Plano de Aula

Plano de aula: Calculando porcentagem

Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Cálculo de porcentagens sem “regra de três”

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Descrição

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Marytta Rennó Masseli

Mentora: Débora Vieira de Moraes

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas



Habilidade da BNCC

EF06MA12 - Resolver e elaborar problemas que envolvam porcentagens, com base na ideia de proporcionalidade, sem fazer uso da “regra de três”, utilizando estratégias pessoais, cálculo mental e calculadora, em contextos de educação financeira, entre outros.

Objetivos específicos

Calcular porcentagens de uma quantidade usando a fração centesimal e a representação decimal.



Conceito-chave

Cálculo de porcentagem.

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
  • Folha quadriculadas, malhas de 10x10.

Habilidades BNCC:

Objetivos de aprendizagem

Calcular porcentagens de uma quantidade usando a fração centesimal e a representação decimal.



Chatbot

Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?

Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.

Aula

Resumo da aula
Resumo da aula

Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.

Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.

Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.

Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.”

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 2 min

Orientação: Apresente o objetivo, através da leitura, escrita no quadro ou projeção.

Propósito: Calcular porcentagem de um número dado.

Deve-se ter como foco a construção do conhecimento de forma que os estudantes concluam, através da atividade principal, generalizações de como calcular porcentagens.

Também é importante manter o vocabulário matemático, como por exemplo:

  • Fração centesimal.
  • Fração equivalente.
  • Porcentagem de.

Discuta com a turma:

  • O que é porcentagem?
  • Qual fração equivale a porcentagem?

Adequações:

  • Caso seja possível, pode-se fazer o trabalho com o uso da calculadora para encontrar a porcentagem.
  • Caso não seja possível a impressão das atividades pode-se passar as questões no quadro, ou desenhar a malha de 10x10.
  • Para estudantes com problemas de visão (baixa visão) pode-se solicitar material ampliado, ou desenhar em cartolina, em uma escala grande a malha quadriculada.
  • Para estudantes com outras especificidades pode-se alterar as variáveis postas nos itens para valores menores, mediando o cálculo da porcentagem.

Material Complementar:

  • Clicando nesse link você pode assistir um vídeo que explica como calcular rapidamente porcentagem.
  • Clicando nesse link você pode assistir um vídeo que explica o que é uma porcentagem.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO