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Plano de aula - Calculando acréscimo e desconto

Plano de aula de Matemática com atividades para 6ºano do Fundamental sobre Cálculo de porcentagem, na aplicação de acréscimo ou desconto.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Marytta Vilela Perez Masseli

ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Marytta Rennó Masseli

Mentora: Débora Vieira de Moraes

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

EF06MA12 - Resolver e elaborar problemas que envolvam porcentagens, com base na ideia de proporcionalidade, sem fazer uso da “regra de três”, utilizando estratégias pessoais, cálculo mental e calculadora, em contextos de educação financeira, entre outros.

Objetivos específicos

Calcular porcentagens de uma quantidade usando a fração centesimal e a representação decimal, e calcular acréscimo e desconto de uma quantidade.

Conceito-chave

Cálculo de porcentagem, na aplicação de acréscimo ou desconto.

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
  • Folha quadriculadas, malhas de 10x10.




Tempo sugerido: 2 min

Orientação: Apresente o objetivo, através da leitura, escrita no quadro ou projeção do mesmo.

Propósito: Compartilhar o objetivo de aprendizagem com a turma.

Orientações para o desenvolvimento da aula:

Objetivo: Calcular porcentagem de uma quantidade sem uso da regra de três.

Deve-se ter como foco a construção do conhecimento de forma que os estudantes concluam, através da atividade principal, generalizações do cálculo da porcentagem de uma quantidade.

Também é importante manter o vocabulário matemático, como por exemplo:

  • Porcentagem de.
  • Fração centesimal equivalente.
  • Número decimal equivalente.

Discuta com a turma:

  • Como calcular a porcentagem de uma quantidade?

Adequações:

  • Caso seja possível, pode-se fazer o trabalho com o uso da calculadora para encontrar a porcentagem de uma quantidade.
  • Caso não seja possível a impressão das atividades pode-se passar no quadro.
  • Para estudantes com problemas de visão (baixa visão) pode-se solicitar material ampliado, ou escrever em cartolina, em uma escala grande o enunciado.
  • Para estudantes com outras especificidades pode-se alterar as variáveis postas nos itens para valores menores, mediando o cálculo da porcentagem.

Material complementar:

  • Vídeo que apresenta como calcular acréscimo ou desconto, com uso de calculadora. Para acessar o vídeo, clique aqui.

Atividade de aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 min

Orientação: Entregar a atividade para os estudantes e observar se retomam o conteúdo de cálculo de frações de uma quantidade.

Agrupe os alunos em duplas e peça para que resolvam o que está sendo pedido, utilizando a estratégia que desejar.

Para imprimir a atividade clique aqui.

Para visualizar a resolução clique aqui.

Propósito: Relembrar o conceito de frações de uma quantidade.

Discuta com a turma:

  • Relembre sobre o conceito de fração e como se deve efetuar o cálculo da fração de uma quantidade.

Possível soluções:

Alguns amigos foram jantar fora e resolveram dividir o valor da conta em partes iguais.

  • Sabendo que a conta ficou em R$ 400,00 e que cada amigo pagou um quinto desse valor, calcule quanto cada um pagou.

Resolução:

Basta dividir o valor por 5 (um quinto) e em seguida multiplicar por 1.

400 : 5 = 80 ? 80 x 1 = 80

Logo, cada amigo vai pagar R$ 80,00.

  • Sabendo que a conta ficou em R$ 300,00 e que cada amigo pagou um terço desse valor, calcule quanto cada um pagou.

Resolução:

Basta dividir o valor por 3 (um terço) e em seguida multiplicar por 1.

300 : 3 = 100 ? 100 x 1 = 100

Logo, cada amigo vai pagar R$ 100,00.

Materiais complementares:

Atividade aquecimento

Resolução atividade aquecimento

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 min

Orientação:

1º momento: peça que, individualmente, leiam e realizem a atividade - 4 minutos

Para esse momento, observe as respostas encontradas individualmente para que em seguida, divida a turma de forma que fiquem juntos os estudantes que obtiveram respostas diferentes.

2º momento: peça que em duplas, comparem as respostas encontradas e formulem uma resposta da dupla - 7 minutos

Esse é um momento muito importante, pois com a separação planejada das duplas, a discussão deverá ser mediada pelo professor, para que os estudantes troquem e argumentem sobre a sua estratégia de resolução.

3º momento: as duplas deverão compartilhar, em um debate coletivo, suas estratégias e respostas - 4 minutos

Você pode fazer o download desta atividade para imprimir para seus alunos aqui.

Para imprimir as possíveis soluções clique aqui.

Utilize o guia de intervenção para discutir com os alunos as estratégias de cálculo de porcentagem.

Propósito: Resolver a atividade sugerida

Materiais complementares:

Atividade principal

Resolução atividade principal

Guia de intervenção

Discussão de Soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 min (slides 5 a 10).

Orientação:

Após compartilhar as estratégias de resolução apresentadas pelos alunos, apresente esta sequência de slides, como forma de organizar as diversas formas de resolver a atividade proposta.

Propósito: Compartilhar diferentes estratégias de resolução.

Discuta com a turma:

  • Qual a relação que existe entre a fração centesimal e o número decimal que é multiplicado pela quantidade dada?
  • Existem outras formas de resolver?
  • Aproveite para questionar sobre as diferenças entre as quantidades de resoluções, dependendo da porcentagem.
  • Por exemplo: 10% tem uma fração equivalente diferente da centesimal, e 45% não. Por que isso acontece?

Discussão de Soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 min (slides 5 a 10).

Orientação:

Após compartilhar as estratégias de resolução apresentadas pelos alunos, apresente esta sequência de slides, como forma de organizar as diversas formas de resolver a atividade proposta.

Propósito: Compartilhar diferentes estratégias de resolução.

Discuta com a turma:

  • Qual a relação que existe entre a fração centesimal e o número decimal que é multiplicado pela quantidade dada?
  • Existem outras formas de resolver?
  • Aproveite para questionar sobre as diferenças entre as quantidades de resoluções, dependendo da porcentagem.
  • Por exemplo: 10% tem uma fração equivalente diferente da centesimal, e 45% não. Por que isso acontece?

Discussão de Soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 min (slides 5 a 10).

Orientação:

Após compartilhar as estratégias de resolução apresentadas pelos alunos, apresente esta sequência de slides, como forma de organizar as diversas formas de resolver a atividade proposta.

Propósito: Compartilhar diferentes estratégias de resolução.

Discuta com a turma:

  • Qual a relação que existe entre a fração centesimal e o número decimal que é multiplicado pela quantidade dada?
  • Existem outras formas de resolver?
  • Aproveite para questionar sobre as diferenças entre as quantidades de resoluções, dependendo da porcentagem.
  • Por exemplo: 10% tem uma fração equivalente diferente da centesimal, e 45% não. Por que isso acontece?

Discussão de Soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 min (slides 5 a 10).

Orientação:

Após compartilhar as estratégias de resolução apresentadas pelos alunos, apresente esta sequência de slides, como forma de organizar as diversas formas de resolver a atividade proposta.

Propósito: Compartilhar diferentes estratégias de resolução.

Discuta com a turma:

  • Qual a relação que existe entre a fração centesimal e o número decimal que é multiplicado pela quantidade dada?
  • Existem outras formas de resolver?
  • Aproveite para questionar sobre as diferenças entre as quantidades de resoluções, dependendo da porcentagem.
  • Por exemplo: 10% tem uma fração equivalente diferente da centesimal, e 45% não. Por que isso acontece?

Discussão de Soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 min (slides 5 a 10).

Orientação:

Após compartilhar as estratégias de resolução apresentadas pelos alunos, apresente esta sequência de slides, como forma de organizar as diversas formas de resolver a atividade proposta.

Propósito: Compartilhar diferentes estratégias de resolução.

Discuta com a turma:

  • Qual a relação que existe entre a fração centesimal e o número decimal que é multiplicado pela quantidade dada?
  • Existem outras formas de resolver?
  • Aproveite para questionar sobre as diferenças entre as quantidades de resoluções, dependendo da porcentagem.
  • Por exemplo: 10% tem uma fração equivalente diferente da centesimal, e 45% não. Por que isso acontece?

Discussão de Soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 min (slides 5 a 10).

Orientação:

Após compartilhar as estratégias de resolução apresentadas pelos alunos, apresente esta sequência de slides, como forma de organizar as diversas formas de resolver a atividade proposta.

Propósito: Compartilhar diferentes estratégias de resolução.

Discuta com a turma:

  • Qual a relação que existe entre a fração centesimal e o número decimal que é multiplicado pela quantidade dada?
  • Existem outras formas de resolver?
  • Aproveite para questionar sobre as diferenças entre as quantidades de resoluções, dependendo da porcentagem.
  • Por exemplo: 10% tem uma fração equivalente diferente da centesimal, e 45% não. Por que isso acontece?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientação: Encerre com os estudantes fazendo um resumo do que foi visto na aula e retomando o cálculo de porcentagem.

Propósito: Fazer o fechamento da aula e retomada da ferramenta de cálculo da porcentagem.

Discuta com a turma:

  • Compare com os estudantes a relação entre as frações centesimais e os decimais equivalentes.
  • Questione sobre a porcentagem 25% e 45%. Por que 45% não encontramos uma fração equivalente centesimal?
  • Pergunte aos alunos se ficaram com alguma dúvida. O que aprenderam de novo? O que acharam da aula?

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 min

Orientação: Peça para que, individualmente, calcule os valores com os acréscimos e com os descontos.

Propósito: Retomar as estratégias trabalhadas nessa unidade e verificar o conhecimento aprendido.

Para imprimir a atividade clique aqui.

Acesse aqui a resolução detalhada dessa atividade.

Atividades complementares: Clique aqui para imprimir

Resolução das atividade complementares, clique aqui para imprimir.

Possíveis soluções:

Calcule o valor dos descontos e dos acréscimos:

Em uma papelaria havia um cartaz com o seguinte anúncio: “Na compra à vista, o cliente recebe um desconto de 5% e na compra a prazo terá um acréscimo de 5%”. Se o total de uma compra de material for R$ 500,00 qual será o valor a ser pago a vista e qual o valor a ser pago à prazo?

Resolução:

Com o acréscimo o valor da compra ficará R$ 525,00 e com o desconto o valor da compra ficará R$ 475,00.

Materiais complementares:

Atividade raio x

Atividade complementar

Resolução atividade raio x

Resolução atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 min

Orientação: Apresente o objetivo, através da leitura, escrita no quadro ou projeção do mesmo.

Propósito: Compartilhar o objetivo de aprendizagem com a turma.

Orientações para o desenvolvimento da aula:

Objetivo: Calcular porcentagem de uma quantidade sem uso da regra de três.

Deve-se ter como foco a construção do conhecimento de forma que os estudantes concluam, através da atividade principal, generalizações do cálculo da porcentagem de uma quantidade.

Também é importante manter o vocabulário matemático, como por exemplo:

  • Porcentagem de.
  • Fração centesimal equivalente.
  • Número decimal equivalente.

Discuta com a turma:

  • Como calcular a porcentagem de uma quantidade?

Adequações:

  • Caso seja possível, pode-se fazer o trabalho com o uso da calculadora para encontrar a porcentagem de uma quantidade.
  • Caso não seja possível a impressão das atividades pode-se passar no quadro.
  • Para estudantes com problemas de visão (baixa visão) pode-se solicitar material ampliado, ou escrever em cartolina, em uma escala grande o enunciado.
  • Para estudantes com outras especificidades pode-se alterar as variáveis postas nos itens para valores menores, mediando o cálculo da porcentagem.

Material complementar:

  • Vídeo que apresenta como calcular acréscimo ou desconto, com uso de calculadora. Para acessar o vídeo, clique aqui.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Marytta Rennó Masseli

Mentora: Débora Vieira de Moraes

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

EF06MA12 - Resolver e elaborar problemas que envolvam porcentagens, com base na ideia de proporcionalidade, sem fazer uso da “regra de três”, utilizando estratégias pessoais, cálculo mental e calculadora, em contextos de educação financeira, entre outros.

Objetivos específicos

Calcular porcentagens de uma quantidade usando a fração centesimal e a representação decimal, e calcular acréscimo e desconto de uma quantidade.

Conceito-chave

Cálculo de porcentagem, na aplicação de acréscimo ou desconto.

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
  • Folha quadriculadas, malhas de 10x10.



Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 min

Orientação: Entregar a atividade para os estudantes e observar se retomam o conteúdo de cálculo de frações de uma quantidade.

Agrupe os alunos em duplas e peça para que resolvam o que está sendo pedido, utilizando a estratégia que desejar.

Para imprimir a atividade clique aqui.

Para visualizar a resolução clique aqui.

Propósito: Relembrar o conceito de frações de uma quantidade.

Discuta com a turma:

  • Relembre sobre o conceito de fração e como se deve efetuar o cálculo da fração de uma quantidade.

Possível soluções:

Alguns amigos foram jantar fora e resolveram dividir o valor da conta em partes iguais.

  • Sabendo que a conta ficou em R$ 400,00 e que cada amigo pagou um quinto desse valor, calcule quanto cada um pagou.

Resolução:

Basta dividir o valor por 5 (um quinto) e em seguida multiplicar por 1.

400 : 5 = 80 ? 80 x 1 = 80

Logo, cada amigo vai pagar R$ 80,00.

  • Sabendo que a conta ficou em R$ 300,00 e que cada amigo pagou um terço desse valor, calcule quanto cada um pagou.

Resolução:

Basta dividir o valor por 3 (um terço) e em seguida multiplicar por 1.

300 : 3 = 100 ? 100 x 1 = 100

Logo, cada amigo vai pagar R$ 100,00.

Materiais complementares:

Atividade aquecimento

Resolução atividade aquecimento

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 min

Orientação:

1º momento: peça que, individualmente, leiam e realizem a atividade - 4 minutos

Para esse momento, observe as respostas encontradas individualmente para que em seguida, divida a turma de forma que fiquem juntos os estudantes que obtiveram respostas diferentes.

2º momento: peça que em duplas, comparem as respostas encontradas e formulem uma resposta da dupla - 7 minutos

Esse é um momento muito importante, pois com a separação planejada das duplas, a discussão deverá ser mediada pelo professor, para que os estudantes troquem e argumentem sobre a sua estratégia de resolução.

3º momento: as duplas deverão compartilhar, em um debate coletivo, suas estratégias e respostas - 4 minutos

Você pode fazer o download desta atividade para imprimir para seus alunos aqui.

Para imprimir as possíveis soluções clique aqui.

Utilize o guia de intervenção para discutir com os alunos as estratégias de cálculo de porcentagem.

Propósito: Resolver a atividade sugerida

Materiais complementares:

Atividade principal

Resolução atividade principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 min (slides 5 a 10).

Orientação:

Após compartilhar as estratégias de resolução apresentadas pelos alunos, apresente esta sequência de slides, como forma de organizar as diversas formas de resolver a atividade proposta.

Propósito: Compartilhar diferentes estratégias de resolução.

Discuta com a turma:

  • Qual a relação que existe entre a fração centesimal e o número decimal que é multiplicado pela quantidade dada?
  • Existem outras formas de resolver?
  • Aproveite para questionar sobre as diferenças entre as quantidades de resoluções, dependendo da porcentagem.
  • Por exemplo: 10% tem uma fração equivalente diferente da centesimal, e 45% não. Por que isso acontece?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 min (slides 5 a 10).

Orientação:

Após compartilhar as estratégias de resolução apresentadas pelos alunos, apresente esta sequência de slides, como forma de organizar as diversas formas de resolver a atividade proposta.

Propósito: Compartilhar diferentes estratégias de resolução.

Discuta com a turma:

  • Qual a relação que existe entre a fração centesimal e o número decimal que é multiplicado pela quantidade dada?
  • Existem outras formas de resolver?
  • Aproveite para questionar sobre as diferenças entre as quantidades de resoluções, dependendo da porcentagem.
  • Por exemplo: 10% tem uma fração equivalente diferente da centesimal, e 45% não. Por que isso acontece?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 min (slides 5 a 10).

Orientação:

Após compartilhar as estratégias de resolução apresentadas pelos alunos, apresente esta sequência de slides, como forma de organizar as diversas formas de resolver a atividade proposta.

Propósito: Compartilhar diferentes estratégias de resolução.

Discuta com a turma:

  • Qual a relação que existe entre a fração centesimal e o número decimal que é multiplicado pela quantidade dada?
  • Existem outras formas de resolver?
  • Aproveite para questionar sobre as diferenças entre as quantidades de resoluções, dependendo da porcentagem.
  • Por exemplo: 10% tem uma fração equivalente diferente da centesimal, e 45% não. Por que isso acontece?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 min (slides 5 a 10).

Orientação:

Após compartilhar as estratégias de resolução apresentadas pelos alunos, apresente esta sequência de slides, como forma de organizar as diversas formas de resolver a atividade proposta.

Propósito: Compartilhar diferentes estratégias de resolução.

Discuta com a turma:

  • Qual a relação que existe entre a fração centesimal e o número decimal que é multiplicado pela quantidade dada?
  • Existem outras formas de resolver?
  • Aproveite para questionar sobre as diferenças entre as quantidades de resoluções, dependendo da porcentagem.
  • Por exemplo: 10% tem uma fração equivalente diferente da centesimal, e 45% não. Por que isso acontece?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 min (slides 5 a 10).

Orientação:

Após compartilhar as estratégias de resolução apresentadas pelos alunos, apresente esta sequência de slides, como forma de organizar as diversas formas de resolver a atividade proposta.

Propósito: Compartilhar diferentes estratégias de resolução.

Discuta com a turma:

  • Qual a relação que existe entre a fração centesimal e o número decimal que é multiplicado pela quantidade dada?
  • Existem outras formas de resolver?
  • Aproveite para questionar sobre as diferenças entre as quantidades de resoluções, dependendo da porcentagem.
  • Por exemplo: 10% tem uma fração equivalente diferente da centesimal, e 45% não. Por que isso acontece?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 min (slides 5 a 10).

Orientação:

Após compartilhar as estratégias de resolução apresentadas pelos alunos, apresente esta sequência de slides, como forma de organizar as diversas formas de resolver a atividade proposta.

Propósito: Compartilhar diferentes estratégias de resolução.

Discuta com a turma:

  • Qual a relação que existe entre a fração centesimal e o número decimal que é multiplicado pela quantidade dada?
  • Existem outras formas de resolver?
  • Aproveite para questionar sobre as diferenças entre as quantidades de resoluções, dependendo da porcentagem.
  • Por exemplo: 10% tem uma fração equivalente diferente da centesimal, e 45% não. Por que isso acontece?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientação: Encerre com os estudantes fazendo um resumo do que foi visto na aula e retomando o cálculo de porcentagem.

Propósito: Fazer o fechamento da aula e retomada da ferramenta de cálculo da porcentagem.

Discuta com a turma:

  • Compare com os estudantes a relação entre as frações centesimais e os decimais equivalentes.
  • Questione sobre a porcentagem 25% e 45%. Por que 45% não encontramos uma fração equivalente centesimal?
  • Pergunte aos alunos se ficaram com alguma dúvida. O que aprenderam de novo? O que acharam da aula?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 min

Orientação: Peça para que, individualmente, calcule os valores com os acréscimos e com os descontos.

Propósito: Retomar as estratégias trabalhadas nessa unidade e verificar o conhecimento aprendido.

Para imprimir a atividade clique aqui.

Acesse aqui a resolução detalhada dessa atividade.

Atividades complementares: Clique aqui para imprimir

Resolução das atividade complementares, clique aqui para imprimir.

Possíveis soluções:

Calcule o valor dos descontos e dos acréscimos:

Em uma papelaria havia um cartaz com o seguinte anúncio: “Na compra à vista, o cliente recebe um desconto de 5% e na compra a prazo terá um acréscimo de 5%”. Se o total de uma compra de material for R$ 500,00 qual será o valor a ser pago a vista e qual o valor a ser pago à prazo?

Resolução:

Com o acréscimo o valor da compra ficará R$ 525,00 e com o desconto o valor da compra ficará R$ 475,00.

Materiais complementares:

Atividade raio x

Atividade complementar

Resolução atividade raio x

Resolução atividade complementar

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