10769
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - Jogo de Bingo: leitura escrita de números

POR: Flávia Luz Pessoa de Barros 17/07/2018
Código: MAT1_02NUM06

1º ano / Matemática / Números

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF01MA04) Contar a quantidade de objetos de coleções até 100 unidades e apresentar o resultado por registros verbais e simbólicos, em situações de seu interesse, como jogos, brincadeiras, materiais da sala de aula, entre outros.

Plano de aula de Matemática com atividades para 1º ano do Fundamental sobre escrita, leitura e identificação de números

 

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma, usando uma linguagem mais simples para as crianças.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor:  Flávia Luz Pessoa de Barros

Mentor: Maria Lydia Mello

Especialista de área: Luciana Tenuta

Habilidade da BNCC

(EF01MA04) Contar a quantidade de objetos de coleções até 100 unidades e apresentar o resultado por registros verbais e simbólicos, em situações de seu interesse, como jogos, brincadeiras, materiais da sala de aula, entre outros.

Objetivos específicos

Ler, escrever e identificar números fora da sequência de 1 em 1.

Conceito-chave

Escrita, leitura e identificação de números e análise do Sistema Numérico.

Recursos necessários

  • Cartela com 6 espaços em branco para o jogo de Bingo.
  • Ficha com números de 1 a 100.




Tempo sugerido: 10 minutos (slides 3 e 4)

Orientação: Projete ou leia para turma. Entregue aos alunos uma cartela de bingo, que você mesmo pode fazer, com 6 espaços em branco. Eles deverão escolher os números seguindo as instruções do slide seguinte.Leia as regras do Bingo às crianças. Possivelmente alguma das crianças já deve ter jogado Bingo, por isso, pergunte a eles se alguém conhece esse jogo e como foi sua experiência. Certifique-se de que todos compreenderam o jogo.

Propósito: Socializar as regras do jogo Bingo e apresentar proposta da aula.

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 3 e 4)

Orientação: Projete, ou leia para turma. Com as cartelas em mãos, os alunos devem seguir as orientações para a escolha dos números. Leia com a turma as orientações. Você pode ler uma por uma e esperar que eles escrevam um número, antes de passar para a próxima orientação. Circule pela sala e veja como as crianças estão preenchendo os números. Deixe que tirem suas dúvidas no grande grupo, assim você pode promover algumas discussões interessantes.

Propósito: Verificar se alunos conseguem grafar os números a partir da dicas.

Materiais complementares

Aquecimento

Resolução do aquecimento

Tempo sugerido: 16 minutos.

Orientação: Projete ou leia para as crianças. Uma criança por vez deve sortear um número. Deixe que a criança leia o número e o diga em voz alta para os colegas. Em seguida ela deve escrever o número sorteado no quadro-negro, assim as crianças que não conseguiram identificar o número podem comparar com os números da sua cartela. Durante o jogo é importante circular pela sala e verificar se elas não estão deixando de marcar algum número sorteado.

Quando alguém gritar “Bingo!”, faça a conferência da cartela com o grupo.

O número de rodadas do Bingo pode variar de acordo com o tempo e com o número de crianças que estão participando.

Não esqueça de deixar todo o material pronto, tanto as cartelas como as fichas para o sorteio, com os números de 1 a 100.

Propósito: Observar como as crianças leem os números sorteado e, também, se associam o nome do número à sua representação por símbolo.

Materiais complementares:

Resolução da atividade

Guia de intervenção

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Compartilhe as experiências vividas no jogo. Deixe que as crianças contem como foi ler o número para a sala e, sobretudo, suas dificuldades. Muitas vezes, elas gostam de dizer coisas tais como: “foi por 1 que não saiu meu número”, por exemplo, quando sorteado o 33 e a criança tinha o número 32 ou 34. Ou eles dizem: “o meu era igual a esse, mas ao contrário”, para números com os mesmos algarismos mas em ordem diferente, como 12 e 21. Esses são indícios que as crianças sinalizam seus conhecimentos do Sistema Numérico. É interessante registrar as falas dos alunos e a alguma vezes problematizá-las, dizendo, por exemplo, “mas qual a diferença entre 12 e o 21?”

Propósito: Compartilhar as vivências e descobertas do jogo.

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: No grande grupo, retome com eles as hipóteses levantadas durante o jogo de forma sistemática e resumida. Certifique-se de que todos estão compreendendo a discussão.

Propósito: Retomar o conteúdo discutido nas atividades anteriores.

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: No grande grupo, discuta sobre o que eles aprenderam no dia de hoje. Faça registros das falas dos alunos, em futuras aulas elas podem servir para retomar o que já foi aprendido. Posteriormente, transfira esse registro para um cartaz e o deixe visível na sala.

Propósito: Retomar o conteúdo discutido nas atividades anteriores.

Discuta com a turma:

  • Você aprendeu algo de novo com esta atividade?

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Apresente a nova situação e peça que os alunos pensem individualmente.

Propósito: Auxiliar os alunos a transpor os conhecimentos mobilizados durante o jogo de bingo para uma situação-problema.

Discuta com a turma:

  • Como ficou a cartela de Artur?
  • Qual o maior número da cartela de Artur? E o menor número?

Materiais complementares:

Raio X para impressão>

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade complementar

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor:  Flávia Luz Pessoa de Barros

Mentor: Maria Lydia Mello

Especialista de área: Luciana Tenuta

Habilidade da BNCC

(EF01MA04) Contar a quantidade de objetos de coleções até 100 unidades e apresentar o resultado por registros verbais e simbólicos, em situações de seu interesse, como jogos, brincadeiras, materiais da sala de aula, entre outros.

Objetivos específicos

Ler, escrever e identificar números fora da sequência de 1 em 1.

Conceito-chave

Escrita, leitura e identificação de números e análise do Sistema Numérico.

Recursos necessários

  • Cartela com 6 espaços em branco para o jogo de Bingo.
  • Ficha com números de 1 a 100.





Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

AULAS DESSA UNIDADE:

AULAS DESSA DISCIPLINA:

AULAS RELACIONADAS:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes