Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.”
Objetivo
Tempo sugerido: 2 min
Orientação: Apresente o objetivo, através da leitura, escrita no quadro ou projeção do mesmo.
Deve-se ter como foco a construção do conhecimento de forma que os estudantes concluam, através da atividade principal, generalizações do conceito de porcentagem.
Também é importante manter o vocabulário matemático, como por exemplo:
- Frações equivalentes e não iguais.
- Frações centesimais
- Leitura dos números decimais, como: 0,1 é um décimo, 0,01 é um centésimo, 0,5 são cinco décimos, 1,0 são cem centésimos ou um inteiro, 0,2 são dois décimos, 0,25 são vinte e cinco centésimos.
Propósito: Conceituar porcentagem.
Discuta com a turma:
- O que cada um pensa que significa porcentagem?
- O que o nome lembra matematicamente?
Adequações:
- Caso seja possível, pode-se fazer o trabalho com o uso da calculadora para encontrar a fração centesimal equivalente.
- Caso não seja possível a impressão das atividades pode-se passar as atividades no quadro, bem como para a malha de 100x100 pode-se usar papel quadriculado.
- Para estudantes com problemas de visão (baixa visão) pode-se solicitar material ampliado, ou escrever na cartolina, em uma escala grande.
- Para estudantes com outras especificidades pode-se utilizar material concreto como material dourado.
Material Complementar:
Sugere-se a leitura do Capítulo 3 da dissertação “Uma proposta de ensino de frações voltada para a construção do conhecimento” - acesse o link: http://bit.ly/2ByWcg2
O link http://bit.ly/2EgTxdC tem como sugestão o uso do jogo no ensino de fração.
Aquecimento
Tempo sugerido: 3 min
Orientação: Entregar a atividade para os estudantes e observar se retomam o conteúdo de escrita das frações. Caso perceba que os estudantes têm dificuldade nele, pode ser trabalhado a unidade MAT6_05NUM - Exploração do conceito de frações e operações com frações; análise de equivalência de frações, comparação.
Agrupe os alunos em duplas e peça para que resolvam o que está sendo pedido.
Propósito: Relembrar o conceito de fração, frações equivalentes e escrita em número decimal.
Discuta com a turma:
- O que cada parte representa do todo?
- Como podem ser encontradas frações equivalentes, cujo denominador é 100?
- Qual a relação entre a fração centesimal e a escrita do número na forma decimal?
Possível solução:
Encontre a fração centesimal equivalente e escreva na forma de número decimal.
- Um quarto = 25 centésimos = 0,25
- Um décimo = 10 centésimos = 0, 10
- Um meio = 50 centésimos = 0,50
- Um inteiro = e 100 centésimos = 1,00
Aquecimento
Resolução do aquecimento
Atividade Principal

Atividade Principal
Tempo sugerido: 15 min
Orientação:
1º momento: peça que, individualmente, leiam e realizem a atividade - 5 minutos
Para esse momento, observe as respostas encontradas individualmente para que em seguida, divida as turmas de forma que fiquem juntos os estudantes que obtiveram respostas diferentes.
2º momento: peça que em duplas, comparem as respostas encontradas e formulem uma resposta da dupla. - 5 minutos
Esse é um momento muito importante, pois com a separação planejada das duplas, a discussão deverá ser mediada pelo professor, para que os estudantes troquem e argumentem sobre a sua estratégia de resolução.
3º momento: as duplas deverão compartilhar em um debate coletivo, suas estratégias e respostas. - 5 minutos
Propósito: Conceituar porcentagens de uma quantidade usando a fração centesimal e a representação decimal.
Discuta com a turma:
- Como podemos encontrar a fração dada, em uma malha de 100x100?
Atividade principal
Resolução da atividade
Guia de intervenção
Discussão de solução
Tempo sugerido: 15 min (slides 5 a 8)
Orientação:
Depois de compartilharem as estratégias passe essa série de slides. Nela os estudantes verão o passo a passo para encontrar a porcentagem equivalente à fração ou decimal dado.
Faça comparações com as estratégias usadas pelos estudante e elabore coletivamente a generalização do conceito de porcentagem.
Propósito: Compartilhar diferentes estratégias de resolução.
Discuta com a turma:
- Como podemos “criar uma regra” para a generalização das porcentagens?
Discussão de solução
Tempo sugerido: 15 min (slides 5 a 8)
Orientação:
Depois de compartilharem as estratégias passe essa série de slides. Nela os estudantes verão o passo a passo para encontrar a porcentagem equivalente à fração ou decimal dado.
Faça comparações com as estratégias usadas pelos estudante e elabore coletivamente a generalização do conceito de porcentagem.
Propósito: Compartilhar diferentes estratégias de resolução.
Discuta com a turma:
- Como podemos “criar uma regra” para a generalização das porcentagens?
Discussão de solução
Tempo sugerido: 15 min (slides 5 a 8)
Orientação:
Depois de compartilharem as estratégias passe essa série de slides. Nela os estudantes verão o passo a passo para encontrar a porcentagem equivalente à fração ou decimal dado.
Faça comparações com as estratégias usadas pelos estudante e elabore coletivamente a generalização do conceito de porcentagem.
Propósito: Compartilhar diferentes estratégias de resolução.
Discuta com a turma:
- Como podemos “criar uma regra” para a generalização das porcentagens?
Discussão de solução
Tempo sugerido: 15 min (slides 5 a 8)
Orientação:
Depois de compartilharem as estratégias passe essa série de slides. Nela os estudantes verão o passo a passo para encontrar a porcentagem equivalente à fração ou decimal dado.
Faça comparações com as estratégias usadas pelos estudante e elabore coletivamente a generalização do conceito de porcentagem.
Propósito: Compartilhar diferentes estratégias de resolução.
Discuta com a turma:
- Como podemos “criar uma regra” para a generalização das porcentagens?
Sistematização do conceito
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientação: Sistematize com os estudantes a generalização, discutida no painel de soluções, para o conceito de porcentagem
Propósito: Organizar o registro, sistematizando o que foi aprendido na unidade.
Discuta com a turma:
- Existe alguma outra forma de sistematizar o conteúdo da unidade?
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientação: Encerre com os estudantes retomando o conceito de porcentagem e as possíveis equivalências.
Propósito: retomada do conceito de porcentagem.
Discuta com a turma:
- Retome as divisões equivalentes para encontrar as porcentagens dessa unidade.