10792
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 4º ano > Geometria

Plano de aula - Simetria de reflexão utilizando o GeoGebra

Plano de aula de Matemática com atividades para 4º ano do Fundamental sobre Simetria, eixo de simetria, GeoGebra

Plano 10 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Paula Burkardt Moreira

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Paula Burkardt Moreira

Mentor: Paula Massi Reis Pires

Especialista de área: Priscilla Mendes Cerqueira



Habilidade da BNCC

EF04MA19-Reconhecer simetria de reflexão em figuras e em pares de figuras geométricas planas e utilizá-la na construção de figuras congruentes com o uso de malhas quadriculadas e softwares de geometria.  

Objetivos específicos

Proporcionar ao aluno o conhecimento de uma nova ferramenta matemática, o software GeoGebra para a construção de figuras simétricas em relação a um eixo de simetria.



Conceito-chave

Simetria, eixo de simetria, GeoGebra.



Recursos necessários

Computador, papel A4,lousa.


Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: O professor apresenta o objetivo da aula aos alunos.

Propósito: Apresentar o objetivo.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos .

Orientação: O professor entrega a malha quadriculada com o desenho do foguete e propõe aos alunos que construam um foguete simétrico em relação à reta dada. É importante relembrar que duas figuras são simétricas em relação a uma reta, quando todos os seus pontos se encontram à mesma distância da reta ou eixo de simetria.

Propósito: Relembrar a ideia de figuras simétricas e como funciona o eixo de simetria.

Materiais complementares para impressão:

Retomada

Resolução da Retomada

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos.

Orientação: A escola precisa ter uma sala de informática funcionando e o programa Geogebra instalado nos computadores. A versão que iremos usar é o GeoGebra Classic 5, que pode ser baixado no link GeoGebra.

O professor conversa com os alunos a respeito do conceito de polígono: polígonos são figuras fechadas formadas por segmentos de reta que não se cruzam. Exemplifica desenhando um polígono qualquer e pede para que os alunos deem outros exemplos.

O professor conversa sobre o conceito de simetria de reflexão: a simetria de reflexão é uma transformação que produz na imagem o efeito de espelhamento, sem alterar as dimensões da figura. O eixo de simetria funciona como um espelho na construção da figura simétrica à original. Exemplifica desenhando figuras simétricas na lousa e pede para que os alunos deem outros exemplos.

O professor separa a turma em grupos de três ou quatro alunos por computador, orienta no uso do mouse, espera um tempo para que todos se familiarizem com os computadores e começa a dar as orientações, passo a passo, para a construção do polígono simétrico dado, utilizando as ferramentas do GeoGebra:

  • Se a malha não estiver visível na tela, clique no botão direito do mouse sobre a tela, em seguida clique em Malha e ela aparecerá na tela.
  • Selecione a ferramenta Polígono. Clique com o botão direito sobre a malha e reproduza o coração da figura clicando em cada ponto, ou vértice , desejado.
  • Selecione a ferramenta Reta e construa uma reta vertical ao lado direito do polígono em forma de coração.
  • Selecione a ferramenta Reflexão em Relação a uma Reta. Clique em qualquer segmento que compõe o polígono e em seguida clique em Aplicar Ferramenta A e em seguida polígono pol 1. O polígono aparecerá marcado.
  • Clique como botão direito sobre a reta, que é o eixo de simetria, e logo a figura simétrica aparecerá.

Propósito: Introduzir tecnologia no aprendizado da matemática, a fim de despertar um novo olhar na construção do conhecimento. Trabalhar a percepção visual e a construção de figura simétricas em relação a um eixos de simetria.

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Para acessar material complementar 1 clique aqui

Para acessar material complementar 2 clique aqui

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos.

Orientação: A escola precisa ter uma sala de informática funcionando e o programa Geogebra instalado nos computadores. A versão que iremos usar é o GeoGebra Classic 5, que pode ser baixado no link GeoGebra.

O professor conversa com os alunos a respeito do conceito de polígono: polígonos são figuras fechadas formadas por segmentos de reta que não se cruzam. Exemplifica desenhando um polígono qualquer e pede para que os alunos deem outros exemplos.

O professor conversa sobre o conceito de simetria de reflexão: a simetria de reflexão é uma transformação que produz na imagem o efeito de espelhamento, sem alterar as dimensões da figura. O eixo de simetria funciona como um espelho na construção da figura simétrica à original. Exemplifica desenhando figuras simétricas na lousa e pede para que os alunos deem outros exemplos.

O professor separa a turma em grupos de três ou quatro alunos por computador, orienta no uso do mouse, espera um tempo para que todos se familiarizem com os computadores e começa a dar as orientações, passo a passo, para a construção do polígono simétrico dado, utilizando as ferramentas do GeoGebra:

  • Se a malha não estiver visível na tela, clique no botão direito do mouse sobre a tela, em seguida clique em Malha e ela aparecerá na tela.
  • Selecione a ferramenta Polígono. Clique com o botão direito sobre a malha e reproduza o coração da figura clicando em cada ponto, ou vértice , desejado.
  • Selecione a ferramenta Reta e construa uma reta vertical ao lado direito do polígono em forma de coração.
  • Selecione a ferramenta Reflexão em Relação a uma Reta. Clique em qualquer segmento que compõe o polígono e em seguida clique em Aplicar Ferramenta A e em seguida polígono pol 1. O polígono aparecerá marcado.
  • Clique como botão direito sobre a reta, que é o eixo de simetria, e logo a figura simétrica aparecerá.

Propósito: Introduzir tecnologia no aprendizado da matemática, a fim de despertar um novo olhar na construção do conhecimento. Trabalhar a percepção visual e a construção de figura simétricas em relação a um eixos de simetria.

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Para acessar material complementar 1 clique aqui

Para acessar material complementar 2 clique aqui

Discussão da Solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: O professor sugere que os alunos reproduzam a atividade mudando o eixo de simetria de posição e observem o que acontece com a figura simétrica construída. Por uma questão de tempo, pede para que alguns grupos utilizem o eixo de simetria horizontal e outros grupos utilizem um eixo de simetria qualquer. Os alunos são desafiados a verbalizar o que observaram em relação à forma, ao tamanho e à distância de cada ponto das figuras ao eixo de simetria. É esperado que os alunos observem que a forma e o tamanho da figura simétrica não sofre alterações em relação à figura original, apenas a posição da figura simétrica é que modifica. A distância de todos os pontos da figura original e da simétrica permanecem iguais e constantes em relação ao eixo de simetria.

Propósito: Estimular a percepção visual do aluno e promover o uso da tecnologia no ensino da Matemática.

Discussão da Solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: O professor sugere que os alunos reproduzam a atividade mudando o eixo de simetria de posição e observem o que acontece com a figura simétrica construída. Por uma questão de tempo, pede para que alguns grupos utilizem o eixo de simetria horizontal e outros grupos utilizem um eixo de simetria qualquer. Os alunos são desafiados a verbalizar o que observaram em relação à forma, ao tamanho e à distância de cada ponto das figuras ao eixo de simetria. É esperado que os alunos observem que a forma e o tamanho da figura simétrica não sofre alterações em relação à figura original, apenas a posição da figura simétrica é que modifica. A distância de todos os pontos da figura original e da simétrica permanecem iguais e constantes em relação ao eixo de simetria.

Propósito: Estimular a percepção visual do aluno e promover o uso da tecnologia no ensino da Matemática.

Discussão da Solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: O professor sugere que os alunos reproduzam a atividade mudando o eixo de simetria de posição e observem o que acontece com a figura simétrica construída. Por uma questão de tempo, pede para que alguns grupos utilizem o eixo de simetria horizontal e outros grupos utilizem um eixo de simetria qualquer. Os alunos são desafiados a verbalizar o que observaram em relação à forma, ao tamanho e à distância de cada ponto das figuras ao eixo de simetria. É esperado que os alunos observem que a forma e o tamanho da figura simétrica não sofre alterações em relação à figura original, apenas a posição da figura simétrica é que modifica. A distância de todos os pontos da figura original e da simétrica permanecem iguais e constantes em relação ao eixo de simetria.

Propósito: Estimular a percepção visual do aluno e promover o uso da tecnologia no ensino da Matemática.

Discussão da Solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: O professor sugere que os alunos reproduzam a atividade mudando o eixo de simetria de posição e observem o que acontece com a figura simétrica construída. Por uma questão de tempo, pede para que alguns grupos utilizem o eixo de simetria horizontal e outros grupos utilizem um eixo de simetria qualquer. Os alunos são desafiados a verbalizar o que observaram em relação à forma, ao tamanho e à distância de cada ponto das figuras ao eixo de simetria. É esperado que os alunos observem que a forma e o tamanho da figura simétrica não sofre alterações em relação à figura original, apenas a posição da figura simétrica é que modifica. A distância de todos os pontos da figura original e da simétrica permanecem iguais e constantes em relação ao eixo de simetria.

Propósito: Estimular a percepção visual do aluno e promover o uso da tecnologia no ensino da Matemática.

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: O professor encerra a aula, expondo a importância do GeoGebra e relembrando os comandos utilizados na atividade principal.

Propósito: Compreender a simetria de reflexão utilizando o GeoGebra.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: O professor propõe aos alunos, que construam um triângulo simétrico ao triângulo dado, usando as ferramentas do GeoGebra utilizadas nesta aula: Polígono, Reta e Reflexão em Relação a uma Reta.

Propósito: Avaliar a assimilação do aluno na manipulação do software GeoGebra na construção de figuras simétricas.

Materiais complementares para impressão:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: O professor apresenta o objetivo da aula aos alunos.

Propósito: Apresentar o objetivo.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Paula Burkardt Moreira

Mentor: Paula Massi Reis Pires

Especialista de área: Priscilla Mendes Cerqueira



Habilidade da BNCC

EF04MA19-Reconhecer simetria de reflexão em figuras e em pares de figuras geométricas planas e utilizá-la na construção de figuras congruentes com o uso de malhas quadriculadas e softwares de geometria.  

Objetivos específicos

Proporcionar ao aluno o conhecimento de uma nova ferramenta matemática, o software GeoGebra para a construção de figuras simétricas em relação a um eixo de simetria.



Conceito-chave

Simetria, eixo de simetria, GeoGebra.



Recursos necessários

Computador, papel A4,lousa.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos .

Orientação: O professor entrega a malha quadriculada com o desenho do foguete e propõe aos alunos que construam um foguete simétrico em relação à reta dada. É importante relembrar que duas figuras são simétricas em relação a uma reta, quando todos os seus pontos se encontram à mesma distância da reta ou eixo de simetria.

Propósito: Relembrar a ideia de figuras simétricas e como funciona o eixo de simetria.

Materiais complementares para impressão:

Retomada

Resolução da Retomada

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos.

Orientação: A escola precisa ter uma sala de informática funcionando e o programa Geogebra instalado nos computadores. A versão que iremos usar é o GeoGebra Classic 5, que pode ser baixado no link GeoGebra.

O professor conversa com os alunos a respeito do conceito de polígono: polígonos são figuras fechadas formadas por segmentos de reta que não se cruzam. Exemplifica desenhando um polígono qualquer e pede para que os alunos deem outros exemplos.

O professor conversa sobre o conceito de simetria de reflexão: a simetria de reflexão é uma transformação que produz na imagem o efeito de espelhamento, sem alterar as dimensões da figura. O eixo de simetria funciona como um espelho na construção da figura simétrica à original. Exemplifica desenhando figuras simétricas na lousa e pede para que os alunos deem outros exemplos.

