Plano de Aula

Plano de aula: Calculando porcentagem

Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Cálculo de porcentagens sem “regra de três”

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Descrição

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Marytta Rennó Masseli

Mentora: Débora Vieira de Moraes

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas



Habilidade da BNCC

EF06MA12 - Resolver e elaborar problemas que envolvam porcentagens, com base na ideia de proporcionalidade, sem fazer uso da “regra de três”, utilizando estratégias pessoais, cálculo mental e calculadora, em contextos de educação financeira, entre outros.

Objetivos específicos

Calcular porcentagens de uma quantidade usando a fração centesimal e a representação decimal.



Conceito-chave

Cálculo de porcentagem.

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
  • Folha quadriculadas, malhas de 10x10.

Habilidades BNCC:

Objetivos de aprendizagem

Calcular porcentagens de uma quantidade usando a fração centesimal e a representação decimal.



Aula

Resumo da aula
Resumo da aula

Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.

Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.

Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.

Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.”

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 2 min

Orientação: Apresente o objetivo, através da leitura, escrita no quadro ou projeção.

Propósito: Calcular porcentagem de um número dado.

Deve-se ter como foco a construção do conhecimento de forma que os estudantes concluam, através da atividade principal, generalizações de como calcular porcentagens.

Também é importante manter o vocabulário matemático, como por exemplo:

  • Fração centesimal.
  • Fração equivalente.
  • Porcentagem de.

Discuta com a turma:

  • O que é porcentagem?
  • Qual fração equivale a porcentagem?

Adequações:

  • Caso seja possível, pode-se fazer o trabalho com o uso da calculadora para encontrar a porcentagem.
  • Caso não seja possível a impressão das atividades pode-se passar as questões no quadro, ou desenhar a malha de 10x10.
  • Para estudantes com problemas de visão (baixa visão) pode-se solicitar material ampliado, ou desenhar em cartolina, em uma escala grande a malha quadriculada.
  • Para estudantes com outras especificidades pode-se alterar as variáveis postas nos itens para valores menores, mediando o cálculo da porcentagem.

Material Complementar:

  • Clicando nesse link você pode assistir um vídeo que explica como calcular rapidamente porcentagem.
  • Clicando nesse link você pode assistir um vídeo que explica o que é uma porcentagem.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO