Plano de Aula

Plano de aula: Conceituando porcentagem

Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Cálculo de porcentagens sem “regra de três”

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Descrição

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Marytta Rennó Masseli

Mentora: Débora Vieira de Moraes

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas



Habilidade da BNCC

EF06MA12 - Resolver e elaborar problemas que envolvam porcentagens, com base na ideia de proporcionalidade, sem fazer uso da “regra de três”, utilizando estratégias pessoais, cálculo mental e calculadora, em contextos de educação financeira, entre outros.

Objetivos específicos

Conceituar  porcentagens de uma quantidade usando a fração centesimal e a representação decimal.



Conceito-chave

Conceituar porcentagem.

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
  • Folha quadriculadas, malhas de 10x10.




Habilidades BNCC:

Objetivos de aprendizagem

Conceituar  porcentagens de uma quantidade usando a fração centesimal e a representação decimal.



Chatbot

Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?

Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.

Aula

Resumo da aula
Resumo da aula

Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.

Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.

Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.

Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.

Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.”

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 2 min

Orientação: Apresente o objetivo, através da leitura, escrita no quadro ou projeção do mesmo.

Deve-se ter como foco a construção do conhecimento de forma que os estudantes concluam, através da atividade principal, generalizações do conceito de porcentagem.

Também é importante manter o vocabulário matemático, como por exemplo:

  • Frações equivalentes e não iguais.
  • Frações centesimais
  • Leitura dos números decimais, como: 0,1 é um décimo, 0,01 é um centésimo, 0,5 são cinco décimos, 1,0 são cem centésimos ou um inteiro, 0,2 são dois décimos, 0,25 são vinte e cinco centésimos.

Propósito: Conceituar porcentagem.

Discuta com a turma:

  • O que cada um pensa que significa porcentagem?
  • O que o nome lembra matematicamente?

Adequações:

  • Caso seja possível, pode-se fazer o trabalho com o uso da calculadora para encontrar a fração centesimal equivalente.
  • Caso não seja possível a impressão das atividades pode-se passar as atividades no quadro, bem como para a malha de 100x100 pode-se usar papel quadriculado.
  • Para estudantes com problemas de visão (baixa visão) pode-se solicitar material ampliado, ou escrever na cartolina, em uma escala grande.
  • Para estudantes com outras especificidades pode-se utilizar material concreto como material dourado.

Material Complementar:

Sugere-se a leitura do Capítulo 3 da dissertação “Uma proposta de ensino de frações voltada para a construção do conhecimento” - acesse o link: http://bit.ly/2ByWcg2

O link http://bit.ly/2EgTxdC tem como sugestão o uso do jogo no ensino de fração.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO