados. Proponha situações que envolvam relações de causa e efeito: encher/esvaziar/transbordar, mover/remover, esconder/achar. Instigue a curiosidade dos pequenos.


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Observe-os em duplas ou sozinhos, quanto aos deslocamentos de si e dos objetos no ambiente, exercitando gestos e movimentos para ampliação da percepção sensorial ao verem, sentirem, cheirarem e ouvirem os materiais, circulando livremente pelo parque. Além disso, esteja atento às interações.

Possíveis ações das crianças neste momento: Dois bebês brincam juntos com os montes, descobrindo os brinquedos escondidos. Um terceiro bebê chega e vira o baldinho, que está cheio de areia, fazendo tentativas de formar um montinho. Esse mesmo bebê pega um brinquedo, coloca-o em cima do monte e direciona seu olhar para o local em que existem mais montes dispostos da mesma forma. Os bebês que ali estão observam ação dele e imitam-na. Ambos se olham e sorriem. O outro bebê vem e retorna ao grupo com mais brinquedos.

Possíveis falas do professor neste momento: Você fez igual aos montes que estão logo ali. Que tal fazermos um grande castelo? Vamos fazê-lo juntos?


Para finalizar:

Com a aproximação da finalização da proposta, converse com os bebês e convide-os para começar a organizar o espaço. Para ajudar na localização temporal, avise-os qual será o próximo acontecimento do dia, garantindo uma predição do que irá acontecer. Informe o quanto é importante organizar o local antes de seguirem para a próxima experiência. Valorize e encoraje as iniciativas dos bebês neste momento. Pode ser usada uma música que marque o momento de arrumação com o grupo, por exemplo Nós vamos guardar, de Fabiana Goddoy.

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