O professor separa a turma em grupos de três ou quatro alunos por computador, orienta no uso do mouse, espera um tempo para que todos se familiarizem com os computadores e começa a dar as orientações, passo a passo, para a construção do polígono simétrico dado, utilizando as ferramentas do GeoGebra:

  • Se a malha não estiver visível na tela, clique no botão direito do mouse sobre a tela, em seguida clique em Malha e ela aparecerá na tela.
  • Selecione a ferramenta Polígono. Clique com o botão direito sobre a malha e reproduza o coração da figura clicando em cada ponto, ou vértice , desejado.
  • Selecione a ferramenta Reta e construa uma reta vertical ao lado direito do polígono em forma de coração.
  • Selecione a ferramenta Reflexão em Relação a uma Reta. Clique em qualquer segmento que compõe o polígono e em seguida clique em Aplicar Ferramenta A e em seguida polígono pol 1. O polígono aparecerá marcado.
  • Clique como botão direito sobre a reta, que é o eixo de simetria, e logo a figura simétrica aparecerá.

Propósito: Introduzir tecnologia no aprendizado da matemática, a fim de despertar um novo olhar na construção do conhecimento. Trabalhar a percepção visual e a construção de figura simétricas em relação a um eixos de simetria.

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Para acessar material complementar 1 clique aqui

Para acessar material complementar 2 clique aqui

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos.

Orientação: A escola precisa ter uma sala de informática funcionando e o programa Geogebra instalado nos computadores. A versão que iremos usar é o GeoGebra Classic 5, que pode ser baixado no link GeoGebra.

O professor conversa com os alunos a respeito do conceito de polígono: polígonos são figuras fechadas formadas por segmentos de reta que não se cruzam. Exemplifica desenhando um polígono qualquer e pede para que os alunos deem outros exemplos.

O professor conversa sobre o conceito de simetria de reflexão: a simetria de reflexão é uma transformação que produz na imagem o efeito de espelhamento, sem alterar as dimensões da figura. O eixo de simetria funciona como um espelho na construção da figura simétrica à original. Exemplifica desenhando figuras simétricas na lousa e pede para que os alunos deem outros exemplos.

O professor separa a turma em grupos de três ou quatro alunos por computador, orienta no uso do mouse, espera um tempo para que todos se familiarizem com os computadores e começa a dar as orientações, passo a passo, para a construção do polígono simétrico dado, utilizando as ferramentas do GeoGebra:

  • Se a malha não estiver visível na tela, clique no botão direito do mouse sobre a tela, em seguida clique em Malha e ela aparecerá na tela.
  • Selecione a ferramenta Polígono. Clique com o botão direito sobre a malha e reproduza o coração da figura clicando em cada ponto, ou vértice , desejado.
  • Selecione a ferramenta Reta e construa uma reta vertical ao lado direito do polígono em forma de coração.
  • Selecione a ferramenta Reflexão em Relação a uma Reta. Clique em qualquer segmento que compõe o polígono e em seguida clique em Aplicar Ferramenta A e em seguida polígono pol 1. O polígono aparecerá marcado.
  • Clique como botão direito sobre a reta, que é o eixo de simetria, e logo a figura simétrica aparecerá.

Propósito: Introduzir tecnologia no aprendizado da matemática, a fim de despertar um novo olhar na construção do conhecimento. Trabalhar a percepção visual e a construção de figura simétricas em relação a um eixos de simetria.

