Plano de Aula

Plano de aula: Conceituando porcentagem

Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Cálculo de porcentagens sem “regra de três”

mais ações

Descrição

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Marytta Rennó Masseli

Mentora: Débora Vieira de Moraes

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas



Habilidade da BNCC

EF06MA12 - Resolver e elaborar problemas que envolvam porcentagens, com base na ideia de proporcionalidade, sem fazer uso da “regra de três”, utilizando estratégias pessoais, cálculo mental e calculadora, em contextos de educação financeira, entre outros.

Objetivos específicos

Conceituar  porcentagens de uma quantidade usando a fração centesimal e a representação decimal.



Conceito-chave

Conceituar porcentagem.

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
  • Folha quadriculadas, malhas de 10x10.




Habilidades BNCC:

Objetivos de aprendizagem

Conceituar  porcentagens de uma quantidade usando a fração centesimal e a representação decimal.



Aula

Resumo da aula
Resumo da aula

Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.

Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.

Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.

Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.

Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.”

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 2 min

Orientação: Apresente o objetivo, através da leitura, escrita no quadro ou projeção do mesmo.

Deve-se ter como foco a construção do conhecimento de forma que os estudantes concluam, através da atividade principal, generalizações do conceito de porcentagem.

Também é importante manter o vocabulário matemático, como por exemplo:

  • Frações equivalentes e não iguais.
  • Frações centesimais
  • Leitura dos números decimais, como: 0,1 é um décimo, 0,01 é um centésimo, 0,5 são cinco décimos, 1,0 são cem centésimos ou um inteiro, 0,2 são dois décimos, 0,25 são vinte e cinco centésimos.

Propósito: Conceituar porcentagem.

Discuta com a turma:

  • O que cada um pensa que significa porcentagem?
  • O que o nome lembra matematicamente?

Adequações:

  • Caso seja possível, pode-se fazer o trabalho com o uso da calculadora para encontrar a fração centesimal equivalente.
  • Caso não seja possível a impressão das atividades pode-se passar as atividades no quadro, bem como para a malha de 100x100 pode-se usar papel quadriculado.
  • Para estudantes com problemas de visão (baixa visão) pode-se solicitar material ampliado, ou escrever na cartolina, em uma escala grande.
  • Para estudantes com outras especificidades pode-se utilizar material concreto como material dourado.

Material Complementar:

Sugere-se a leitura do Capítulo 3 da dissertação “Uma proposta de ensino de frações voltada para a construção do conhecimento” - acesse o link: http://bit.ly/2ByWcg2

O link http://bit.ly/2EgTxdC tem como sugestão o uso do jogo no ensino de fração.