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Para acessar material complementar 1 clique aqui

Para acessar material complementar 2 clique aqui

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: O professor sugere que os alunos reproduzam a atividade mudando o eixo de simetria de posição e observem o que acontece com a figura simétrica construída. Por uma questão de tempo, pede para que alguns grupos utilizem o eixo de simetria horizontal e outros grupos utilizem um eixo de simetria qualquer. Os alunos são desafiados a verbalizar o que observaram em relação à forma, ao tamanho e à distância de cada ponto das figuras ao eixo de simetria. É esperado que os alunos observem que a forma e o tamanho da figura simétrica não sofre alterações em relação à figura original, apenas a posição da figura simétrica é que modifica. A distância de todos os pontos da figura original e da simétrica permanecem iguais e constantes em relação ao eixo de simetria.

Propósito: Estimular a percepção visual do aluno e promover o uso da tecnologia no ensino da Matemática.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: O professor sugere que os alunos reproduzam a atividade mudando o eixo de simetria de posição e observem o que acontece com a figura simétrica construída. Por uma questão de tempo, pede para que alguns grupos utilizem o eixo de simetria horizontal e outros grupos utilizem um eixo de simetria qualquer. Os alunos são desafiados a verbalizar o que observaram em relação à forma, ao tamanho e à distância de cada ponto das figuras ao eixo de simetria. É esperado que os alunos observem que a forma e o tamanho da figura simétrica não sofre alterações em relação à figura original, apenas a posição da figura simétrica é que modifica. A distância de todos os pontos da figura original e da simétrica permanecem iguais e constantes em relação ao eixo de simetria.

Propósito: Estimular a percepção visual do aluno e promover o uso da tecnologia no ensino da Matemática.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: O professor sugere que os alunos reproduzam a atividade mudando o eixo de simetria de posição e observem o que acontece com a figura simétrica construída. Por uma questão de tempo, pede para que alguns grupos utilizem o eixo de simetria horizontal e outros grupos utilizem um eixo de simetria qualquer. Os alunos são desafiados a verbalizar o que observaram em relação à forma, ao tamanho e à distância de cada ponto das figuras ao eixo de simetria. É esperado que os alunos observem que a forma e o tamanho da figura simétrica não sofre alterações em relação à figura original, apenas a posição da figura simétrica é que modifica. A distância de todos os pontos da figura original e da simétrica permanecem iguais e constantes em relação ao eixo de simetria.

Propósito: Estimular a percepção visual do aluno e promover o uso da tecnologia no ensino da Matemática.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: O professor sugere que os alunos reproduzam a atividade mudando o eixo de simetria de posição e observem o que acontece com a figura simétrica construída. Por uma questão de tempo, pede para que alguns grupos utilizem o eixo de simetria horizontal e outros grupos utilizem um eixo de simetria qualquer. Os alunos são desafiados a verbalizar o que observaram em relação à forma, ao tamanho e à distância de cada ponto das figuras ao eixo de simetria. É esperado que os alunos observem que a forma e o tamanho da figura simétrica não sofre alterações em relação à figura original, apenas a posição da figura simétrica é que modifica. A distância de todos os pontos da figura original e da simétrica permanecem iguais e constantes em relação ao eixo de simetria.

Propósito: Estimular a percepção visual do aluno e promover o uso da tecnologia no ensino da Matemática.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: O professor encerra a aula, expondo a importância do GeoGebra e relembrando os comandos utilizados na atividade principal.

Propósito: Compreender a simetria de reflexão utilizando o GeoGebra.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: O professor propõe aos alunos, que construam um triângulo simétrico ao triângulo dado, usando as ferramentas do GeoGebra utilizadas nesta aula: Polígono, Reta e Reflexão em Relação a uma Reta.

Propósito: Avaliar a assimilação do aluno na manipulação do software GeoGebra na construção de figuras simétricas.

Materiais complementares para impressão:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Geometria do 4º ano :

Com o plano de aula sobre geometria, os alunos aprendem paralelismo e perpendicularismo e aplicação em situações de localização espacial; identificação de ângulos retos e não retos, reconhecimento de figuras planas e algumas propriedades, reconhecimento e análise de figuras não planas, suas características e representações.

MAIS AULAS DE Matemática do 4º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF04MA19 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano